Benefício da Autorretrocognoscibilidade

O benefício da autorretrocognoscibilidade é o ganho evolutivo pessoal resultante das lições hauridas de recordação, rememoração ou relembrança de autovivências pretéritas autênticas, sejam intermissivas ou intrafísicas.

Você, leitor ou leitora, já se beneficiou das próprias lembranças seriexológicas? Quais as aplicações interassistenciais daí derivadas?

      BENEFÍCIO           DA    AUTORRETROCOGNOSCIBILIDADE
                                  (AUTOSSERIEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O benefício da autorretrocognoscibilidade é o ganho evolutivo pessoal resultante das lições hauridas de recordação, rememoração ou relembrança de autovivências pretéritas autênticas, sejam intermissivas ou intrafísicas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo benefício deriva do idioma Latim, beneficium, “benefício”. Surgiu no Século XIII. O primeiro elemento de composição auto deriva do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O segundo elemento de composição retro vem do idioma Latim, retro, “por detrás; atrás, para trás; remontando ao passado; em retribuição”. Apareceu no Século XV. A palavra cognição procede do mesmo idioma Latim, cognitio, radical de cognitium, de cognoscere, “conhecer; adquirir conhecimento; aprender a conhecer; procurar saber; tomar conhecimento de; reconhecer”. Surgiu em 1836. O termo retrocognição surgiu em 1901.
          Sinonimologia: 1. Autobenefício da retrocognoscibilidade. 2. Lucro autorretrocognitivo. 3. Ganho autorretrocognitivo. 4. Proveito derivado da autorrecordação de retrovivências.
          Neologia. As 3 expressões compostas benefício da autorretrocognoscibilidade, benefício da autorretrocognoscibilidade mínimo e benefício da autorretrocognoscibilidade máximo são neologismos técnicos da Autosseriexologia.
          Antonimologia: 1. Prejuízo da autorretrocognoscibilidade. 2. Dano gerado pelas recordações seriexológicas. 3. Perda proveniente das relembranças multiexistenciais. 4. Trauma multissecular.
          Estrangeirismologia: o upgrade evolutivo desencadeado pela Autorretrocogniciologia.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Holomnemossomatologia Teática.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Benefícios geram megarresponsabilidades.
          Proverbiologia. Eis provérbio da Antiguidade relacionado ao tema: – Tantum scimus, quantum memoria tenemus.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Autevoluciologia Cosmoética; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os megapensenes; a megapensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os holomnemopensenes; a holomnemopensenidade; os cronopensenes; a cronopensenidade; os rastros pensênicos gerando neoensinamentos; a investigação útil das fôrmas holopensênicas.
          Fatologia: a manutenção hígida da memória física favorecendo o acesso à holomemória; a lucidez quanto a importância do autoparapsiquismo no cotidiano; o aumento do autodesempenho proexológico impulsionado pelas próprias sinapses, atributos e experiências conscienciais (pretéritas); o ato de saber aprender consigo mesmo.
          Parafatologia: o benefício da autorretrocognoscibilidade; o ganho pessoal desencadeado pela lembrança de retrovivências; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático favorecendo a autorretrocognição; a sinalética energética pessoal dissecada a cada neossoma; a megacalibragem da própria bússola intraconsciencial a partir do crescente acesso à holomemória; o preenchimento das autolacunas seriexológicas; o automérito interassistencial desencadeando as autorretrocognições assistidas; a supremacia da autorretrocognição intermissiva cursista sobre as rememorações de vidas intrafísicas em geral.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo interassistencialidade-autorretrocognoscibilidade; o sinergismo Memória-História-Parapercepciologia; o sinergismo background multiexistencial–autexperiência atual; o sinergismo retroego–ego intermissivo–ego atual; o sinergismo atributo intraconsciencial (holomemória)–atributo extracerebral (laptop); o sinergismo doentio estafa-hipomnésia; o sinergismo esforço reflexivo–recuperação retroengramática.
          Principiologia: o princípio da conservação autocognitiva pluriexistencial; o princípio da descrença aplicado às autopesquisas retrocognitivas; o princípio da singularidade holobiográfica; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio da atração dos afins; o princípio do autorrevezamento consciencial.
          Codigologia: a amplificação constante da automaturidade interassistencial e parapsíquica inserida no código pessoal de Cosmoética (CPC) viabilizando a autorretrocognoscibilidade.
          Teoriologia: a teoria do holossoma; a teoria do triatletismo consciencial; a teoria da memória ininterrupta (Escala de Consciência Contínua).
          Tecnologia: as paratécnicas da parapsicoteca; a técnica de se fazer o levantamento dos aportes, das companhias, dos autotrafores e dos autointeresses a fim de diagnosticar autotendências pretéritas; a técnica das 50 vezes mais; a técnica dos 50 dicionários biográficos; a técnica do autoultimato cosmoético; a técnica do Retrocognitarium; a técnica da saturação mental holopensênica.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Mnemossomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível da Holossomatologia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia.
          Efeitologia: o efeito proexológico profilático desencadeado pelas retrocognições sadias; o efeito da autosseriexialidade; o efeito atual das auto-heranças evolutivas; o efeito halo da parapreceptoria funcional; o efeito autotranquilizador proporcionado pela interassistencialidade madura (autocura); os efeitos holossomáticos e multidimensionais da identificação de retropersonalidade consecutiva; os efeitos grupocármicos surpreendentes desencadeados pelas retrocognições.
          Neossinapsologia: o paradoxo do acesso às retrossinapses autênticas poderem desencadear neossinapses sadias.
          Ciclologia: o ciclo continuado ressoma-dessoma; o diagnóstico quanto ao ciclo evolutivo interprisão-vitimização-recomposição-libertação; o ciclo erro-autoconsciência-neoacertos; os 5 ciclos da espiral proexológica prioritária (CI-tenepes-epicentrismo-desperticidade-compléxis); o ciclo autoinvestigativo saber perguntar–saber pesquisar–saber interpretar–saber aplicar.
          Enumerologia: o lucro autosseriexológico; o dividendo autosseriexológico; o ganho autosseriexológico; o proveito autosseriexológico; o benefício autosseriexológico; a vantagem autosseriexológica; a gratificação autosseriexológica. A pararrecordação conceitual; a pararrecordação emocional; a pararrecordação energética; a pararrecordação geográfica; a pararrecordação interpessoal; a pararrecordação etológica; a pararrecordação integral.
          Binomiologia: o binômio autorretrocognoscibilidade-heterorretrocognoscibilidade; o binômio Paracronêmica-Paraproxêmica; o binômio coincidências-confirmações; o binômio intrassomaticidade-proexidade; o binômio autoimperdoador-heteroperdoador; o binômio Europa-Brasil; o binômio especialismo holobiográfico–atacadismo evolutivo; o binômio retrossenha pessoal–neorientação proexológica; o binômio refém da autocognição–paradever intermissivo.
          Interaciologia: a interação retrocognição homeostática–abertura de caminho proexológico; a interação Ofiexologia-Autorretrocogniciologia; a interação retrogenética-neogenética; a interação autexposição sincera–heterajuda providencial; a interação surpreendências positivas–surpreendências negativas; a interação estilo pessoal–retroindícios; a interação Intraconscienciologia-Gesconologia; a interação cicatrizes psicossômicas–autexperiência evolutiva; a interação consciência-grupo-Cosmos; a interação retrossoma harmônico–neossoma maceteado.
          Crescendologia: o crescendo retrossoma-neossoma-macrossoma; o crescendo flash retrognitivo–episódio retrocognitivo–filme retrocognitivo; o crescendo memória intrafísica–memória quádrupla–holomemória; o crescendo indícios multiexistenciais–confirmações acumuladas–certezas relativas; o crescendo autoidentificação seriexológica–heteroidentificação seriexológica; o crescendo recéxis-recin; o autoplanejamento lúcido visando o crescendo na escala evolutiva das consciências.
          Trinomiologia: o trinômio Holobiografologia-Holomnemossomatologia-Parageneticologia; o trinômio trafar reciclado–trafal adquirido–trafor fixado; o trinômio retrocultura-retrossoma-retrofamília; o trinômio autodescoberta-autorresponsabilidade-autexemplarismo; o trinômio autopesquisístico sentidos somáticos–parapercepções–atributos mentais; o trinômio passado imediato–presente imediato–futuro imediato; o trinômio invéxis-tenepes-epicentrismo.
          Polinomiologia: o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o empenho na eliminação do polinômio distorções perceptivas–distorções cognitivas–distorções paraperceptivas–distorções mnemônicas; o polinômio retrogenótipo-paragenótipo-neogenótipo-neobiótipo; o polinômio mnemônico compreender-adquirir-conservar-lembrar; o polinômio documental cartas-prefácios-autobiografias-livros; o polinômio postura-olhar-voz-gesto; o polinômio infância-juventude-adultidade-ancianidade.
          Antagonismologia: o antagonismo memórias sadias / falsas memórias; o antagonismo Mesmexologia / Invexologia; o antagonismo saldo evolutivo / notoriedade intrafísica; o antagonismo semostração / autenticidade; o antagonismo autencantamento seriexológico / autencantoamento seriexológico; o antagonismo autexemplos imitáveis / autexemplos evitáveis; o antagonismo tempo linear / espiral evolutiva.
          Paradoxologia: o paradoxo de a conscin não conseguir lembrar, ordinariamente, das próprias experiências pretéritas; o paradoxo de a pessoa ser 1 livro aberto, sem saber lê-lo; o paradoxo do fato mnemonicamente ausente, porém etologicamente interatuante.
          Politicologia: a meritocracia evolutiva.
          Legislogia: as leis da Parafisiologia Holossomática.
          Filiologia: a autopesquisofilia; a proexofilia; a parapercepciofilia; a criticofilia; a neofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: o combate à parapercepciofobia.
          Sindromologia: a profilaxia da síndrome da autossubestimação.
          Holotecologia: a parapsicoteca; a experimentoteca; a ciencioteca; a autocriticoteca; a logicoteca; a convivioteca; a argumentoteca; a mnemoteca; a cosmoeticoteca; a seriexoteca.
          Interdisciplinologia: a Autosseriexologia; a Autorretrocogniciologia; a Autevoluciologia; a Autoparacogniciologia; a Auto-Historiografologia; a Autorretrospectivologia; a Autoproexologia; a Autoparapercepciologia; a Automnemossomatologia; a Autolucidologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o agente autorretrocognitor; o atacadista consciencial; o investigador-ator; o pesquisador-sensitivo; o homem racional; o voluntário assistencial; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo.
          Femininologia: a agente autorretrocognitora; a atacadista consciencial; a investigadora-atriz; a pesquisadora-sensitiva; a mulher racional; a voluntária assistencial; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens experimentor; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens paraperceptiologus; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens evolutiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: benefício da autorretrocognoscibilidade mínimo = o efeito homeostático pontual da rememoração retrossomática em determinada área da manifestação consciencial atual; benefício da autorretrocognoscibilidade máximo = o efeito homeostático atacadista das rememorações retrossomáticas em múltiplas áreas da manifestação consciencial atual.
          Culturologia: a cultura da Autoparapercepciologia Interassistencial.
          Benefícios. Eis a seguir, dentre outros, 28 possíveis autobenefícios desencadeados pelas experiências autorretrocognitivas em diferentes áreas de manifestação do intermissivista, homem ou mulher, aqui listados alfabeticamente:
          01. Aporte. A lembrança de já ter recebido diferentes aportes multiexistenciais, expandindo a autoconfiança proexológica (Autoproexologia).
          02. Atributo. A lembrança de já ter desenvolvido diferentes atributos conscienciais, expandindo a autoconfiança intraconsciencial (Autotraforologia).
          03. Belicismo. A lembrança de já ter sido vítima e algoz em diferentes contextos bélicos, expandindo a autoconfiança reeducaciológica (Autoimperturbabilologia).
          04. Cifrão. A lembrança de já ter passado por diferentes condições socioeconômicas, expandindo a autoconfiança laboral (Autempreendedorismologia).
          05. Cognição. A lembrança de já ter se dedicado a diferentes linhas de conhecimento, expandindo a autoconfiança intelectual (Autoneurolexicologia).
          06. Completismo. A lembrança de já ter conseguido diferentes patamares de compléxis, expandindo a autoconfiança complexiológica (Autocompletismologia).
          07. Convivência. A lembrança de já ter convivido com diferentes tipos de plantas, animais, conscins e consciexes, expandindo a autoconfiança parassociológica (Conviviologia).
          08. Cosmoética. A lembrança de já ter cometido erros de diferentes tipos e grandezas, com distintas repercussões, expandindo a autoconfiança paradireitológica (Autocosmoeticologia).
          09. Cosmovisão. A lembrança de já ter passado por inúmeras condições negativas ou positivas, em diferentes corpos e culturas, expandindo a autoconfiança seriexológica (Autocosmovisiologia).
          10. Criatividade. A lembrança de já ter criado diferentes objetos, soluções e invenções, a partir de incontáveis neoideias, expandindo a autoconfiança heurística (Autoverponologia).
          11. Decisão. A lembrança de já ter tomado diferentes decisões críticas, expandido a autoconfiança megafocal (Autopriorologia).
          12. Dogmática. A lembrança de já ter exercido e sofrido diferentes graus de dogmatização interconsciencial, expandindo a autoconfiança experienciológica (Autodescrenciologia).
          13. Ego. A lembrança de já ter sido diferentes personalidades, expandindo a autoconfiança egológica (Autenticologia).
          14. Emoção. A lembrança de já ter sentido diferentes emoções, com variegadas consequências, expandindo a autoconfiança cardiochacral (Automaturologia).
          15. Especialidade. A lembrança de já ter vivenciado diferentes ocupações, profissões e especialidades, expandindo a autoconfiança neoverponológica (Atacadismologia).
          16. Família. A lembrança de já ter estado em diferentes famílias, castas, clãs e linhagens, assumindo posições díspares, expandindo a autoconfiança grupocármica (Universalismologia).
          17. Ideologia. A lembrança de já ter defendido diferentes ideologias e levantado diversas bandeiras, expandindo a autoconfiança cognitiva (Autotransdisciplinologia).
          18. Iniciação. A lembrança de já ter sido praticante de diferentes linhas místicas, religiosas e iniciáticas, expandindo a autoconfiança energoassistencial (Tenepessologia).
          19. Interassistencialidade. A lembrança de já ter ajudado e sido ajudado por diferentes pessoas, em situações diversas, expandindo a autoconfiança interassistencial (Altruismologia).
          20. Intermissão. A lembrança de já ter passado por diferentes níveis de intermissibilidade, expandindo a autoconfiança pararresidencial (Autoparaprocedenciologia).
          21. Interprisão. A lembrança de já ter superado diferentes graus de interprisão grupocármica, expandindo a autoconfiança evolutiva (Autopolicarmologia).
          22. Livro. A lembrança de já ter escrito diferentes obras, expandindo a autoconfiança gesconológica (Automegagesconologia).
          23. Memória. A lembrança de várias existências, expandindo a autoconfiança holomnemônica (Automnemossomatologia).
          24. Morte. A lembrança de já ter vivenciado diferentes tipos de dessoma, expandindo a autoconfiança interdimensional (Autossuficienciologia).
          25. Parapsiquismo. A lembrança de já ter desenvolvido o autoparapsiquismo em outras vidas, expandindo a autoconfiança parapsíquica (Autoparapercepciologia).
          26. Patriotismo. A lembrança de já ter vivido em diferentes culturas e nacionalidades, expandindo a autoconfiança policármica (Automegafraternologia).
          27. Política. A lembrança de haver experienciado diferentes sistemas de governo, expandindo a autoconfiança política (Autoparapoliticologia).
          28. Saúde. A lembrança de ter vivenciado diferentes doenças, em diferentes períodos (lifetime), expandindo a autoconfiança holossomática (Autoparaprofilaxiologia).
          Viés. Atinente à Contrapontologia, apesar dos inúmeros benefícios oportunizados pelas autorretrocognições, tais condições dependem, in totum, do conteúdo parafenomênico. A depender do fato evocado, a mensagem pode conter, superficial ou predominantemente, conteúdo negativo, nosográfico ou emocionalmente desestabilizante.
          Paradoxo. Por isso, a baixa incidência de autorretrocognições espontâneas, pelos pré-serenões em geral, ser verdadeiro apanágio. Mesmo assim, em certos casos, a recordação crítica pode, paradoxalmente, possuir aspecto terapêutico, ao modo de remédio amargo (impactoterápico), servindo de lição haurida autoparaprofilática (vacina evolutiva).


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o benefício da autorretrocognoscibilidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Agente retrocognitor: Mnemossomatologia; Homeostático.
          02. Autocobaia seriexológica: Autoparaconscienciometrologia; Homeostático.
          03. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro.
          04. Autoconsciexiabilidade retrocognitiva: Intrafisicologia; Homeostático.
          05. Autodileção paragenética: Filiologia; Neutro.
          06. Autoevocação: Mnemossomatologia; Neutro.
          07. Autopesquisa retrocognitiva de campo: Autorretrocogniciologia; Neutro.
          08. Autorretrocognição: Mnemossomatologia; Neutro.
          09. Cacoete holobiográfico: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
          10. Indício multiexistencial: Autorrevezamentologia; Neutro.
          11. Megacalibragem intraconsciencial: Autopesquisologia; Homeostático.
          12. Paracaptação retrocognitiva: Para-Historiografia; Neutro.
          13. Potencializador da memória: Mnemossomatologia; Homeostático.
          14. Prospecção seriexológica: Seriexologia; Neutro.
            15. Zum mnemônico: Autorretrocogniciologia; Neutro.
     AUTORRETROCOGNIÇÕES AUTÊNTICAS, PARADOXALMENTE, FACULTAM NEOSSINAPSES CAPAZES DE FUNCIONAR AO MODO DE CÁPSULA DO TEMPO AUTOSSERIEXOLÓGICA, ATUALIZANDO A PRÓPRIA CONSCIÊNCIA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se beneficiou das próprias lembranças seriexológicas? Quais as aplicações interassistenciais daí derivadas?
            Bibliografia Específica:
            1. Alegretti, Wagner; Retrocognições: Pesquisa da Memória das Vivências Passadas; pref. Waldo Vieira; revisores Ana Luiza Rezende; et al.; 310 p.; 4 seções; 30 caps.; 1 E-mail; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; glos. 300 termos; 1 nota; 92 filmes; 68 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2ª Ed. rev.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2000; páginas 1 a 310.
            2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 2.000 itens; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 1 a 344.
            3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 177 a 191, 201 a 222, 257 a 260, 291, 449 a 452, 464 a 470 e 1.095 a 1.116.
            4. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1 foto; 1.156 enus.; 1 escala; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5ª Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 139 a 141.
            5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 77, 123, 200, 206, 334, 377, 399, 468, 492, 508, 599, 616, 626 e 759.
                                                                                                                         P. F.