Megacalibragem Intraconsciencial

A megacalibragem intraconsciencial é o ajustamento cosmoético máximo, parafisiológico e evolutivo do ponteiro da bússola consciencial realizada pela conscin lúcida a partir das autopesquisas retrocognitivas eficazes e exitosas da autosserialidade existencial ao tomar conhecimento de múltiplas personalidades pessoais prévias (cosmovisão autosseriexológica).

Você, leitor ou leitora, já possui algum nível de cosmovisão autosseriexológica? Qual percentual de megacalibragem intraconsciencial alcançado?

      MEGACALIBRAGEM INTRACONSCIENCIAL
                                 (AUTOPESQUISOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A megacalibragem intraconsciencial é o ajustamento cosmoético máximo, parafisiológico e evolutivo do ponteiro da bússola consciencial realizada pela conscin lúcida a partir das autopesquisas retrocognitivas eficazes e exitosas da autosserialidade existencial ao tomar conhecimento de múltiplas personalidades pessoais prévias (cosmovisão autosseriexológica).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição mega deriva do idioma Grego, mégas, megale, “grande; grandemente; muito”. Surgiu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX. O vocábulo calibragem deriva do idioma Francês, calibre, “calibre; diâmetro interior do cano das armas de fogo”, derivado do Árabe, qâlib, “fôrma; molde; fôrma de calçado”. Surgiu em 1683. O prefixo intra procede do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior de; no intervalo de”. A palavra consciência deriva também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 01. Megacalibração intraconsciencial; megacalibragem autopesquisística. 02. Omnicalibragem intraconsciencial. 03. Pancalibragem intraconsciencial. 04. Megaprumação consciencial. 05. Meganorteamento evolutivo. 06. Megacolimação existencial. 07. Megajuste autocosmoético. 08. Megautoconscienciometria. 09. Megautoconsciencioterapia. 10. Megaconscienciocentragem.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 26 cognatos derivados do vocábulo calibragem: autocalibragem; calibração; calibrada; calibradeira; calibrado; calibrador; calibradora; calibramento; calibrante; calibrar; calibrável; calibre; calibrina; calibrosa; calibroso; descalibrada; descalibrado; heterocalibragem; megacalibragem; minicalibragem; omnicalibragem; pancalibragem; subcalibragem; supercalibrada; supercalibrado; supercalibragem.
          Neologia. As 4 expressões compostas megacalibragem intraconsciencial, megacalibragem intraconsciencial inicial, megacalibragem intraconsciencial intermediária e megacalibragem intraconsciencial avançada são neologismos técnicos da Autopesquisologia.
          Antonimologia: 01. Minicalibragem intraconsciencial. 02. Autodesviacionismo; desnorteamento consciencial. 03. Megaignorância autopesquisística. 04. Megaembotamento pessoal. 05. Centragem intrafísica. 06. Robotização existencial. 07. Obnubilação evolutiva. 08. Autismo. 09. Autoimagem idealizada. 10. Síndrome da dispersão.
          Estrangeirismologia: o punctum saliens pessoal; o Retrocognitarium; o Autocognitarium; o breakthrough holomnemônico; o flashback intermissivo; o zoom mnemônico; o background consciencial; o megacurriculum holobiográfico; a noção mais exata do próprio timeline multiexistencial.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à maturidade da Holomnemossomatologia pessoal.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Megacalibragem intraconsciencial: maxiautossíntese.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene da Autorrevezamentologia; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os megapensenes; a megapensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; o holopensene pessoal da autevolutividade lúcida cosmoética.
          Fatologia: a megacalibragem intraconsciencial; o ápice da autolucidez megafocal; a omnivisão de conjunto pessoal; a noção menos imperfeita da autorrealidade; a autocorreção do curso evolutivo pessoal; o fio de prumo consciencial; a recaptura das referências pessoais reais; os egos precedentes autoconscientes; a pós-graduação da inteligência evolutiva; a heráldica evolutiva; o autobrasonário cosmoético; a qualificação das autoconvicções; a consolidação da autoconfiança; o ato de empertigar-se perante a evolução; o autendireitamento; o soerguimento pessoal; o aperfeiçoamento constante do materpensene pessoal; o entrosamento teático do automegatrafor com o materpensene pessoal; a composição dos próprios trafais; a eliminação da autoimagem distorcida; o caminho do compléxis; o bom rendimento no conscienciograma; o autopreenchimento do gráfico conscienciométrico 360º; a autoconsciencioterapia funcional; o discernimento aciculado orientado para o Norte evolutivo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a descoincidência vígil predispondo às autorretrocognições; o fenômeno da cosmoconsciência; a identificação do trio ínsito pessoal; a maxirrecuperação de cons magnos; as retropersonalidades consecutivas; a autoliderança parapsíquica; a autoprospecção retrosseriexológica; as pesquisas da Teleobiotipologia pessoal; as pesquisas das fôrmas holopensênicas pretéritas; a força presencial reforçada pela autolucidez quanto à própria paragenética; o aplomb holossomático cosmoético; a visão panorâmica multisseriexológica; a neovida enquanto oportunidade de recompor retroerros; o temperamento enquanto fio de Ariadne da autosseriéxis; as retrocognições patrocinadas pelos amparadores de função.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo bússola consciencial–modelo evolutivo; o sinergismo autocognitivo autoconceito-autestima-autoimagem; o sinergismo retroego–ego intermissivo–ego atual; o sinergismo cognição intermissiva–cognição intrafísica; o sinergismo ponteiro do relógio–ponteiro da bússola; o sinergismo evitável ressoma-amnésia; o sinergismo erudição-parapercepção.
          Principiologia: o princípio da singularidade holobiográfica; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio da evolução permanente; o princípio do autorrevezamento consciencial; o princípio da conservação autocognitiva multisseriexológica; o princípio da causa e efeito; o princípio da descrença aplicado às autopesquisas retrocognitivas.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) evoluindo multimilenarmente.
          Teoriologia: a teoria do paradigma consciencial; a teoria da seriéxis; a teoria da espiral evolutiva; a teoria dos Cursos Intermissivos (CI); a teoria da interdependência evolutiva; a teoria evolutiva da Escala de Consciência Contínua; a teoria da evolutividade continuada.
          Tecnologia: a técnica da conscin-cobaia otimizando a calibragem da bússola intraconsciencial; a técnica da ortopensenidade extrema; a técnica do cotejo bisseriexológico; a fórmula técnica da autopesquisa da seriéxis: 10 autorretrocognições sadias = 1 vida prévia comprovada; o sinergismo técnica do detalhismo–técnica da exaustividade estreme extrema; a paratécnica da ofiex.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico predispondo à calibragem constante da bússola consciencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Paragenética; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório radical da Heurística (Serenarium); os laboratórios de desassédio mentalsomático (Tertuliarium-Holociclo-Holoteca).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível da Holomnemônica; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: o efeito halo das autorretrocognições no grupocarma; a imperturbabilidade enquanto efeito sadio da megacalibragem intraconsciencial; os efeitos da autosseriexialidade; o efeito dominó das auto-heranças evolutivas.
          Neossinapsologia: as neossinapses desencadeadas pelo reconhecimento harmônico das autopersonalidades pretéritas.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) autoconsciente; o ciclo evolutivo retrobiografia-parabiografia-neobiografia-paraneobiografia.
          Enumerologia: o ponteiro consciencial supercalibrado; o ponteiro consciencial superajustado; o ponteiro consciencial superaprumado; o ponteiro consciencial supernorteado; o ponteiro consciencial supercolimado; o ponteiro consciencial superfocado; o ponteiro consciencial superponderado.
          Binomiologia: o binômio autocognição-autevolução; o binômio ponteiro-norte; o binômio memória-autodiscernimento; o binômio cosmovisão-cosmoconsciência; o binômio Cronêmica-Proxêmica; o binômio coincidências-confirmações; o binômio retrocognição-megacognição; o binômio autodeterminação-autocosmoética.
          Interaciologia: a interação autopesquisa-interassistencialidade; a interação autocognição-amparabilidade; a interação cérebro-paracérebro; a interação autexposição sincera–heterajuda providencial; a interação nosológica bloqueio mnemônico–bloqueio cortical; a interação estilo pessoal–retroindícios; a interação taquipsiquismo–instantaneidade consciencial; a interação autancestralidade–megacalibragem intraconsciencial; a interação GPS seriexológico–autoprospectiva.
          Crescendologia: o crescendo flash retrognitivo–cena retrocognitiva–episódio retrocognitivo–enredo retrocognitivo–filme retrocognitivo; o crescendo memória intrafísica–memória quádrupla–holomemória; o crescendo euforin-primener-cipriene-extrapolacionismo; o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo indícios multiexistenciais–confirmações acumuladas–certezas relativas; o crescendo autoidentificação seriexológica–heteroidentificação seriexológica.
          Trinomiologia: o trinômio Holobiografologia-Holomnemônica-Paragenética; o trinômio vontade-intencionalidade-autorganização; o trinômio da percuciência concentração mental–atenção fixada–hiperacuidade; o trinômio descoberta-responsabilidade-exemplarismo; o trinômio tenepes-ofiex-desperticidade; o trinômio introversão-normoversão-extroversão; o trinômio sentidos somáticos–autoparapercepções–atributos mentais.
          Polinomiologia: o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o empenho na eliminação do polinômio distorções perceptivas–distorções cognitivas–distorções paraperceptivas–distorções mnemônicas; o polinômio frontochacra-coronochacra-paracérebro-mentalsoma; o polinômio dos dicionários cerebrais sinonímico-antonímico-analógico-poliglótico; o polinômio mnemônico compreender-adquirir-conservar-lembrar; o polinômio autodistorções-autoilusões-autenganos-autoficções; o polinômio multifocal atenção dividida–pangrafia–cosmovisão–cosmoconsciência.
          Antagonismologia: o antagonismo hipomnésia / hipermnésia; o antagonismo memórias sadias / falsas memórias; o antagonismo porão consciencial / maturidade consciencial; o antagonismo bússola calibrada / bússola viciada; o antagonismo autoimagem real–autoimagem idealizada; o antagonismo megacalibragem intraconsciencial / cacoete holobiográfico; o antagonismo megacalibragem intraconsciencial / expressão dos nódulos holomnemônicos; o antagonismo memória / desmemória; o antagonismo autorretrocognição / lixo mnemônico.
          Paradoxologia: o paradoxo de encontrarem-se disponíveis para muitos as verdades captadas por poucos; o paradoxo de o autoparapsiquismo retrocognitivo gerar neossinapses; o paradoxo das múltiplas identidades integradas de modo sadio, coeso e coerente na intraconsciencialidade mantendo a identidade consciencial.
          Politicologia: a conscienciocracia; a parapsicocracia; a cosmoeticocracia; a meritocracia; a evoluciocracia; a lucidocracia; a discernimentocracia.
          Legislogia: a lei do retorno; a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço aplicada às autopesquisas retrocognitivas.
          Filiologia: a evoluciofilia; a decidofilia; a autocriticofilia; a cognofilia; a assistenciofilia; a logicofilia; a raciocinofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a gnosiofobia.
          Sindromologia: a síndrome das falsas memórias; a profilaxia da síndrome da dispersão.
          Maniologia: a evitação da nostomania.
          Mitologia: os mitos pessoais quanto ao próprio passado.
          Holotecologia: a consciencioteca; a parafenomenoteca; a seriexoteca; a parapsicoteca; a autopesquisoteca; a biblioteca; a grafoteca.
          Interdisciplinologia: a Autopesquisologia; a Intraconscienciologia; a Autosseriexologia; a Autoparageneticologia; a Autorretrocogniciologia; a Autorrevezamentologia; a Atacadismologia; a Cosmovisiologia; a Cosmoconscienciologia; a Autocosmoeticologia; a Ofiexologia; a Holomemoriologia; a Holobiografologia; a Holomaturologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o agente retrocognitor; o atacadista consciencial; o investigador-ator; o pesquisador-sensitivo; o homem racional; o voluntário assistencial; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo; o Serenão.
          Femininologia: a agente retrocognitora; a atacadista consciencial; a investigadora-atriz; a pesquisadora-sensitiva; a mulher racional; a voluntária assistencial; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens paraperceptiologus; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: megacalibragem intraconsciencial inicial = a resultante de autorretrocognição com identificação de, pelo menos, determinada vida humana prévia e do período intermissivo subsequente por parte do(a) tenepessista; megacalibragem intraconsciencial intermediária = a resultante de autorretrocognições com identificação de dezenas de vidas humanas prévias e respectivas intermissões por parte do ser desperto; megacalibragem intraconsciencial avançada
= a resultante de autorretrocognições com identificação de milhares de vidas humanas prévias e respectivas intermissões por parte do Serenão.
          Culturologia: a neocultura evoluída da autopensenização consciente.
          Retrocogniciologia. Considerando a Parafenomenologia, o fenômeno da autorretrocognição pode se insinuar de diferentes modos para a conscin lúcida motivada em melhorar o saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) a partir da aprumação constante da própria bússola cosmoética. Eis, em ordem funcional crescente, listagem de 10 parafenômenos, mantendo conotações retrocognitivas evidentes, possibilitando visão de conjunto acerca da própria realidade íntima:
          01. Intuição autorretrocognitiva: a ideia clara e instantânea sobre o próprio passado, por exemplo, durante as práticas da técnica de 5 horas de autorreflexão.
          02. Impressão autorretrocognitiva: a sensação holossomática de familiaridade com determinado contexto pretérito, por exemplo, durante determinada viagem abroad.
          03. Inspiração autorretrocognitiva: a neoinformação telepática do(a) amparador(a) sobre possível retrovida, por exemplo, durante as práticas da tenepes.
          04. Dejaísmo autorretrocognitivo: a retrovivência marcante aflorada, hoje, de modo específico, por exemplo, na percepção íntima do já amado, do já encontrado, do já experimentado, do já lido, do já ouvido, do já pensado, do já sentido, do já vivido, do já visitado e do já visto gerando a sensação de estar repetindo ou reconhecendo elementos particulares ou mesmo a totalidade de determinada vida passada (dejaísmo seriexológico), por exemplo, ao pesquisar profundamente determinada obra biográfica durante o Programa de Aceleração da Erudição (PAE), oferecido pela REAPRENDENTIA.
          05. Psicometria autorretrocognitiva: a auscultação das energias gravitantes de determinado objeto desencadeando autorretrolembranças, por exemplo, no contato com livro escrito pela própria conscin na última vida durante as pesquisas na Holoteca.
          06. Clarividência autorretrocognitiva: a clarividência facial, extrafísica ou viajora constituída de componentes informativos sobre o próprio passado, por exemplo, durante o curso Acoplamentarium.
          07. Projeção autorretrocognitiva: a experiência fora do corpo amparada marcada pelo acesso direto à holomemória, desencadeando a atualização do banco de dados cerebral (Arquivística Holobiográfica), por exemplo, durante as autexperimentações no laboratório conscienciológico das retrocognições.
          08. Pangrafia autorretrocognitiva: o conjunto de fenômenos transcendentes simultâneos tendo como mensagem básica a revelação das raízes de manifestação pessoal e grupal, por exemplo, durante a interassistência extrafísica realizada nas sessões da ofiex.
          09. Sincronicidade autorretrocognitiva: a interatividade grupal coincidindo vida após vida, provocando fenômenos de reconhecimento de padrões comportamentais e interpessoais, por exemplo, durante a convivialidade cotidiana do voluntariado na Instituição Conscienciocêntrica (IC).
          10. Cosmoconsciência autorretrocognitiva: a soltura mentalsomática gerando a expansão da consciência e possibilitando autorrecuperação máxima de cons magnos, por exemplo, durante a experimentação do parafenômeno da cosmoconsciência.
          Resultados. Mediante a Autosseriexologia, a confirmação de retroidentidades pessoais, após pesquisa detalhada e exaustiva, gera pelo menos 16 consequências positivas ao experimentador parapercepciólogo, homem ou mulher, explicitadas por meio das especialidades da Conscienciologia, aqui expostas na ordem lógica:
          01. Autocoerenciologia: a manifestação pessoal, holossomática e multidimensional, mais coerente ao próprio nível evolutivo eliminando as extravagâncias, os caprichos, os supérfluos, os superficiais, os exageros, os excessos e os excedentes ectópicos.
          02. Autocogniciologia: a ampliação do nível de autocognição quanto ao saldo da Ficha Evolutiva Pessoal a partir do cotejo acertos / erros evolutivos.
          03. Autoconvergenciologia: a sobreposição positiva dos efeitos da manifestação do megatrafor pessoal coadunado sinergicamente com o automaterpensene.
          04. Autocosmoeticologia: a cosmovisão seriexológica conduzindo inevitavelmente a assunção de nível maior de cosmoeticidade qualificando de modo mais perene o código pessoal de Cosmoética na prática.
          05. Autocronologia: o aproveitamento mais racional e útil do próprio tempo intrafísico colimando os ponteiros do relógio e da bússola pessoais.
          06. Autodespertologia: a aproximação mais notória da condição da autodesassedialidade (autoincorruptibilidade) reconhecendo os próprios limites cosmoéticos (autolocalização evolutiva).
          07. Autevoluciologia: a identificação mais pormenorizada de retroidentidades do grupocarma mais próximo (heteropersonalidade consecutiva) qualificando o nível da interassistencialidade pessoal.
          08. Autointermissiologia: a lembrança mais estável das vivências da última paraprocedência permitindo o acesso à própria identidade extra (trio ínsito).
          09. Automaterpensenologia: o conhecimento da raiz do materpensene atual, seriexológico, síntese da autoconsciencialidade adquirida.
          10. Automegafocologia: o banimento definitivo da síndrome da dispersão consciencial ao admitir e assumir a retrossenha pessoal.
          11. Autoparacerebrologia: a percepção mais contumaz das manifestações paraperceptivas relacionadas ao irrompimento do próprio paracérebro qualificando a autoinventividade interassistencial (verponogenia).
          12. Autoparageneticologia: o desvelo maior da própria paragenética propiciando pesquisas objetivas quanto à macrossomaticidade pessoal.
          13. Autoproexologia: a consecução mais profícua da autoproéxis, objetivando o binômio compléxis-maximoréxis, a partir da admissão teática da interação dos recebimentos evolutivos (aportes multiexistenciais).
          14. Autorrealismologia: a noção mais exata da própria realidade consciencial, sem fantasias, ilusões ou mitificações quanto ao próprio passado, consequente à ampliação da Autocosmovisiologia Multisseriexológica.
          15. Automaturologia: o alargamento do senso de responsabilidade pessoal quanto aos paradeveres intermissivos.
          16. Autossuficienciologia: o desdobramento maior do nível de autossuficiência a partir do incremento prolífico do binômio autoestima-autoconfiança.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a megacalibragem intraconsciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
          02. Autancestralidade: Autoparageneticologia; Homeostático.
          03. Autobagagem holobiográfica: Holobiografologia; Neutro.
          04. Autoidentificação seriexológica: Seriexologia; Neutro.
          05. Autorrevezamento multiexistencial: Autorrevezamentologia; Homeostático.
          06. Bússola intraconsciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Ciclo evolutivo pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Ciclo multiexistencial pessoal: Seriexologia; Neutro.
          09. Efeito da autosseriexialidade: Seriexologia; Neutro.
          10. Nódulo holomnemônico: Holomnemossomatologia; Neutro.
          11. Personalidade consecutiva: Seriexologia; Neutro.
          12. Ponteiro consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          13. Prospecção seriexológica: Seriexologia; Neutro.
          14. Retrossenha pessoal: Holomemoriologia; Homeostático.
          15. Trio ínsito: Autorretrocogniciologia; Homeostático.
 A MEGACALIBRAGEM INTRACONSCIENCIAL É CONQUISTA
  A SER ALMEJADA POR TODA CONSCIN AUTOMOTIVADA
  PELAS PESQUISAS TEÁTICAS DA PARAGENETICOLOGIA,
 DA HOLOBIOGRAFOLOGIA E DA MNEMOSSOMATOLOGIA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já possui algum nível de cosmovisão autosseriexológica? Qual percentual de megacalibragem intraconsciencial alcançado?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 40 ilus.; 7 índices; 3 infografias; 102 sinopses; 25 tabs.; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 257 a 260.
            2. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 27 x 21 x 7 cm; enc.; 5ª Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 139 a 141.
            3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 206, 334, 377, 399, 468, 492, 508, 616 e 759.
                                                                                                                           P. F.