A autossuperação do hedonismo é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, identificar, reconhecer, admitir, minimizar e superar a condição de autengano ilusório e amaurótico do prazer enquanto sentido de vida, a partir de investimentos na ampliação do autodiscernimento, autocognição, autocrítica e maturidade pessoal, resultando na reformulação e redirecionamento de valores, intenções, interesses e ações para o foco da autevolução e da interassistência e respectivos paradeveres intermissivos proéxicos.
Você, leitor ou leitora, ainda privilegia os prazeres hedonísticos? Quais as priorizações nas diferentes áreas da vida? Já realizou correções de rota e experimenta prazeres evolutivos, a exemplo de constatações de autossuperações evolutivas ou de sentir-se nos trilhos da proéxis? Quais providências vêm adotando para autossuperação desse traço?
AUTOSSUPERAÇÃO DO HEDONISMO (RECEXOLOGIA) I. Conformática Definologia. A autossuperação do hedonismo é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, identificar, reconhecer, admitir, minimizar e superar a condição de autengano ilusório e amaurótico do prazer enquanto sentido de vida, a partir de investimentos na ampliação do autodiscernimento, autocognição, autocrítica e maturidade pessoal, resultando na reformulação e redirecionamento de valores, intenções, interesses e ações para o foco da autevolução e da interassistência e respectivos paradeveres intermissivos proéxicos. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo superação deriva do idioma Latim, superatio, “ação de vencer; alcançar; conseguir”, de superare, “elevar-se acima de; superar-se”. Apareceu no Século XVI. O termo hedonismo procede também do idioma Latim, hedonismus, “capacidade de ter prazer ou divertir-se”, derivado do idioma Grego, hedoné. Surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Autorreciclagem dos valores hedonísticos. 2. Suplantação pessoal do hedonismo. 3. Autorreeducação quanto ao hedonismo. 4. Autorreperspectivação equilibrada dos prazeres intrafísicos. Neologia. As 3 expressões compostas autossuperação do hedonismo, miniautossuperação do hedonismo e maxiautossuperação do hedonismo são neologismos técnicos da Recexologia. Antonimologia: 1. Fortalecimento do hedonismo pessoal. 2. Vida dedicada aos prazeres intrafísicos. 3. Autossucumbência ao hedonismo. 4. Apologia ao hedonismo. Estrangeirismologia: a ilusão do glamour do bon vivan; a equivocada repetição girls just want to have fun; o tricky do you only live once (YOLO); o workaholism; a Wohlleben; o equívoco do hakuna matata; o carpe diem evolutivo. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à inteligência evolutiva (IE). Coloquiologia: o ato de cair a ficha quanto ao sentido da vida; a experiência do só se colhe o que se planta; o valor do antes tarde do que nunca; o paradigma consciencial enquanto divisor de águas das reciclagens conscienciais. Citaciologia. Eis 4 citações reflexivas, associadas ao tema: – Nenhum prazer é em si um mal, porém certas coisas capazes de engendrar prazeres trazem consigo maior número de males que de prazeres (Epicuro, 341–270 a.e.c.). A maioria dos povos mede sua felicidade nos termos da possessão física do prazer e do material. Poderiam ganhar algum objetivo visível com ajustes no horizonte e assim poderiam ser felizes! (Helen Keller, 1880–1968). A alma triste nos prazeres chora (Mateo Alemán, 1547–1615). Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas em ordem alfabética, relativas ao tema: 1. “Autorrecexologia. A Autorrecexologia comprova que sem perdas não há ganhos: os maus hábitos têm de ser substituídos por bons hábitos”. 2. “Boavidismo. O boavidismo é ficar enferrujando na insignificância perdendo o essencial”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do soerguimento; o holopensene da autevolução; o holopensene da Autoconsciencioterapia; a evocação de conseneres sustentadoras do holopensene do hedonismo; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os voliciopensenes; a voliciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a retilinearidade pensênica; o holopensene da racionalidade; o holopensene da interassistencialidade. Fatologia: a autossuperação do hedonismo; a substituição do hedonismo pelas atividades saudáveis e evolutivas; as diferentes manifestações do hedonismo; as expressões sutis do hedonismo; a diferenciação entre vida boa e boa vida; o distanciamento das amizades ociosas; a quebra de vínculos estéreis; o redirecionamento de carreira; as motivações ignoradas por trás do hedonismo; o entendimento da evitação dos desconfortos emocionais motivando o hedonismo; a mudança de valores e interesses; a recuperação de cons; a importância dos prazeres saudáveis vivenciados moderadamente; a correção de rota; a ação da bússola consciencial; a cientificidade sem autocientificidade; as distorções cognitivas; o autengano; a carência afetiva; a carência sexual; a carência social; a fugacidade dos momentos de prazer; a força do padrão grupocármico hedonístico; a influência das propagandas e programas fúteis de TV estimulando o hedonismo; as ilusões juvenis; o alcoolismo frequentemente presente nos momentos dos encontros a 2 e em grupo; os acumpliciamentos grupais reforçando os equívocos hedonísticos; a efemeridade do prazer dos alucinógenos; as doenças e dessomas resultantes dos vícios por prazer; a robotização nos padrões de lazer social; a boemia; as exigências sociais à participação em eventos vazios e improdutivos; a frequência corriqueira ao barzinho; a balada entorpecedora; o porão consciencial manifesto na adolescência; o equívoco da busca da felicidade através do hedonismo; a crise de crescimento; o vazio existencial motivando a reflexão e reperspectivação da vida; a busca do sentido da vida; o discernimento quanto à felicidade ser condição íntima, independentemente de fatores externos; a importância do autoafeto; os investimentos na antivitimização; os cursos conscienciológicos abrindo janelas de autodiscernimento; os achados autopesquisísticos; os grupos de apoio de tratamento; o grupo de recuperação Alcoólicos Anônimos (AA); o Centro de Valorização da Vida (CVV); as doenças, perdas e traumas na condição de impactoterapia motivadora aos redirecionamentos de vida; a flexibilização epicurista do conceito de hedonismo voltado a prazeres mais nobres enquanto equilíbrio e serenidade; o sexo sadio, monogâmico, tido por expressão de amor e complemento da vida a 2; a conduta de vida cosmoética; a autossuperação dos emocionalismos; os valores mentaissomáticos; a priorização da interassistência; o prazer da produção gesconológica; os investimentos nas escolhas evolutivas; o equilíbrio entre prazer e responsabilidades evolutivas; o foco no completismo existencial; o projeto de vida elaborado na intrafisicalidade alinhado à proéxis; a sensação de estar no prumo da proéxis; o Manual Pessoal de Prioridades (MPP) condizente com a preparação no Curso Intermissivo (CI). Parafatologia: a prática disciplinada do estado vibracional (EV) profilático; os bloqueios energéticos advindos das posturas hedonistas; a paragenética; os acumpliciamentos e interprisões grupocármicas oriundas do hedonismo ao longo da seriéxis; a exacerbação do cardiochacra e sexochacra; o hedonismo multidimensional, a exemplo do turismo extrafísico; as vivências extrafísicas baratrosféricas reforçando o padrão hedonístico; as pressões multidimensionais para o enredamento da conscin no hedonismo; a libertação de interprisões grupocármicas; a assistência ao bolsão conservantista das consréus hedonistas; o desenvolvimento do mentalsoma; a tenepes enquanto recurso das auto e heterossuperações evolutivas; a atualização do holocarma; a experiência de quase-morte (EQM), redirecionadora dos valores pessoais; a percepção da multidimensionalidade; a autocomprovação da multiexistencialidade esclarecendo o propósito evolutivo da vida; a autodecantação paragenética; a expansão da cosmovisão; a concepção da lógica multidimensional; a influência e inspiração incansáveis dos amparadores extrafísicos. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autoconscienciometria-autoconsciencioterapia; o sinergismo das funções intermissivistas; o sinergismo discernimento-cognição; o sinergismo voluntariado–docência–tenepes–escrita tarística. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio “se não presta não adianta fazer maquilagem”; o princípio da evolução consciencial; o princípio de existir somente a autocura. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); a reformulação evolutiva do código de valores pessoais; o código de prioridades pessoais e grupais. Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva; a teoria do paradigma consciencial; a teática do Manual Pessoal de Prioridades. Tecnologia: as técnicas autoconsciencioterápicas; a técnica da recéxis; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica do Conscienciograma; a técnica do balanço existencial; a técnica da lupa maturológica; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica de autorreflexão de 5 horas; a técnica da dupla evolutiva (DE); a técnica de viver evolutivamente. Voluntariologia: o dilema da conscin entre conciliar o voluntariado conscienciológico e as tendências pessoais hedonísticas; o voluntariado tarístico enquanto prioridade; o voluntariado conscienciológico sendo fonte de prazer evolutivo e útil; o valor a maior do voluntariado conscienciológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoconsciencioterapia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometria; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Desassediologia; o Colégio Invisível da Paraprofilaxia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia. Efeitologia: o efeito das drogas lícitas e ilícitas na redução do autodiscernimento; o efeito das músicas exacerbando as emoções; os efeitos do porão consciencial; os efeitos da mídia influenciando e distorcendo valores, principalmente nos jovens; os efeitos das paixonites; os efeitos dos cursos e técnicas recexológicas; os efeitos dos autodesassédios. Neossinapsologia: o desenvolvimento e reverberação de neossinapses evolutivas advindas dos novos patamares de maturidade. Ciclologia: o ciclo autoconsciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o ciclo desconstrução de hábitos nocivos–reconstrução de rotinas úteis; o ciclo balanço–planejamento–consecução–ajustes evolutivos; o ciclo multiexistencial promovendo a espiral evolutiva. Binomiologia: o binômio autopensenidade doentia–holopensene perverso; o binômio erro-retificação; o binômio esforço-sucesso; o binômio resiliência-exemplarismo; o binômio decidofilia-proéxis. Interaciologia: a interação pensamentos-sentimentos-energias; a interação intelectualidade-autopesquisa; a interação egocarma-grupocarma-policarma. Crescendologia: o crescendo conversa de bar–conversa interassistencial evolutiva; o crescendo amigos da balada–amigos de cursos conscienciológicos em prol dos vínculos conscienciais proexológicos; o crescendo hedonístico filosofia de Aristipo-epicurismo; o crescendo prazeres intrafísicos–prazeres evolutivos; o crescendo inteligência emocional–inteligência evolutiva; o crescendo trafarismo-traforismo; o crescendo das autossuperações. Trinomiologia: o trinômio psicoterapia-consciencioterapia-autoconsciencioterapia; o trinômio nocivo sexo–drogas–rock and roll; o trinômio da holomaturidade; o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio prioridade-desafio-autossuperação. Polinomiologia: o polinômio vontade–discernimento–intencionalidade cosmoética–autorganização; o polinômio interassistencial artigo-livro-voluntariado-aula-tenepes. Antagonismologia: o antagonismo hedonismo / vida com lazer; o antagonismo emocionalismo / uso da razão; o antagonismo monogamia / poligamia; o antagonismo emoções efêmeras / sentimentos elevados; o antagonismo prazer fugaz / prazer evolutivo. Paradoxologia: o paradoxo de a vida hedonística poder levar à depressão; o paradoxo de o trabalho interassistencial exaustivo gerar prazer; o paradoxo de a pacificação íntima trazer prazer; o paradoxo da reciclagem dos hábitos hedonísticos poder ser prazerosa. Politicologia: a lucidocracia; a reciclocracia; a evoluciocracia; a serenocracia. Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço evolutivo. Filiologia: a neofilia; a autopesquisofilia; a evoluciofilia; reciclofilia; a cosmoeticofilia. Fobiologia: a tanatofobia; o medo de perder oportunidades e tempo na vida. Sindromologia: a evitação da síndrome do hedonismo; a ultrapassagem da síndrome da ectopia afetiva (SEA); a superação da síndrome do ostracismo; a prevenção das síndromes de Cinderela; o combate à síndrome de Peter Pan. Maniologia: a riscomania vivenciada nos esportes radicais. Mitologia: o mito do prazer enquanto fonte de felicidade; o mito do acaso; o mito do amor romântico; o mito de a vida ser feita de emoções; o mito de a vida bem vivida ser boavidismo. Holotecologia: a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a criticoteca; a lucidoteca; a cosmoeticoteca; a intelectoteca; a recinoteca; a conscienciometroteca; a proexoteca. Interdisciplinologia: a Recexologia; a Autenganologia; a Autoconsciencioterapiologia; a Autopesquisologia; a Autevoluciologia; a Autodiscernimentologia; a Cosmoeticologia; a Coerenciologia; a Equilibriologia; a Priorologia; a Recinologia; a Proexologia; a Holomaturologia. IV. Perfilologia Elencologia: a consréu hedonista; a conscin buscadora de emoções; a conscin buscadora-borboleta; a conscin sonhadora; a conscin multívola; a conscin Maria vai com as outras; a conscin eletronótica; a conscin sem megafoco; a conscin semperaprendente; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o amparador intrafísico; o autodecisor; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o duplista; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a amparadora intrafísica; a autodecisora; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a completista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a duplista; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens evolutiologicus; o Homo sapiens interassistens. V. Argumentologia Exemplologia: miniautossuperação do hedonismo = a perda de interesse por encontros de bar e conversas triviais; maxiautossuperação do hedonismo = a priorização máxima da interassistência cosmoética, evolutiva e das atividades intrafísicas tarísticas. Culturologia: a eliminação da cultura da boemia; a prevenção da cultura da valorização das emoções; a superação da cultura do “deixa a vida me levar”. Autengano. O hedonismo é autengano crasso, antievolutivo e autossabotador da evolução da consciência ignorante quanto à inteligência evolutiva. Ao hedonista, muitas são as vivências fúteis, fugazes ou efêmeras e, às vezes, retardando ou dificultando o processo evolutivo. Frequentemente, deve-se ao baixo nível de autodiscernimento, autoincompreensões ou compensação de vícios da consciência. Equilíbrio. Não se trata de abolir os momentos de descanso, lazer e prazer sadios, necessários ao refazimento do holossoma. Trata-se de evitar os prazeres ectópicos e saber dosar as escolhas de preenchimento da vida com as responsabilidades evolutivas, relativas ao egocarma, grupocarma e policarma. Para o intermissivista, tal condição é sine qua non para a realização da proéxis. Tipologia. Sob a ótica da Autexperimentologia, eis, por exemplo, 26 tipos de atividades prazerosas, listadas em ordem alfabética, predominantemente sadias, quando bem escolhidas e dosadas pela conscin lúcida: 01. Afeto: as vivências afetivas; o carinho, o afago, os mimos, a expressão de amor, o sexo sadio e monogâmico; os cuidados com os animais de estimação. 02. Arte: as atividades artísticas; o relaxamento mental promovido por atividades manuais. 03. Autocuidado: os investimentos estéticos e fisioterápicos; o ato de fazer unhas, os cuidados com a pele, as massagens terapêuticas e revigorantes. 04. Cinema: o filme tarístico; as séries e documentários reflexivos e esclarecedores. 05. Culinária: a experimentação do preparo de receitas saudáveis e gostosas. 06. Cultura: os eventos culturais positivos; os espetáculos de beleza e técnica. 07. Cursos: os investimentos evolutivos; as heterocríticas úteis. 08. Dança: a prática da harmonização holossomática, por intermédio da dança. 09. Debates: as discussões úteis; o enriquecimento mentalsomático. 10. Docência: as aprendizagens interassistenciais; os esclarecimentos gratificantes. 11. Duplismo: a teática da técnica da dupla evolutiva otimizando o relacionamento, a evolução a 2. 12. Encontros: os encontros de amigos e familiares; as refeições em conjunto. 13. Escrita: a produção de gescons; os registros diários; os registros autopesquisísticos. 14. Exercícios: as atividades físicas moderadas e gratificantes, favorecendo a saúde holossomática; a intercooperação esportiva facilitando o desenvolvimento dos atributos sadios. 15. Hobbies: a ativação das faculdades mentais e emocionais desencadeada pela prática de hobbies sadios. 16. Leitura útil: a ampliação da cognição; o lazer intelectivo. 17. Manobras energéticas: as práticas energéticas regulares; a saúde energossomática. 18. Música: os sons do instrumento estimulando ou facilitando a relaxação psicofisiológica. 19. Passeio em a Natureza: a interação com energias imanentes; a respiração saudável. 20. Passeios de barco: o lazer derivado do contato com as hidroenergias. 21. Praia: as caminhadas; os banhos de sol e mar em horários apropriados. 22. Sono: o refazimento da carga horária de sono pessoal, em ambiente confortável. 23. Tertúlias conscienciológicas: o acesso à erudição enciclopédica. 24. Trabalho: as tarefas desempenhadas a partir do trinômio motivação-trabalho-lazer. 25. Viagens: os deslocamentos possibilitando a ampliação da cultura pessoal e favorecendo a recuperação de cons. 26. Voluntariado: o exercício gratificante do voluntariado, favorecendo a convivência sadia junto aos compassageiros evolutivos e permitindo a retribuição dos benefícios recebidos na vida humana atual. Terapeuticologia. Sob a ótica da Autoconsciencioterapia, eis 8 alternativas de investimentos para a profilaxia ou superação do hedonismo, dispostos em ordem alfabética: 1. Afetividade sadia: o equilíbrio da cognição com a maturidade emocional, contido no binômio afeto-cognição; a dupla evolutiva promovendo reciclagens, solucionando carências e ampliando a interassistência. 2. Agenda pessoal: autossuperação específica; a evolutividade planejada; a agenda autodesassediadora; o agendamento periódico de balanços e práticas de autopesquisa; a autobservação voltada para as pesquisas diárias; a priorização evolutiva de acordo com as diretrizes da proéxis; o planejamento e a autogestão existencial; as rotinas úteis; o uso de recursos tecnológicos; as paradas regulares de reflexão técnica; a checagem holossomática. 3. Autodiscernimento: o apreço pela autolucidez; o ajuizamento pessoal; a opção pela escolha evolutiva; a autocorreção; a prática da autocientificidade; a consciência crítica cosmoética; a inteligência evolutiva. 4. Domínio das energias: a prática dos EVs diários; o uso da planilha do EV; as 40 manobras energéticas; as técnicas de relaxamento. 5. Erudição: os constantes investimentos na leitura técnica, a exemplo dos tratados e livros da Conscienciologia, Filosofia e Psicologia. 6. Heterocríticas técnicas: a atenção às colocações oriundas da participação em cursos tarísticos nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); os atendimentos personalizados, a exemplo da Consciencioterapia na Organização Internacional da Consciencioterapia (OIC) e a participação em preceptorias na Associação Internacional de Parapsiquismo Interassistencial (ASSIPI). 7. Interassistência: o voluntariado; a docência; a escrita; a tenepes; a disponibilidade à interassistência a tudo e todos. 8. Registros técnicos: os registros diários das vivências, aprendizagens e insights; o balanço mensal dos registros, com análise, síntese e encaminhamentos futuros. Prumo. A autevolução consciencial deve ser meta prioritária de toda conscin lúcida quanto às autorresponsabilidades evolutivas, contrapondo-se aos valores hedonísticos onipresentes na Sociedade Intrafísica. A autossuperação do hedonismo é condição autodiscernidora prioritária às correções de rotas evolutivas. Paradoxalmente, traz o prazer das autogratificações sadias da aceleração da evolução, do ato de estar no alinhamento da proéxis e da ampliação do autodiscernimento, rumo ao completismo existencial. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autossuperação do hedonismo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Antibagulhismo emocional: Equilibriologia; Homeostático. 02. Atualização evolutiva: Autocoerenciologia; Homeostático. 03. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático. 04. Autorrespeito multidimensional: Autoconscienciometrologia; Neutro. 05. Autossuperação da robéxis: Autoconsciencioterapia; Homeostático. 06. Bem-estar: Homeostaticologia; Homeostático. 07. Boemia: Parapatologia; Nosográfico. 08. Buscador de emoções: Perfilologia; Nosográfico. 09. Evitação do autodesperdício: Autoproexologia; Homeostático. 10. Inteligência interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 11. Manual Pessoal de Prioridades: Proexologia; Homeostático. 12. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático. 13. Qualidade de vida ideal: Homeostaticologia; Homeostático. 14. Reciclagem prazerosa: Recexologia; Homeostático. 15. Top da automaturidade: Automaturologia; Homeostático. A AMPLIAÇÃO DO AUTODISCERNIMENTO E O EMPREGO DA INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA SÃO CONDIÇÕES BÁSICAS À AUTOSSUPERAÇÃO DO HEDONISMO, FACILITADORAS DA AUTEVOLUÇÃO E DA CONQUISTA DO COMPLÉXIS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda privilegia os prazeres hedonísticos? Quais as priorizações nas diferentes áreas da vida? Já realizou correções de rota e experimenta prazeres evolutivos, a exemplo de constatações de autossuperações evolutivas ou de sentir-se nos trilhos da proéxis? Quais providências vêm adotando para autossuperação desse traço? Filmografia Específica: 1. Antes de partir. Título Original: The Bucket List. País: EUA. Data: 2007. Duração: 97 min. Gênero: Drama. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Direção: Rob Reiner. Elenco: Alfonso Freeman; Christopher Stapleton; Hugh B. Holub; Ian Anthony Dale; Jack Nicholson; Morgan Freeman; Richard McGonagle; Rob Morrow; Sean Hayes; & Serena Reeder. Produção: Alan Greisman; Craig Zadan; Neil Meron; & Rob Reiner. Roteiro: Justin Zackham. Fotografia: John Schwartzman. Música: Marc Shaiman. Estúdio: Warner Bros. Sinopse: Edward Cole (Jack Nicholson) e Carter Chambers (Morgan Freeman) são dois homens com câncer em estágio terminal. Fogem do hospital e põem os pés na estrada com lista de coisas a fazer antes de morrer. Bibliografia Específica: 1. Frankl, Viktor Emil; Em Busca de Sentido: Um Psicólogo no Campo de Concentração (Trotzdem Já Zum Leben Sagen); pref. à edição norte-americana Gordon Allport; revisora Helga H. Reinhold; trad. Walter Schlupp; & Carlos Aveline; 184 p.; 3 caps.; 4 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 31 notas; 91 refs.; 2 webgrafias; 21 x 14 cm; br.; 31a Ed. rev.; Editora Sinodal; São Leopoldo, RS; & Editora Vozes; Petrópolis, RJ; 2008; páginas 123 a 139. 2. Haymann, Maximiliano; Prescrições para o Autodesassédio; revisores Ivelise Vicenzi; et al.; 216 p.; 4 seções; 36 caps.; 24 E-mails; 88 enus.; 1 esquema; 1 fluxograma; 1 foto; 1 microbiografa; 4 tabs.; 21 websites; glos. 168 termos; 63 refs.; 28 webgrafias; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 70 a 75. C. E. V.