Autocobaia Seriexológica

A autocobaia seriexológica é a consciência lúcida investigadora multiexistencial de si mesma, ao utilizar técnicas autoconscienciométricas a fim de apreciar, anatomizar, criticar e julgar os resultados de automanifestação intrafísica prévia comprovada (Autorretrobiografologia), objetivando aprender com os próprios erros e estabelecer confrontos técnicos com o autodesempenho proexológico atual, rumo ao compléxis (Autoproexologia).

Você, leitor ou leitora, já se considera cobaia lúcida, seriexológica, de si mesmo? Há quanto tempo? Quais os saldos proexológicos?

      AUTOCOBAIA SERIEXOLÓGICA
                      (AUTOPARACONSCIENCIOMETROLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A autocobaia seriexológica é a consciência lúcida investigadora multiexistencial de si mesma, ao utilizar técnicas autoconscienciométricas a fim de apreciar, anatomizar, criticar e julgar os resultados de automanifestação intrafísica prévia comprovada (Autorretrobiografologia), objetivando aprender com os próprios erros e estabelecer confrontos técnicos com o autodesempenho proexológico atual, rumo ao compléxis (Autoproexologia).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo cobaia procede do idioma Latim Científico, cobaya, “cobaia”. Apareceu no Século XIX. O termo série deriva do idioma Latim, series, “enlaçamento; encadeamento; fieira; fiada; série de objetos”. Surgiu no Século XVII. A palavra existencial vem do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial”. Apareceu no Século XIX. O segundo elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 01. Autocobaia interexistenciológica. 02. Autocobaia retrocognitiva. 03. Análise autosseriexológica. 04. Cotejo técnico biexistencial. 05. Autavaliação evolutiva. 06. Autoconscienciometria Multiexistencial. 07. Autodiagnóstico seriexológico. 08. Paraconfronto multiproexológico. 09. Autoparaconscienciograma. 10. Autocosmovisão multiexistenciológica.
          Neologia. As 3 expressões compostas autocobaia seriexológica, autocobaia seriexológica simples e autocobaia seriexológica complexa são neologismos técnicos da Autoparaconscienciometrologia.
          Antonimologia: 01. Heteroinvestigação seriexológica. 02. Técnica da conscin-cobaia voluntária. 03. Cobaia grupocármica. 04. Balanço pré-evoluciólogo. 05. Cotejo interconsciencial. 06. Esquadrinhamento paraprocedencial. 07. Cobaia de laboratório. 08. Sociometria. 09. Síndrome do salto alto consciencial. 10. Enissofobia.
          Estrangeirismologia: a retroinvestigação da dramatis personae pessoal; o experimentum crucis; o flashback retrossomático; o faraway, so close seriexológico; o upgrade evolutivo; a awareness quanto ao timelime multiexistencial pessoal; o detalhamento das selfperformances; o striptease autoconsciencial; a expansão do Weltanschauung pessoal; o Retrocognitarium; o Proexarium; o Autoconfrontarium.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autoparageneticologia Teática.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Serialidade exige seriedade.
          Proverbiologia. Eis provérbio da Antiguidade relacionado ao tema: – De nihilo nihil (Epicuro, 341–270 a.e.c).


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Autosseriexologia Lúcida; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os megapensenes; a megapensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os holomnemopensenes; a holomnemopensenidade; os rastros pensênicos; a investigação das fôrmas holopensênicas; o confronto entre o materpensene da personalidade anterior e o da atual; o holopensene pessoal da autevolutividade cosmoética consciente.
          Fatologia: o hábito de investigar as próprias manifestações conscienciais urbi et orbi; o autorrecolhimento reflexivo profundo; o megautencantoamento cosmoético; a autorrealidade nua e crua; a Autorrealismologia; a autexplicitação máxima; a vontade de avaliar a manifestação da própria vontade; o ato de o passado embasar o presente; a possibilidade de correção da rota evolutiva; a autoproéxis na condição de remédio consciencial; a calibragem da própria bússola intraconsciencial; a antidistorção da autoimagem; a qualificação do autoconceito; o reforço da autoconfiança; o refinamento constante do autotemperamento; o aumento da intercompreensibilidade consciencial a partir da Autorrecinologia Teática.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as pesquisas retrocognitivas da Autossinaleticologia; a autoprospecção seriexológica; a Perfilologia Multiexistencial; a coerência do temperamento intervidas; a coragem do autenfrentamento multissecular; a crueza dos fatos e parafatos holobiográficos; as investigações sobre a autodocimasia pré-intermissiva; a motivação frente às autossuperações de retrotendências nosológicas; os retrotrafores ainda ociosos; os retrotrafares ainda manifestos; os retrotrafais ainda inalcançados; a profilaxia quanto a autopara-hipocrisia; o Curso Intermissivo (CI) na condição de megaparaaporte pluriexistencial, divisor de águas na autevolução; o fato de a atual vida humana valer, no mínimo, por 15 vidas prévias; a mudança de gênero dificultando a autoidentificação seriexológica; as idiossincrasias de origem paragenética; as consequências atuais das retropriorizações; os avanços tecnológicos possibilitadores do aumento da sobrevida hodierna em comparação com as retrovidas; as possíveis relações entre a família nuclear anterior e a atual; o retrográfico autoconscienciométrico 360 graus e o atual; os amparadores de função anteriores e os atuais; os assediadores anteriores e os atuais; os escritos anteriores orientando as obras tarísticas atuais; o autorrevezamento multiexistencial lúcido de adrede; o autesforço sincero na compreensão útil dos meandros cosmoéticos do maximecanismo evolutivo pluriexistencial grupal; as paracontribuições superpertinentes do evoluciólogo à correta interpretração dos autorresultados existenciais prévios; as pesquisas intermissivas da autorretrossenha e do autoparaconscienciograma embasando as diretrizes da neoproéxis; a manutenção, entre as diferentes vidas analisadas, do padrão de humor, da índole, dos traços psicológicos básicos, das reações pessoais e dos autointeresses constituindo a base das pesquisas do Autotemperamentograma.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autocobaia seriexológica–conscin-cobaia voluntária; o sinergismo retroego–ego intermissivo–ego atual; o sinergismo cognição intermissiva–cognição intrafísica; o sinergismo ponteiro do relógio consciencial–ponteiro da bússola consciencial; o sinergismo biológico evitável ressoma-amnésia; o sinergismo background multiexistencial–autexperiência atual; o sinergismo Autorretrocogniciologia-Historiografia.
          Principiologia: o princípio da singularidade holobiográfica; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio da atração dos afins; o princípio do autorrevezamento consciencial; o princípio da conservação autocognitiva pluriexistencial; o princípio da descrença aplicado às autopesquisas retrocognitivas.
          Codigologia: o cotejo entre o atual código pessoal de Cosmoética (CPC) e o grau de cosmoeticidade anterior, demonstrado pelas autodecisões pretéritas.
          Teoriologia: a teoria da consciência poliédrica; a teoria da personalidade consecutiva; a teoria da autodileção paragenética; a teoria do holossoma; a teoria do paradigma consciencial; a teoria da identidade extra; a teoria do macrossoma; a teoria da cápsula do tempo cinemascópica.
          Tecnologia: a intermissão prolongada, lúcida e interassistencial, favorecendo a aplicação da técnica da autocobaia seriexológica extrafísica; a parapsicoteca na condição de paratécnica autoconscienciométrica multiexistencial; a técnica de se fazer o levantamento dos aportes, das companhias, dos autotrafores e dos autointeresses a fim de diagnosticar autotendências pretéritas; a técnica das 50 vezes mais; a técnica dos 50 dicionários biográficos; a técnica da Autorreflexão de 5 horas; a técnica da autavaliação do porão consciencial indicando possíveis retrovícios; as técnicas modernas da Infocomunicologia (Internet) auxiliando a busca e aquisição de documentos biográficos.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório radical da Heurística (Serenarium); os laboratórios de desassédio mentalsomático (Tertuliarium-Holociclo-Holoteca).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível da Holomnemônica; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível da Parassemiologia.
          Efeitologia: o efeito da autosseriexialidade; o efeito atual das auto-heranças evolutivas; o efeito tarístico do autexemplarismo cosmoético; o efeito halo da parapreceptoria funcional; os efeitos proexológicos do autoparapsiquismo lúcido; o efeito autotranquilizador proporcionado pela interassistencialidade madura (autocura); os efeitos holossomáticos e multidimensionais da identificação de retropersonalidade consecutiva; os efeitos seriexológicos porvindouros do compléxis atual.
          Neossinapsologia: as neossinapses desencadeadas pelo resultado do confronto autoconscienciométrico seriexológico; as autexperiências na parapsicoteca fomentando paraneossinapses intermissivas.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) autoconsciente; a qualificação do ciclo evolutivo retrobiografia (Passadologia)-parabiografia (Paraprocedenciologia)-neobiografia (Autoproexologia)-paraneobiografia (Neointermissiologia); a possibilidade de identificação do ciclo multiexistencial grupal (CMG) mais próximo; o diagnóstico quanto ao ciclo evolutivo interprisão-vitimização-recomposição-libertação; o ciclo interexistencial erro-autoconsciência-neoacertos; o ciclo saber perguntar–saber pesquisar–saber interpretar–saber aplicar; os 5 ciclos da espiral proexológica prioritária (CI-tenepes-epicentrismo-desperticidade-compléxis).
          Enumerologia: a autavaliação seriexológica; a autocomparação seriexológica; a autoconfrontação seriexológica; a autoparametrização seriexológica; a autocolação seriexológica; a autocontraposição seriexológica; a autacareação seriexológica.
          Binomiologia: o binômio Cronêmica-Proxêmica; o binômio coincidências-confirmações; o binômio intrassomaticidade-proexidade; o binômio autoimperdoador-heteroperdoador; o binômio Europa-Brasil; o binômio especialismo holobiográfico–atacadismo evolutivo; o binômio retrossenha pessoal–neorientação proexológica; o binômio refém da autocognição–paradever intermissivo; o binômio fatos atuais–fotos anteriores.
          Interaciologia: a interação retrogenética-neogenética; a interação autexposição sincera–heterajuda providencial; a interação surpreendências positivas–surpreendências negativas; a interação estilo pessoal–retroindícios; a interação Intraconscienciologia-Gesconologia; a interação cicatrizes psicossômicas–autexperiências evolutivas; a interação consciência-grupo-Cosmos; a interação retrossoma harmônico (Profilaxiologia)–neossoma maceteado (Macrossomatologia); a interação parapsicoteca intermissiva–Central Extrafísica da Verdade (CEV)–Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          Crescendologia: o crescendo evolutivo (trio) consréu-intermissivista-minipeça; o crescendo flash retrocognitivo–cena retrocognitiva–episódio retrocognitivo–enredo retrocognitivo–filme retrocognitivo; o crescendo memória intrafísica–memória quádrupla–holomemória; o crescendo indícios multiexistenciais–confirmações acumuladas–certezas relativas; o crescendo autoidentificação seriexológica–heteroidentificação seriexológica; o crescendo identificação de vida pessoal prévia–identificação de várias vidas pessoais prévias; o autoplanejamento lúcido visando o crescendo na escala evolutiva das consciências.
          Trinomiologia: o trinômio Holobiografologia-Holomnemossomatologia-Parageneticologia; o trinômio trafar reciclado–trafal adquirido–trafor fixado; o trinômio retrocultura-retrossoma-retrofamília; o trinômio autodescoberta-autorresponsabilidade-autexemplarismo; o trinômio introversão-normoversão-extroversão; o trinômio autopesquisístico sentidos somáticos–percepções extrassensoriais–atributos mentais; o trinômio passado imediato–presente imediato–futuro imediato.
          Polinomiologia: o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o empenho na eliminação do polinômio distorções perceptivas–distorções cognitivas–distorções paraperceptivas–distorções mnemônicas; o polinômio retrogenótipo-paragenótipo-neogenótipo-neobiótipo; o polinômio mnemônico compreender-adquirir-conservar-lembrar; o polinômio documental cartas-prefácios-autobiografias-livros; o polinômio postura-olhar-voz-gesto; o polinômio infância-juventude-adultidade-ancianidade.
          Antagonismologia: o antagonismo memórias sadias / falsas memórias; o antagonismo porão consciencial / maturidade consciencial; o antagonismo Mesmexologia / Invexologia; o antagonismo saldo evolutivo / notoriedade intrafísica; o antagonismo semostração / verbação; o antagonismo autencantamento / autencantoamento; o antagonismo autexemplos imitáveis / autexemplos evitáveis; o antagonismo autocrítica cosmoética / autassédio anticosmoético; o antagonismo prova de orgulho / prova de Conscienciologia.
          Paradoxologia: o paradoxo de a conscin não conseguir lembrar, ordinariamente, das próprias experiências pretéritas; o paradoxo seriexológico temperamento idêntico–compleição física discrepante; o paradoxo intraconsciencial das vocações inatas irrealizadas pelas restrições somáticas; o paradoxo evolutivo interassistencial “quanto menos peço, mais ganho”; o paradoxo holomnemônico de ser mais fácil lembrar de vidas muito antigas em comparação às mais recentes; a aplicação do binômio paradoxal admiração-discordância às pesquisas da autocobaia seriexológica.
          Politicologia: a meritocracia evolutiva.
          Legislogia: a lei do retorno; a lei de causa e efeito; as leis da proéxis; as leis da Parageneticologia; as leis da Cosmoética; as leis sincrônicas do fluxo do Cosmos; a lei do maior esforço aplicada às autopesquisas retrocognitivas; a lei da inseparabilidade grupocármica.
          Filiologia: a autopesquisofilia; a proexofilia; a parapercepciofilia; a criticofilia; a neofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: o combate constante à enissofobia.
          Sindromologia: a profilaxia da síndrome da subestimação.
          Maniologia: a atenção quanto à nostomania.
          Mitologia: os mitos pessoais quanto ao próprio passado.
          Holotecologia: a parapsicoteca; a experimentoteca; a ciencioteca; a autocriticoteca; a logicoteca; a convivioteca; a argumentoteca; a mnemoteca; a cosmoeticoteca; a seriexoteca.
          Interdisciplinologia: a Autoparaconscienciometrologia; a Autoconscienciogramologia; a Autorretrocogniciologia; a Holomnemossomatologia; a Autosseriexologia; a Holobiografologia; a Autotemperamentologia; a Autoparageneticologia; a Autocogniciologia; a Materpensenologia; a Intraconscienciologia; a Pluriexistenciologia; a Multiproexologia; a Cosmovisiologia; a Cronoevoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a autocobaia seriexológica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a semiconsciex.
          Masculinologia: o agente autorretrocognitor; o atacadista consciencial; o investigadorator; o pesquisador-sensitivo; o homem racional; o voluntário assistencial; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo.
          Femininologia: a agente autorretrocognitora; a atacadista consciencial; a investigadoraatora; a pesquisadora-sensitiva; a mulher racional; a voluntária assistencial; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga.
         Hominologia: o Homo sapiens cobaya; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens experimentor; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens cotherapeuticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens paraperceptiologus; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens evolutiologus.


                                       V. Argumentologia

         Exemplologia: autocobaia seriexológica simples = a condição da conscin intermissivista, homem ou mulher, ao realizar a anatomização autoconscienciométrica de vida pessoal anterior identificada; autocobaia seriexológica complexa = a condição da conscin intermissivista, homem ou mulher, ao realizar a anatomização autoconscienciométrica de várias vidas pessoais anteriores, inclusive com mudança de gênero somático.
         Culturologia: a cultura paracientífica da Conscienciologia.
         Técnica. No tocante a Autoparaconscienciometrologia, a condição de autocobaia seriexológica exige a análise crítica de múltiplas áreas da manifestação consciencial. Eis, a título de exemplo, 100 variáveis e respectivas especialidades afins, passíveis de serem investigadas, valoradas e mensuradas pela conscin interessada nas investigações retrocognitivas, objetivando anatomizar o confronto biexistencial:
         01. Afetividade: a expressão das emoções; a cardiochacralidade; a Psicossomatologia.
         02. Amparabilidade: a atuação ostensiva ou não da parapreceptoria; a Amparologia.
         03. Autabnegação: o autovoluntariado; as autodoações habituais; a Altruismologia.
         04. Autaglutinação: o acolhimento pessoal; a experiência em equipe; a Conviviologia.
         05. Autautenticidade: as antidissimulações; a sinceridade pessoal; a Autonomologia.
         06. Autectoplastia: a Autoparafenomenologia espontânea; a Autenergossomatologia.
         07. Auteducabilidade: a automorigeração; a diplomacia inata; a Autocivilizaciologia.
         08. Autengajamento: a autorresponsabilidade para com o trabalho; a Autoproexologia.
         09. Autescolaridade: os autestudos; o nível do curriculum pessoal; a Eumaticologia.
         10. Auterudição: a sapiência; a abrangência da própria cultura; a Polimaticologia Útil.
         11. Autevolutividade: as autossuperações diárias; a qualificação da Autopensenologia.
         12. Autocerebralidade: as características do neuroléxico pessoal; a Neossinapsologia.
         13. Autocientificidade: a antirreligiosidade; a não mistificação; a Autolucidologia.
         14. Autocoerência: os autexemplos; o patamar da maturidade pessoal; a Teaticologia.
         15. Autocognição: a autocriticidade aguçada; a profundidade da Autopesquisologia.
         16. Autocompléxis: o gabarito dos legados intrafísicos; a euforin; a Autogesconologia.
         17. Autocomunicabilidade: a oralidade; a escrita; a gesticulação; a Auto-histrionologia.
         18. Autocondicionamento: as lavagens cerebrais sociais e culturais; a Subcerebrologia.
         19. Autoconfiança: a autestima sadia; o nível da Autossuficienciologia Cosmoética.
         20. Autoconscientização: a multidimensionalidade vivenciada; a Paraconscienciologia.
         21. Autocosmoética: a autoortopensenização ordinária; a Exemplarismologia Evolutiva.
         22. Autocosmovisão: a visão de conjunto da automanifestação; a Atacadismologia.
         23. Autocriatividade: o tino; os insights e achegas multidimensionais; a Liberologia.
         24. Autodecisão: o livre-arbítrio; a decidofobia; a resolutividade; a Autovoliciologia.
         25. Autodefesa: a saúde holossomática; o acidente de percurso; a Autorrefratariologia.
         26. Autodesassedialidade: a qualidade da Auto e Interconviviologia Multidimensional.
         27. Autodescrença: a antidogmatização explícita; a criticidade; a Antidemagogiologia.
         28. Autodeterminação: a convergência diária dos autesforços; a Autorganizaciologia.
         29. Autodidatismo: a vivência da eumatia interassistencial fecunda; a Cogniciologia.
         30. Autodiscernimento: o tirocínio; o alcance pragmático da Automentalsomatologia.
         31. Autodisciplina: o autoimperdoamento cosmoético diário; a Autopriorologia Lúcida.
         32. Autodispersividade: a ocorrência de fugas infantilizadas; a Parapatologia Pessoal.
       33. Autodisposição: a amplitude do ânimo pessoal ordinário; a Laborologia Exaustiva.
       34. Autodomínio: a psicomotricidade domada; o antiemocionalismo; a Cerebelologia.
       35. Autofilosofia: os resultados da autoconduta intrafísica; a Principiologia Pessoal.
       36. Autogenética: as heranças parentais em contraposição à Autoparageneticologia.
       37. Autogescons: a qualidade das próprias obras anteriores e as atuais; a Taristicologia.
       38. Autoideologia: a manutenção de valores pessoais semelhantes; a Axiologia Lúcida.
       39. Autoinconflitividade: o autopacifismo manifesto no matter what; a Despertologia.
       40. Autointencionalidade: a autocosmoética; a automotivação; a Autovoliciologia.
       41. Autointeresses: as dileções; a predominância nas autopredisposições; a Filiologia.
       42. Autoinventividade: o atilamento; a qualificação da Heurística; a Neofiliologia.
       43. Autoliderança: o padrão das automobilizações interconscienciais; a Politicologia.
       44. Autologicidade: a autorrigorosidade pensênica; a qualidade da Autorraciocinologia.
       45. Autolongevidade: as características da autossobrevida; a Holossomatologia Pessoal.
       46. Automaterpensene: as escolhas; a diretriz consciencial; a Intraconscienciologia.
       47. Automaturidade: o nível de discernimento das autescolhas; a Holomaturologia.
       48. Automaxifraternidade: o autaltruísmo espontâneo; o percentual da Serenologia.
       49. Automegafoco: a continuidade do leitmotiv existencial; a Autoconvergenciologia.
       50. Automegatrafal: as características similares das autolacunas; a Autorrecexologia.
       51. Automegatrafar: a superação das mesmas dificuldades; a Autoconsciencioterapia.
       52. Automegatrafor: a consolidação de determinado skill pessoal; a Autotalentologia.
       53. Automissões: as omissões deficitárias versus as superavitárias; a Experimentologia.
       54. Automnemossomática: as retrossinapses; as características da Automemoriologia.
       55. Autoparagenética: as auto-heranças pluriexistenciais; a Autotemperamentologia.
       56. Autoparapsiquismo: o energossoma; as priorizações da Autoparapercepciologia.
       57. Autopensenidade: a mentalidade predominante; a matriz da Autoprotimiologia.
       58. Autopolarização: as bandeiras levantadas; as teses defendidas; a Autepicentrologia.
       59. Autopolicarmalidade: o nível de isenção pessoal durante a Interassistenciologia.
       60. Autopoliglotismo: o domínio teático e assistencial da Comunicologia Universalista.
       61. Autopolitização: a sociofilia; o exercício cosmoético da cidadania; a Gregariologia.
       62. Autopolivalência: a abrangência e maestria da autoversatilidade; a Etologia Lúcida.
       63. Autoposicionamentos: a lealdade; o grau de autassertividade; a Autodefinologia.
       64. Autopresença: o porte pessoal; a força presencial; a Autabrangenciologia.
       65. Autopriorização: as seleções conscienciais; a aplicação teática da Sapienciologia.
       66. Autoprofilaxia: as autantecipações; a verbação ante a Higiologia Holossomática.
       67. Autorganização: a pensenidade; a intrafisicalidade; o calculismo; a Profilaxiologia.
       68. Autorrecexibilidade: a antiteimosia; a aplicação cotidiana da Autorrecinologia.
       69. Autorresponsabilidade: o dever; a consciencialidade manifesta; a Deontologia.
       70. Autossanidade: o grau de auto-homeostase; a manutenção da Autequilibriologia.
       71. Autosserenidade: a expressão da autoimperturbabilidade; a Megaequilibriologia.
       72. Autoteaticidade: as teorias e práticas; o autexemplarismo perante a Verbaciologia.
       73. Autotemperamento: as reações semelhantes; as pesquisas da Intraconscienciologia.
       74. Bibliofilia: o papel do livro na vida pessoal; o nível de afinidade com a Leiturologia.
       75. Competitividade: a inveja; a predominância da emulação na Interconviviologia.
       76. Contemporaneidade: a automanifestação em relação ao Zeitgeist; a Mesologia.
       77. Coragem: os brios; o patamar da ousadia consciencial; a Autodesassombrologia.
       78. Detalhismo: a minúcia; o confor; a aplicação da hiperacuidade; a Percucienciologia.
       79. Dromomania: as andanças; o andejo; o grau de errância consciencial; a Viajologia.
       80. Economicidade: o pé-de-meia; a relação pessoal com o cifrão; a Monetariologia.
       81. Egocarmalidade: o nível do egoísmo pessoal; o saldo quanto à Egopensenologia.
       82. Exaustividade: a capacidade de trabalho incansável; a Autesforçologia Cosmoética.
       83. Fitofilia: a botanicofilia; a convivência sadia com a Natureza; a Fitoectoplasmologia.
       84. Generalismo: o antiespecialismo; a manifestação intrafísica da Atacadismologia.
           85.  Grupocarmalidade: o estudo das famílias conscienciais; a Interconscienciologia.
           86.  Hobby: as autoinvestigações quanto ao próprio passatempo; a Cronologia Lúcida.
           87.  Holossomaticidade: a noção explícita quanto aos 4 corpos; a Multiveiculologia.
           88.  Indulgência: o hábito da perdoabilidade interconsciencial; a Megafraternologia.
           89.  Interassistencialidade: a predominância quanto à tacon ou à tares; a Cuidadologia.
           90.  Interconvivialidade: a qualidade da carga de convivência; a Interconscienciologia.
           91.  Neofilia: a antiinteriorose; o abertismo neopensênico; a Curiosologia Cosmoética.
           92.  Neoverponidade: as neoideias; a autofecundidade intelectiva; a Neocogniciologia.
           93.  Ocupação: o cotejo entre as profissões; as carreiras exercidas; a Subsistenciologia.
           94.  Pedagogia: a experiência enquanto docente; o envolvimento com a Didaticologia.
           95.  Sexualidade: os casais; o nível de maturidade sexossomática; a Sexossomatologia.
           96.  Soma: o biotipo; a saúde física; os cuidados com o corpo; a Autoteleobiotipologia.
           97.  Tecnofilia: o antianacronismo; o grau de afinidade com a Tecnologia; a Futurologia.
           98.  Universalismo: a equanimidade; a teática do antissectarismo; a Autopolicarmologia.
           99.  Vulnerabilidade: a identificação do locus minoris resistenciae; a Megatrafarologia.
          100.  Zooconvivialidade: a evolução conjunta; os pets interexistenciais; a Evoluciologia.


                                                   VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autocobaia seriexológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
           02. Autavaliação evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
           03. Autobagagem holobiográfica: Holobiografologia; Neutro.
           04. Autodileção paragenética: Filiologia; Neutro.
           05. Autoidentificação seriexológica: Seriexologia; Neutro.
           06. Bússola intraconsciencial: Holomaturologia; Homeostático.
           07. Ciclo evolutivo pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
           08. Conscin-cobaia: Experimentologia; Neutro.
           09. Dia da cobaia: Experimentologia; Neutro.
           10. Efeito da autosseriexialidade: Seriexologia; Neutro.
           11. Megacalibragem intraconsciencial: Autopesquisologia; Homeostático.
           12. Personalidade consecutiva: Seriexologia; Neutro.
           13. Prospecção seriexológica: Seriexologia; Neutro.
           14. Retrossenha pessoal: Holomemoriologia; Homeostático.
           15. Trio ínsito: Autorretrocogniciologia; Homeostático.
 A AUTOCOBAIA SERIEXOLÓGICA É CONDIÇÃO ALTAMENTE ENRIQUECEDORA PARA A COSMOÉTICA, A COSMOVISÃO E A INTERASSISTENCIALIDADE PESSOAIS, EXIGINDO INVESTIMENTO CONTÍNUO NAS AUTORRETROCOGNIÇÕES.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se considera cobaia lúcida, seriexológica, de si mesmo? Há quanto tempo? Quais os saldos proexológicos?
           Bibliografia Específica:
           1. Alegretti, Wagner; Retrocognições: Pesquisa da Memória de Vivências Passadas; pref. Waldo Vieira; revisoras Ana Luiza Rezende; et al.; 310 p.; 4 seções; 23 caps.; 1 E-mail; 92 filmes; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; glos. 300 termos; 1 nota; 68 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2ª Ed. rev.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2000; páginas 1 a 310.
            2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 2.000 itens; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 1 a 344.
            3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 1 foto; 40 ilus.; 3 infográficos; 1 microbiografia; 102 sinopses; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 177 a 191, 201 a 222, 257 a 260, 291, 449 a 452, 464 a 470 e 1.095 a 1.116.
            4. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1 foto; 43 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5ª Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 139 a 141, 912 a 922.
            5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 77, 123, 200, 206, 334, 377, 399, 468, 492, 508, 599, 616, 626 e 759.
                                                                                                                         P. F.