AUTOGOVERNABILIDADE (AUTEVOLUCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A autogovernabilidade é a condição da conscin, homem ou mulher, na qual predomina o autogerenciamento cosmoético, racional e lógico sobre as próprias manifestações conscienciais, diante de contextos e paracontextos, qualificando o microuniverso pessoal e influenciando com discernimento, ortopensenidade e senso universalista a realidade e a pararrealidade de grupos, instituições e organismos. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo governável deriva do idioma Latim, gubernabilis, “que pode ser governado; controlável”. Surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Autogoverno pró-evolutivo. 2. Autogerenciamento cosmoético. Neologia. O vocábulo autogovernabilidade e as duas expressões compostas autogovernabilidade jejuna e autogovernabilidade proficiente são neologismos técnicos da Autevoluciologia. Antonimologia: 1. Autodesgovernabilidade. 2. Inconsistência ortopensênica. 3. Autoposicionamento vacilante. Estrangeirismologia: a self-learning ability interassistencial; o mindset de assistência; a invulnerability da ortopensenidade. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da autodeterminação interassistencial. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Autogovernabilidade: teática cosmoética. Autoproéxis: autogovernabilidade intermissiva. Coloquiologia: a autodeterminação para fincar a bandeira interassistencial. Citaciologia: – Meu caro amigo, não importa o tipo de erro que o outro possa cometer: se você está perturbado há algo no seu íntimo que você não dá a devida atenção (...). Refiro-me ao tipo de perturbação que nasce do conflito e que causa mais conflito ainda. Uma tendência muito comum das pessoas é dizer: “É você que está me provocando”. O jogo de culpar os outros é tão difundido que você mal consegue percebê-lo. Um ser humano culpa o outro, um país culpa o outro, um grupo responsabiliza o outro. Este é um processo em permanente andamento no nível mais atual de desenvolvimento da humanidade. Na verdade, trata-se de um dos processos mais prejudiciais e ilusórios que se possa imaginar (Eva Pierrakos, 1915–1979). Ortopensatologia: – “Autogoverno. A opinião dos outros, a seu respeito, não precisa comandar a sua existência. A autevolução é a força que governa a vida, controlada por você o tempo todo”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do domínio da autopensenidade; o holopensene pessoal da interassistencialidade; a vigilância constante da autopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os autoortopensenes; a autoortopensenidade; os cosmovisiopensenes; a cosmovisiopensenidade; os serenopensenes; a serenopensenidade; a identificação da pressão holopensênica; a vivência do autodesassédio sob pressão pensênica grupal patológica; o holopensene reurbanizador; o holopensene tarístico; o holopensene universalista; o holopensene maxifraterno. Fatologia: a autogovernabilidade; a prontidão ao autodesassédio; a autodisciplina para corrigir as imaturidades; a autopercepção de diferentes níveis evolutivos de grupos existentes na Socin; a autorresiliência diante de situações baratrosféricas; a autodesdramatização da crise de crescimento; a autorresistência perante o estresse autevolutivo; a autorrevitalização contrapondo a ansiedade cronoevolutiva; a autoimunidade diante de ectopias existenciais; a autocosmovisão; o extrapolacionismo racional orientando a tomada de decisão; o egocídio cosmoético; o fortalecimento do ego interassistencial; o egocentrismo compulsório evitando qualquer manifestação egocêntrica patológica do próprio ego; as lições aprendidas com os impactos de autodesgovernos; o autoposicionamento coerente; o megafoco na assistência prioritária; a autoprudência diante das antipatias; a auditoria da intenção; a Higiene Consciencial; a imperturbabilidade diante de embate entre antipodias conscienciais; a antipodia consciencial reciclogênica; o espelhamento; os sistemas institucionais a serem depurados; o compulsório autogerenciamento emocional; a autopacificação íntima; o autodesemaranhamento da interprisão grupocármica; a autopersistência na influência heterodesassediadora; as reciclagens intraconscienciais autoimpostas; o autenfrentamento da causa da oscilação de humor; o autaprimoramento do temperamento; o autoimperdoamento diante da aversão sigilosa; a autorresolutividade dos problemas íntimos; a autorresiliência ao enfrentar as adversidades no cenário existencial; o ortoposicionamento diante do impacto conviviológico com consciências anticosmoéticas; a autodisponibilidade para a manutenção da homeostase; o autorrespeito; o autodiscernimento interassistencial perante diferentes níveis evolutivos; a inegociável autenticidade consciencial; a autocriticidade cosmoética; o autaprendizado parapolítico; a reflexão autocosmovisiológica; as neoautoconvicções evolutivas; a indignação cosmoética; o instante cosmoetificador; o autoortabsolutismo; o esforço autoconsciencioterápico; a autossuperação de trafares inibidores da manifestação interassistencial; a predominância de atos traforistas; a vivência na condição de minipeça interassistencial; o senso de Universalismo. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as projeções conscienciais elucidativas; os recessos projetivos diante de autodesgovernos; o senso de paradever intermissivo na tomada de decisão; o Curso Intermissivo (CI); os parapsicodramas de situações sujeitas à descontinuidade interassistencial; o paresclarecimento dos posicionamentos assumidos; a sinalética energética e parapsíquica pessoal promovendo a acalmia diante da pressão intrafísica; a autorreceptividade ao amparo extrafísico de função sinalizador da abordagem adequada à situação; o banho de energia sinalizando o posicionamento correto; a intuição de amparador extrafísico sobre o momento de calar; as retrocognições fragmentadas fornecendo informações autocosmovisiológicas sobre a situação problema; a parapercepção da autorresponsabilidade no processo maxiproexológico; a parassincronicidade atuante no microuniverso consciencial; os insighs otimizadores do autocontrole na tenepes. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo gradual autogovernabilidade–ampliação do discernimento interassistencial; o sinergismo autocosmovisão-autodiscernimento-autocosmoética; o sinergismo autorreeducação consciencial–reeducação consciencial coletiva; o sinergismo tarístico autoortoposicionamento-verbação-teática; o sinergismo autolucidez-autoparapsiquismo; o sinergismo mudança da autopercepção–mudança da compreensão dos fatos; o sinergismo autanálise-autocosmanálise-cosmanálise. Principiologia: o princípio diretor da consciência; o princípio da interassistencialidade; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio parapolítico da inseparabilidade grupocármica; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da retilinearidade pensênica. Codigologia: a autoincorruptibilidade no cumprimento do código pessoal de Cosmoética (CPC); as cláusulas de autogovernabilidade proexogênica do CPC. Teoriologia: a teoria da assistência em mão dupla (interassistencialidade); a teoria da autodefesa energética; a teática dominante da imperturbabilidade; a teoria da singularidade consciencial; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teática da autenticidade consciencial; a teática do Curso Intermissivo (CI); a teática da autoliderança evolutiva. Tecnologia: a técnica do estado vibracional; a técnica da autotransparência; a técnica da verbação; a técnica da heterocrítica cosmoética; a técnica da desdramatização; a técnica da mediação de conflitos; a técnica do mitridatismo interassistencial; a técnica da intencionalidade cosmoética. Voluntariologia: o voluntariado tarístico expandindo a autocompreensão dos fatos e dos parafatos; o voluntariado conscienciológico enquanto exercício de aprendizagem autevolutiva; o voluntariado na gestão conscienciocêntrica; o voluntariado conscienciológico oportunizando autossuperações na convivência grupal; o voluntariado conscienciológico propiciando a consolidação de hábitos ortopensênicos; a avaliação da qualidade da intenção na manifestação diária do voluntariado institucional conscienciológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna oportunizando o aprendizado parapolítico; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico Serenarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Sinaleticologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Serenologia. Efeitologia: os efeitos interassistenciais dos autesforços evolutivos; o efeito do autocontrole do ego; o efeito da holoconvivialidade sadia; o efeito pacificador do autodiscernimento; o efeito do autocontrole holossomático; o efeito da ampliação do senso de fraternidade; o efeito libertador do Universalismo teático; o efeito maturológico da recin; os efeitos coletivos positivos da autocosmovisão; os efeitos do autodiscernimento policármico. Neossinapsologia: as neossinapses oriundas da autogovernabilidade; as neossinapses geradoras do senso de minipeça lúcida; as neossinapses resultantes da mudança de ego; as neossinapses autolibertárias criadas pela aplicação da inteligência evolutiva; as neossinapses oriundas da reconciliação dos opostos no microuniverso consciencial; as neossinapses do autaprendizado parapolítico; as neossinapses do autodiscernimento parapoliticológico. Ciclologia: o ciclo das neoideias autevolutivas; as mudanças do ego parapolítico ao longo do ciclo etário humano; a intenção da manifestação cosmoética no ciclo erro-retificação-acerto; o ciclo evolutivo vida intrafísica grupocármica–vida intrafísica policármica; o ciclo competência relacional–competência interassistencial; o ciclo autodesassédio-heterodesassédio; o ciclo existencial virtuoso. Enumerologia: a autogovernabilidade perceptiva evitando distorções inúteis; a autogovernabilidade pensênica gerando a linearidade do raciocínio; a autogovernabilidade anticonflitiva promovendo a auditoria da intenção; a autogovernabilidade holossomática possibilitando estabilizar a leitura energética; a autogovernabilidade mentalsomática otimizando a tomada de decisão; a autogovernabilidade reativa garantindo o domínio da imaturidade egoica; a autogovernabilidade parapsíquica diante do contexto da comunicação multidimensional. Binomiologia: o binômio crescimento individual–crescimento coletivo; o binômio convívio grupal–acertos grupocármicos; o binômio coerência consciencial–autoridade cosmoética; o binômio ortopensenidade-ortoconvivialidade; o binômio autenticidade-verbação; o binômio determinação-persistência; o binômio empatia-assertividade. Interaciologia: a interação mentalsoma-psicossoma-energossoma-soma; a interação autorreciclagens-autogovernabilidade; a interação autoconscientização multidimensional–diferenciação pensênica; a interação abordagem assistencial–intencionalidade cosmoética; a interação cosmovisão-ortoposicionamento; a interação conscins-consciexes; a interação conflito-paraconflito. Crescendologia: o crescendo mediador intrafísicalista–mediador multidimensional; o crescendo pacificação atual–pacificação multiexistencial; o crescendo evolutivo homeostático; o crescendo da análise dos efeitos grupais nosográficos às causas sistêmicas; o crescendo das autossuperações; o crescendo ingenuidade-sinceridade-transparência-maturidade-epicentrismo; o crescendo coerência-teática-verbação. Trinomiologia: o trinômio autorreflexão-maturação-ponderação; o trinômio Cosmoética-maxifraternidade-Universalismo; o trinômio verdade formal–verdade real–verdade multidimensional; o trinômio desatar nós–unir pontas–criar laços; o trinômio diagnóstico–inspiração amparadora–autoridade interassistencial; o trinômio autodiscernimento evolutivo–interassistencialidade cosmoética–paraperceptibilidade lúcida; o trinômio individualidade-coletividade-paracoletividade. Polinomiologia: o polinômio compreensão-cosmovisão-motivação-articulação; o polinômio grupocármico interprisão-vitimização-recomposição-libertação-policarmalidade; o polinômio conflito-mediação-autolucidez-acordo; o polinômio cérebro-paracérebro-mentalsoma-consciência; o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade; o polinômio racionalidade-logicidade-prioridade-verdade; o polinômio olhar-gesto-fala-posicionamento. Antagonismologia: o antagonismo lucidez / embotamento; o antagonismo cálculo / impulso; o antagonismo coerência / incoerência; o antagonismo autoinsegurança / ortoposicionamento; o antagonismo interprisão grupocármica / acerto grupal; o antagonismo interassedialidade / interassistencialidade; o antagonismo postura pró-conflito / postura anticonflito. Paradoxologia: o paradoxo da intervenção tarística silenciosa; o paradoxo da inquietação íntima em prol da harmonia coletiva; o paradoxo de o avanço do autoconhecimento da conscin poder expor a autoignorância consciencial; o paradoxo de encontrarem-se disponíveis para muitos as verdades captadas por poucos; o paradoxo de a disciplina trazer liberdade; o megaparadoxo da ilusão intrafísica desconsiderando a realidade extrafisica. Politicologia: a autodiscernimentocracia; a lucidocracia; a meritocracia evolutiva; a proexocracia; a interassistenciocracia. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo na manutenção da autocoerência; a lei da interassistencialidade; a lei da interdependência consciencial; a lei da evolução conjunta; as leis cósmicas paradireitológicas; a lei da identidade; a lei da obsolescência da imaturidade. Filiologia: a teaticofilia; a sociofilia; a mentalsomatofilia; a politicofilia; a conviviofilia; a coerenciofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a ausência da decidofobia; a ausência da voliciofobia; a superação da heterocriticofobia. Sindromologia: a superação da síndrome da insegurança; a obsolescência da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); o enfrentamento da síndrome da apriorismose. Maniologia: a mania de forçar o consenso; o descarte da mania de poder. Mitologia: o mito de toda calmaria parecer positiva; a ilusão do mito do consenso absoluto; o mito da consciência apolítica; o mito da boa vontade e boa intenção; o mito da verdade absoluta; a queda dos mitos dos argumentos falaciosos. Holotecologia: a convivioteca; a assistencioteca; a verbacioteca; a mentalsomatoteca; a egoteca; a cosmoeticoteca; a teaticoteca. Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Autexperimentologia; a Autopesquisologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Coerenciologia; a Interassistenciologia; a Intermissiologia; a Proexologia; a Ortopensenologia; a Holomaturologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin parapolítica; a conscin minipeça do maximecanismo interassistencial; a conscin infiltrada cosmoética; a conscin universalista; a conscin maxifraterna; a conscin pacífica. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens rationalis; o Homo sapiens libertus; o Homo sapiens tachypsychicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens conscientiologus. V. Argumentologia Exemplologia: autogovernabilidade jejuna = aquela da conscin apresentando instabilidades emocionais intermitentes, descontinuando as manifestações interassistenciais; autogovernabilidade proficiente = aquela da conscin com autodiscernimento avançado mantendo a continuidade das manifestações interassistenciais. Culturologia: a cultura da holomaturescência evolutiva; a cultura da autocoerência; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da Cosmoética; a cultura da Parapoliticologia; a cultura da Paradireitologia; a cultura da Paradiplomacia. Taxologia. Consoante a Conscienciometrologia, o diferenciado nível de autogovernabilidade do Homo sapiens serenissimus ocorre quando, concomitantemente, o ego expressa maturidade máxima em relação ao domínio das duas estruturas: 1. Holossomática: relativo à holomaturescência do emprego de 4 veículos conscienciais: soma, energossoma, psicossoma e mentalsoma. 2. Intraconsciencial: relativo à holomaturescência do autodiscernimento em relação, entre outros, a 6 atributos conscienciais: liderança; comunicabilidade; priorização; coerência; consciencialidade e universalidade. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autogovernabilidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autaprendizado parapolítico: Autevoluciologia; Homeostático. 02. Autocoerentização: Autocoerenciologia; Homeostático. 03. Autoconsciencialidade ascendente: Autodiscernimentologia; Homeostático. 04. Autofalseabilidade: Autexperimentologia; Homeostático. 05. Efeito da autocoerência: Autocoerenciologia; Homeostático. 06. Efeito do autocontrole do ego: Autevoluciologia; Homeostático. 07. Efeito intermissivo: Autevoluciologia; Homeostático. 08. Ilusão da autoinfalibilidade: Autenganologia; Nosográfico. 09. Ortopensenidade solucionática: Confluenciologia; Homeostático. 10. Ortopensenização interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 11. Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 12. Perfil liderológico interassistencial: Perfilologia; Homeostático. 13. Perfil paradiplomático: Paradiplomaciologia; Homeostático. 14. Reflexão autocosmovisiológica: Autevoluciologia; Homeostático. 15. Trinômio da holomaturidade: Holomaturologia; Homeostático. O NÍVEL DE AUTOGOVERNABILIDADE ESTABELECE O FÔLEGO INTERASSISTENCIAL DA CONSCIN, ALICERÇADO NA COSMOETICIDADE DO RACIOCÍNIO E DA LÓGICA, OS PREESTABILIZADORES DA AUTOORTOPENSENIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre o nível de autogovernabilidade conquistado? Houve avanço do fôlego interassistencial nos últimos 6 meses? Bibliografia Específica: 1. Nonato, Alexandre; Parapolítica e Autogovernabilidade Consciencial; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 10; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 7 enus.; 24 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2006; páginas 334 a 341. 2. Pierrakos, Eva; O Caminho da Autotransformação (The Pathwork of Self-Transformation); trad. Euclides L. Callone; & Cleusa M. Wosgrau; 256 p.; 17 caps.; 21 x 14 cm; br.; 19a Ed.; Cultrix.; São Paulo, SP; 2007; página 111. 3. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 17 e 18. 4. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.395. 5. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 197. E. P.