Autossuperação da Pensenidade Religiosa

A autossuperação da pensenidade religiosa é o ato ou efeito de a consciência superar, ultrapassar ou sobrepujar as manifestações ideativas, emocionais e energéticas, alicerçadas em valores dogmáticos e místicos, fortalecedores de laços interprisionais.

Você, leitor ou leitora, já identificou traços dogmáticos na automanifestação consciencial? Em caso positivo, quais técnicas emprega para reciclar tal temperamento?

      AUTOSSUPERAÇÃO DA PENSENIDADE                                 RELIGIOSA
                                       (RECEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A autossuperação da pensenidade religiosa é o ato ou efeito de a consciência superar, ultrapassar ou sobrepujar as manifestações ideativas, emocionais e energéticas, alicerçadas em valores dogmáticos e místicos, fortalecedores de laços interprisionais.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo superação procede do idioma Latim, superatio, “ação de vencer; alcançar; conseguir”, de superare, “elevar-se acima de; superar-se”. Apareceu no Século XVI. O vocábulo pensamento procede do idioma Latim, pensare, “pensar; cogitar; formar alguma ideia; pesar; examinar; considerar; meditar”. Surgiu no Século XIII. A palavra sentimento deriva também do idioma Latim, sentimentum, através do idioma Francês, sentiment, “sentimento; faculdade de receber as impressões físicas; sensação; conhecimento; fato de saber qualquer coisa; todo fenômeno da vida afetiva; emoção; opinião; bom senso”. Apareceu no Século XIV. O termo energia provém do idioma Francês, énergie, derivado do idioma Latim, energia, e este do idioma Grego, enérgeia, “força em ação”. Surgiu no Século XVI. A palavra religioso procede do idioma Latim, religiosus, “piedoso; pio; religioso; sagrado; consagrado pela religião”. Apareceu no Século XIII.
         Sinonimologia: 1. Autossuperação da pensenidade hierática. 2. Autossuperação da pensenidade mística. 3. Autotransposição da pensenidade religiosa.
         Neologia. As 3 expressões compostas autossuperação da pensenidade religiosa, autossuperação básica da pensenidade religiosa e autossuperação avançada da pensenidade religiosa são neologismos técnicos da Recexologia.
         Antonimologia: 1. Antirreciclagem da pensenidade mística. 2. Automanutenção da manifestação religiosa. 3. Estagnação pensênica dogmática.
         Estrangeirismologia: o neomodus operandi através da recin; o upgrade autevolutivo.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Descrenciologia nas automanifestações.
         Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Religião: irracionalidade atávica. Religião: engodo evolutivo. Religião: anestesia evolutiva. Religião: pensenidade sacralizada.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: a autossuperação da pensenidade religiosa; o holopensene pessoal da Recexologia; a autorreflexão sobre o holopensene repressor; os subpensenes; a subpensenidade; os minipensenes; a minipensenidade; o holopensene místico-religioso; o holopensene pessoal do assistencialismo; o holopensene pessoal da vitimização; a pensenidade reprimida; o carregamento na pensenidade religiosa; a pensenidade salvacionista; a verificação pessoal quanto à necessidade de atualização pensênica; a autossuperação da pensenidade hierática atualizando a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); os lucidopensenes; a lucidopensenidade; o holopensene pessoal questionador; o holopensene pessoal neofílico; o holopensene pessoal do autoconhecimento; o holopensene pessoal da interassistencialidade.
         Fatologia: a superação do dogmatismo; a desconstrução da influência religiosa recebida na infância; a superação da anulação pessoal; a superação dos rituais; a quebra de tabus através do aprimoramento da cognição; o autenfrentamento dos dogmatismos rumo à autossuperação; as potencialidades parapsíquicas na criança, reprimidas pela educação religiosa; o ensino religioso condicionando negativamente o pensamento crítico do jovem; a sacralização do afeto; o embotamento afetivo na vida religiosa; a influência da mesologia reforçando as automimeses; a importância da autopesquisa promovendo reciclagens; a evolução cosmoética do predomínio da tacon para o exercício constante da tares; as reciclagens intraconscienciais oportunizando o realinhamento da proéxis; a ressignificação do soma, energossoma, psicossoma e mentalsoma através da cosmoética; o ato de não acumpliciar com as aberrações místicas e religiosas; o omniquestionamento da autoridade religiosa; o predomínio do uso do mentalsoma em detrimento das irracionalidades psicossomáticas; a qualificação da afetividade pessoal; os encontros de destino chancelando as hipóteses de retrovidas; a aceitação da responsabilidade pelos próprios atos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a realidade multidimensional das consciências elucidadas nos cursos de autopesquisa conscienciológica; a superação das vivências parapsíquicas com ênfase religiosa do intermissivista lúcido; a pressão extrafísica da mudança íntima; a paracanga religiosa; as interprisões grupocármicas; a tenepes se diferenciando exponencialmente da prática assistencial religiosa; o guia extrafísico amaurótico substituído pelo amparador extrafísico de função; os grilhões seculares das interprisões grupocármicas superados pela interassistencialidade; a recuperação de cons magnos; a autorreeducação parapsíquica resgatando a autoconfiança e o aumento da autestima; a ampliação da autoconsciencialidade seriexológica quanto às posturas retrógradas; o extrapolacionismo parapsíquico; o esbregue extrafísico; as sincronicidades tornando evidentes os paradeveres da consciência; a reurbex.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo evolutivo recéxis-recin; o sinergismo autopesquisa-recin; o sinergismo abertismo consciencial–renovação consciencial; o sinergismo reciclagem-lucidez; o sinergismo das associações de ideias; o sinergismo fatos-parafatos; o sinergismo coragem-autossuperação; o sinergismo autodesassédio-autossuperação; o sinergismo voluntariado conscienciológico–recomposição grupocármica; o sinergismo cosmoético amparador–conscin tarística; o sinergismo patológico guia amaurótico–conscin dogmática; o sinergismo crença-vitimização.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do respeito consciencial; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da reeducação consciencial; o princípio da responsabilidade evolutiva resultante do autoconhecimento adquirido; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da minipeça no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código pessoal de prioridades evolutivas; o código pessoal de fraternismo; os retrocódigos grupais sob revisão.
          Teoriologia: a teoria da autossuperação evolutiva; a teoria da evolução consciencial por meios cosmoéticos; a teoria da recéxis; a teoria da coerência; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da responsabilidade autevolutiva; as recomposições compreendidas pela teoria da interprisão grupocármica.
          Tecnologia: as técnicas conscienciológicas em geral; as técnicas de autossuperação evolutiva; a técnica da recéxis; as técnicas conscienciométricas; as técnicas de autopesquisa dos laboratórios conscienciológicos; a técnica da Tenepessologia; a técnica do vínculo consciencial.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico; o voluntariado tarístico; o voluntariado interassistencial; o voluntariado no exercício das autossuperações das posturas religiosas.
          Laboratoriologia: o labcon pessoal; as dinâmicas parapsíquicas enquanto laboratório conscienciológico; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico da Ectoplasmologia; os laboratórios conscienciológicos Holoteca e Holociclo especializados na produção de pesquisas.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Ressomatologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Seriexologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia.
          Efeitologia: o autodesassédio podendo ser efeito do autoconhecimento; o efeito das reciclagens intraconscienciais; o efeito do posicionamento pessoal; o efeito da coragem evolutiva; o efeito dos cursos de campo interassistenciais; o efeito das amizades raríssimas; o efeito da grupocarmalidade sadia; o efeito da retrossenha pessoal acessada; o efeito da divulgação conscienciológica enquanto senha evolutiva; o efeito dos livros tarísticos da Conscienciologia; o efeito das posturas exemplificadoras do agente retrocognitor; o efeito dos exemplos familiares; o efeito dos graves danos na saúde mental ocasionados pelos ensinamentos e práticas religiosas; o efeito da tenepes na reestruturação pensênica.
          Neossinapsologia: as neossinapses evolutivas; as sinapses mesológicas ressignificadas; a desconstrução de retrossinapses anacrônicas; as neossinapses derivadas das autorrecins.
          Ciclologia: o ciclo autopesquisa-autopercepção-autocrítica-reciclagem; o ciclo contínuo autassistência-heterassistência; o ciclo da desconstrução das retroideias ultrapassadas; o ciclo autorreflexão–autoposicionamento–autodefinição–planejamento da recin; a qualificação tarística resultante do ciclo da superação da pensenidade religiosa.
          Enumerologia: os feedbacks pontuais dos compassageiros evolutivos; os insights dos amparadores; a autopercepção dos traços religiosos; o autodiagnóstico do temperamento religioso; a autoverificação dos fatos apresentados; o planejamento para o autenfrentamento; a assunção de neo-hábitos evolutivos.
          Binomiologia: o binômio verbetografia-autossuperação; o binômio submissão-liderança; o binômio ausência de confiança–baixa autestima; o binômio autescravidão psicológica–ritualismo místico; o binômio autopesquisa-autodesassédio; o binômio crise pessoal–oportunidade evolutiva; o binômio autoconscientização-interassistência; o binômio autossuperação-autoprotagonismo; o binômio neodesafios-neodeveres.
          Interaciologia: a interação autopesquisa-autocognição; a interação educação traforista–autocrítica cosmoética; a interação patológica dogma religioso–educação repressora; a interação nosográfica culpa-pecado.
          Crescendologia: o crescendo tacon-tares; o crescendo crendice religiosa–autopesquisa consciencial; o crescendo autavaliação evolutiva–reperspectivação íntima; as neoposturas derivadas do crescendo reciclagem pensênica–reestruturação holopensênica; o crescendo protagonismo proexológico–epicentrismo interassistencial.
          Trinomiologia: o trinômio autorrepressão-submissão-autodesrespeito; o trinômio reflexão-decisão-ação; o trinômio posicionamento-assertividade-sincronicidade; o trinômio enfrentamento-persistência-determinação; o trinômio reeducação-reciclagem-interassistência; o trinômio autoconscientização–megafoco–momento evolutivo; o trinômio Conscienciologia-Verponologia-Descrenciologia.
          Polinomiologia: o polinômio autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o polinômio autopesquisar-desdramatizar-reeducar-reciclar.
          Antagonismologia: o antagonismo crendice / descrença; o antagonismo inculcação religiosa / autorreeducação evolutiva; o antagonismo autanulação / epicentrismo interassistencial; o antagonismo arrimo / sujeição; o antagonismo renovação / tradição; o antagonismo racionalidade pesquisística / fé religiosa; o antagonismo escrita religiosa / escrita conscienciológica; o antagonismo autolucidez multidimensional / obnubilação místico-religiosa.
          Paradoxologia: o paradoxo da Cosmoética Destrutiva; o paradoxo de o assistente ser o primeiro a ser assistido; o paradoxo de a mudança ser permanente; o paradoxo de determinada decisão pessoal poder mudar a vida de inúmeras consciências; o paradoxo de ser assistencial para com os outros e não para consigo; o paradoxo de acertar no presente pelo aprendizado dos autenganos do passado; o paradoxo ganho secundário–perda evolutiva; o paradoxo autossuficiência evolutiva–interdependência evolutiva; o paradoxo da guerra santa; o paradoxo do cientista religioso.
          Politicologia: as políticas reeducativas da tares; a conscienciocracia; a coerenciocracia; a intermissiocracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia; a parapsicocracia; a assistenciocracia; a lucidocracia; a exemplocracia.
          Legislogia: a lei de ação e reação; a lei da interassistencialidade; a lei do maior esforço evolutivo aplicada à autossuperação da pensenidade religiosa.
          Filiologia: a autorreeducaciofilia; a cognofilia; a cosmoeticofilia; a conscienciofilia; o discernimentofilia; a evoluciofilia; a pesquisofilia; a proexofilia; a reciclofilia.
          Fobiologia: a reciclofobia; a evoluciofobia; a superação da autorreeducaciofobia; a reciclagem da autocriticofobia; o medo do autenfrentamento; a supressão da estigiofobia; a remissão da hamartofobia; a liberação da teofobia.
          Sindromologia: a autossuperação da síndrome da autovitimização; a profilaxia da síndrome de Swedenborg; a evitação da síndrome do desviacionismo; a libertação da síndrome da mediocrização existencial; a supressão da síndrome do medo do autoparapsiquismo; a evitação da síndrome do fracasso através da reeducação pensênica.
          Maniologia: a profilaxia da teomania; o descarte da hagiomania; a evitação da trafaromania; a mania de terceirizar a evolução; a mania da autossabotagem; a mania de divinizar as parapercepções; a mania de não assumir a autonomia evolutiva.
          Mitologia: o esforço de autossuperação da influência dos mitos regressivos milenares; a desmitificação autoconsciente; o mito da mudança de patamar sem autocrítica; o mito da transposição de desafios sem autesforços; o mito da aceleração evolutiva sem autodesassédio; a queda dos mitos multimilenares por meio das autopesquisas; a Mitologia Religiosa impedindo a vivência lúcida do autoparapsiquismo interassistencial.
          Holotecologia: a religioteca; a dogmatoteca; a recexoteca; a consciencioteca; a autexperimentoteca; a mentalsomatoteca; a interassistencioteca; a parapsicoteca; a proexoteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a egoteca; a seriexoteca.
          Interdisciplinologia: a Recexologia; a Autopesquisologia; a Autocogniciologia; a Autopriorologia; a Autodeterminologia; a Intencionologia; a Interassistenciologia; a Reciclologia; a Refutaciologia; a Tenepessologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin intermissivista; a isca humana lúcida; a conscin determinada; a conscin posicionada; a conscin avaliadora da própria evolução; o ser interassistencial; a conscin teática; a conscin tarística; a conscin minipeça assistencial; a conscin calculista cosmoética; a conscin enciclopedista; a personalidade fraterna; a personalidade magnânima.
          Masculinologia: o agente retrocognitor; o autodecisor; o autossuperador; o semperaprendente; o neofílico; o compassageiro evolutivo; o conviviólogo; o proexista; o reeducador; o exemplarista; o reciclante existencial; o tenepessista; o pesquisador; o homem de ação; o religioso; o dogmático; o místico; o crente; o submisso; o doutrinador; o anticosmoético; o superficial; o apriorista; o lavador de cérebros.
          Femininologia: a agente retrocognitora; a autodecisora; a autossuperadora; a semperaprendente; a neofílica; a compassageira evolutiva; a convivióloga; a proexista; a reeducadora; a exemplarista; a reciclante existencial; a tenepessista; a pesquisadora; a mulher de ação; a religiosa; a dogmática; a mística; a crente; a submissa; a doutrinadora; a anticosmoética; a superficial; a apriorista; a lavadora de cérebros.
          Hominologia: o Homo sapiens religiosus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autocorrector; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens reeducator.


                                                 V. Argumentologia

            Exemplologia: autossuperação básica da pensenidade religiosa = aquela gerada pelo impacto das primeiras vivências multidimensionais; autossuperação avançada da pensenidade religiosa = a gerada pela tares das gescons libertárias.
            Culturologia: a cultura da Autopesquisologia; a cultura da reciclagem pensênica; a cultura da autossuperação evolutiva; a cultura da coragem evolutiva; a cultura da tares; a cultura da retilinearidade pensênica; a superação dos idiotismos culturais; a cultura dos neovalores evolutivos; a cultura da maxidissidência da religião; a cultura do desassédio mentalsomático; a cultura da autossuficiência evolutiva.


                                                    VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autossuperação da pensenidade religiosa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
            02. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
            03. Antidoutrinação: Parapedagogiologia; Homeostático.
            04. Autavaliação evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
            05. Autochecagem indispensável: Autexperimentologia; Homeostático.
            06. Autocomprovação: Autevoluciologia; Neutro.
            07. Autodestravamento: Proexologia; Homeostático.
            08. Autorresolução: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            09. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
            10. Consciência cosmoética: Holomaturologia; Homeostático.
            11. Crescendo das autossuperações: Crescendologia; Homeostático.
            12. Desamarração: Conviviologia; Neutro.
            13. Irracionalidade religiosa: Parapatologia; Nosográfico.
            14. Predisponência à reciclagem: Recexologia; Homeostático.
            15. Recin: Recexologia; Homeostático.
     A EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL É TELEOLÓGICA E NÃO
 TEOLÓGICA. NO ALICERCE DA PROÉXIS DOS INTERMISSIVISTAS LÚCIDOS ESTÁ A INTERASSISTENCIALIDADE
          LIBERTÁRIA, ANTIDOGMÁTICA E UNIVERSALISTA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou traços dogmáticos na automanifestação consciencial? Em caso positivo, quais técnicas emprega para reciclar tal temperamento?
            Bibliografia Específica:
            1. Leite, Hernande; Proposta de Descrição e Caracterização da Síndrome de Godot; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 15; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 14 enus.; 3 filmes; Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2010; páginas 208 a 214.
            2. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos.; 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 299.
                                                                                                               M. D. E.