Autossuperação da Codependência

A autossuperação da codependência é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, enfrentar, dominar, vencer, descartar, ultrapassar ou abandonar o trafar da dependência emocional de pessoa portadora de adicções e / ou de comportamento problemático e destrutivo, por meio do emprego lúcido e persistente dos próprios trafores, capazes de sustentar neoposturas evolutivas.

Você, leitor ou leitora, reconhece traços de codependência nos próprios comportamentos? Quais providências vem adotando para autossuperação da submissão afetiva?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                            1
                       AUTOSSUPERAÇÃO DA CODEPENDÊNCIA
                                                (RECEXOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A autossuperação da codependência é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, enfrentar, dominar, vencer, descartar, ultrapassar ou abandonar o trafar da dependência emocional de pessoa portadora de adicções e / ou de comportamento problemático e destrutivo, por meio do emprego lúcido e persistente dos próprios trafores, capazes de sustentar neoposturas evolutivas.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo superação deriva do idioma Latim, superatio, “ação de vencer; alcançar; conseguir”, de superare, “elevar-se acima de; superar-se”. Surgiu no Século XVI. O prefixo co procede também do idioma Latim, cum, “com; companhia; contiguidade”. O termo dependência provém do mesmo idioma Latim, dependere, “pender de”, de pendere, “suspender; estar pendurado”. Apareceu no Século XVI.
             Sinonimologia: 1. Autossuplantação da codependência. 2. Autocura da codependência. 3. Autoconquista da interdependência afetiva sadia.
             Neologia. As duas expressões compostas autossuperação inicial da codependência e autossuperação avançada da codependência são neologismos técnicos da Recexologia.
             Antonimologia: 1. Dependência afetiva. 2. Escravidão afetiva. 3. Subjugação afetiva. 4. Submissão afetiva. 5. Vício afetivo.
             Estrangeirismologia: o start das recins pela recéxis; o overcoming the codependency; o upgrade autevolutivo; o turn point evolutivo; a glasnost interassistencial; o modus vivendi pacífico.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente o autodiscernimento quanto à homeostase holossomática.
             Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Tentemos melhorar sempre. Todos podemos melhorar. Dependência: doença consciencial. Evitemos dependências exteriores. Melhoremos nosso convívio.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da reciclagem; o holopensene pessoal da autossuperação; a aplicação da voliciolina na superação da fôrma holopensênica patológica; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a retilinearidade pensênica, a ancoragem autopensênica na autoconvivialidade sadia máxima; os ortopensenes; a ortopensenidade na interconvivialidade; os evoluciopensenes, a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade; o holopensene do autoconhecimento; o holopensene da autoconsciencioterapia; o holopensene da interassistencialidade, o holopensene traforista.
             Fatologia: a autossuperação da codependência; a autossuperação prioritária; a remoção do nó górdio emocional; a vitória sobre si mesmo; a crise de crescimento; o empenho pessoal em buscar ajuda profissional; a antivitimização; o levantamento do percentual de cumplicidade pessoal nas ocorrências adversas; a coragem para enfrentar os problemas pessoais; a vontade aplicada às autossuperações; o empenho evolutivo; a conquista do equilíbrio pessoal; o sobrepairamento das adversidades; a exemplificação silenciosa; o posicionamento autopacificador perante reviravoltas inesperadas; o automonitoramento autocrítico no dia a dia; o autocompromisso com a evitação de repetir os mesmos erros nos relacionamentos; o discernimento necessário às autos2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a superações; o desafio evolutivo pontual; o fortalecimento da autestima levando à autovalorização; a mudança de patamar evolutivo; a abertura da policarmalidade por meio da interassistência; a força presencial; a autodesassedialidade; a autoconsciencialidade cosmoética; o desenvolvimento da autoconfiança e autodomínio consciencial; o desenvolvimento da assertividade; a firmeza nos posicionamentos pessoais; a conquista da autossuficiência emocional sadia; a afetividade madura; a evitação dos ambientes baratrosféricos; o autocuidado; os exercícios físicos desintoxicantes; a autoconsciencioterapia; a recuperação de cons; a autodisponibilidade cosmoética; os grupos de recuperação; os Codependentes Anônimos (CoDA); o gargalo evolutivo; a afetividade madura; a dupla evolutiva; o desfazimento de interprisões estagnadoras; a inteligência evolutiva (IE); a tarefa do esclarecimento; a grupalidade evolutiva; a estabilização cosmoética da vida; a ortoconvivialidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o autodomínio energético; a autodefesa energética; a desassimilação; a iscagem consciencial lúcida; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o fim da submissão ao assédio extrafísico; a mudança para melhor nas energias conscienciais (ECs); as reconciliações grupocármicas; a superação das interprisões grupocármicas; a autodesassedialidade; a heterodesassedialidade.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autodeterminação-continuísmo; o sinergismo interassistência-recomposição; o sinergismo assistencial gerado pela transparência pessoal cosmoética; o sinergismo autorganização-autodisciplina; o sinergismo autodeterminação-autossuperação; o sinergismo vontade inquebrantável–autosssuperação; o sinergismo autenfrentamento–conquista evolutiva.
          Principiologia: o princípio das interprisões grupocármicas; o princípio da atração dos afins; o princípio cosmoético de pensenizar o melhor para todos; o princípio da autossuperação evolutiva; o princípio da coerência; o princípio da incorruptibilidade; o princípio da constância; o princípio do equilíbrio holossomático; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da descrença (PD); o princípio grupal de juntos irmos mais longe.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da interassedialidade; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da interassistencialidade; a teoria da autossuperação evolutiva; a teoria da espiral evolutiva; as teorias evolutivas conscienciológicas.
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da madrugada; a técnica da Higiene Consciencial; a técnica da checagem da intenção pessoal; a técnica dos 12 passos dos Codependentes Anônimos.
          Voluntariologia: o voluntariado tarístico interassistencial; o voluntariado na condição de oportunidade para a ortoconvivialidade.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Duplologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia.
          Efeitologia: os efeitos da ressonância pensênica; o efeito do posicionamento pessoal; o efeito evolutivo dos neoposicionamentos; o efeito evolutivo dos posicionamentos cosmoéticos; o efeito revigorante das reciclagens intraconscienciais; o efeito do autesforço permanente na autodesassedialidade; o efeito recompensador da coragem evolutiva; os efeitos da autoconfiança na capacidade pessoal de resolução de problemas; o efeito da autodeterminação definitiva a curto prazo; o efeito da autodeterminação continuada; o efeito libertador da autossuperação da En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                       3 codependência; os efeitos evolutivos da autorresolução das dependências aprisionadoras a longo prazo.
             Neossinapsologia: o desenvolvimento e manutenção das neossinapses evolutivas a partir dos novos padrões de relacionamento; a geração de neossinapses emancipadoras a partir dos neoposicionamentos; as neossinapses advindas das reciclagens conscienciais.
             Ciclologia: o ciclo das megadecisões evolutivas; o ciclo consciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o ciclo autoconhecimento-autenfrentamento-autossuperação; o ciclo neoposicionamentos-autossuperação; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
             Enumerologia: a autossuperação do controle; a autossuperação da submissão; a autossuperação desafiadora; a autossuperação intraconsciencial; a autossuperação evolutiva; a autossuperação cosmoética; a autossuperação interassistencial.
             Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio autodiscernimento-autossuperação; o binômio vontade-determinação; o binômio autestima saudável–autossuficiência emocional; o binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio serenidade-benignidade.
             Interaciologia: a interação alcoolismo–psicopatologias emocionais; a interação recuperação-resiliência; a interação hábitos sadios–rotinas úteis; a interação consciência-holossoma; a interação familiar; a interação grupal; a interação autorganização-autossatisfação; a interação autodeterminação-autossuperação; a interação autenfrentamento-autossuperação.
             Crescendologia: o crescendo autoconhecimento-autenfrentamento; o crescendo autoposicionamento-autossuperação; o crescendo vontade-determinação; o crescendo autoparapsiquismo-autogovernança-autodesassedialidade.
             Trinomiologia: o trinômio prioridade-autodesafio-autossuperação; o trinômio curto prazo–médio prazo–longo-prazo; o trinômio autodiscernimento-automotivação-autorganização; o trinômio autoconhecimento-autequilíbrio-autossuperação; o trinômio autenfrentamento-automotivação-autossuperação; o trinômio autodiscernimento-autoposicionamento-autossuperação.
             Polinomiologia: o polinômio lucidez-racionalidade-lógica-coerência; o polinômio lucidez-ortopensenidade-Cosmoética-posicionamento.
             Antagonismologia: o antagonismo posicionamento / submissão; o antagonismo acolhimento / reprovação; o antagonismo incorruptibilidade / autocorrupção; o antagonismo saúde / doença.
             Paradoxologia: o paradoxo de o ato de abrir mão de cuidar excessivamente, poder permitir ao outro a oportunidade de desenvolver o autocuidado.
             Politicologia: a proexocracia; a lucidocracia; a evoluciocracia; a voliciocracia; a cognocracia; a fraternocracia; a assistenciocracia; a conscienciocracia; a discernimentocracia.
             Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei da megafraternidade; a lei de causa e efeito.
             Filiologia: a autopesquisofilia; a autocriticofilia; a assistenciofilia; a interassistenciofilia; a disciplinofilia; a evoluciofilia; a cosmoeticofilia; a fraternofilia.
             Fobiologia: a evoluciofobia; a decidofobia.
             Sindromologia: a síndrome do salvador; a superação da síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome de Amélia.
             Maniologia: a mania de controlar; a mania de intervir; a mania de cuidar em excesso.
             Mitologia: o mito da onipotência universal; o mito de “amar é sofrer”; o mito da perfeição.
             Holotecologia: a psicossomatoteca; a grupocarmoteca; a interassistencioteca; a consciencioterapeuticoteca; a maturoteca; a convivioteca; a evolucioteca.
             Interdisciplinologia: a Recexologia; a Autoconsciencioterapia; a Paraprofilaxiologia; a Psicopatologia; a Cosmoeticologia; a Conviviologia; a Holomaturologia; a Homeostaticologia; a Psiquiatria; a Autodesassediologia. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; a conscin pré-desperta; o ser interassistencial; a conscin madura; a conscin bem-resolvida.
          Masculinologia: o codependente; o codependente em recuperação; o autossuperador; o evoluciente; o conviviólogo; o duplista; o proexista; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o pesquisador; o verbetógrafo; o homem de ação; o obstinado cosmoético; o tenepessista.
          Femininologia: a codependente; a codependente em recuperação; a autossuperadora; a evoluciente; a convivióloga; a duplista; a proexista; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a pesquisadora; a verbetógrafa; a mulher de ação; a obstinada cosmoética; a tenepessista.
          Hominologia: o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens conscientiotherapeuta; o Homo sapiens libertus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens prioritarius.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autossuperação inicial da codependência = aquela conquistada por meio de leituras e participação em grupos de codependentes; autossuperação avançada da codependência = aquela conquistada pela vontade inquebrantável, produzindo recins profundas, reconciliações e recomposições grupocármicas.
          Culturologia: a cultura da reciclagem intraconsciencial; a cultura da Autopriorologia; a cultura da Evoluciologia; a cultura da homeostase consciencial; a cultura do autoposicionamento cosmoético; a cultura da autonomia consciencial.
          Terapêutica. Eis, em ordem alfabética, por exemplo, 3 indicações terapêuticas para o tratamento da codependência, entre instituições e profissionais:
          1. Codependentes Anônimos: grupo de apoio.
          2. Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC): Consciencioterapia.
          3. Profissionais de saúde mental: psicólogos e psiquiatras.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autossuperação da codependência, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Alcoolismo: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Antiadicção: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          03. Antivitimologia: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Autoincorruptibilidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          05. Autossuperação do alcoolismo: Experimentologia; Homeostático.
          06. Autossuperação prioritária: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          07. Dependência: Psicossomatologia; Nosográfico.
          08. Equilibriologia: Homeostaticologia; Homeostático.
          09. Estratégia de enfrentamento: Etologia; Neutro.
          10. Interassistência antialcoolismo: Interassistenciologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                              5
             11.   Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
             12.   Mudança holopensênica: Recexologia; Neutro.
             13.   Olhar de fraternidade: Interassistenciologia; Homeostático.
             14.    Princípio da compreensão interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             15. Propulsor da vontade: Evoluciologia; Neutro.
      A AUTOSSUPERAÇÃO DA CODEPENDÊNCIA REQUER
   VONTADE PERSEVERANTE, AUTOPESQUISA CONTÍNUA,
     AUTENFRENTAMENTO E CORAGEM PARA ALCANÇAR
    A IMPLEMENTAÇÃO DE AUTORRECICLAGENS LÚCIDAS.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, reconhece traços de codependência nos próprios comportamentos? Quais providências vem adotando para autossuperação da submissão afetiva?
             Bibliografia Específica:
             1. Abadi, Fatemeh Karimi Ahmad; Vand, Masomeh Maaref; & Aghaee Hakimeh; Models and Interventions of Codependency Treatment, Systematic Review; Journal UMP; Social Sciences and Technology Management; Vol. 3; Malaysia, Pekan; 2015; páginas 572 a 583.
             2. Bacon, Ingrid; McKay, Elizabeth; Reynolds, Frances; &McIntyre, Anne; The Lived Experience of Codependency: an Interpretative Phenomenological Analysis; International Journal of Mental Health and Addiction; Germany, Berlin; 2018; páginas 1 a 18.
             3. Bortolon, Cassandra Borges et al; Funcionamento Familiar e Questões de Saúde Associadas à Codependência em Famílias de Usuários de Drogas; Ciência & Saúde Coletiva; Rio de Janeiro, Rio de Janeiro; 2016; Vol 21; páginas 101 a 107.
             4. CoDA (Codependentes anônimos); Os Doze Passos Comentados; (traduzido de Co-Dependents Anonymous); 45 p.; Rio de Janeiro, RJ; 2012; páginas 4 a 45.
                                                                                                          M. D. G.