A convivência prioritária é a valorização das oportunidades evolutivas nos reencontros grupocármicos, vivenciada com lucidez por duas ou mais conscins, homens ou mulheres, com objetivo de aprender, reconciliar, melhorar as interrelações e utilizar os megatrafores, exercitando, dessa forma, a responsabilidade máxima no cumprimento das metas evolutivas conjuntas.
Você, leitor ou leitora, prioriza e assume qual papel nas interrelações grupais: o improdutivo ou o promotor das reciclagens intraconscienciais conjuntas? Por qual razão?
CONVIVÊNCIA PRIORITÁRIA (CONVIVIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A convivência prioritária é a valorização das oportunidades evolutivas nos reencontros grupocármicos, vivenciada com lucidez por duas ou mais conscins, homens ou mulheres, com objetivo de aprender, reconciliar, melhorar as interrelações e utilizar os megatrafores, exercitando, dessa forma, a responsabilidade máxima no cumprimento das metas evolutivas conjuntas. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo conviver deriva do idioma Latim, convivere, “viver com; ser contemporâneo; viver em companhia de alguém; comer juntamente; ser companheiro de mesa”, constituído pelo prefixo cum, “com”, e vivere, “viver; estar em vida; estar vivo; existir”. Apareceu no Século XIX. A palavra convivência surgiu no Século XVIII. O vocábulo prioridade vem do idioma Latim Medieval, prioritas, e este de prior, “o primeiro (na ordem numeral, e com relação a 2); o qual excede, sobrepuja; superior; mais importante; precedente; antecedente; dianteiro; que está mais avançado”, provavelmente através do idioma Francês, priorité. Apareceu no Século XVII. Sinonimologia: 1. Convivência preferencial. 2. Interação premente. 3. Coexistência prioritária. Neologia. As duas expressões compostas convivência prioritária mínima e convivência prioritária máxima são neologismos técnicos da Conviviologia. Antonimologia: 1. Convivência improdutiva. 2. Convivência ociosa. 3. Convivência baratrosférica. 4. Convívio patológico. 5. Interação estagnadora. 6. Sociabilidade anticosmoética. 7. Coexistência belicista. Estrangeirismologia: o Conviviarium; o Retrocognitariun; o upgrade máximo nas interrelações. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à recomposição grupocármica. Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Convivência: oportunidade evolutiva. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da convivialidade sadia; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os rastropensenes; a rastropensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; o holopensene das interrelações evolutivas. Fatologia: a convivência prioritária; as oportunidades de convivência no dia a dia; a vivência da interassistencialidade na família nuclear; a priorização precoce das oportunidades evolutivas vivenciadas em grupo; a condição do autexemplarismo do inversor no tocante à priorização das relações evolutivas; a ajuda mútua; a intercooperação a 2 da dupla evolutiva; a oportunidade de ajudar a quem precisa; o desviacionismo quanto à vivência das relações prioritárias; a televisão ocupando o lugar do diálogo necessário nas famílias; as amizades ociosas; a rotina estagnante dos encontros em bares diuturnos; a sexta-feira intitulada como o Dia da Cerveja; a inversão mesológica quanto às rotinas inúteis; a responsabilidade pessoal junto à evolução grupal; o vínculo consciencial no voluntariado; os laços grupocármicos; a convivialidade fraterna; as reconciliações grupocármicas planejadas; o exemplarismo pessoal quanto às prioridades evolutivas; a condição do professor pesquisador semperaprendente na vivência dialógica com os alunos; a docência conscienciológica na vivência cotidiana da interassistencialidade. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as paraconvivências prioritárias; a assistência multidimensional; a colaboração em resgates extrafísicos; as retrocognições sadias; os Cursos Intermissivos (CIs) pré-ressomáticos descortinando a vivência do universalismo; a ressoma planejada prevendo a convivência prioritária como aporte proexológico; a vivência da prática da tenepes; a condição de minipeça do maximecanismo assistencial; a paraconvivência lúcida na conexão com amparo extrafísico. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo dos reencontros grupocármicos; o sinergismo das interações evolutivas com foco na interassistencialidade; o sinergismo do efeito halo das autopesquisas; o sinergismo dos trafores grupais aplicados à realização da maxiproéxis; o sinergismo das pesquisas e publicações grupais das Instituições Conscienciocêntricas (ICs). Principiologia: o princípio da convivialidade sadia; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da ação e reação; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da responsabilidade interassistencial legitimando a convivialidade prioritária; o princípio da abnegação cosmoética; o princípio da evolução consciencial. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) e o código grupal de Cosmoética (CGC) qualificando os trabalhos interassistenciais. Teoriologia: a teoria das relações humanas; a teoria das interprisões grupocármicas. Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida priorizando as amizades evolutivas; a técnica diária da tenepes qualificando a paraconvivialidade. Voluntariologia: o voluntariado em ONGs do Bem; a oportunidade de reencontros nos trabalhos voluntários conjuntos; a vivência grupal do voluntariado ativo nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Sociologia. Efeitologia: os efeitos em cadeia dos trabalhos grupais tarísticos. Neossinapsologia: a criação de neossinapses através das reciclagens autopensênicas favorecendo a convivialidade sadia. Ciclologia: o ciclo evolutivo das relações cármicas; o ciclo evolutivo das conquistas conjuntas. Enumerologia: o ato de reencontrar; o ato de interagir; o ato de interassistir; o ato de compreender; o ato de ressignificar; o ato de dialogar; o ato de reaprender a conviver. O ato de ouvir antes de falar; o ato de discordar sabendo admirar; o ato de aprender ao ensinar; o ato de dar e de receber; o ato de ponderar sem deixar de refutar; o ato de esclarecer sem convencer; o ato de conviver sem cobrar. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio necessidades mútuas–respeito mútuo; o binômio recebimento-retribuição; o binômio autodesassedialidade-heterodesassedialidade. Interaciologia: a interação Voluntariologia–amizades produtivas; a interação convivência-trabalho-lazer. Crescendologia: o crescendo evolutivo da autoconsciência; o crescendo evolutivo do convívio familiar; o crescendo evolutivo das autopesquisas grupais; o crescendo evolutivo da inteligência evolutiva (IE); o crescendo evolutivo da opção pela convivência prioritária; o crescendo evolutivo da consciência coletiva interassistencial; o crescendo evolutivo da responsabilidade perante os registros dos trabalhos grupais consolidando os autorrevezamentos e heterorrevezamentos. Trinomiologia: o trinômio Conviviologia-Assistenciologia-Evoluciologia. Polinomiologia: o polinômio consciencialidade-convivialidade-interassistencialidade-evolutividade. Antagonismologia: o antagonismo patopensene ⁄ ortopensene; o antagonismo relações prioritárias ⁄ relações dispensáveis. Paradoxologia: o paradoxo do holopensene de alguns locais de convivência serem impedidores do convívio prioritário. Politicologia: a democracia; a assistenciocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a evoluciocracia; a lucidocracia; a meritocracia. Legislogia: a lei da empatia; a lei da proéxis; a lei da interdependência; a lei da grupalidade; a lei da interassistencialidade; a lei do maior esforço; a lei do retorno. Filiologia: a conviviofilia; a grupofilia; a sociofilia; a conscienciofilia; a recexofilia; a interassistenciofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a conviviofobia; a grupofobia; a sociofobia. Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial resultando em desviacionismo da proéxis grupal. Holotecologia: a convivioteca; a retrocognoteca; a proexoteca; a recexoteca; a comunicoteca; a diplomacioteca; a reurbanoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Raciocinologia; a Priorologia; a Interconscienciologia; a Duplologia; a Comunicologia; a Parassociologia; a Intrafisicologia; a Cosmoeticologia; a Culturologia; a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: o ser sociável; a conscin aglutinadora; a isca humana lúcida; a conscin minipeça; a conscin reciclante; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o conviviólogo; o comunicólogo; o parceiro evolutivo; o amigo; o filho; o irmão; o pai; o vizinho; o amparador intrafísico; o educador; o educando; o aprendiz; o voluntário; o reeducador; o exemplarista; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o retomador de tarefa; o duplista; o duplólogo; o evoluciólogo; o proexista; o atacadista consciencial; o autodecisor; o inversor existencial; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o evoluciente; o consciencioterapeuta; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o escritor; o verbetólogo. Femininologia: a convivióloga; a comunicóloga; a parceira evolutiva; a amiga; a filha a irmã; a mãe; a vizinha; a amparadora intrafísica; a educadora; a educanda; a aprendiz; a voluntária; a reeducadora; a exemplarista; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a retomadora de tarefa; a duplista; a duplóloga; a evolucióloga; a proexista; a atacadista consciencial; a autodecisora; a inversora existencial; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a consciencióloga; a evoluciente; a consciencioterapeuta; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a escritora; a verbetóloga. Hominologia: o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens interactivus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens despertus. V. Argumentologia Exemplologia: convivência prioritária mínima = a valorização lúcida das experiências evolutivas no convívio familiar, na área profissional e no círculo de amizades; convivência prioritária máxima = a valorização lúcida do convívio pró-evolutivo no voluntariado interassistencial na maxiproéxis. Culturologia: a cultura da convivência humana; a cultura da Grupocarmologia; a cultura da Holocarmologia; a cultura das reconciliações humanas; a cultura da Evoluciologia. Taxologia. Segundo a Efeitologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 efeitos quanto à teática da convivência prioritária: 01. Acertos grupocármicos: as reconciliações remetendo à convivência sadia. 02. Autoconscientização: o autesclarecimento quanto às ligações grupocármicas. 03. Holopensene: a mudança do holopensene, qualificando a convivência. 04. Oportunidade: a vivência da interassistencialidade. 05. Para-História Grupal: a aceleração da evolução através de reencontros planejados. 06. Produtividade: a realização de projetos conjuntos. 07. Proéxis: a alavancagem da proéxis grupal. 08. Quitação de dívidas: a movimentação da conta-corrente holocármica. 09. Reciclagens grupais: as mudanças intraconscienciais refletindo na convivência. 10. Senso universalista: a aprendizagem da convivência respeitando as diferenças. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a convivência prioritária, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Amizade interativa: Conviviologia; Neutro. 02. Amortização evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático. 03. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro. 04. Compassageiro evolutivo: Evoluciologia; Neutro. 05. Conciliação das interdependências: Cosmovisiologia; Neutro. 06. Consciência de equipe: Grupocarmologia; Neutro. 07. Consciência grupocármica: Grupocarmologia; Neutro. 08. Convívio compulsório: Grupocarmologia; Neutro. 09. Inseparabilidade grupocármica: Grupocarmologia; Neutro. 10. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático. 11. Objetivo pessoal: Autevoluciologia; Neutro. 12. Prioridade proexológica: Autoproexologia; Homeostático. 13. Reagrupamento evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. 14. Recin grupal: Grupocarmologia; Homeostático. 15. Retribuiciologia: Proexologia; Homeostático. A AUTORRESPONSABILIZAÇÃO PELA HARMONIA NAS RELAÇÕES GRUPOCÁRMICAS DEMONSTRA OPÇÃO LÚCIDA PELA CONVIVÊNCIA PRIORITÁRIA E REQUER DISCERNIMENTO E COSMOVISÃO SOBRE A EVOLUÇÃO CONJUNTA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, prioriza e assume qual papel nas interrelações grupais: o improdutivo ou o promotor das reciclagens intraconscienciais conjuntas? Por qual razão? Bibliografia Específica: 1. Balona, Málu; Autocura Através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; pref. Marina Thomaz; revisores Alexander Steiner; et al.; 342 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 5 websites; 1 posf.; 20 infográficos; 20 cenografias; 56 filmes; 265 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 125 a 141, 165 e 166. 2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica da Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 2.000 itens; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 105, 132 a 138, 140, 142 a 151 e 224 a 228. 3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 93, 97, 104, 186, 195, 221, 236, 237, 240, 258, 259, 351, 407, 562, 567, 607, 789, 851 e 992. 4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 565, 567, 569, 571 a 576, 585, 624 a 628, 636 e 716 a 724. N. L. B.