A automediação anticonflitiva é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, ponderar, ajustar, equilibrar ou harmonizar interesses, escolhas e necessidades conflitantes, com o objetivo de encontrar a melhor solução para os dilemas pessoais, promovendo o autesclarecimento, o autoposicionamento e a pacificação íntima.
Você, leitor ou leitora, costuma ponderar sobre os próprios conflitos intraconscienciais? Já busca a aplicação da automediação anticonflitiva? Em qual profundidade?
AUTOMEDIAÇÃO ANTICONFLITIVA (AUTODESASSEDIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A automediação anticonflitiva é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, ponderar, ajustar, equilibrar ou harmonizar interesses, escolhas e necessidades conflitantes, com o objetivo de encontrar a melhor solução para os dilemas pessoais, promovendo o autesclarecimento, o autoposicionamento e a pacificação íntima. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo mediador procede do idioma Latim, mediator, “mediador; medianeiro”. Surgiu no Século XVII. O prefixo anti provém do idioma Grego, antí, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. O termo conflito deriva do idioma Latim, conflitus, “choque; embate; encontro; combate; luta; peleja”, ligado ao verbo confligere, “combater; lutar; pelejar; confrontar; opor; comparar; bater com alguma coisa contra outra”. Surgiu também no Século XVI. Sinonimologia: 1. Autoponderação anticonflitiva. 2. Autogestão de confluência de interesses. 3. Autarbitragem anticonflitiva. 4. Automoderação antidissenso. 5. Autocomposição de soluções. Neologia. As 3 expressões compostas automediação anticonflitiva, automediação anticonflitiva primária e automediação anticonflitiva avançada são neologismos técnicos da Autodesassediologia. Antonimologia: 1. Autassédio conflitivo. 2. Intervenção autoritária. 3. Defesa de verdades absolutas. 4. Autoviolação conflitiva. 5. Autoproteção conflitiva. Estrangeirismologia: a self-mediation of personal conflicts; a glasnost consciencial; o Autoconviviarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à maturescência consciencial da autopacificação. Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Automediação anticonflitiva: autodesassédio. Automediação anticonflitiva: reeducação. Automediação anticonflitiva: pacificidade. Automediação anticonflitiva: autocura. Apliquemos automediação anticonflitiva. Coloquiologia: a dissolução da crença de o que não tem remédio nunca terá. Citaciologia: – A mediação é, em primeiro plano, vontade: uma vontade de abrir caminhos, de construir pontes, de estabelecer ligações onde não existem, permitindo que as pessoas ou grupos se unam, permitindo também que um ser encontre o caminho de si próprio. (JeanFrançois Six, 1929–). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Harmoniologia; o holopensene pessoal anticonflitivo; o holopensene pessoal da reciclagem; o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene pessoal da pacificação íntima; o materpensene da mediação e da reconciliação íntima; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os reciclopensenes. a reciclopensenidade; o rastreamento pensênico; a diferenciação autopensênica multidimensional;a aplicação da autopensenidade automediadora como meio para alcançar a desperticidade. Fatologia: a automediação anticonflitiva; o autodiscernimento decisório; a autassertividade pacificadora; a automediação de interesses e necessidades contrariados; a percepção e a posição divergentes quanto a fatos e condutas; a autoconsciência dos próprios talentos e limites; a autocrítica equilibrada; os autoconflitos de valores; os autoconflitos de informação; os autoconflitos estruturais; os autoconflitos de interesses; a autoconscientização dos conflitos latentes; as decisões de mudança de destino; a avaliação dos prós e contras; a adequada identificação do problema conflituoso; o autoquestionamento socrático; os questionamentos Como? Por quê? Onde? Quando foi?; a análise minuciosa das circunstâncias, das responsabilidades, das implicações e dos possíveis desdobramentos; o entendimento das prioridades do momento; a pluralidade de percepções e de interpretações; a avaliação dos pesos e das medidas; a clareza dos sentimentos e das crenças pessoais; a lucidez quanto aos valores reais e os valores almejados; a coerência entre o tido e o almejado; o nível de sensibilidade e habilitação no trato do autoconflito; os obstáculos e frustrações para concretizar novos projetos; os novos conflitos e os velhos conflitos; as atenuações ou ampliações dos conflitos; a discrepância da autavaliação e da heteravaliação; o esforço para ampliar a visão de conjunto antiegoica; a limitação das análises; as motivações ocultas; o confronto dos próprios princípios, propósitos e valores; o desafio de administrar, de afinar, de compreender e de integrar as polaridades; a catalisação de transformações; a qualidade da autocomunicação; a importância da ponderação com a cabeça fria; a evitação de decidir com as emoções à flor da pele; a coerência com os próprios valores impulsionando mudanças de comportamento; o arrependimento da ação impensada; a eliminação das autoculpas; o aspecto subjetivo facilitador ou comprometedor da condução do conflito; a ponderação grafopensênica; a falta de teática com os compromissos intermissivos; o ansiosismo prejudicando a autoponderação; o hiperfoco nos pontos negativos e a subvalorização dos aspectos positivos; os apriorismos na avaliação dos fatos; as consultas técnicas sobre o tema em questão; a substituição estratégica do psicossoma pelo mentalsoma; a cosmovisão dos conflitos; o reconhecimento do momento evolutivo; a reflexão aprofundada; o norte consciencial; a autoconfiança nos trafores; o ato de confiar no amparador; a predisposição às recins; as mudanças intraconscienciais; a renúncia enquanto ferramenta automediadora anticonflitiva; a solução cosmoética do conflito; o autapaziguamento íntimo; o ponteiro da autocosmoética. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os banhos energéticos tranquilizadores; a projeção lúcida (PL); a autoconscientização multidimensional (AM); os efeitos das próprias energias conscienciais; a desintoxicação holopensênica; o autodesassédio mentalsomático pelo autenfrentamento na autopesquisa; o aumento do percentual de racionalidade nas parapercepções parapsíquicas; a parapercepção e o posicionamento divergentes quanto aos parafatos; a inteligência evolutiva de não se estabelecer conflitos com os parafatos; a percepção divergente quanto a parafatos; a ampliação do livre arbítrio multidimensional da conscin lúcida; o parapsiquismo incluso nos quesitos prioritários para a ampliação da lucidez; a assunção autodespertológica; a aceitação pessoal multidimensional, teática, da Cosmoética; a ampliação do potencial parapsíquico interassistencial; o aprimoramento pessoal interdimensional para discernir com racionalidade cosmoética sobre as realidades e pararrealidades; as autoconcessões em prol da parassistência; a tenepes enquanto oportunidade de ampliação de consciência produzindo insights relativos à anticonflitividade; a projeção vexaminosa patrocinada pelo amparador extrafísico; o aproveitamento das inspirações amparadas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autorreflexão-ponderação-desassédio; o sinergismo do raciocínio crítico aplicado à resolução de problemas, conflitos e conceitos equivocados; o sinergismo cosmoético autoconscientização–autaplicação imediata. Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal; o princípio de intencionar o melhor para todos; o princípio de encontrar o caminho do meio; o princípio do “isso não é para mim”; o princípio da assistencialidade em primeiro lugar; o princípio da autoimperdoabilidade e do heteroperdão; os princípios do Paradireito. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à resolução dos conflitos íntimos. Teoriologia: a teoria do autoconflito consciencial evolutivo; a teoria dos jogos de soma “não zero”; a teoria da coerência; a teoria e a vivência da reciclagem existencial; a teoria da saúde consciencial; a teoria da inteligência evolutiva; a teoria e prática da interassistencialidade; a teoria do Homo sapiens pacificus. Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas enquanto câmara de autarbitragem; a técnica do solilóquio evolutivo; a técnica da balança decisória; as técnicas desassediadoras; a técnica da circularidade; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; as técnicas evolutivas de autopacificação; a técnica analítica do pensene; as técnicas da mediação de conflitos. Voluntariologia: a condição de conscin-cobaia no voluntariado conscienciológico; a vivência grupal do voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o voluntariado conscienciométrico; o voluntariado teático da tares; o voluntariado docente na função de mediador da construção do autoconhecimento; a prática da automediação anticonflitiva ao modo de instrumento de apoio ao voluntário focado nas automelhorias evolutivas; o voluntariado da autopacificação cosmoética. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autoconsciencioterapia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da sinalética energética; o laboratório conscienciológico da Conscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico radical da Heurística (Serenarium). Colegiologia: o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Fenomenologia; o Colégio Invisível da Desassediologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia. Efeitologia: o efeito evolutivo da anticonflitividade; os efeitos interassistenciais da autopacificação; o efeito gerador de neopensenes. Neossinapsologia: as neossinapses sobre si mesmo; as neossinapses quanto aos valores pessoais; as neossinapses quanto à importância evolutiva da pacificação íntima. Ciclologia: o ciclo dos conflitos íntimos; o ciclo falta de autorreflexão–conflito íntimo; o ciclo de conflitos intra e interpessoais; o ciclo pacificação íntima–pacificação grupal; o ciclo resolução de conflito–reciclagem íntima–reconciliação; o ciclo autoconflito–autoconceito distorcido–autestima deficitária; o ciclo construção–desconstrução de convicções inapropriadas; o ciclo recin–diminuição de conflito. Enumerologia: o ser e o não ser; o poder e o não poder; o ter e o não ter; o querer e o não querer; o fazer e o não fazer; o saber e o não saber; o cosmoético e o não cosmoético. Binomiologia: o binômio conflito-solução; o binômio resolução do impasse–administração do conflito; o binômio admiração-discordância; o binômio direitos-deveres; o binômio indecisão-posicionamento; o binômio querer ter razão–dar razão; o binômio autocriticidade sincera–autoincorruptibilidade; a ausência do binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio impulsividade-arrependimento; o binômio considerar-analisar; a atenção ao binômio conflito íntimo–conflito interpessoal; o binômio exigências-concessões; o binômio desestruturação-reestruturação. Interaciologia: a interação área de conflitos–necessidade de autenfrentamento; a interação paradigma pessoal–paradigma social; a interação proxêmica-distancêmica na solução do autoconflito; a interação ganha-ganha; a interação autoverbação-anticonflituosidade; a interação autodesassedialidade-heterodesassedialidade. Crescendologia: o crescendo abertismo consciencial–diálogo consciencial; a profilaxia do crescendo conflito íntimo–conflito interpessoal–interprisão grupocármica; o crescendo conflito-confrontação-superação; a escolha pelo crescendo conflito íntimo–recolhimento íntimo–serenidade íntima; o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo autorreflexão–autoconhecimento–reciclagem íntima; o crescendo crise-crescimento; o crescendo reflexão–escuta–análise–definição de interesses. Trinomiologia: o trinômio mediação-ponderação-reconciliação; o trinômio autodiscernimento-fato-interpretação; o trinônimio detalhismo-maximização-exaustividade; o trinômio emoção–conflito–embotamento da racionalidade; o trinômio equívoco–interpretação–autojuízo errado; o trinômio demonização do conflito–dramatização das posições–polarização das situações; o trinômio autoposicionamento-autenfrentamento-autossuperação. Polinomiologia: o polinômio vontade-intenção-autenfrentamento-autassistência; o polinômio autoconflito-autossuperação-autassistência-interassistência. Antagonismologia: o antagonismo conflito psicossomático / conflito mentalsomático; o antagonismo análise profunda / análise superficial; o antagonismo problema / solução. Paradoxologia: o paradoxo de a zona de conflito poder ser a zona de conforto; o paradoxo de sair de si para compreender-se melhor; o paradoxo de a condição evolutiva da autossuperação poder resultar de conflito intraconsciencial; a conduta paradoxal de reconhecer o melhor e optar pelo pior; o paradoxo de a explosão de criatividade gerar vulcão de frustação. Politicologia: a lucidocracia; a conscienciocracia; a autodiscernimentocracia. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei do maior esforço pesquisístico; a lei dos direitos interconscienciais; a lei do maior esforço aplicada à eliminação da autoconflituosidade no cotidiano. Filiologia: a assistenciofilia; a evoluciofilia; a autocriticofilia; a harmoniofilia; a cosmoeticofilia; a autoconscienciometrofilia; a cosmopensenofilia. Fobiologia: a autocriticofobia; a priorofobia; a decidofobia; a cogniciofobia; a verofobia; a liberofobia; a desapegofobia. Sindromologia: a síndrome da apriorismose; a síndrome do justiceiro; a síndrome do ostracismo; a síndrome da imaturidade consciencial; a síndrome da autovitimização; a síndrome da autopatopensenidade; a síndrome do desperdício de oportunidades e companhias evolutivas. Maniologia: a mania de não refletir sobre o prioritário assistencial. Mitologia: o mito da insolubilidade do conflito. Holotecologia: a conflitoteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a conscienciometroteca; a inventarioteca; a nosoteca; a proexoteca; a socioteca; a recexoteca; a recinoteca; a paradireitoteca; a discernimentoteca; a pacificoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Autodesassediologia; a Autodiscernimentologia; a Autorreflexologia; a Harmoniologia; a Conflitologia; a Politicologia; a Proexologia; a Experimentologia; a Neopensenologia; a Paradireitologia; a Evoluciologia; a Pacifismologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin mediadora de conflitos; a conscin harmonizadora; a conscin autoconsciente e discernidora; a conscin autocrítica; a conscin bombeira consciencial; a conscin-cobaia; a conscin anticonflitiva; a conscin pacificadora; a conscin decidida a evoluir; a conscin integradora; o ser desperto; o ser interassistencial. Masculinologia: o autopacificador; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conviviólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o duplista; o duplólogo; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o macrossômata; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a autopacificadora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a convivióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a duplista; a duplóloga; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a macrossômata; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens intermediator; o Homo sapiens conflictuosus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: automediação anticonflitiva primária = o ato de solucionar miniconflitos íntimos de ordem prática na vida intrafísica; automediação anticonflitiva avançada = o ato de solucionar megaconflitos íntimos, inclusive, de ordem pluriexistencial, modificando a raiz do temperamento pessoal. Culturologia: a cultura da renúncia aos conflitos anticosmoéticos; a cultura da irreflexão; a cultura da Autopesquisologia; a cultura da profilaxia dos conflitos; a cultura do desassédio intraconsciencial; a cultura do autoconhecimento; a cultura da desperticidade; a cultura da pacificação intra e interconsciencial; a implantação da cultura da Autoconsciencioterapia permanente; a cultura da inteligência evolutiva (IE); a cultura da Cosmoeticologia. Taxologia. Segundo a Experimentologia, eis, em ordem alfabética, 50 condições a serem experimentadas na solução da automediação anticonflitiva: 01. Abertismo: a prática do abertismo consciencial abrindo espaço para o novo. 02. Aceleração da História Pessoal: o emprego da automediação anticonflitiva gerando a aceleração da História Pessoal. 03. Acolhimento: o uso do auto e do hetero acolhimento funcionando enquanto técnica assistencial. 04. Altruísmo: o altruísmo de abrir mão da própria razão em prol da homeostase e da assistência. 05. Amparo extrafísico: a inspiração dos ampadores técnicos. 06. Análise: a experimentação do aprofundamento nas análises interconscienciais. 07. Assedialidade: a autoconsciência das teias de assédio. 08. Autenfrentamento: o autenfrentamento contínuo. 09. Autoconscienciometria: a análise dos próprios traços conscienciais. 10. Autoconscientização assistencial: o exemplarismo dos ajustes ampliando a autolucidez assistencial. 11. Autonomia: a assunção da autonomia evolutiva nas escolhas. 12. Bússola consciencial: o alinhamento com o fluxo cósmico. 13. Cientificidade: a inclusão da cientificidade nas análises dos fatos e parafatos. 14. Coerência: a autochecagem da coerência nas ações pessoais diárias. 15. Confiabilidade: a autoconfiança e a heteroconfiança nos amparadores a partir do continuísmo nos exercícios do autenfrentamento. 16. Cons: a recuperação de cons magnos. 17. Cosmoética: o aprofundamento contínuo da Cosmoética. 18. Cosmovisão: a ampliação da cosmovisão a partir do entendimento dos conflitos solucionados. 19. Criatividade: a aplicação da criatividade na lida dos conflitos inevitáveis. 20. Desassédio: a rotina diária de autodesassédio. 21. Desassim: o exercício de desassimilação energética enquanto técnica profilática de energias conflitantes. 22. Desrepressão: o despojamento para se autenfrentar. 23. Detalhismo: a postura criteriosa de detalhismo na análise e no registro dos fatos. 24. Discernimento: a adoção do discernimento nas ponderações. 25. EV: o emprego do EV enquanto base para a sustentabilidade energética. 26. Evolução: o entendimento da evolutividade a partir da compreensão de si e do outro. 27. Experimentação: a utilização de diferentes experimentos na condução da resolução do conflito intraconsciencial. 28. Extrafisicalidade: a repercussão extrafísica das automediações concretizadas. 29. Flexibilidade: o desprendimento do conflito usando a flexibilidade. 30. Glasnost: a teática da autotransparência nas pesquisas intraconscienciais. 31. Interdisciplinaridade: a pesquisa em diferentes áreas do conhecimento para ampliar a visão de conjunto do contexto conflitivo. 32. Limite: a compreensão do limite da própria ação. 33. Livre arbítrio: a capacidade de manifestar o livre arbítrio nas escolhas pessoais das melhores alternativas. 34. Lucidez: a expansão da lucidez nas sessões de autorreflexão. 35. Maturidade: o desenvolvimento da maturidade consciencial orientada pelas atitudes interassistenciais diárias. 36. Megafoco: o exercício da fixação no megafoco das demandas a serem restauradas. 37. Pacificação: a experimentação da pacificação intraconsciencial para acesso aos amparadores. 38. Parapercepção: a ampliação das parapercepções a partir do desenvolvimento do parapsiquismo. 39. Paraprofilaxia: as abordagens cosmoéticas na solução dos autoconflitos como evitação de interprisão grupocármica. 40. Pensenidade: a ortopensenidade enquanto ferramenta de Higiene Consciencial. 41. Pesquisa: o desenvolvimento das pesquisas intraconscienciais. 42. Prioridade: o emprego da prioridade em cada momento evolutivo. 43. Proéxis: o cumprimento da proéxis. 44. Projetabilidade: as projeções conscienciais auxiliando na resolução dos autoconflitos. 45. Retilinearidade: a retilinearidade pensênica na manifestação consciencial. 46. Sinalética: o desenvolvimento da sinalética energética, parapsíquica, pessoal. 47. Tecnicidade: lançar mão de técnicas disponíveis para a identificação das reais intenções. 48. Tenepes: a prática diária da tenepes. 49. Tudologia: a aplicação da meganálise, em geral. 50. Voliciolina: a vontade racional atuante na força mentalsomática sobrepujando os comocionalismos conflitivos. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a automediação anticonflitiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autoconflito: Autoconflitologia; Neutro. 02. Autocriticofilia: Criticologia; Homeostático. 03. Autopacificação teática: Pacifismologia; Homeostático. 04. Autopensene prioritário: Autopensenologia; Homeostático. 05. Autorrespeito multidimensional: Autoconscienciometrologia; Neutro. 06. Autotares essencial: Autoconsciencioterapia; Homeostático. 07. Cultura de paz: Pacifismologia; Homeostático. 08. Gestão de conflitos: Paradireitologia; Homeostático. 09. Juízo de valor: Heterocriticologia; Neutro. 10. Legislador evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático. 11. Paradoxo desassediador: Desassediologia; Homeostático. 12. Pergunta desassediadora: Desassediologia; Homeostático. 13. Reciclogenia: Autorrecexologia; Homeostático. 14. Taxologia das análises: Experimentologia; Neutro. 15. Técnica da anticonflituosidade-autopacificação: Autexperimentologia; Neutro. A AUTOMEDIAÇÃO, A RIGOR, PROMOVE O DESNUDAMENTO DA REALIDADE CONSCIENCIAL, GERANDO A DESCONSTRUÇÃO DOS CONFLITOS E A RESTAURAÇÃO DA CONVIVÊNCIA PACÍFICA CONSIGO MESMO(A). Questionologia. Você, leitor ou leitora, costuma ponderar sobre os próprios conflitos intraconscienciais? Já busca a aplicação da automediação anticonflitiva? Em qual profundidade? Bibliografia Específica: 1. Vasconcelos, Carlos Eduardo de; Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas: Modelos, Processos, Ética e Aplicações; pref. Misael Montenegro Filho; 238 p.; 13 caps.; 1 E-mail; 110 enus.; 1 website; 78 refs.; 23 x 16 cm; br.; 2ª Ed. rev.; atual. e amp.; Editora Método; São Paulo, SP; 2012; páginas 41 a 138. M. L. C.