Autarqueologia Intraconsciencial

A autarqueologia intraconsciencial é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, explorar os próprios traços e temperamento, ao modo do arqueóloga, pacientemente, utilizando-se de instrumentos técnicos para o trabalho minucioso, ampliando a autocosmovisão e tornando-se especialista de si mesma.

Você, leitor ou leitora, realiza autenfrentamentos diários na investigação sincera e criteriosa dos próprios traços e temperamento? Consegue despir-se diante de si, empreendendo tecnicamente rotinas, hábitos e neoatitudes no autescrutínio evolutivo?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 1
                         AUTARQUEOLOGIA INTRACONSCIENCIAL
                                        (AUTOPESQUISOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A autarqueologia intraconsciencial é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, explorar os próprios traços e temperamento, ao modo do arqueóloga, pacientemente, utilizando-se de instrumentos técnicos para o trabalho minucioso, ampliando a autocosmovisão e tornando-se especialista de si mesma.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O primeiro elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O segundo elemento de composição arqueo deriva também do idioma Grego, arkhê, “o que está na frente; começo; origem; princípio; ponto de partida; extremidade (de alguma coisa); ponto de partida de algum entroncamento”, e no sentido figurado, “princípio; fundamento; poder; autoridade; magistratura”. O terceiro elemento de composição logia provém do mesmo idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. O prefixo intra procede do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. A palavra consciência deriva também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII.
             Sinonimologia: 01. Autodissecção interior. 02. Autacareação íntima. 03. Autoprescrutação do universo consciencial. 04. Autescarafuncho intraconsciencial. 05. Autoperquirição intrapsíquica. 06. Autesquadrinhamento do ego. 07. Autescrutínio do self. 08. Autauscultação da consciência. 09. Autescrutínio consciencial. 10. Autodesvelamento intraconsciencial.
             Cognatologia. Eis 8 cognatos do vocábulo Arqueologia: arqueógrafa; arqueografia; arqueógrafo; arqueóloga; arqueológica; arqueológico; arqueólogo; arqueômetro.
             Neologia. As 3 expressões compostas autarqueologia intraconsciencial, miniautarqueologia intraconsciencial e maxiautarqueologia intraconsciencial são neologismos técnicos da Autopesquisologia.
             Antonimologia: 01. Autodesconhecimento intraconsciencial. 02. Autodesperdício do universo consciencial. 03. Autoignorância íntima. 04. Autodesatenção interna. 05. Autonegligência egoica. 06. Autescondimento interior. 07. Autocultamento da consciência. 08. Autodesleixo intraconsciencial. 09. Autoomissão consciencial. 10. Autocamuflagem íntima.
             Estrangeirismologia: o nosce te ipsum; as deceptive apperances; a heureka na autopesquisa; as pistas quanto ao background consciencial; o front do autoconhecimento; a construção da timeline pessoal.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autescrutínio multiexistencial do universo intraconsciencial.
             Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: –Recin: mutação intraconsciencial.
             Coloquiologia: o deixa a vida me levar; a história do arco da velha; as auto e heterevocações levantando poeira.
             Citaciologia. Eis citação referente ao tema: – Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta (Carl Gustav Jung, 1835–1910).
             Proverbiologia. Eis 5 ditados populares relativos ao tema: – “O uso do cachimbo deixa a boca torta”. “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. “De grão em grão, a galinha enche o papo”. “A pressa é inimiga da perfeição”. “As aparências enganam”.
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Autopesquisologia. Nós nos iludimos mais facilmente em relação a nós mesmos do que em relação aos outros, daí porque são prioritárias a autopesquisa e a autocognição”.
             2. “Intraconsciencialidade. A autoconsciencialidade é a base do processo evolutivo”. 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal autopesquisofílico; os biografopensenes; a biografopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os cronopensenes; a cronopensenidade; os criptopensenes; a criptopensenidade; os holomnemopensenes; a holomnemopensenidade; os rastros pensênicos; as evocações holopensênicas e interconscienciais multidimensionais inevitáveis; o materpensene das personalidades anteriores e da atual; as fôrmas holopensênicas deixadas no Planeta; o aperfeiçoamento constante do materpensene pessoal.
          Fatologia: a autarqueologia intraconsciencial; a qualificação das autoconvicções; a consolidação da autoconfiança; a eliminação da autoimagem distorcida; o autopreenchimento do gráfico conscienciométrico 360º; a autoconsciencioterapia funcional; a paciência consigo diante da jornada evolutiva multimilenar; a criteriosidade paleontológica quanto aos traços fossilizados; a autoconfrontação; a decodificação do próprio eu; a autoidentificação da estrutura das manifestações pessoais; a autoprospecção intraconsciencial profunda; o autodesconfiômetro; o porão consciencial no adulto; o autocuidado no escrutínio das estratégias das autodefesas do ego; a sutileza no descortinamento dos traços e do temperamento multiexistenciais; a identificação do patrimônio intraconsciencial; o escrutínio dos talentos pessoais; os potenciais não desenvolvidos; os pequenos detalhes reveladores da personalidade; o vocabulário empregado pela conscin-cobaia; as idiossincrasias conscienciais; a inteligibilidade dos sinais conscienciais; o nível de influência do Zeitgeist nas automanifestações na vida atual; a linha do tempo pessoal evidenciando aprendizagens constantes; a memória resgatada e ressignificada; a elaboração e análise do autoinventário no registro dos acertos, pendências, omissões e erros; a recomposição pela recéxis; os padrões de comportamento observados ao longo da vida; a identificação do passado consciencial a partir dos indícios presentes; a constatação da atuação da paragenética na vida atual; o abertismo às sincronicidades; a reorganização do passado em função do presente; o choque de realidade intraconsciencial; o remapeamento dos achados; a revisão dos autoconceitos obsoletos; a identificação de atitudes irrefletidas mantenedoras de interprisões; os reprocessamentos emocionais dos fatos intrafísicos; o ato de abrir mão das automimeses dispensáveis; a desdramatização de autoconflitos multiexistenciais e automelindres; a correção de atitudes desatando os nós das interprisões grupocármicas; a eliminação das autovitimizações; a constatação dos trafares renitentes; a identificação dos autotrafores fixados; a autoconfiança firmada nas autocompetências; a recuperação dos cons magnos através da autopesquisa; a ampliação do senso de identidade; a reperspectivação dos valores anacrônicos; a identificação do cacoete holobiográfico; as ideias inatas vincadas na vivência intrafísica pela recuperação de cons; o ato de desatar a estrutura do próprio ego; a arqueologia da infância; o ponto crítico do autenfrentamento; a repetição dos contrafluxos internos; as autossabotagens; as autoilusões; os trejeitos insuspeitos; a reincidência das confluências; as singularidades explicitadoras do patamar evolutivo da conscin.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a intrarrealidade multidimensional; a detecção da labilidade parapsíquica atravancadora do autoconhecimento mais profundo e cirúrgico; a prospecção das raízes da paragenética pessoal; a análise da sinalética energética e parapsíquica pessoal; as retrovidas demonstrando manifestação consciencial patomimética; o esbregue intermissivo pautando as recins na vida atual; o espelhamento interconsciencial interexistencial; as projeções assistidas parainvestigativas; a vivência de sincronicidades multidimensionais; a autopsicometria holossomática; a ultrapassagem dos gargalos seriexológicos; os banhos energéticos e as euforins confirmando os achados pesquisísticos intraconscienciais; a presença dos amparadores extrafísicos nas autopesquisas confirmatórias; o esforço mnemônico cerebral resgatando a memória paracerebral; as retrocognições confirmatórias dos laços e interprisões En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 3 com holopensenes de bolsões extrafísicos do passado; as extrapolações parapsíquicas enriquecendo as pesquisas seriexológicas; as inspirações extrafísicas insinuando as experiências pretéritas; o acesso multidimensional às retrodatações; a reincidência do hábito retrocognitivo; os acidentes de percurso parapsíquicos; o heterassédio de origem extrafísica interferindo na autauscultação holossomática e multidimensional; os rastros seriexológicos gravados no psicossoma e na holomemória; a parapsicoteca; o holossoma transportando a bagagem multimilenar; o somatório holobiográfico compondo o temperamento.


                                                      III. Detalhismo

             Sinergismologia: o autossinergismo mnemônico; o sinergismo memória (presente do passado)-atenção (presente do presente)-expectativa (presente do futuro); o sinergismo motivação pessoal–expressão comportamental; o sinergismo valores pessoais–atitudes individuais.
             Principiologia: o princípio norteador de os fatos orientarem as pesquisas; o princípio da descrença (PD) priorizado nas autexperimentações; o princípio de nada acontecer por acaso; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da autorrecuperação de cons magnos.
             Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código duplista de Cosmoética (CDC).
             Teoriologia: a teoria da seriéxis; a teoria da consciência poliédrica; a teoria dos traços conscienciais compostos; a teoria da autorreciclogenia; a teoria da seriéxis; a teoria da autancestralidade; a teoria da recuperação dos cons; a teoria da holomemória integral holobiográfica; a teoria do neoparadigma consciencial.
             Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da dupla evolutiva (DE); a técnica do Conscienciograma; a técnica gesconográfica de publicação dos achados autopesquisísticos; a técnica da conscin-cobaia voluntária; a técnica do balanço existencial; a técnica da transição autoparadigmática; a mnemotécnica; a fórmula técnica da autanálise comparativa em diferentes estágios da vida; as técnicas da retrocognição.
             Voluntariologia: o voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; as dinâmicas parapsíquicas das ICs enquanto laboratórios conscienciológicos grupais.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Despertologia.
             Efeitologia: o efeito cosmovisiológico da autoconsciencioterapia; o efeito profilático ante as tendências automiméticas; o efeito calibrador do CPC; o efeito das autodescobertas gerando neotecnologias alavancadoras das recins pessoais; o efeito autopacificador do autenfrentamento e da desdramatização dos erros do passado; o efeito catalisador do estudo da para-história pessoal no escrutínio da intraconsciencialidade; o efeito libertador da descoberta dos vestígios holopensênicos e comportamentais, ressignificando as automanifestações intraconscienciais; os efeitos desassediantes da análise autobiográfica; o efeito impactante da admissão do erro de julgamento.
             Neossinapsologia: as neossinapses derivadas das autoinvestigações intraconscienciais sob o paradigma consciencial; as retrossinapses identificadas e reestruturadas; as neossinapses geradas pelos banhos de energia resultantes das autoconfirmações heurísticas; as neossinapses advindas das reciclagens pessoais.
             Ciclologia: o ciclo pensenizar-escrever-compreender; o ciclo observar-ponderar-analisar; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
             Enumerologia: a trilha intraconsciencial; o vestígio intraconsciencial; o rastro intraconsciencial; o traço intraconsciencial; o indício intraconsciencial; o sinal intraconsciencial; o escrutínio intraconsciencial. 4                                                               En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Binomiologia: o binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio Passadologia-Proexologia; o binômio tendências conscienciais–repetições etológicas; o binômio avanço-regressão; o binômio holossoma-temperamento; o binômio irritabilidade-teimosia; o binômio emocionalismos–pontos cegos; o binômio mecanismos de defesa do ego–autenganos autopermitidos.
          Interaciologia: a interação História–Para-História; a interação onipresente retrofatos-fatos-parafatos; a interação colérico-fleumático-melancólico-sanguíneo.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo; o crescendo na eliminação de automimeses dispensáveis; o crescendo persistência-determinação-autabsolutismo; o crescendo mínimo da produtividade de cada dia.
          Trinomiologia: o trinômio vontade-pesquisa-reciclagem; o trinômio versão-fato-interpretação; o trinômio intenção-objetivo-perspectiva; o trinômio reflexão-retroflexão-prospecção; o trinômio passado-presente-futuro; o trinômio estrutura-funcionamento-interação temperamental; o trinômio identidade-paraidentidade-retroidentidade; o trinômio Holobiografologia-Temperamentologia-Autocogniciologia; o trinômio distorção perceptiva–distorção cognitiva–distorção mnemônica.
          Polinomiologia: o polinômio etológico postura-olhar-voz-gesto; a persistência saudável em manter o hábito do polinômio refletir-separar-analisar-sintetizar; o polinômio cognição-retrocognição-neocognição-pancognição; o polinômio autorreflexão-autorreconhecimeto-autorreciclagem-autevolução.
          Antagonismologia: o antagonismo síntese / análise; o antagonismo fatos / versões; o antagonismo disciplina / rebeldia; o antagonismo ponderação / impaciência; o antagonismo perseverança / teimosia; o antagonismo ponto cego / olho clínico.
          Paradoxologia: o paradoxo da subjetividade tornada objetiva; o paradoxo de distanciar-se de si para compreender melhor a si; o paradoxo de a autodeterminação confundir-se com a teimosia.
          Politicologia: a historiocracia; a discernimentocracia; a conscienciocracia; a meritocracia; a cognocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço; as leis da Parageneticologia; a lei do restringimento intrafísico.
          Filiologia: a conscienciofilia; a cognofilia; a analiticofilia; a bibliofilia; a conscienciofilia; a historiofilia; a pesquisofilia; a evoluciofilia; a autorrevisiofilia; a parapsicofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a neofobia incidindo sobre si mesma; a criticofobia mantendo a autoconsciencialidade ofuscada.
          Sindromologia: a síndrome da automimese fossilizadora; a evitação da síndrome do anacronismo; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da apriorismose; a síndrome da dispersão consciencial; a autocura das síndromes em geral; o reconhecimento da síndrome da distorção da realidade; a substituição da síndrome da insegurança pela autoconfiança desenvolvida a partir dos fatos e parafatos encontrados na autarqueologia intraconsciencial.
          Maniologia: a mania de não anotar fatos e parafatos ocorridos diuturnamente; a grafomania registrando os achados pesquisísticos; a mania de criticar sem ponderar antes; a mania de autopunir-se pelos erros do passado; a mania da autovitimização.
          Mitologia: o mito do passado deixado para trás; a queda do mito das verdades absolutas.
          Holotecologia: a cognoteca; a parapsicoteca; a criticoteca; a volicioteca; a detalhismoteca; a historioteca; a metodoteca; a pesquisoteca; a energoteca; a recexoteca; a retrocognoteca; a seriexoteca.
          Interdisciplinologia: a Autopesquisologia; a Arqueologia; a Intraconscienciologia; a Autoconscienciometrologia; a Autocriteriologia; a Consciencioterapia; a Holomaturologia; a Recexologia; a Autocriticologia; a Holomnemônica; a Autodeterminologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Seriexologia; a Caracterologia; a Detalhismologia; a Temperamentologia; a Evoluciologia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                5


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
             Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o autopesquisador; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o exemplarista; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o autorreeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o intelectual; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
             Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a autopesquisadora; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a exemplarista; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a autorreeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a intelectual; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
             Hominologia: o Homo sapiens autoconscientialis; o Homo sapiens criticus; o Homo sapiens invulgaris; o Homo sapiens sanus; o Homo sapiens cobaya; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens avaliator; o Homo sapiens syntheticus; o Homo sapiens conscientiometra; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens autoidentificator; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens analyticus.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: miniautarqueologia intraconsciencial = aquela capaz de promover descobertas acerca das manifestações diárias da consciência; maxiautarqueologia intraconsciencial
= aquela capaz de promover descobertas acerca das manifestações multimilenares da consciência.
             Culturologia: a cultura da Autopesquisologia; a cultura do autocontentamento genuíno frente às autodescobertas; a cultura da Autorretrocogniciologia; a cultura da Holomemoriologia; a cultura dos registros diários.


                                                       VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autarqueologia intraconsciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Autocientificidade: Autocogniciologia; Homeostático.
             02. Auto-historiografoterapia: Historiografoterapeuticologia; Homeostático.
             03. Autorrealidade intraconsciencial: Intraconscienciologia; Homeostático.
             04. Biografema: Conscienciometrologia; Neutro.
             05. Compensação intraconsciencial: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
             06. Disjunção intraconsciencial: Lucidologia; Neutro.
             07. Historicidade seriexológica: Holomemoriologia; Neutro.
             08. Holanálise da conscin: Holomaturologia; Homeostático. 6                                                                      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
           09.   Megacalibragem intraconsciencial: Autopesquisologia; Homeostático.
           10.   Ponto cego: Autopesquisologia; Nosográfico.
           11.   Raiz do temperamento: Autotemperamentologia; Neutro.
           12.   Realidade intraconsciencial: Intraconscienciologia; Homeostático.
           13.   Recalcitrância temperamental: Temperamentologia; Neutro.
           14.   Síntese caracterial: Perfilologia; Neutro.
           15.   Truncagem intraconsciencial: Intraconscienciologia; Nosográfico.
     A CONSCIN GENUINAMENTE EMPREENDEDORA QUANTO À AUTEVOLUTIVIDADE INVESTE, DIUTURNAMENTE,
     NA AUTARQUEOLOGIA INTRACONSCIENCIAL, PACIENTE
 E DETALHISTA, ESCRUTINANDO A AUTO-HOLOBIOGRAFIA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, realiza autenfrentamentos diários na investigação sincera e criteriosa dos próprios traços e temperamento? Consegue despir-se diante de si, empreendendo tecnicamente rotinas, hábitos e neoatitudes no autescrutínio evolutivo?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 517, 994, 1.209 e 1.419.
           2. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009, páginas 120, 185, 264 e 322.
                                                                                                                  A. R. P.