Sobrepujamento Emocional Autoinvestigativo

O sobrepujamento emocional autoinvestigativo é a postura isenta, inteligente e cosmoética de a conscin intermissivista, homem ou mulher, superar-se na autexperimentação, vencendo as emoções intermitentes e persistentes, analisando os fatos, parafatos e dados coletados, com discernimento, serenidade e holomaturidade, priorizando as atitudes mentaissomáticas.

Você, leitor ou leitora, já começou a autoinquirir-se cosmoeticamente?

      SOBREPUJAMENTO EMOCIONAL AUTOINVESTIGATIVO
                                 (AUTEXPERIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O sobrepujamento emocional autoinvestigativo é a postura isenta, inteligente e cosmoética de a conscin intermissivista, homem ou mulher, superar-se na autexperimentação, vencendo as emoções intermitentes e persistentes, analisando os fatos, parafatos e dados coletados, com discernimento, serenidade e holomaturidade, priorizando as atitudes mentaissomáticas.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo sobrepujar é de origem incerta. Surgiu no Século XIV. O vocábulo emocional procede do idioma Francês, emotion, “perturbação moral”, derivado de emouvoir, e este do idioma Francês Antigo, motion, com origem no idioma Latim, motio, “movimento; perturbação (febre)”. Apareceu em 1922. O primeiro elemento da composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo investigar procede do idioma Latim, investigare, “procurar; ir atrás; tentar descobrir; pesquisar; inquirir; perscrutar; indagar com cuidado”, constituído por in, “em”, e vestigare, “procurar; esquadrinhar. Surgiu no Século XV.
         Sinonimologia: 1. Sobrepujança das emoções na autopesquisa. 2. Sobrepairamento na autexperimentação. 3. Estabilidade emocional na autopesquisa. 4. Autodesassédio emocional autoinvestigativo.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 7 cognatos derivados do vocábulo sobrepujamento: sobrepujabilidade; sobrepujada; sobrepujado; sobrepujança; sobrepujante; sobrepujar; sobrepujável.
         Neologia. As 3 expressões compostas sobrepujamento emocional autoinvestigativo, sobrepujamento emocional autoinvestigativo teórico e sobrepujamento emocional autoinvestigativo teático são neologismos técnicos da Autexperimentologia.
         Antonimologia: 1. Submissão emocional autoinvestigativa. 2. Perturbabilidade emocional autopesquisística. 3. Autassédio emocional autoinvestigativo.
         Estrangeirismologia: o upgrade pesquisístico evolutivo; o Pesquisarium; o record do sobrepairamento na pesquisa; a expertise do detetive cosmoético; o know-how do perito autoinvestigativo.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à antiemocionalidade na Autexperimentologia.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal de sobrepujamento emocional autoinvestigativo; a análise autoinvestigativa dos rastros pensênicos; o fortalecimento da autopensenidade cosmoética na pesquisa; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os heuristicopensenes; a heuristicopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade reforçada pelas evidências autoinvestigativas.
         Fatologia: o sobrepujamento emocional autoinvestigativo; as evidências das autopesquisas hígidas e consistentes; o sobrepairamento dos fatos constatados; a postura pesquisística sem emocionalismos; a pesquisa isenta de apriorismos e cegueiras anticosmoéticas; a lucidez na colheita de dados autexperimentados; a utilização da inteligência evolutiva (IE) na análise factual; a compreensão da efemeridade dos fatos; a responsabilidade com o desenrolar das cenas do teatro evolutivo; o neoplanejamento através de retropistas encontradas na autopesquisa; o puzzle evolutivo; o quebra-cabeça das autopesquisas ganhando vida; a autoconfiança nas autoinvestigações e nos resultados obtidos; as priorizações evolutivas em detrimento de entretenimentos fugazes ou passageiros; as autodecisões acertadas; a entrada em cena do elenco de outrora; a perícia evolutiva da conscin aplicada; os diamantes garimpados incessantemente na montagem do quebra-cabeça seriexológico; o prosseguimento contínuo e ininterrupto de novas descobertas evolutivas; a utilização das ferramentas evolutivas, recéxis e recins, na tarefa de arqueólogo cosmoético; a determinação detetivesca nas autopesquisas; o mergulho na intraconsciencialidade autorreflexiva; a atuação do cérebro-paracérebro na atividade autoinvestigativa; o domínio das emoções durante as autexperimentações; a prevalência do mentalsoma sobre o psicossoma durante as autoinquirições; a lucidez autopesquisística; os primeiros degraus do autodiscernimento sendo delineados através das autoperquirições.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático durante a autopesquisa; a autoinvestigação da sinalética energética e parapsíquica pessoal em relação aos neoachados retrocognitivos; a parapesquisa trazendo à tona o palco multidimensional; as paraevidências do elenco multiexistencial; o retorno ao palco existencial do passado, mantendo o sobrepujamento emocional; a evidência dos paraolhos da platéia extrafísica; o sobrepairamento dos parafatos e das pararrealidades descortinadas; a vontade férrea dando novo rumo à paracenografia pretérita; a assunção do neopapel de paradiretor de peça existencial; o encontro do paraelenco renovado; a auto e heteranálise holobiográfica; a pararreciclagem neopesquisística restauradora; a procura de conexões dessa vida nas existências passadas; o vislumbre da multidimensionalidade atuante no palco existencial pesquisístico; a constatação de várias personagens atuando enquanto minipeças assistenciais multiexistenciais.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo das autoinvestigações das retrovidas; o sinergismo das colheitas autopesquisísticas; a participação sinérgica de consciências no cenário multidimensional.
         Principiologia: o princípio da autexperimentação.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
         Teoriologia: a teoria da libertação egocármica; a teoria da recomposição grupocármica.
         Tecnologia: a técnica conscienciométrica da conscin-cobaia; a técnica da recin; as técnicas autoconsciencioterápicas; a técnica do sobrepairamento analítico.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paragenética; a interassistência patrocinada pela doação altruística do laboratório consciencial (labcon); o laboratório conscienciológico das retrocognições.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometria; o Colégio Invisível da Recexologia.
         Efeitologia: o efeito halo cosmoético das recomposições grupocármicas.
         Neossinapsologia: as neossinapses oriundas das novas reciclagens autopesquisísticas.
         Ciclologia: o ciclo das ressomas autorrenovadoras.
         Enumerologia: as autopesquisas diagnosticadoras; as autopesquisas esclarecedoras; as autopesquisas prioritárias; as autopesquisas recicladoras; as autopesquisas recompositoras; as autopesquisas fortalecedoras; as autopesquisas evolutivas.
         Binomiologia: o binômio trafor restaurador–trafar superado; o binômio sobrepairamento na autopesquisa–ausência de emocionalismo na autoinvestigação; o binômio erros cometidos no passado–erros corrigidos no presente.
         Interaciologia: a interação palco multiexistencial de ontem–palco existencial de hoje; a interação trafares corruptores–trafores transformadores; a interação conteúdos pedagógicos viciados–conteúdos parapedagógicos reabilitados.
         Crescendologia: o crescendo neoachados-neoperspectivas-neorreconciliações.
         Trinomiologia: o trinômio mensagens criptografadas–pistas valiosas–descobertas de ouro.
          Polinomiologia: o polinômio heteropesquisa-autopesquisa-parapesquisa-parapsicoteca.
          Antagonismologia: o antagonismo religião / princípio da descrença (PD).
          Paradoxologia: o paradoxo de o belicista de ontem ser o pacifista de hoje.
          Politicologia: a conscienciocracia; a recinocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei de ação e reação; a lei dos acertos grupocármicos.
          Filiologia: a autopesquisofilia; a autorreeducaciofilia; a autocogniciofilia; a grafofilia; a assistenciofilia; a benignofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a autocriticofobia; a conscienciometrofobia; a tecnofobia; a projeciofobia; a assistenciofobia; a evoluciofobia.
          Sindromologia: a autocura da síndrome de Poliana; a reciclagem da síndrome do infantilismo.
          Maniologia: a mania de assistir sem discernimento.
          Holotecologia: a experimentoteca; a pesquisoteca; a consciencioteca; a evolucioteca; a parapedagogoteca; a psicologoteca; a parapsicoteca.
          Interdisciplinologia: a Autexperimentologia; a Autopesquisologia; a Autoconscienciometrologia; a Autoconsciencioterapia; a Conviviologia; a Parapedagogia; a Parapreceptoriologia; a Conscienciologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana consciente; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin autopesquisadora; a conscin reciclante; as consciexes amparadoras; o grupo familiar; o paragrupo familiar; o grupocarma; o grupo policármico; a Humanidade; a Para-Humanidade; a conscin técnica em evolução.
          Masculinologia: o autodiagnosticador; o autopesquisador; o autavaliador; o conscienciômetra; o evoluciente; o consciencioterapeuta; o reciclante existencial; o recinólogo; o proexista; o intermissivista; o conscienciólogo; o pré-serenão vulgar; o agente retrocognitor; o compassageiro evolutivo; o antepassado de si mesmo; o retomador de tarefas; o assistente; o assistido; o voluntário; o docente; o discente; o parapedagogo; o parapreceptor; o verbetólogo; o tenepessista; o duplista; o duplólogo.
          Femininologia: a autodiagnosticadora; a autopesquisadora, a autavaliadora; a conscienciômetra; a evoluciente; a consciencioterapeuta; a reciclante existencial; a recinóloga; a proexista; a intermissivista; a consciencióloga; a pré-serenona vulgar; a agente retrocognitora; a compassageira evolutiva; a antepassada de si mesma; a retomadora de tarefas; a assistente; a assistida; a voluntária; a docente; a discente; a parapedagoga; a parapreceptora; a verbetóloga; a tenepessista; a duplista; a duplóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens magister; o Homo sapiens sapiens; o Homo sapiens actor; o Homo sapiens theatralis; o Homo sapiens palcophilicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: sobrepujamento emocional autoinvestigativo teórico = a ausência de emocionalismo na conscin inquiridora quanto às auto e heteropesquisas bibliográficas; sobrepujamento emocional autoinvestigativo teático = a ausência de emocionalismo na conscin inquiridora quanto às auto e heteropesquisas na vivência interassistencial.
           Culturologia: a cultura do sobrepujamento das emoções na autopesquisa; a cultura do sobrepairamento na autoinvestigação; a cultura da Descrenciologia; a cultura da pacificação íntima.


                                                       VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o sobrepujamento emocional autoinvestigativo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Autesforço convergente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           02. Autocobaia seriexológica: Autoparaconscienciometrologia; Homeostático.
           03. Consciência grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
           04. Corpus de evidências: Autexperimentologia; Neutro.
           05. Corpus de evidências na proéxis: Autoproexologia; Neutro.
           06. Cotejo intelectualidade-emocionalidade: Contrapontologia; Neutro.
           07. Crescendo perdão-libertação: Conviviologia; Homeostático.
           08. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático.
           09. Expressão conscienciométrica evolutiva: Conscienciometrologia; Neutro.
           10. Ônus decisório: Holomaturologia; Neutro.
           11. Partilha dos autoneoachados: Taristicologia; Homeostático.
           12. Predisponência à reciclagem: Recexologia; Homeostático.
           13. Sobrepairamento: Holomaturologia; Homeostático.
           14. Sobreposição mentalsomática: Holomaturologia; Homeostático.
           15. Teatro conscienciográfico: Evocaciologia; Homeostático.
   O SOBREPUJAMENTO EMOCIONAL AUTOINVESTIGATIVO
   DA CONSCIN LÚCIDA E COSMOÉTICA É O ATO DE AUTOINQUIRIR-SE, ISENTANDO-SE DE COMOCIONALISMOS, COM DISCERNIMENTO ACIMA DOS FATOS E PARAFATOS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já começou a autoinquirir-se cosmoeticamente?
Utiliza-se de postura de sobrepujamento emocional autoinvestigativo?
           Bibliografia Específica:
           1. Thomas, Gary; Pring, Richard; & Colaboradores; Educação Baseada em Evidências: A Utilização dos Achados Científicos para a Qualificação da Prática Pedagógica (Evidence-Based Practice in Education); pref.; & revisora Maria Clara Bueno Fischer; trad. Roberto Cataldo Costa; 256 p.; 14 caps.; 23 x 16 cm; br; Artmed; Porto Alegre, RS; 2007; páginas 57 a 90.
           2. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 418 e 432.
                                                                                                                       R. R.