Antiofensividade Interconsciencial

A antiofensividade interconsciencial é a qualidade ou caráter da consciência autopacificada e benévola, com know-how evolutivo de refratariedade cosmoética e motivação assistencial sustentada frente à hostilidade extraconsciencial e à promoção de ofensa, insulto, agravo, ultraje, dano, belicosidade ou afronta.

Qual a excelência das automanifestações pacificadoras, leitor ou leitora, frente aos inevitáveis atritos diários? Acumula mágoas não verbalizadas? Ou se mantém refratário e assistencial ante as ofensas de outrem?

      ANTIOFENSIVIDADE INTERCONSCIENCIAL
                        (CONSCIENCIOTERAPEUTICOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A antiofensividade interconsciencial é a qualidade ou caráter da consciência autopacificada e benévola, com know-how evolutivo de refratariedade cosmoética e motivação assistencial sustentada frente à hostilidade extraconsciencial e à promoção de ofensa, insulto, agravo, ultraje, dano, belicosidade ou afronta.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O prefixo anti vem do idioma Grego, antí, “de encontro; contra; em oposição a”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo ofensa deriva do idioma Latim, offensa, com provável interferência do idioma Francês, offense, “injuriar; ferir; chocar”. Apareceu no Século XV. O prefixo inter procede também do idioma Latim, inter, “no interior de 2; no espaço de”. O termo consciência provém do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII.
         Sinonimologia: 1. Inofensividade interconsciencial. 2. Antiofensividade cosmoética.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 20 cognatos derivados do vocábulo ofensa: antiofensiva; antiofensividade; antiofensivo; inofensiva; inofensividade; inofensivo; ofendedor; ofendedora; ofender; ofendida; ofendido; ofendimento; ofensão; ofensiva; ofensividade; ofensivo; ofenso; ofensor; ofensora; pseudofensa.
         Neologia. As 3 expressões compostas antiofensividade interconsciencial, antiofensividade interconsciencial terapêutica e antiofensividade interconsciencial profilática são neologismos técnicos da Consciencioterapeuticologia.
         Antonimologia: 1. Ofensividade interconsciencial. 2. Suscetibilidade à ofensa.
         Estrangeirismologia: a mentalidade auto e heteropacificadora assentada no primum non nocere; a banana technique à heterassedialidade.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao desempenho de liderança interassistencial cosmoética.
         Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Perdão: veredicto consciencial.
         Coloquiologia: o ato de dar de ombros à possibilidade de revanche.
         Citaciologia: – “Aos outros perdoa sempre, a ti, nunca” (Sêneca, 4 a.e.c.–65 e.c.).
         Proverbiologia. Eis provérbio relacionado ao tema: – A generosidade perdoa, a imprudência esquece.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da refratariedade às hostilidades intra e extrafísicas; a autopensenidade de imperturbabilidade; os patopensenes de retaliação; a patopensenidade ávida pelo conflito; os ortopensenes esterilizantes do malentendido; a ortopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade promotora de consensos evolutivos; os reciclopensenes de saída do melindre e assunção da postura assistente; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade autolibertadora; a autoortopensenização pró-saúde holossomática.
         Fatologia: a antiofensividade interconsciencial; a manutenção do equilíbrio psicossomático após recepção do insulto; a frieza repulsiva disfarçada de sobrepairamento sadio; a demonstração da necessidade de autocura; a emissão da opinião pessoal sem assediar o interlocutor; a tendência exagerada em sentir-se ofendido; o melindre e a predisposição ao aborrecimento cunhados no temperamento do ex-monarca multiexistencial; o plebeísmo terapêutico na atual existência humana; a perpetuação dos duelos verbais e dos monólogos a 2 sob pretexto do exercício do livre debate de ideias; as tergiversações preliminares para ferir o interlocutor a posteriori; o inconformismo raivoso da vítima diante da oferta de pacificação do ofensor; a inquietação aversiva da consciência hostil ao se confrontar com a possibilidade do perdão; a construção das tonalidades afetivas avançadas para a aplicação do pré-perdão cosmoético antecipado; a sabedoria de não se deixar aprisionar pelos erros alheios; a verdade acachapante de todos estarem sujeitos a errar; a redenção da vitimização não cavada; o nível de antiofensividade enquanto indicador de autodesperticidade; o desafio cosmoético de enxergar, de modo empático, a consciencialidade do transgressor; a esnobação mentalsomática ao agressor; o indulto ao erro alheio.
          Parafatologia: a Higiene Consciencial ao promover a desassimilação de energias autointoxicantes; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático no estado de perdoamento antecipado; a paramediação de conflitos interconscienciais e interdimensionais; as algemas holossomáticas e multiexistenciais do ressentimento; a promoção da autorreorganização parafisiológica diante dos ataques bioenergéticos e extrafísicos; a lucidez autorretrocognitiva a descortinar os próprios erros e gerar a predisposição ao heteroperdão.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo empatia-intercomprensão em contraponto ao sinergismo falta de empatia–capricho pessoal de perpetuação da discórdia.
          Principiologia: o princípio da não-maleficência evidenciado no caráter antiofensivo de não ser agente causador de danos adicionais à consciência enferma e hostil; o princípio de se comprometer com a assistência ao algoz; o princípio antirrevanchista de não fazer aos outros o não desejado para si mesmo; o princípio da interdependência evolutiva explicitada na necessidade da coexistência humana; o princípio de o menos doente ajudar o mais doente; o princípio do perdão não depender das ações alheias; o princípio do ceticismo otimista cosmoético (COC)
aplicado à reverificação continuada dos critérios de autocura dos insultos recebidos.
          Codigologia: o autoimperdoamento na aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC) a depurar a causticidade das intenções pessoais nas contestações.
          Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE) aplicada ao movimento de saída do chororô e de entrada na condição de bombeiro consciencial.
          Tecnologia: a técnica do perdão universal no desencorajamento das reincidências patológicas dos ofensores; a técnica da impactoterapia cosmoética destrutiva na desconstrução ortoabsolutista do pior de si; a técnica da visualização parapsíquica na confrontação cosmoética com a plateia extrafísica de ofendedores.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico de Consciencioterapia da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autoconsciencioterapia; o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível da Recexologia.
          Efeitologia: o efeito da perdoabilidade no autodesbloqueio energossomático; o efeito da autoconvicção em perdoar no encaminhamento da autocura da mágoa; o efeito das ações trafaricidas contínuas e regulares no redirecionamento motivacional heteroperdoador; o efeito da carência pessoal ante as ameaças do dia a dia; o efeito da realização da autoproéxis sobre as contrariedades inevitáveis a conscins e consciexes.
          Neossinapsologia: a criação de neossinapses no entendimento empático do ponto de vista do algoz.
          Ciclologia: a eliminação do ciclo doentio das vinganças e contravinganças.
          Enumerologia: a antiofensividade interconsciencial negligenciada; a antiofensividade interconsciencial libertária; a antiofensividade interconsciencial profissional; a antiofensividade interconsciencial atacadista; a antiofensividade interconsciencial profilática; a antiofensividade interconsciencial terapêutica; a antiofensividade interconsciencial omnipresente.
          Binomiologia: a dificuldade instintiva de aplicação do binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio virtude moral–recurso autoterapêutico; o inexorável incômodo alheio no exercício do binômio tares-glasnost.
          Interaciologia: a interação cérebro-paracérebro.
          Crescendologia: o crescendo centrípeto assistencial holoperdão–pré-perdão cosmoético–mea maxima culpa.
          Trinomiologia: o trinômio desavença-desentrosamento-dissenso; a recomposição grupocármica a partir do trinômio arrependimento-perdão-interassistência; a consciência alfa evidenciada na maturidade do exercício do trinômio retratabilidade-antiofensividade-antidispersividade; a ofensividade cega e viciosa exercida no trinômio beligerância-intriga-ofensividade; a força presencial de aglutinação evolutiva contida no trinômio maleabilidade-transigência-amabilidade; o trinômio inflexibilidade-descortesia-frieza; o trinômio exclusão-ostracismo-desterro enquanto indício de imaturidade social.
          Polinomiologia: o polinômio patológico ingenuidade-masoquismo-acumpliciamento-compactuação.
          Antagonismologia: o antagonismo legítima defesa / acumpliciamento patológico; o antagonismo recuo silencioso pacificado / avanço ruidoso amedrontado; o antagonismo refutação cosmoética racional / hostilidade dissimulada; o antagonismo fácil de falar / difícil de realizar.
          Paradoxologia: o paradoxo do autoperdão egocentrado explicitado na fixação pelo papel de assistido.
          Politicologia: a meritocracia; a cognocracia; a assistenciocracia; a proexocracia; a homeostaticocracia; a terapeuticocracia; a discernimentocracia.
          Legislogia: a lei de talião fomentadora da reciprocidade patológica das relações interconscienciais.
          Filiologia: a fatofilia; a parafatofilia; a lucidofilia; a neofilia; a autocogniciofilia; a evoluciofilia; a cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a aversão à manifestação pusilânime na astenofobia, impossibilitando a renúncia cosmoética necessária ao heteroperdão.
          Sindromologia: a síndrome do pânico resultante dos ataques extrafísicos ao heteroimperdoador; a síndrome da dominação explicitada na incapacidade do heteroperdão.
          Mitologia: o mito de o autoperdão ser pré-requisito ao heteroperdão; o mito de a hostilidade verbal ser apenas problema da forma e não de conteúdo.
          Holotecologia: a consciencioterapeuticoteca; a mentalsomatoteca; a raciocinoteca; a experimentoteca; a trafaroteca; a recexoteca; a logicoteca.
          Interdisciplinologia: a Consciencioterapeuticologia; a Conscienciometrologia; a Autodesassediologia; a Autodespertologia; a Paradireitologia; a Autocosmoeticologia; a Autodiscernimentologia; a Homeostaticologia; a Paranosologia; a Paraetiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida quanto à autopensenidade homeostática; a massa humana impensante quanto aos caprichos e anseios pessoais.
          Masculinologia: o cognoscente; o evoluciente; o autopesquisador; o autoconsciencioterapeuta; o heteroconsciencioterapeuta; o autoimperdoador; o heteroperdoador.
          Femininologia: a cognoscente; a evoluciente; a autopesquisadora; a autoconsciencioterapeuta; a heteroconsciencioterapeuta; a autoimperdoadora; a heteroperdoadora.
          Hominologia: o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens refractarius; o Homo sapiens conscientiotherapeuticus; o Homo sapiens rationalis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens evolutiens.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: antiofensividade interconsciencial terapêutica = a vivenciada por meio do holoperdão, após sofrer a transgressão; antiofensividade interconsciencial profilática = a vivenciada por meio do pré-perdão cosmoético antecipado, antes de sofrer a transgressão.
         Culturologia: a cultura da benignidade interconsciencial; a cultura da desassedialidade.
         Desafio. Segundo a Intercompreensiologia, a convivência harmônica entre consciências de opiniões, posicionamentos, desejos e aspirações divergentes constitui-se desafio marcante desde os primórdios da Historiografia Humana. A avidez por fazer valer a própria vontade gera, inquestionavelmente, atritos. Limites são ultrapassados.
         Patopensenidade. A ofensividade interconsciencial é o choque conviviológico de patopensenes do agressor e agredido, não raro trocando sucessivamente os papéis entre si ao longo de contextos e existências humanas, por meio da preservação das posturas de vingança e contravingança. Neste cenário, a exacerbação emocional da autopensenidade, atrelada à instintividade e à autopreservação, podem ser exemplificadas pelos 7 elementos abaixo na ordem alfabética:
         1. Alegria: a satisfação pela falta de evolução do agressor.
         2. Aversão: a repelência ao ofensor.
         3. Desprezo: o sentimento de superioridade diante do agressor.
         4. Medo: a fuga ao ofensor.
         5. Raiva: o confronto ao agressor.
         6. Surpresa: a concentração da atenção diante do agressor.
         7. Tristeza: o rebaixamento do humor diante do ofensor.
         Limites. A consciência ofendida, invariavelmente, manifesta na autopensenidade a percepção de ter sofrido prejuízo diante do ultrapassar de limites do ofensor.
         Etapas. Segundo a Paranosologia, a ofensividade interconsciencial é passível de descrição em 3 etapas, em ordem lógica:
         1. Transgressão: a percepção de transgressão, infração e violação, real ou imaginária.
         2. Desafeição: o redutor do discernimento (desafeição) em relação ao ofensor.
         3. Reciprocidade: o revide ou a evitação (reação de luta ou fuga).
         Autoconsciencioterapeuta. Sob o prisma da Paraterapeuticologia, cabe ao evoluciente consciencioterapeuta de si mesmo, lúcido quanto aos aspectos holocármicos nosográficos referentes à manutenção desse ciclo, promover a autocura através do estabelecimento de, por exemplo, 2 passos descritos:
         1. Autodiagnóstico: o reconhecimento da patopensenidade pessoal.
         2. Autenfrentamento: a teática da heteroperdoabilidade.
         Autocientificidade. A autoconfrontação de perspectivas díspares possibilita, ao paracientista de si mesmo, o enriquecimento através da ótica alheia, ou o respeito genuíno frente à condição de desalinhamento relativa a disparidades inconciliáveis.
         Premissa. Ademais, premissa adicional de extrema importância na construção da personalidade antiofensiva é o entendimento teático de não se permitir aprisionar pelos erros alheios. Todos erram. E todas as consciências, sem exceção, já necessitaram, em algum momento da própria holobiografia, da anistia de outrem perante a falha ou equívoco evolutivo.


                                           VI. Acabativa

         Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a antiofensividade interconsciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
            02. Autocontrole: Holomaturologia; Homeostático.
            03. Autocura: Consciencioterapia; Homeostático.
            04. Autodefesa energética: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
            05. Autodisposição: Experimentologia; Neutro.
            06. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático.
            07. Autoimunidade consciencial: Despertologia; Homeostático.
            08. Banana technique: Comunicologia; Neutro.
            09. Desafeição: Parapatologia; Nosográfico.
            10. Desassediologia: Consciencioterapia; Homeostático.
            11. Incivilidade: Parapatologia; Nosográfico.
            12. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico.
            13. Pré-perdão assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            14. Repetição paciente: Experimentologia; Homeostático.
            15. Subjugabilidade: Parapatologia; Nosográfico.
    A MANUTENÇÃO DO CICLO PATOPENSÊNICO SUSTENTADO NA AUTOVITIMIZAÇÃO E NA CONTRAVINGANÇA
 CONSTITUI MEGATOLICE SUBCEREBRAL. PAVIMENTEMOS
 A ESTRADA DA HOLOPACIFICAÇÃO INTERCONSCIENCIAL.
            Questionologia. Qual a excelência das automanifestações pacificadoras, leitor ou leitora, frente aos inevitáveis atritos diários? Acumula mágoas não verbalizadas? Ou se mantém refratário e assistencial ante as ofensas de outrem?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 138 a 141.
            2. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 69, 630, 645, 900 e 1.180.
            3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 141, 179, 343, 413, 608 e 641.
                                                                                                                  M. A. A.