Detalhamento Retrocognitivo

O detalhamento retrocognitivo é a investigação exaustiva minuciosa acerca das manifestações seriexológicas pessoais e grupais, a partir do reconhecimento, relembrança, rememoração, recuperação, reacessamento, reavivamento ou recordação de informações multiexistenciais (Holomnemossomatologia).

Você, leitor ou leitora, já dissecou teaticamente as autexperiências parapsíquicas retrocognitivas? Qual o nível cosmovisiológico alcançado? Quais os dividendos proexológicos inescondíveis daí advindos?

      DETALHAMENTO RETROCOGNITIVO
                                     (SERIEXOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O detalhamento retrocognitivo é a investigação exaustiva minuciosa acerca das manifestações seriexológicas pessoais e grupais, a partir do reconhecimento, relembrança, rememoração, recuperação, reacessamento, reavivamento ou recordação de informações multiexistenciais (Holomnemossomatologia).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo detalhe vem do idioma Francês, détail, “pequeno pedaço; parte; elementos mínimos de determinado conjunto; particularidade de algum elemento ou conjunto”. Surgiu no Século XIV. O sufixo mento provém do idioma Latim, mentu, formador de substantivos derivados de verbos. O elemento de composição retro deriva do mesmo idioma Latim, retro, “por detrás, atrás”. A palavra cognitivo procede igualmente do idioma Latim, cognitum, de cognoscere, “conhecer; adquirir conhecimento; aprender a conhecer; saber; tomar conhecimento de; reconhecer”. Surgiu em 1873. O vocábulo retrocognição apareceu em 1901.
          Sinonimologia: 01. Detalhismo retrocognitivo. 02. Análise retrocognitiva minuciosa. 03. Destrinchamento retrocognitivo. 04. Pormenorização retrocognitiva. 05. Exaustividade retrocognitiva. 06. Dissecção paramnemônica. 07. Megafocagem retrocognitiva. 08. Hermenêutica retrocognitiva. 09. Anatomização retromnemônica. 10. Particularização holomnemônica.
          Neologia. As 4 expressões compostas detalhamento retrocognitivo, detalhamento retrocognitivo inicial, detalhamento retrocognitivo mediano e detalhamento retrocognitivo avançado são neologismos técnicos da Seriexologia.
          Antonimologia: 01. Detalhamento precognitivo. 02. Detalhamento de memória recente. 03. Negligência retrocognitiva. 04. Imagística retrocognitiva. 05. Hipomnésia seriexológica. 06. Análise da vida atual. 07. Síntese existencial. 08. Interpretação de sonhos. 09. Banalização parafenomênica passadológica. 10. Prospectivologia.
          Estrangeirismologia: os flashbacks retrossomáticos; o Retrocognitarium; o Autocognitarium; o Autopesquisarium; o zoom holomnemônico; as investigações do megacurriculum holocármico; o aide-mémoire paraprocedencial; o timeline autosseriexológico perscrutado; o breakthrough holomnemônico intencional; a interconvivência diária enquanto memorabilia seriexológica; a intenção franca de manter a autolucidez multidimensional per saecula saeculorum.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autopesquisologia Retrocognitiva.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares capazes de sintetizar o tema:
– Detalhismo chama lucidez. Retrocognição: dissecção holomnemônica. Exaustivologia gera holomaturidade.
          Coloquiologia. O pormenor do detalhismo potencializando o pormaior da cosmovisão.
          Proverbiologia. Eis provérbio da Antiguidade sintetizando o tema: – A minori, ad maius.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Seriexologia; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os holomnemopensenes; a holomnemopensenidade; o confor pensênico atual consequente à retromatriz holomnemônica; a manutenção da imantação hígida do holopensene pessoal expandindo a autorretrocognoscibilidade; o holopensene pessoal da Pesquisologia Paraperceptiva Multiexistencial.
          Fatologia: a postura científica perante às autovivências retrocognitivas (Descrenciologia); a memorização inteligente dos pormenores da atual existência intrafísica predispondo à recordação dos retrodetalhes pretéritos (Mnemossomatologia); a busca intencional pela expansão da automemória cerebral através do download da automemória paracerebral; as investigações da megamemória serenológica por meio da autoinserção na Escala de Consciência Contínua.
          Parafatologia: o detalhamento retrocognitivo; a pesquisa retrocognitiva detalhista; a dissecção das próprias experiências mnemônicas; os minidetalhes seriexológicos funcionando ao modo de fio de Ariadne retrocognitivo; a miudeza retromnemônica com grande repercussão proexológica; o sequenciamento parafactual aplicado às retropararrecordações; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático limpando a rede neuronal e facilitando o acesso holomnemônico; a sinalética energética e parapsíquica pessoal confirmadora de possíveis retroevidências; a atenção quanto às paraevidências passadológicas; a autorretrobiografia destrinchada; a investigação para-historiográfica expandindo a autocosmovisão seriexológica; a realização da Arqueologia do próprio passado adredemente planejada; o ato de assuntar as várias camadas de experiências seriexológicas; a avaliação qualificada e pormenorizada das áreas de manifestação consciencial (Proexogramologia); a autoinserção quanto à Paraprosopografia Seriexológica (Paraperfilologia); o ato de buscar juntar as pontas da automanifestação holossomática integral (Parageneticologia); as projeções lúcidas retrocognitivas; o transe retrocognitivo; as sequelas passadológicas expressas no neo-holossoma (Temperamentologia); o exercício intrafísico da análise autoparabiografológica, simulando, repetindo e imitando as práticas parapedagógicas intermissivas (Interexistenciologia Teática); as enumerações técnicas (Extraconscienciologia) orientando, qualificando e ampliando as autoinvestigações holomnemônicas (Intraconscienciologia); o cotejo interseriexológico entre personalidades afins; o detalhamento retrocognitivo potencializando a autolucidez consciencial através da transformação crescente de memórias semânticas (Dejaismologia) em memórias episódicas (Retrocogniciologia); a meta de ampliar, constantemente, a autoconscientização seriexológica cosmovisiológica; a Parassemiologia Retrocognitiva Teática.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo hiperacuidade-paraperceptibilidade; o sinergismo Intraconscienciologia-Paraconscienciologia; o sinergismo conscin-cobaia voluntária–detalhamento retrocognitivo; o sinergismo Memoriologia-Historiologia-Retrocogniciologia; o sinergismo circuito coronofrontal–arco voltaico craniochacral; o sinergismo estudo teórico–estudo prático; o sinergismo autoidentificação seriexológica–retrocognição intermissiva.
          Principiologia: o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio da atração dos afins; o princípio do autorrevezamento consciencial; o princípio da conservação autocognitiva pluriexistencial; o princípio de contra fatos não haver argumentos; o princípio da economia de males; o princípio de saber usar a lupa adequada para se investigar determinado período histórico.
          Codigologia: as retrocognições qualificando os códigos pessoal, duplista e grupal de Cosmoética (interação CPC-CDC-CGC).
          Teoriologia: a teoria do corpo objetivo; a teoria da seriéxis; a teoria da autodileção paragenética; a teoria evolutiva da Escala de Consciência Contínua; a teoria da megacalibragem intraconsciencial; a teoria do nódulo holomnemônico; a teoria da memória encapsulada.
          Tecnologia: as técnicas do detalhismo e da exaustividade aplicadas às pesquisas retrocognitivas; a técnica de fazer levantamento dos aportes, das companhias, dos autotrafores e dos autointeresses a fim de diagnosticar autotendências pretéritas; a técnica de comprovação da autosseriéxis; a técnica pesquisística da saturação mental cosmoética.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório radical da Heurística (Serenarium); os laboratórios de desassédio mentalsomático (Tertuliarium-Holociclo-Holoteca); o laborátorio conscienciológico da Evoluciologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Seriexologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível da Holomnemônica; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível da Parassemiologia.
         Efeitologia: o efeito da autosseriexialidade; o efeito atual das auto-heranças evolutivas; os efeitos holossomáticos, multidimensionais e maxiproexológicos da identificação de retropersonalidade consecutiva; os efeitos paraterapêuticos das retrocognições; o efeito precognitivo, paraprofilático e paradoxal, das retrocognições assistidas; o efeito cascata da retrocognição; o efeito motivador das pesquisas da Seriexologia.
         Neossinapsologia: as neossinapses derivadas de retrocognições autênticas.
         Ciclologia: a qualificação lúcida do ciclo evolutivo pessoal (atividade); o ciclo ajudar–ser ajudado; o ciclo lembrança pessoal–lembrança grupal; o ciclo saturação mental pesquisística–saturação holopensênica–Parafenomenologia; o ciclo ressoma amnéstica–irrompimento do paracérebro–dessoma lúcida (Pós-Complexiologia); o ciclo recéxis-recin-reurbin.
         Enumerologia: a apuração autorretrocognitiva; a averiguação autorretrocognitiva; a inquirição autorretrocognitiva; a examinação autorretrocognitiva; a perquirição autorretrocognitiva; a inspeção autorretrocognitiva; a investigação autorretrocognitiva.
         Binomiologia: o binômio admiração-discordância aplicado às pesquisas autorretrocognitivas; o binômio Paraproxêmica Interconsciencial–Paracronêmica Seriexológica; o binômio autorretrocognição-autorresponsabilização; o binômio Memoriologia-Historiografologia; o binômio projetabilidade lúcida–recuperação de megacons; o binômio memória-cognição; o binômio pluriexistencial amizade profícua–discussão científica.
         Interaciologia: a interação estilo pessoal–retroindícios; a interação mnemossoma-sinapsossoma; a interação Verbetografia-Retrocogniciologia; a interação detalhismo-cosmovisão; a interação persistência-coerência-assistência; a interação autoinventário-autorretrocognição; a interação retrovida-neoproéxis; a interação recin-Socin-reurbin.
         Crescendologia: o crescendo impressão retrocognitiva–clarividência retrocognitiva–pangrafia retrocognitiva; o crescendo seriexológico escriba-neoverbetógrafo.
         Trinomiologia: o trinômio parapsiquismo-paragenética-paracérebro.
         Polinomiologia: o polinômio retrobiografias-retroculturas-retroposturas-retropensenes; o polinômio intuição retrocognitiva–inspiração retrocognitiva–dejaísmo retrocognitivo–clarividência retrocognitiva; o polinômio multifocal atenção dividida–pangrafia–cosmovisão–cosmoconsciência; o polinômio EV-descoincidência-clarividência-retrocognição; o polinômio flash retrocognitivo–maturação pesquisística–achega amparadora–megarrevelação oportuna; o polinômio seriexológico Holomnemossomatologia-Holobiografologia-Holorressomatologia-Holocogniciologia.
         Antagonismologia: o antagonismo detalhamento retrocognitivo / hipomnésia somática.
         Politicologia: a evoluciocracia; a discernimentocracia; a cosmoeticocracia; a lucidocracia; a proexocracia; a cognocracia; a parapolimatocracia.
         Legislogia: a lei do maior esforço aplicada às pesquisas autorretrocognitivas.
         Filiologia: a retrofilia; a pesquisofilia; a priorofilia; a neofilia; a mentalsomatofilia; a parapsicofilia; a autocogniciofilia.
         Fobiologia: as fobias atuais com origem em retrovidas (Paraetiologia).
         Sindromologia: a profilaxia quanto à síndrome da automimese fossilizadora.
         Holotecologia: a retrocognoteca; a analiticoteca; a sinaleticoteca; a cosmovisioteca; a socioteca; a holossomatoteca; a parapsicoteca.
         Interdisciplinologia: a Seriexologia; a Retrocogniciologia; a Holomnemossomatologia; a Pluriexistenciologia; a Paracronologia; a Cronoevoluciologia; a Autopesquisologia; a Intraconscienciologia; a Temperamentologia; a Parageneticologia; a Parapercepciologia; a Cosmovisiologia; a Holopercucienciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a autocobaia seriexológica; o pré-intermissivista; o paraconscienciólogo; o ser desperto; a semiconsciex; o maxicompletista existencial.
          Masculinologia: o agente autorretrocognitor; o atacadista consciencial; o investigador-ator; o pesquisador-sensitivo; o homem racional; o voluntário assistencial; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo.
          Femininologia: a agente autorretrocognitora; a atacadista consciencial; a investigadora-atriz; a pesquisadora-sensitiva; a mulher racional; a voluntária assistencial; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens retromimeticus; o Homo sapiens retroactor; o Homo sapiens experimentor; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens paraperceptiologus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: detalhamento retrocognitivo inicial = a dissecção parapesquisística minuciosa e exaustiva de determinada vida pessoal prévia (Cogniciologia Autosseriexológica); detalhamento retrocognitivo mediano = a dissecção parapesquisística minuciosa e exaustiva de várias vidas pessoais prévias (Cosmovisiologia Autosseriexológica); detalhamento retrocognitivo avançado = a dissecção parapesquisística minuciosa e exaustiva das retrovidas de várias pessoas de determinado grupo (Cosmovisiologia Seriexológica).
          Culturologia: a cultura da Autosseriexologia Lúcida.
          Cosmovisão. Atinente à Detalhismologia, eis a título de exemplo, 100 temas passíveis de serem investigados e aprofundados pelas conscins parapsíquicas vivenciadoras de retrocognições objetivando a ampliação das abordagens auto e heterosseriexológicas, esclarecedoras quanto à realidade consciencial (modus vivendi) atual (Autoproexologia), aqui ordenados alfabeticamente:
          01. Retroacertos: a repercussão evolutiva dos feitos intrafísicos cosmoéticos.
          02. Retroamizades: as amizades raríssimas antigas atualmente identificadas.
          03. Retroaniversários: o efeito seriexológico das comemorações humanas reiteradas.
          04. Retroapriorismos: as retrotendenciosidades amauróticas; o part pris emocional.
          05. Retroassistências: os retroassistidos; a ajuda desinteressada; o cotejo tacon-tares.
          06. Retrobagulhos: os objetos de desejo; o apego material; o perdularismo infantil.
          07. Retrobibliofilia: a afinidade com o holopensene bibliológico; a biblioclastia.
          08. Retrobiografia: a síntese da vida; a retroconscienciometria; as controvérsias.
          09. Retrobrigas: os desafetos; os adversários ideológicos; os duelos; as guerras.
          10. Retrocaprichos: as imaturidades; as extravagâncias; as excentricidades remorsais.
          11. Retrocarma: as interprisões; as vitimizações; os acertos grupocármicos óbvios.
          12. Retrocatástrofes: as intempéries; as epidemias; as guerras; as megacrises terrestres.
          13. Retrocérebro: a qualificação da retrocerebralidade (neurofunção); as psicopatias.
          14. Retrochacras: o nível de autoconsciência parafisiológica; a retrossaúde.
          15. Retrocódigos: os princípios de vida; os valores pessoais; os pactos conscienciais.
          16. Retrocognoscência: o nível e a abrangência da erudição retrossomática.
          17. Retrocompanhias: o círculo social; a diversidade dos contatos; os pets de outrora.
          18. Retrocompetências: a polivalência consciencial; as retrocapacidades inatas.
          19. Retrocompléxis: a amplitude do último completismo existencial (autestimativa).
       20. Retroconceitos: a orismopensenidade prática funcional interassistencial.
       21. Retroconciliações: as rusgas e intercompreensões realizadas; a desamarração.
       22. Retrocondutas: o cabedal qualificativo da Etologia Pretérita.
       23. Retroconquistas: o percentual de contribuição para o aumento da FEP.
       24. Retrocons: as evidências de retrolucidez potencializando a Weltanschauung.
       25. Retroconsciencialidade: as manifestações incontestáveis da maturidade pessoal.
       26. Retrocontigenciamentos: os retrocontextos vivenciados; as injunções intrafísicas.
       27. Retroconvicções: os valores mais profundos; os paradigmas defendidos.
       28. Retrocorrespondências: o teor das missivas; o perfil dos destinatários.
       29. Retrocrenças: os dogmas autossustentados; a religiosidade; a intrafisicalidade.
       30. Retroculturas: os padrões de comportamentos e costumes do grupo social.
       31. Retrodessomas: o espectro de modos de morrer; a morte digna; o suicídio.
       32. Retrodeterminação: o grau da voliciolina consciencial; a autoprodutividade.
       33. Retrodoenças: as enfermidades enfrentadas; os males sofridos; a retromedicina.
       34. Retroego: o papel intrafísico predominante; o estigma historiográfico (registro).
       35. Retroerros: os equívocos crassos; as omissões deficitárias indubitáveis.
       36. Retroesforços: o patamar de dedicação sincera ao trabalho versus o boavidismo.
       37. Retroevocações: as linhas de pesquisas historiográficas selecionadas à época.
       38. Retrofamília: o materpensene do grupúsculo mais íntimo; a retrodinâmica familiar.
       39. Retrofiex: a retrominipeça lúcida; o desvelo da personalidade intermissiva.
       40. Retrofitoconvivialidade: a profundidade da dedicação e defesa do verde.
       41. Retrofôrmas: as geoafinidades multidimensionais óbvias; a força holopensênica.
       42. Retrofracassos: as desditas pessoais, grupais e ideológicas; o retrossoerguimento.
       43. Retrofunções: o teor do desempenho nos papéis sociais assumidos.
       44. Retrogênero (somático): o savoir-vivre holossomático; a prole; a maternagem.
       45. Retrogenéticas: a Genealogia Retrossomática; a heráldica; a retroparagenética.
       46. Retrogescons: a qualificação, temário e variedade das obras escritas.
       47. Retrogovernos: o feudalismo; as monarquias; as repúblicas; as revoluções.
       48. Retrografopensenidade: o estilo grafopensênico; a amplitude do confor.
       49. Retro-holopensenes: o nível da influência energética ambiental sobre a conscin.
       50. Retro-holossomas: a equitabilidade física, energética, emocional e intelectual.
       51. Retroideais: a extensão e qualidade dos ideais defendidos (intencionalidade).
       52. Retroidiotismos: as cangas do ego; os idiotismos culturais da época.
       53. Retroignorâncias: a cognição de hoje quanto à falta de cognição de ontem.
       54. Retroinfância: as peculiaridades do período infantojuvenil; o retroporão.
       55. Retroiniciações: as práticas parapsíquicas antigas; as sociedades secretas.
       56. Retrointermissões: o nível da manifestação extrafísica; a Baratrosfera; o CI.
       57. Retroinvenções: o portfólio da criatividade funcional; a heuristicalidade.
       58. Retrolivros: as características da biblioteca pessoal; as retroleituras habituais.
       59. Retrolongevidade: o lifetime retrossomático; a qualidade da ancianidade.
       60. Retromãe: o papel decisivo da figura materna; a atuação maternal marcante.
       61. Retromanias: o bizarrismo; os hábitos extravagantes; os costumes esquisitos.
       62. Retromaterpensene: a raiz pensênica predominante na manifestação intrafísica.
       63. Retromegafoco: o retroleitmotiv existencial; a razão de ser da retrovida.
       64. Retromegagescon: a amplitude interassistencial da obra-prima; a neocolheita.
       65. Retromentalidade: o modus operandi da pensenidade pessoal; a retroprotimia.
       66. Retromoradias: o perfil das residências; as casas de campo; os castelos; os feudos.
       67. Retromundivisão: a largueza da embocadura da cosmovisão pretérita.
       68. Retroneuroléxico: a multidiversificação do autodicionário cerebral (analógico).
       69. Retroparadeiros: as andanças; a dromomania; as retrotrilhas energéticas.
       70. Retroparadoxos: os paradoxos etológicos, por exemplo, na infiltração cosmoética.
       71. Retroparapsiquismo: o patamar das retroparapercepções; o cascagrossismo crasso.
       72. Retroposicionamentos: as denúncias cosmoéticas; as autoomissões indefensáveis.
          73. Retroposses: os retrobens; a ganância anterior; a monarquia; a aristocracia; a plebe.
          74. Retropreceptorias: a interassistencialidade intelectual teática; o berço da tares.
          75. Retroprioridades: a qualidade das retrodecisões denunciando o nível de inteligência.
          76.  Retroprivilégios: as regalias históricas; os direitos especiais; as responsabilidades.
          77.  Retroproéxis: o nível de autolucidez quanto às próprias tarefas intrafísicas.
          78.  Retroproferimentos: os pronunciamentos registrados; os retrodiscursos.
          79.  Retroprofissão: a formação acadêmica; a ocupação autodidática; a sobrevivência.
          80.  Retroqueixumes: o padrão das retrolamentações denunciando assédios antigos.
          81.  Retrorreflexões: as ponderações filosóficas pertinentes; a contribuição científica.
          82.  Retrorrotinas: o patamar da autodisciplina cotidiana; a autorganização diária.
          83.  Retrossaber: a contribuição ao conhecimento científico da época estudada.
          84.  Retrossenha: o know-how pluriexistencial; a chave cognitiva para a neoproéxis.
          85.  Retrossina: as retrofatalidades; as retroprovações; o período evolutivo de Sísifo.
          86.  Retrossinapses: o grau de consolidação cognitiva intrafísica e intermissiva.
          87.  Retrossoma: as características do corpo anterior; a aplicação da Teleobiotipologia.
          88.  Retroteática: o patamar da coerência; o nível de exemplarismo pessoal; a verbação.
          89.  Retrotécnicas: a descoberta e uso de técnicas etológicas originais (Tecnologia).
          90.  Retrotemperamento: o materpensene da intraconsciencialidade pretérita.
          91.  Retrotendências: a Arte; o belicismo; a Ciência; o parapsiquismo; a assistência.
          92.  Retrotradicionalismos: os primitivismos sociológicos; o retroconservadorismo.
          93.  Retrotrafais: as lacunas pessoais antigas; os retrotrafores ainda hoje inalcançados.
          94.  Retrotrafares: as inexperiências, imaturidades e irracionalidades milenares.
          95.  Retrotrafores: os acertos, os skills, os talentos singulares teáticos.
          96.  Retrotraumas: as feridas emocionais; as perdas incompreensíveis; a imaturidade.
          97.  Retroviagens: as cidades visitadas; o itinerário das férias; os meios utilizados.
          98.  Retrovícios: os excessos; a sucumbência bioquímica; o tabagismo; o etilismo.
          99.  Retrovínculos: a amplitude e a qualificação dos liames grupocármicos.
         100.  Retrozeitgeist: o espírito da época estudada; a interação Mesologia-conscin.
          Retrobiografia. Atinente à Seriexologia, a técnica do detalhismo retrocognitivo pode ser aplicada, na condição de ensaio, preparação ou teste inicial, por toda conscin pré-serenona, ainda desprovida de autorrecordações pretéritas acachapantes, a partir do estudo conscienciométrico de determinada biografia histórica, com a qual tenha indiscutível afinidade holossomática, procurando calçar os sapatos da personalidade em análise e assumindo, ad experimentum, aquela vida, naquela época, como se constasse, de fato, nos meandros da própria Holobiografologia.
          Hipótese. O raciocínio parassemiológico interexistencial proposto permite a comprovação de tal premissa a partir do cotejo técnico convergente, de, pelo menos, 100 atributos, características, variáveis ou aspectos (ao modo da listagem anterior) da manifestação consciencial inegavelmente coincidentes entre as personalidades em foco. Temperamento muda devagar.


                                             VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o detalhamento retrocognitivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autocobaia seriexológica: Autoparaconscienciometrologia; Homeostático.
          02. Autoconsciexiabilidade retrocognitiva: Intrafisicologia; Homeostático.
          03. Autocrítica remissiva: Autocriticologia; Homeostático.
          04. Autodileção paragenética: Filiologia; Neutro.
          05. Autopesquisa retrocognitiva de campo: Autorretrocogniciologia; Neutro.
         06.  Autorretrocognição: Mnemossomatologia; Neutro.
         07.  Detalhe decisivo: Cosmossintesologia; Neutro.
         08.  Hiperacuidade: Holomaturologia; Neutro.
         09.  Holomnemônica: Mnemossomatologia; Homeostático.
         10.  Indício multiexistencial: Autorrevezamentologia; Neutro.
         11.  Memória encapsulada: Mnemossomatologia; Neutro.
         12.  Paracaptação retrocognitiva: Para-Historiografia; Neutro.
         13.  Retrospectiva autodesassediadora: Mnemossomatologia; Homeostático.
         14.  Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
         15.  Zum mnemônico: Autorretrocogniciologia; Neutro.
    A TÉCNICA DO DETALHISMO APLICADA ÀS PESQUISAS RETROCOGNITIVAS EXAUSTIVAS IMPULSIONA NOVAS OCORRÊNCIAS PARAPSÍQUICAS RETROMNEMÔNICAS EM VIRTUDE DA SATURAÇÃO MENTAL POSITIVA.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, já dissecou teaticamente as autexperiências parapsíquicas retrocognitivas? Qual o nível cosmovisiológico alcançado? Quais os dividendos proexológicos inescondíveis daí advindos?
                                                                                              P. F.