A conscin estrangeira é a pessoa, homem ou mulher, a qual se encontra, em determinado momento da vida humana, em outro país diferente do originário.
Você, leitor ou leitora, já vivenciou a condição de estrangeiro(a)? Quais os benefícios alcançados?
CONSCIN ESTRANGEIRA (AUTEXPERIMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. A conscin estrangeira é a pessoa, homem ou mulher, a qual se encontra, em determinado momento da vida humana, em outro país diferente do originário. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O vocábulo físico provém do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu igualmente no Século XIII. A palavra estrangeiro provém do idioma Latim, extraneus, “o de fora”, através do idioma Francês, étranger, “estrangeiro”. Apareceu no Século XIV. Sinonimologia: 1. Conscin internacional. 2. Conscin forasteira. Neologia. As duas expressões compostas conscin estrangeira saudável e conscin estrangeira patológica são neologismos técnicos da Autexperimentologia. Antonimologia: 1. Conscin nacional. 2. Conscin nativa. 3. Conscin autóctone. Estrangeirismologia: o gringo; o backpacker; o way of living contrastante; o rapport interconscins; o approach internacional; as best practices internacionais; o networking; o leitmotiv das interações multiculturais; a open mind; o know-how de viagem; o cultural shock; os insights renovadores; a friendship; os checklists variados. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento quanto à convivialidade universalista. Proverbiologia. Eis 2 ditos populares relativos ao tema: – Em terra de sapo, de cócoras com ele. Em Roma, faça como os romanos. Filosofia: o Abertismo; o Universalismo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da reformulação pensênica; o holopensene pessoal da adaptabilidade; os neopensenes; a neopensenidade; os choques holopensênicos; os convívios pensenes; a conviviopensenidade; as fôrmas holopensênicas; os neopensenes; a neopensenidade; a sustentação do holopensene pessoal em holopensene estrangeiro; o sensoriamento dos holopensenes; a reação da conscin em diferentes holopensenes; a evitação do regressismo holopensênico; a ampliação pensênica. Fatologia: a oportunidade evolutiva da autovivência internacional; a jornada no exterior; o turismo internacional; o contato com a diversidade; a mudança idiomática; os novos cenários; o deslumbramento inicial; o olhar superficial; o trabalho em outro país; os estágios profissionais no Exterior; as traduções de documentos pessoais; a revalidação de diploma; o visto necessário de acordo com o lugar e a necessidade; o choque de realidades; as alterações emocionais; os desajustes sociais; a nova leitura do mundo; os neocomportamentos; os intercâmbios culturais; as neoexperiências; as neointerações; os neoaprendizados; os desentendimentos por falta de domínio do idioma; o traquejo internacional; a oscilação adaptativa no exterior; os reencontros multiexistenciais; os questionamentos da cultura de origem; os desafios conscienciais; os imprevistos; os pedidos de compra no exterior; o excesso de bagagem; a conversão monetária; a alimentação diferente; as novidades; a autopesquisa; as autorreflexões; as comparações entre países; a amizade entre pessoas de diferentes nações; a amizade estrangeira; a estima internacional; a simpatia sem fronteiras; a amizade globalizada; o anonimato fora do domicílio; a perda dos referenciais de origem pós-temporada prolongada no Exterior; a constatação das viagens internacionais enquanto agente desencadeador de reciclagens; a afinização com a nova cultura; o ressurgimento de retroegos; o saudosismo; a neoabordagem a partir do convívio direto; os nomes próprios estrangeiros; o sotaque estrangeiro; o contato com familiares do estrangeiro; a superação de preconceitos; as novas metas existenciais; a incorporação de aprendizados na rotina pessoal; os horizontes conscienciais ampliados; as viagens internacionais sendo treinos para o desapego na dessoma; as itinerâncias tarísticas internacionais sendo treinos da Pré-Intermissiologia; o nomadismo consciencial. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as mensagens silenciosas de amparador extrafísico; as autorretrocognições em outras culturas; as projeções em outros idiomas; a tenepes em holopensene estrangeiro; o déjà-vu autorretrocognitivo; as inspirações extrafísicas; o amparo extrafísico providencial. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo abertismo-cognição; o sinergismo intercompreensão-convivialidade; o sinergismo mobilidade física–dinamismo consciencial; o sinergismo viagens-objetivo; o sinergismo entre parceiros evolutivos; o sinergismo doação-recebimento; o sinergismo viagens internacionais–flexibilização pensênica. Principiologia: o princípio da adaptabilidade; o princípio de os fatos orientarem as pesquisas; o princípio do megafoco evolutivo. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) sustentando os valores do indivíduo em meio diferente ao habitual; o código pessoal de Cosmoética (CPC) assegurando o respeito ao Paradireito das consciências em qualquer contexto; o código de etiqueta intercultural; o código de valores pessoais; o código pessoal de prioridades evolutivas. Teoriologia: a teática da comunicabilidade pessoal amplificada. Tecnologia: as técnicas de ampliação do dicionário cerebral analógico poliglótico pessoal; as técnicas antichoque cultural; as técnicas de expressão oral; as técnicas da antiingenuidade; os aparelhos tecnológicos funcionais. Voluntariologia: os voluntários estrangeiros. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Retrocognitarium; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI). Colegiologia: o Colégio Invisível dos Poliglotas; o Colégio Invisível dos Intérpretes; o Colégio Invisível dos Tradutores; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Autexperimentologia. Efeitologia: os efeitos somáticos do jetlag; os efeitos psicológicos da distância física; os efeitos reflexivos de viajar sozinho; os efeitos conscienciais do convívio com as diferenças culturais; os efeitos nocivos da inadaptação cultural; os efeitos dos reencontros multiexistenciais; os efeitos conscienciais do contato com o diferente; os efeitos positivos do planejamento das viagens. Neossinapsologia: a necessidade de criar neossinapses para viver em cultura diferente; as neossinapses necessárias para conviver com as diferenças culturais; a reeducação das retrossinapses para dar espaço intraconsciencial ao novo; a reciclagem das retrossinapses fossilizantes. Ciclologia: o ciclo viagens-reciclagens; o ciclo da adaptação internacional; o ciclo da espiral evolutiva; o ciclo dos desafios evolutivos; o ciclo das vidas humanas em diferentes culturas; o ciclo adaptação-readaptação; o ciclo egocentrismo-viagens-reciclagens-alocentrismo. Enumerologia: o estudante estrangeiro; o profissional estrangeiro; o turista estrangeiro; o voluntário estrangeiro; o docente estrangeiro; o verbetógrafo estrangeiro; o teletertuliano estrangeiro. Binomiologia: o binômio viagens internacionais–poliglotismo; o binômio mentalsomaticidade-autossuperação; o binômio locomoção-pensenidade; o binômio bagagem cultural–interassistencialidade; o binômio abertismo-Universalismo; o binômio respeito-convivialidade; o binômio admiração-discordância; o binômio neovivência-autenfrentamento; o binômio recepção no estrangeiro–fôrma holopensênica; o binômio planeta-casa; o binômio local–usos e costumes; o binômio idioma nativo–idioma estrangeiro; o binômio viajar-viver. Interaciologia: as interações com nativos; a interação educação pessoal–cultura estrangeira; a interação curiosidade-conhecimento; a interação internacionalidade-multidimensionalidade; a interação experiências inusitadas–reciclagens conscienciais; a interação diplomacia–entendimento mútuo; a interação vivências-autoquestionamentos; a interação viagem-autopesquisa. Crescendologia: o crescendo viagens internacionais–viagens interplanetárias; o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo consciência comunitária–consciência nacional–consciência internacional–consciência planetária; o crescendo mudança de cidade–mudança de país–mudança continental; o crescendo viagens internacionais–nomadismo consciencial; o crescendo abordagem nacional–abordagem internacional–abordagem planetária. Trinomiologia: o trinômio oportunidade-contexto-derivações; o trinômio informação-prevenção-adequação; o trinômio contato-troca-aprendizado; o trinômio viajar-interagir-aprender. Polinomiologia: o polinômio das peculiaridades culturais modo de ver–modo de sentir–modo de pensar–modo de reagir. Antagonismologia: o antagonismo aculturação / resistência; o antagonismo racismo / universalismo; o antagonismo fechadismo consciencial / abertismo consciencial; o antagonismo rigidez mental / flexibilidade adaptaptiva. Paradoxologia: o paradoxo de a viagem para o Exterior poder gerar introspecção; o paradoxo de o nativo sentir-se estrangeiro ao retornar ao país de origem; o paradoxo de encontrar semelhanças nas diferenças; o paradoxo da conscin mais bem adaptada à outra cultura e não à cultura de origem; o paradoxo de as conscins originárias de culturas díspares se entenderem melhor se comparados a membros da mesma família; o paradoxo de o distanciamento intrafísico ocasionar aproximações conscienciais. Politicologia: as políticas governamentais de intercâmbio internacional; a diplomacia. Legislogia: as leis internacionais; a lei da empatia; a lei da inseparabilidade grupocármica; a legislação de cada país; a legalização da residência no país estrangeiro; a lei do maior esforço evolutivo aplicado à adaptação cultural. Filiologia: a neofilia; a cogniciofilia; a conviviofilia; a conscienciofilia; a assistenciofilia; a adaptaciofilia; a autorreciclofilia. Fobiologia: a xenofobia; a fobia de errar ao comunicar-se com estrangeiros; a superação da neofobia. Sindromologia: a síndrome da pré-viagem; a eliminação da síndrome da inadaptação; a eliminação da síndrome da apriorismose; a evitação da síndrome da dispersão consciencial; a profilaxia da síndrome do desviacionismo. Maniologia: a riscomania; a mania de comparar; a mania de criticar; o corte da mania de criticar sem vivenciar; a superação da mania de exaltar a própria cultura; a mania de reclamar; a toxicomania; a consumomania; a xenomania; a apriorismomania. Mitologia: o combate ao mito da superioridade étnica. Holotecologia: a comunicoteca; culturoteca; a biografoteca; a idiomatoteca; a convivioteca; a energoteca; a diplomacioteca. Interdisciplinologia: a Autexperimentologia; a Estrangeirismologia; a Traduciologia; a Poliglotismologia; a Neologia; a Viajologia; a Conviviologia; a Autorrecexologia; a Reciclologia; a Autopesquisologia; a Etologia; a Adaptaciologia; a Intrafisicologia; a Sociologia; a Parapercepciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin estrangeira; a conscin viajante; a conscin neofílica; a pessoa anticomodista; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o intercambista cultural; o turista; o poliglota; o professor itinerante internacional; o emigrante; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente. Femininologia: a intercambista cultural; a turista; a poliglota; a professora itinerante internacional; a emigrante; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente. Hominologia: o Homo sapiens migrator; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens polyglotticus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens convivens. V. Argumentologia Exemplologia: conscin estrangeira saudável = a predisposta à convivência multicultural, às reciclagens conscienciais, a aprender e compartilhar conhecimentos, tendo por trafor o abertismo consciencial; conscin estrangeira patológica = a apriorista, indisponível à convivência multicultural e à autovivência de novas experiências, tendo por trafar o fechadismo consciencial. Culturologia: o intercâmbio cultural; a multiculturalidade; a cultura pessoal universalista; a identificação dos idiotismos culturais de cada país. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin estrangeira, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Amizade internacional: Conviviologia; Neutro. 02. Autoinserção cultural: Adaptaciologia; Neutro. 03. Bairrismo: Intrafisicologia; Neutro. 04. Choque cultural: Civilizaciologia; Neutro. 05. Condicionamento cultural: Sociologia; Neutro. 06. Conscin corajosa: Holomaturologia; Neutro. 07. Curva W: Adaptaciologia; Neutro. 08. Diferenças culturais: Etologia; Neutro. 09. Idiotismo cultural: Parassociologia; Nosográfico. 10. Movimentação migratória: Sociologia; Neutro. 11. Nomadismo proexogênico: Interassistenciologia; Homeostático. 12. Poliglotismo interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 13. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. 14. Viagem de férias: Homeostaticologia; Neutro. 15. Viagens internacionais: Autorrecexologia; Neutro. IMPORTA À CONSCIN ESTRANGEIRA SABER APROVEITAR A OPORTUNIDADE DA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL, MEDIANTE AUTOPESQUISAS, RECINS, RASTRO PENSÊNICO POSITIVO E AMPLIAÇÃO DA INTERASSISTENCIALIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivenciou a condição de estrangeiro(a)? Quais os benefícios alcançados? Bibliografia Específica: 1. Arakaki, Kátia; Viagens Internacionais: O Nomadismo da Conscienciologia; pref. Simone de La Tour; revisores Cathia Caporali; et al.; 294 p.; 7 seções; 33 caps.; 13 abrevs.; 13 E-mails; 123 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 8 websites; glos. 261 termos; 244 refs.; alf.; geo.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 49 a 53. J. C. N.