Autopesquisa

A autopesquisa é o estudo ou pesquisa da própria consciência, por si e de si mesma, com 1% de teoria e 99% de prática, utilizando-se de técnicas e instrumentos disponíveis no microuniverso consciencial e no Cosmos, no qual é observadora, investigadora, cobaia, agente e participante dos próprios experimentos visando a autevolução.

Você, leitor ou leitora, já desenvolveu neossinapses da autopesquisa contínua? Aproveita todas as oportunidades diuturnas para pesquisar a si mesmo(a)?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                                                 AUTOPESQUISA
                                     (AUTEXPERIMENTOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A autopesquisa é o estudo ou pesquisa da própria consciência, por si e de si mesma, com 1% de teoria e 99% de prática, utilizando-se de técnicas e instrumentos disponíveis no microuniverso consciencial e no Cosmos, no qual é observadora, investigadora, cobaia, agente e participante dos próprios experimentos visando a autevolução.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo pesquisa vem do idioma Espanhol, pesquisa, derivada do idioma Latim, pesquisita, de pesquisitus, e esta de perquirere, “buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar profundamente”. Surgiu no Século XIII.
             Sinonimologia: 1. Pesquisa da consciência por si mesma. 2. Estudo de si próprio.
             Neologia. As duas expressões compostas autopesquisa identificativa e autopesquisa reciclogênica são neologismos técnicos da Autexperimentologia.
             Antonimologia: 1. Heteropesquisa. 2. Autanamnese. 3. Autocognição. 4. Autoconhecimento.
             Estrangeirismologia: o selfmade man autevolutivo; a dedicação contínua ao self-improvement; o desenvolvimento do know-how autopesquisístico; os upgrades evolutivos promovidos pela autopesquisa; o neomodus operandi da autevolução consciencial lúcida.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à priorização da aceleração evolutiva.
             Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Autopesquisa: aceleração evolutiva. Autopesquisa: autexperimentação teática.
             Coloquiologia: o ato de levar de eito as autopesquisas devagar e sempre.
             Ortopensatologia: – “Autopesquisa. A maior inutilidade da consciência é a falta da autopesquisa”. “Quem não se dedica à autopesquisa, permanece na teoria. Temos de ver de perto para contar certo”. “A autopesquisa evolutiva é ação adequada à consciência em qualquer dimensão existencial”. “A pessoa, sem pesquisar a si própria, ainda vegetaliza ao nível evolutivo da subumanidade, sempre sujeita a uma qualidade de vida muito inferior, dispensável, obtusa e conflitiva”. “Ler é a primeira cognição cognitiva, estudar é a segunda, contudo, o que importa mesmo é a terceira, a autopesquisa, ou o princípio da descrença (PD) teático”.
             Unidade. A unidade de medida da autopesquisa é a evolutividade.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da autopesquisa; o esforço individual auxiliando a ampliar e qualificar o holopensene autopesquisístico na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); os pensenes autopesquisísticos; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os metapensenes; a metapensenidade.
             Fatologia: a autopesquisa; o autexperimento evolutivo; a autocobaiagem evolutiva; o ato de trazer para si a responsabilidade evolutiva; a aceleração evolutiva decorrente do contínuo estudo sobre si mesmo; as reciclagens intraconscienciais; as superações de psicopatologias; a assunção de trafores; a superação de trafares; a aquisição de trafais; a cognição adquirida pela leitura ampla; a formação acadêmica ajudando a desenvolver a cognição; a extrapolação interparadigmática auxiliando na autopesquisa sem banalizar a Ciência Conscienciologia; a tecnicidade conscienciológica auxiliando a otimizar o processo autopesquisístico; o uso de métricas da consciência; 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a a compreensão sobre e como fazer autopesquisa sendo divisor de águas na existência intrafísica; a utilização de inúmeros recursos da Conscienciologia; a solicitação de heterocríticas; os feedbacks dos compassageiros evolutivos colaborando com a minoração de eventuais distorções cognitivas; os diversos temas de pesquisa simultâneos com diferentes tempos de duração; o esforço constante para alimentar o banco de dados autopesquisístico; o aproveitamento das atividades do dia a dia para realizar autopesquisa; a saturação mental com questionamentos e posterior projeção lúcida (PL) rememorada com as respostas; as decisões diuturnas embasadas no estudo constante sobre si mesmo; as demandas dos assistidos sendo indicadoras de tema autopesquisístico; a qualificação assistencial resultante das autoperquirições; as câmeras de autorreflexão; o apreço pelo conhecimento sobre si mesmo; o autoverbete explicitando a autopesquisa realizada pelo autoverbetógrafo; a autocientificidade qualificando as pesquisas sobre si mesmo; o melhor aproveitamento para o estudo se si próprio dos cursos da Conscienciologia, por intermédio da escrita de artigos teáticos publicados; o planejamento da escrita e publicação de livros conscienciológicos com base nas necessidades autopesquisísticas; os deasfios evolutivos crescentes; a autopesquisa sendo interdisciplinar por natureza e transversal a todas as especialidades da Conscienciologia; o impacto no epicentrismo consciencial no voluntariado e nas produções gesconográficas grupais decorrentes de pesquisas de retrovidas pessoais;a importância inequívoca do estudo da vida crítica e da vida pré-Curso Intermissivo (pré-CI); a meta de deixar registrado no paracérebro o hábito de estudar a si próprio continuamente.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as sincronicidades; a bibliomancia auxiliando nas autopesquisas em momentos críticos; o chancelamento do parapsiquismo ativo no ato de encontrar, oportunamente, livros em resposta a perguntas; as auto e heteroparapercepções em cursos de campo fornecendo informações auxiliares às pesquisas sobre si mesmo; os campos energéticos parapsíquicos contribuindo na captação de ideias; os fenômenos parapsíquicos ocorridos no Holociclo e na Holoteca favorecendo as autopesquisas; a autopesquisa realizada durante projeção consciente; a projeção consciente a 2 reforçando hipóteses autopesquisísticas; a possível entrevista com o evoluciólogo; os flashs retrocognitivos informativos ajudando a completar o puzzle holobiográfico; a retrocognição acachapante sendo marco da autopesquisa de retrovida; as inspirações de amparadores extrafísicos; as heterocríticas de assediadores extrafísicos aproveitadas evolutivamente; os parafatos captados na tenepes; as paracaptações ideativas autopesquisísticas; o Curso Intermissivo gravando no paracérebro a importância da autopesquisa.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autopesquisa-gesconografia; o sinergismo autopesquisa-reciclogenia.
          Principiologia: o princípio da descrença aplicado a si mesmo.
          Codigologia: a autopesquisa contínua sendo cláusula do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: as teorias conscienciológicas vivenciadas pelas autexperimentações.
          Tecnologia: a técnica do encadeamento de autopesquisas crescentes aprofundando e ampliando a temática; as inúmeras técnicas conscienciológicas aplicadas em diferentes etapas da autopesquisa; a técnica da dupla evolutiva (DE) otimizando as autopesquisas; o upgrade autopesquístico proporcionado pela técnica de 10 dias de isolamento; as otimizações de resultados provenientes da técnica da produção gesconográfica autocientífica.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico qual ferramenta de autopesquisa.
          Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos otimizadores da autopesquisa; o labcon pessoal.
          Colegiologia: o aproveitamento autopesquisístico inteligente dos estudos dos Colégios Invisíveis desenvolvendo as especialidades conscienciológicas.
          Efeitologia: o efeito reciclogênico crescente. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 3
             Neossinapsologia: as neossinapses desenvolvidas a partir da constante pesquisa da consciência sobre si própria.
             Ciclologia: o ciclo evolutivo autopesquisa-reciclagem; o ciclo autexperimentação-autochecagem-autorreflexão-autorreciclagem; o ciclo pesquisístico indagar-conjecturar-examinar-comprovar-refutar; o ciclo autopesquisa-gesconografia; o ciclo Autopesquisologia-Autorrevezamentologia.
             Enumerologia: a problemática; a leitura; a autexperimentação; a autorreflexão; a reciclagem; a interassistencialidade; a autevolução.
             Binomiologia: o binômio autoconscienciometria-autopesquisa; o binômio indissociado autexperimentação-autopesquisa; o binômio autopesquisa-reciclagem; o binômio teática-verbação; o binômio subjetividade-objetividade; o binômio autodidatismo-autopesquisa.
             Interaciologia: as interações conscienciais otimizadoras da autopesquisa.
             Crescendologia: o crescendo da autodesassedialidade.
             Trinomiologia: o trinômio autoconscienciometria-autoconhecimento-autopesquisa; o trinômio qualificador racionalidade-lógica-discernimento; o trinômio atos-fatos-parafatos.
             Polinomiologia: o polinômio autodiagnóstico–autenfrentamento–autossuperação–eficácia autopesquisística; o polinômio registro-autopesquisa-gesconografia-doações; o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma.
             Antagonismologia: o antagonismo autovitimização / autonomia consciencial; o antagonismo princípio do autocomodismo / princípio da autevolução; o antagonismo racionalismo especulativo / racionalismo autexperimental; o antagonismo análise / síntese.
             Paradoxologia: o paradoxo de a autopesquisa egoica poder qualificar a interassistência; o paradoxo de o pesquisador de Conscienciologia não fazer autopesquisa.
             Politicologia: a autopesquisocracia.
             Legislogia: a limitação da lei da generalização da autexperiência; a lei da autorresponsabildade evolutiva; a lei do maior esforço aplicada às autopesquisas; o parafato de a lei da evolução consciencial se dar por meio do autempenho; as autopesquisas seriexológicas comprovando a lei de causa e efeito; a lei da conservação holomnemônica dos patrimônios intelectuais valendo o empenho no aprendizado em fazer autopesquisa.
             Filiologia: a autocogniciofilia; a autevoluciofilia promotora da autopesquisofilia; a reciclofilia.
             Fobiologia: a fobia de fazer autopesquisa e conhecer as autopararrealidades; as autopesquisas visando a superação de todas as fobias.
             Sindromologia: a descabida síndrome de Amiel; as autopesquisas promovendo superações de síndromes conscienciais.
             Maniologia: a mania de considerar autopesquisa sofrimento; a mania de usar a palavra autopesquisa de modo banal; a mania de dizer estar fazendo autopesquisa em resposta imediata a heterocrítica recebida.
             Mitologia: a autopesquisa desconstruindo o mito da evolução pelo sofrimento.
             Holotecologia: a analiticoteca; a autocriticoteca; a autodiscernimentoteca; a autoprioroteca; a cognicioteca; a metodoteca; a pensenoteca; a pesquisoteca; a Holoteca, útero mentalsomático de inúmeros recursos autopesquisísticos.
             Interdisciplinologia: a Autexperimentologia; a Teaticologia; a Autopensenologia; a Autoconhecimentologia; a Autoconscienciometrologia; a Autevoluciologia; a Autoconsciencioterapeuticologia; a Autorrecinologia; a Egocarmologia; a Policarmologia; a Conscienciologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin autopesquisadora; a conscin lúcida; a conscin responsável evolutiva; a consciência autoconsciente; a conscin autenfrentadora; a conscin corajosa; a conscin calculista cosmoética; a conscin autogestora evolutiva. 4                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o autocientista; o autexperimentador; o acoplamentista; o cético-otimista-cosmoético (COC); o intermissivista evolutivamente autoconsciente; o conscienciólogo pesquisador; o semperaprendente; o autor de obras da Ciência das Ciências.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a autocientista; a autexperimentadora; a acoplamentista; a cética-otimista-cosmoética; a intermissivista evolutivamente autoconsciente; a consciencióloga pesquisadora; a semperaprendente; a autora de obras da Ciência das Ciências.
          Hominologia: o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens autoconscientialis; o Homo sapiens autossufficiens; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens scriptor.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autopesquisa identificativa = o estudo de si mesmo com objetivo primário de se conhecer; autopesquisa reciclogênica = o estudo de si mesmo com objetivo primário de realizar recin.
          Culturologia: o desafio do desenvolvimento da cultura autopesquisística.
          Esclarecimentos. Sob a ótica da Autopesquisologia Teática, eis, por exemplo, 12 variáveis para o aprofundamento do tema, em ordem lógica:
          01. Pesquisa. A autopesquisa é participativa, é sobre si mesmo(a), sendo sempre teática. A pesquisa de especialidade pode ser externa à consciência pesquisadora e não necessariamente prática. O ideal é fazer a confluência dos 2 tipos.
          02. Tema. É o assunto a ser abordado na pesquisa de si mesmo(a), podendo ser para autoconhecimento ou para resolver problema autevolutivo.
          03. Hipótese. É a suposição duvidosa, porém não improvável, relativa à consciência, podendo ser posteriormente confirmada por meio das autopesquisas abrindo novos caminhos de investigação.
          04. Bibliografia. A pesquisa bibliográfica serve para ampliar a cognição sobre o tema e ganhar tempo no processo, não precisando “reinventar a roda”, e exercitando o respeito intelectual atribuindo crédito a quem tem (citação e referência bibliográfica).
          05. Recurso. É todo meio, seja tangível ou não, utilizado na pesquisa sobre si mesmo(a).
          06. Método. É a sistematização do processo, por intermédio da organização dos procedimentos de autoidentificação e de autossuperação.
          07. Técnica. É o modo de fazer otimizado utilizado no processo de pesquisar a si mesmo, seja para autoidentificações ou para autossuperações.
          08. Instrumento. É a ferramenta, a planilha ou o questionário utilizado no processo da consciência estudar a si própria.
          09. Autexperimentação. São delimitadas pela necessidade do autopesquisador.
          10. Finalização. A autopesquisa é infindável, mas o ciclo termina quando se chega ao objetivo proposto inicialmente, podendo recomeçar outro.
          11. Publicação. A edição da autopesquisa é assistencial e ideal, porém não é imprescindível.
          12. Interassistência. O compartilhamento das autopesquisas, por meio de gescons gráficas, visa a interassistencialidade pelo exemplarismo teático.
          Métrica. Sob o universo da Conscienciometrologia, eis, por exemplo 15 autoquestionamentos, listados em ordem alfabética, sobre a qualidade da autopesquisa realizada na autatribuição de nota de 0 a 5: En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              5
             01.   Acabativa. Autopesquiso o tema até o fim?
             02.   Autavaliação. Realizo autanamnese de modo técnico?
             03.   Autocognição. Analiso os resultados autocognitivos das autopesquisas?
             04.   Compreensão. Entendo e experimento os diferentes métodos e técnicas de autopesquisa?
             05. Dados. Coleto, armazeno e utilizo banco de dados de fatos e parafatos para autopesquisa?
             06. Diuturnidade. Faço autopesquisa constantemente, aproveitando as oportunidades intra e extrafísicas?
             07. Evolutividade. Avalio os resultados evolutivos das autopesquisas realizadas?
             08. Leitura. Leio sobre a temática da autopesquisa?
             09. Medição. Emprego alguma métrica a fim de verificar os resultados das autopesquisas?
             10. Paracérebro. Autopesquiso a ponto de tornar hábito já introjetado no paracérebro?
             11. Paratecnogenia. Crio técnicas e paratécnicas autopesquisísticas?
             12. Planificação. Planifico as futuras autopesquisas?
             13. Projeção. Faço autopesquisa de modo consciente quando projetado(a) lucidamente?
             14. Recin. Aplico técnicas para reciclagem intraconsciencial nas autopesquisas?
             15. Temas. Aprofundo a autopesquisa englobando autanamnese e autorreciclagem?
             Tabelologia. Atinente à Analiticologia, eis por exemplo, listadas em ordem alfabética, 9 condições esclarecedoras e confrontadas tecnicamente quanto ao conceito teático de quando é autopesquisa e quando não é autopesquisa, a fim de a consciência autopesquisadora poder fazer as avaliações necessárias:
                      Tabela – Confronto Autopesquisa é / Autopesquisa não é Nos                      Autopesquisa é                             Autopesquisa não é
        Aplicação de método autopesquisístico do
 1.                                                      Estudo de si mesmo sem método
        início ao fim
 2.     Autocobaiagem                                    Heterocobaiagem
 3.     Utilização de instrumentos                       Não utilização de instrumentos
 4.     Estudo de si mesmo                               Estudo dos outros
 5.     Estudo de si inserido no Cosmos                  Estudo somente do Cosmos
 6.     Pesquisa autexperimental                         Pesquisa teórica
 7      Pesquisa participativa                           Pesquisa não participativa
 8.     Pesquisa teática                                 Pesquisa só teórica ou só prática
                                                         Somente autanamnese, autoconhecimento,
 9.     Processo integral autopesquisístico
                                                         autocognição ou autodiagnóstico
             Qualificação. Concernente à Conscienciometrologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 20 qualificadores da autopesquisa:
             01. Abertismo.
             02. Analiticidade.
             03. Associação de ideias.
             04. Atenção.
             05. Autocrítica.
             06. Autodiscernimento.
             07. Avaliação. 6                                                                    En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          08.   Cientificidade.
          09.   Concentração.
          10.   Criteriosidade.
          11.   Curiosidade.
          12.   Detalhismo.
          13.   Empirismo.
          14.   Estudiosidade.
          15.   Experimentação.
          16.   Logicidade.
          17.   Paraperceptibilidade.
          18.   Planejamento.
          19.   Projetabilidade.
          20.   Racionalidade.


                                                  VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autopesquisa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Autevolução: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Autocientificidade: Autocogniciologia; Homeostático.
          04. Autopesquisa inarredável: Autopesquisologia; Neutro.
          05. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          06. Autovivência experimental: Autexperimentologia; Neutro.
          07. Barreira teórica: Autopesquisologia; Neutro.
          08. Binômio Autoconscienciometrologia-Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          09. Ciclo evolutivo pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Condição conscienciológica: Evoluciologia; Homeostático.
          11. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático.
          12. Dinâmica das complexidades: Cosmovisiologia; Homeostático.
          13. Direção megafocal: Proexologia; Neutro.
          14. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
          15. Recin: Recexologia; Homeostático.
 A MAIOR APRENDIZAGEM AUTEVOLUTIVA PROPORCIONADA PELA CONSCIENCIOLOGIA É APRENDER A AUTOPESQUISAR. É INTELIGENTE TORNAR HÁBITO PRETENDENDO GRAVAR NO PARACÉREBRO A TEÁTICA DESSA VERPON.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já desenvolveu neossinapses da autopesquisa contínua? Aproveita todas as oportunidades diuturnas para pesquisar a si mesmo(a)?
          Bibliografia Específica:
          1. Kauati, Adriana; Autopesquisa, Parapsiquismo e Autocientificidade; Artigo; Interparadigmas: A Revista de Doutores da Conscienciologia; Revista; Anuário; Vol. 2; N. 2; 1 E-mail; 14 enus.; 1 microbiografia; 5 siglas; 31 refs.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 7 a 20.
          2. Kauati, Adriana; Lima, Andrêssa; & Pigozzo, Elizabeth; Aspectos Práticos da Interdisciplinaridade na Autopesquisologia; Artigo; VIII Semana Paracientífica da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 19-25.07.21; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 25; N. 3; 13 citações; 1 E-mail; 11 enus.; 3 microbiografias; 3 siglas; 1 tab.; 17 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                     7 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2021; páginas 346 a 357.
             4. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014, páginas 148, 165, 253, 254, 268, 526, 653, 667, 800, 809, 1.416 e 1.417.
             3. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; 260 p.; 200 caps.; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 82.
             5. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos.241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 2 a Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 162 e 997.
             6. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; Tratado; 1.584 p.; 479 caps.; 40 ilus.; 1 microbiografia; glos. 241 termos; 1 foto; 25 tabs.; 519 enus;139 abrevs.; 7.653 refs.; geo.; ono.; alf.; 28,5 x 22 x 7cm; enc.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 31, 825, 1.095 e 1.096.
             7. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 266 e 267.
             8. Zaslavsky, Alexandre; Autoexperimentação Consciencial: O Método Científico Conscienciológico; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral.; Vol. 23; N. 3; 5 enus.; 38 refs.; Associação Internacional do Centro dos Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2019; página 147 a 158.
                                                                                                                     A. K.