Aprofundamento da Pesquisa

A apriorismose é a qualidade, condição ou estado cronicificado do apriorista, homem ou mulher, somente capaz de raciocinar a priori, a partir de elementos prévios fixados, sem exame, análise ou verificação, independente da facticidade ou da parafacticidade.

Você ainda mantém algum laivo de apriorismose nas manifestações pensênicas? Em qual linha de conhecimento? Qual a origem?

      APRIORISMOSE
                                     (PARAPATOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A apriorismose é a qualidade, condição ou estado cronicificado do apriorista, homem ou mulher, somente capaz de raciocinar a priori, a partir de elementos prévios fixados, sem exame, análise ou verificação, independente da facticidade ou da parafacticidade.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo apriorismo deriva do idioma Francês, apriorisme; e este do idioma Latim, a priori, “a partir do que precede; do início”. Surgiu em 1913. O sufixo ose vem do idioma Grego, osis, “patologia, doença”.
          Sinonimologia: 1. Aprioropatia. 2. Condição doutrinária da pressuposição. 3. Raciocínio apriorístico. 4. Análise arcaica. 5. Inatismo. 6. Genetismo. 7. Acriticismo. 8. Neofobia. 9. Xenofobia.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 11 cognatos derivados do vocábulo apriorismo: antiapriorismose; Apriorismologia; apriorismomania; apriorismoteca; aprioropata; aprioropatia; aprioropática; aprioropático; autapriorismose; maxiapriorismose; miniapriorismose.
          Neologia. Os 4 vocábulos apriorismose, miniapriorismose, maxiapriorismose e antiapriorismose são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 1. Antiapriorismose; antiapriorização; apriorismo sadio. 2. Raciocínio factualístico. 3. Intelecção lógica. 4. Simulcognição. 5. Análise cósmica; dissecção analítica. 6. Desconstrucionismo. 7. Neofilia; xenofilia.
          Estrangeirismologia: os raciocínios a priori, em geral; o parti-pris; a manutenção do status quo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à logicidade.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – A apriorismose fossiliza.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da racionalização; os fixopensenes; os monopensenes; a monopensenidade; a rigidez autopensênica; os tautopensenes; a tautopensenidade.
          Fatologia: a apriorismose; os apriorismos de abordagem; o apriorismo patológico; a aprioropatia; a apriorismose predispõe a dislogia; a apriorismose grupal; a aceitação de fatores independentes da experiência; a qualidade das pressuposições; os prejulgamentos; os preconceitos enraizados; as preconcepções ocas; as superstições; as ideias fixas; os monoideísmos; a mesmice; a pasmaceira; a usura intelectual; o repúdio pré-fabricado; a rejeição pronta; a inflexibilidade cognitiva; a monovisão parcelada; a hiperprosexia; os dogmas pessoais; o antiprincípio pessoal; a sabedoria imaginária; as multibitolações; os megavícios das ideias prontas; o bloqueio da criatividade; o fechadismo consciencial; o índice da faixa etária; o início da apriorismose na pós-adolescência; o assentamento da apriorismose à época da meia-idade; a ausência de autocrítica; a inconsciência crítica; os travões intraconscienciais; o sedentarismo; a antiparafacticidade; as comorbidades; a antirrecéxis; o peso dos preconceitos; as convicções preestabelecidas; as possíveis deformações dos fatos e evidências; as elucubrações antigas insensatas; os achismos pessoais.
          Parafatologia: a vivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: a ausência do princípio da descrença.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia.
          Ciclologia: o ciclo dos enganos não corrigidos a tempo.
          Enumerologia: o círculo vicioso; a corrente contínua; a estrela circumpolar; a masturbação mental; a ideia fixa; o relógio de repetição; o dono da verdade.
          Crescendologia: a partir da apriorismose, os preconceitos se transformam em dogmas, os dogmas em fanatismos, os fanatismos em totalitarismos e os totalitarismos em teoterrorismos.
          Polinomiologia: o polinômio interiorose-apriorismose-neofobia-decidofobia.
          Antagonismologia: o antagonismo fanatismo / abertismo consciencial; o antagonismo fixação de verpons / monoideísmo; o antagonismo ideias inatas / ideias fixas.
          Fobiologia: a neofobia em grupo; a criticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da apriorismose.
          Maniologia: a monomania.
          Holotecologia: a apriorismoteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Egocarmologia; a Parageneticologia; a Psicossomatologia; a Refutaciologia; a Consciencioterapia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a pessoa “realizada”; a conscin apriorística.
          Masculinologia: o multibitolado; o pseudocompletista intransigente; o sedentário; o retranquista; o quadradão; o caretão; o cocoroca; o dono da verdade absoluta; o sabichão; o papa Gregório IX (Ugolino de Segni, 1170–1241); o fanático de pedra; o monomaníaco; o aprioropata; o apriorista; o inatista; o genetista.
          Femininologia: a multibitolada; a pseudocompletista intransigente; a mulher sedentária; a retranquista; a quadradona; a cocoroca; a dona da verdade absoluta; a sabichona; a fanática de pedra; a monomaníaca; a aprioropata; a apriorista; a inatista; a genetista.
          Hominologia: o Homo sapiens aprioristicus.


                                           V. Argumentologia

          Exemplologia: miniapriorismose = a refutação pessoal precipitada; maxiapriorismose =
o fanatismo pessoal teoterrorista.
          Culturologia: os idiotismos culturais.
          Bases. Pelos critérios da Consciencioterapia, a técnica da evitação da apriorismose está baseada na neofilia, no abertismo consciencial e na renovação do status quo.


                                             VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes, com temas centrais nosográficos, da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades, evidenciando relação estreita com a apriorismose, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Acriticismo: Parapatologia.
          2. Autassédio: Parapatologia.
          3. Autodesorganização: Parapatologia.
           4.  Decidofobia: Parapatologia.
           5.  Fechadismo consciencial: Parapatologia.
           6.  Megapatologia intraconsciencial: Parapatologia.
           7.  Satisfação malévola: Parapatologia.
        A APRIORISMOSE É O ENGESSAMENTO DA AUTOPENSENIDADE NA CONDIÇÃO DA FALSA REALIZAÇÃO
     OU IMATURIDADE MENTALSOMÁTICA, IMPEDINDO OS
   NEOPENSENES, A RECÉXIS E A DINÂMICA EVOLUTIVA.
           Questionologia. Você ainda mantém algum laivo de apriorismose nas manifestações pensênicas? Em qual linha de conhecimento? Qual a origem?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 131, 165, 217 e 665.
           2. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4a Ed. revisada e ampliada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; página 991.
           3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 81.