Pesquisa Curiosa

A pesquisa curiosa é a investigação capaz de comunicar elevado grau de envolvimento intelectual, sadio, técnico ou paratécnico na conscin investigadora, homem ou mulher.

      PESQUISA CURIOSA
                                   (EXPERIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A pesquisa curiosa é a investigação capaz de comunicar elevado grau de envolvimento intelectual, sadio, técnico ou paratécnico na conscin investigadora, homem ou mulher.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo pesquisa vem do idioma Espanhol, pesquisa, derivado do idioma Latim, pesquisita, de pesquisitus, e este de perquirere, “buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar, indagar profundamente”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo curioso procede do idioma Latim, curiosus, “cuidadoso; diligente; que busca ou procura com cuidado; desejoso de saber; indiscreto; imprudente”. Apareceu no Século XIV.
         Sinonimologia: 1. Investigação curiosa. 2. Perquirição curiosa. 3. Desvendamento do fato.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos derivados do vocábulo pesquisa: pesquisa-ação; pesquisabilidade; pesquisação; pesquisador; pesquisadora; pesquisar; pesquisável; pesquisística; pesquisístico.
         Neologia. As 3 expressões compostas minipesquisa curiosa, maxipesquisa curiosa e megapesquisa curiosa são neologismos técnicos da Experimentologia.
         Antonimologia: 1. Dogmática antipesquisística. 2. Ignorantismo.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento pesquisístico.
         Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Pesquisador: curioso profissional.


                                             II. Fatuística

         Pensenologia: o carregamento na autopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
         Fatologia: a pesquisa curiosa; o fato atrativo; o fato-chamariz; o fato insólito; o fenômeno surpreendente; as ocorrências chamativas; o objetivo do interesse das pessoas; a curiosidade intelectual; o despertamento da curiosidade científica; a curiosidade heurística; a destrutividade da Cosmoética e da Impactoterapia; o casal incompleto; a existência do Ignorantismo.
         Parafatologia: o cérebro vazio; a agendex; a arapuca energética; as gafes extrafísicas (paragafes); o monólogo psicofônico; o cipriene; o extrapolacionismo parapsíquico; o paradever; o parafato atrator; o autoabraço; a Paradireitologia.


                                           III. Detalhismo

         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico Serenarium.
         Enumerologia: a autorreciclagem; a neocosmovisão; o ar rarefeito; o sangue novo; o novo horizonte; a inovação; o neoexemplo.
         Trinomiologia: o trinômio curiosidade-automotivação-perseverança.
         Politicologia: a lucidocracia.
         Filiologia: a neofilia; a gnosiofilia.
          Holotecologia: a curiosoteca; a bizarroteca; a exoticoteca; a parapsicoteca.
          Interdisciplinologia: a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Curiosologia; a Heuristicologia; a Mentalsomatologia; a Argumentologia; a Discernimentologia; a Criticologia; a Autocriteriologia; a Macrossomatologia; a Evoluciologia; a Extrafisicologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; as consciexes em geral; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens curiosus; o Homo sapiens serenissimus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minipesquisa curiosa = a autopesquisa do cordão de prata, a conexão básica entre o psicossoma e o soma pessoais; maxipesquisa curiosa = a pesquisa interdimensional da comunex Interlúdio; megapesquisa curiosa = a pesquisa da personalidade extrafísica do Serenão.
          Taxologia. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 categorias de pesquisas curiosas e originais, compondo verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, capazes de indicar abordagens para a ampliação do entendimento da curiosidade científica sadia mais transcendente:
          01. ASSINVÉXIS.
          02. Dicionário cerebral analógico.
          03. Iniciativa planetária pioneira.
          04. Interlúdio.
          05. Jubileu evolutivo.
          06. Macrossoma idiota.
          07. Macrossomatologia.
          08. Ofiexologia.
          09. Tenepessismo.
          10. Verbaciologia.
          Evoluciologia. Segundo a Holomaturologia, a Conscienciologia já permite a você, mais interessado, viver dispensando para sempre as multimilenares muletas da Socin patológica, por exemplo: a evocação, a prece, a oração, a vela e outros recursos de idolatria e dependência interconsciencial.
          Intraconscienciologia. No âmbito da Experimentologia, há, por exemplo, 12 disciplinas íntimas curiosas dentro do universo da Intraconscienciologia, aqui dispostas na ordem alfabética:
          01. Autocoerenciologia.
          02. Autoconscienciologia.
          03. Autocriteriologia.
          04. Autodeterminologia.
          05. Autodiscernimentologia.
          06. Autointencionologia.
          07. Autointraconscienciologia.
          08. Autolucidologia.
          09. Autoortopensenologia.
          10. Autoparacerebrologia.
          11. Autotemperamentologia.
          12. Autovoliciologia.
          Priorologia. Do ponto de vista da Evoluciologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 4 modalidades de pesquisas prioritárias, lógicas, para a conscin lúcida:
          1. Perfilologia. A pesquisa de gente é mais importante se comparada à pesquisa de máquinas.
          2. Mentalsomatologia. A pesquisa do mentalsoma é mais relevante se comparada à pesquisa do soma.
          3. Cosmoeticologia. A pesquisa fundamental da Cosmoeticologia é melhor se comparada à pesquisa dos processos intrafísicos e fugazes da Socin.
          4. Parapercepciologia. A pesquisa dos parafatos do autoparapsiquismo é prioritária se comparada à pesquisa dos fatos ou fenômenos intrafísicos.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a pesquisa curiosa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro.
          2. Autografia cutânea: Somatologia; Neutro.
          3. Bamburriologia: Proexologia; Neutro.
          4. Edição gratuita: Comunicologia; Homeostático.
          5. Idiotismo cultural: Parassociologia; Nosográfico.
          6. Inexistência: Experimentologia; Homeostático.
          7. Personalidade consecutiva: Seriexologia; Neutro.
    A PESQUISA CURIOSA SADIA ATRAI MENTALSOMATICAMENTE A CONSCIN POTENCIALIZANDO OS ATRIBUTOS
   MENTAIS CONJUGADOS E ABRINDO O CAMINHO PARA
        OS ACHADOS HEURÍSTICOS DAS MEGAVERPONS.
        Questionologia. Qual foi, até hoje, a pesquisa mais curiosa para você? Em qual área de conhecimento? Tal pesquisa marcou a proéxis?