A tonalidade afetiva interassistencial é o conjunto de escalas, variações, nuanças, matizes, modulações, gradações e inflexões de manifestações elevadas do psicossoma, favoráveis à heterajuda interconsciencial.
Você, leitor ou leitora, manifesta qual nível habitual de maturidade das afeições? E quais as medidas práticas adotadas para o domínio do sen?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 TONALIDADE AFETIVA INTERASSISTENCIAL (CONSCIENCIOTERAPEUTICOLOGIA) I. Conformática Definologia. A tonalidade afetiva interassistencial é o conjunto de escalas, variações, nuanças, matizes, modulações, gradações e inflexões de manifestações elevadas do psicossoma, favoráveis à heterajuda interconsciencial. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo tonal provem do idioma Latim tonos, derivado do idioma Grego, tónos, “músculo, tendão; força, vigor, energia”. Surgiu no Século XV. O termo afetividade deriva do idioma Latim tardio, affectivus, “que exprime desejo; afetivo”. Surgiu no Século XVII. O prefixo inter tem origem também do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. A palavra assistência, procede do mesmo idioma Latim, assistentia, “ajuda; socorro”. Apareceu no Século XVI. Sinonimologia: 1. Afetividade interassistencial. 2. Tonalidade afetiva homeostática. Neologia. As 4 expressões compostas tonalidade afetiva interassistencial, tonalidade afetiva interassistencial rudimentar, tonalidade afetiva interassistencial intermediária e tonalidade afetiva interassistencial complexa são neologismos técnicos da Consciencioterapeuticologia. Antonimologia: 1. Afetividade assediadora. 2. Tonalidade afetiva regressiva. Estrangeirismologia: o parafenômeno interassistencial da mea maxima culpa. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento afetivo. Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Afetividades. A afetividade inicial é a da maternidade. A afetividade sexual é da adultidade. A maxifraternidade vai além da dupla evolutiva. A autotransafetividade é vivenciada, por fim, de maneira plena, teaticamente, pela Consciex Livre (CL)”. 2. “Comunex. A preparação para a conscin ir à Comunex Evoluída deve começar no presente, enquanto ainda respirando nesta vida intrafísica”. 3. “Ditosidade. A transafetividade límpida das consciexes interassistenciais da Comunex Evoluída ultrapassa, como paravivência ditosa, todas as modalidades possíveis de amor, afeto e devoção das conscins, em todos os holopensenes, condições e naturezas desta dimensão humana”. 4. “Transafetivologia. Tanto a gratidão quanto a automegaeuforização ainda são reações primárias em relação à transafetividade. Os níveis intermediários da transafetividade são, por exemplo: o autossacrifício cosmoético autoconsciente, a interassistencialidade em nível elevado e a megabnegação imperturbável permanente”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal de domínio da psicossomaticidade; os autopensenes interassistenciais racionalmente acolhedores; a autopensenidade homeostática fundamentada em ideias elevadas, sentimentos transcendentes e energias maxifraternas; a busca da ortopensenidade aplicada à maturidade social e parassocial; os nexopensenes; a nexopensenidade antiemocional; os patopensenes do egão; a patopensenidade inerente à vivência pelo monopólio cardiochacral; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade afável às neoverpons; os prioropensenes; a autovigilância quanto à aplicação da prioropensenidade pessoal; o autodiscernimento ortopensênico explicitado na ortótes; os harmonopensenes; a harmonopensenidade da vida social e parassocial amadurecida; os reciclopensenes; a reciclopensenidade do autoconsciencioterapeuta; os ortopensenes magnos da Central Extrafísica de Fraternidade (CEF). 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Fatologia: a tonalidade afetiva interassistencial; a auditagem das sutilezas autopsíquicas potencializadoras da heterajuda; a superação continuada das autodesrazões; a aprazibilidade contagiante da recuperação de megacons; a assistência ininterrupta enquanto autodever bem acolhido; a prestabilidade fraterna espontânea, sem interesse secundário; a verificação teática de a principal fonte de bem-estar e autestima ser a atividade interassistencial; a alegria íntima racional motivadora da autodisponibilidade à heterajuda; a sede de conhecimento gerada pelos sentimentos intelectuais; o olhar de fraternidade condutor da conscienciografia; o abrir mão da adrenalina em favor do ortotaquipsiquismo; a ortocriticologia aos compassageiros evolutivos; o domínio da autocognição transafetivológica sobre instintos e reações viscerais; a imperturbabilidade na teática da autodesperticidade reversa; a hiperdicionarização pessoal estendida às miríades de sentimentos transcendentes, ainda desconhecidos pela conscin vulgar; a atitude exploratória curiosa e autoconfiante diante dos desafios assistenciais; o estalo mental criativo de heterajuda, intrinsecamente gratificante; o perdão antecipado, ínsito e entranhado no microuniverso da consciência lúcida; o domínio da instintividade primitiva pela suspensão definitiva das hostilidades a todas as consciências e todos princípios conscienciais; a felicidade pessoal básica pela autovivência da gratidão omnidirecionada; a extinção das reclamações, lastimações e queixumes; o modelo de ortotopia existencial; o esforço pessoal, minuto a minuto, para a teática da megaciência da bondade; a vanguarda racional do serenismo buscado com lucidez, de modo diuturno. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o extrapolacionismo parapsíquico favorecido pela atmosfera íntima edificante; o medo enquanto síntese da Baratrosfera; a predisposição de ânimo para o encontro diário frutífero junto à consciex amparadora da tenepes; o cultivo técnico das paramizades homeostáticas pelo autoortabsolutismo; o parapsiquismo interassistencial promotor de autocura; a paragratidão mobilizadora do senso de urgência de retribuição ao Cosmos; o autodidatismo parapsíquico direcionado à parasserenidade; o salvo-conduto à Comunex Evoluída pela transafetividade; a holanálise paradiagnóstica da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) do assistido; a ortoparaprocedência; o senso de autopertencimento à Para-Humanidade pelo exercício fraterno de minipeça lúcida do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a cosmoconsciência transafetivológica. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autocrítica-autocensura; o sinergismo paraterapêutico evoluciente inabalável–consciencioterapeuta judicioso; o sinergismo autoconfiança tarística–leveza produtiva; o sinergismo escolha evolutiva–otimismo racional; o sinergismo valores pessoais–automotivação–rendimento intelectual; o sinergismo perdão antecipado–gratidão antecipada; o sinergismo olho clínico–autenfrentamento cirúrgico. Principiologia: o princípio da benevolência; o princípio de não-maleficiência; o princípio de ninguém curar ninguém; o princípio de manter os pés sobre a rocha e o mentalsoma no Cosmos; o princípio de o menos doente ajudar o mais doente; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio do posicionamernto pessoal (PPP) quanto à maturidade das afeições. Codigologia: o código de valores pessoais; o código pessoal de Cosmoética (CPC) anulador de sentimentos doentios; o código de conduta pessoal centrado na ortoconvivialidade. Teoriologia: a teoria do apego; a teoria da interassistencialidade evolutiva; a teoria do desenvolvimento das tonalidades afetivas e parafetivas; a teoria do autesforço evolutivo; a teoria da inteligência moldável; a teoria da inteligência fixa; a teoria da reurbanização extrafísica na qualificação à assistência às consréus. Tecnologia: a técnica da meta optata; a técnica de viver evolutivamente de modo diuturno, em qualquer dimensão consciencial; as técnicas de desassim; a técnica de saber falar no momento, lugar, testemunha, palavra e modo de inflexão certos; a técnica de saber guardar silêncio no exato instante; a técnica da ortótes; a técnica da construção do dicionário afetivo e parafetivo. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV). Colegiologia: o Colégio Invisível da Autoconsciencioterapia; o Colégio Invisível da Psicossomatologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões. Efeitologia: o efeito da incompetência em lidar com a euforin na fixação do teto da autocompetência; o efeito da autoconfiança cosmoética no comedimento pessoal; o efeito da autocognição lógica no autoortoabsolutismo; o efeito da autorganização na construção da holodisponibilidade; o efeito halo pacificador da autodeterminação ortopensênica; o efeito da conscienciofilia na modulação da atenção e na produção de neoverpons; o efeito do distúrbio da intencionalidade na desmotivação a amparar; o efeito da percepção da realidade externa nas ações pessoais. Neossinapsologia: os novos hábitos de pensamentos sadios na autoconstrução de neossinapses cosmovisiológicas. Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) de aprendizagem holoconviviológica; o ciclo autoconstatação-autocomprovação-autocorreção; o ciclo virtuoso assim-desassim; a construção pessoal do ciclo de primaveras energéticas pela conjugação do trinômio automotivação cosmoética–trabalho interassistencial–lazer eudemônico; o ciclo êxito assistencial encorajador–autoconfiança para sobrelevar os resultados da assistência anterior; o ciclo euforin-primener-extrapolacionismo; o ciclo autodesconstrução de mazelas–autorreconstrução de virtudes. Enumerologia: a tonalidade de afeto egocentrada; a tonalidade de afeto energívora; a tonalidade de afeto acobertada; a tonalidade de afeto ambígua; a tonalidade de afeto distributiva; a tonalidade de afeto elevada; a tonalidade de afeto policármica. Binomiologia: o binômio autopsiquismo-autoparapsiquismo; o binômio autocognição–bem-estar; o binômio motivação intrínseca pelos autovalores–motivação extrínseca pelas paramizades; o binômio intencionalidade sadia–reciprocidade cooperativa; o binômio senso de autocompetência–autestima intelectual; o binômio semblante receptivo–acoplamento áurico; o binômio senso de dever–cessão de direitos. Interaciologia: a interação autabnegação cosmoética–autossabedoria prioritária; a interação assistência sem retorno–serviço gratuito; a interação distanciamento afetivo–autocosmovisão; a interação autoimunidade-semperaprendência; a interação autorrefratariedade-autocosmoeticidade; a interação elementos afetivos e motivacionais–funções autocognitivas; a interação esperança–flexibilidade mental na resolução de dilemas evolutivos; a interação leveza pessoal aglutinadora–antiofensividade cotidiana–benevolência paragenética. Crescendologia: o crescendo deontológico evitação de sofrimento–aspiração de recompensa–ortointenção com liberdade de escolha; o crescendo homeostase holossomática–serenismo consciencial; o crescendo passatempo funcional–diversões irracionais; o crescendo paz íntima–pacificação interpares; o crescendo boavidismo autovitimizado antiassistencial–autossacrifício racional cosmoético; o crescendo patomimese-ortomimese; o crescendo comocionalismo autassediante–risibilidade mental autodesassediante. Trinomiologia: o trinômio ortointencionalidade-ortometria-ortoenergização; o trinômio autoperceptivo reconhecer-observar-discriminar; o trinômio patológico alexitimia-indiferentismo-psicopatia; o trinômio parar-refletir-atuar; o trinômio baratrosférico fogo das paixões–correntezas emocionais viscerais–emocionalismos lacrimogêneos; o trinômio triscagem oftálmica–sanpaku–dragona parapsíquica; o trinômio evoluciológico fixação de trafor–anulação de trafar–aquisição de trafal. Polinomiologia: o polinômio autoconhecimento-autoconfiança-autossuficiência-autodeterminação; o polinômio pensar bem–querer bem–agir bem–viver bem; o polinômio ortocogni4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a ção–ortointenção–ortoafetividade–ortoconduta; o polinômio euforin-primener-cipriene-extrapolacionismo; o polinômio pessoa certa–momento correto–contexto adequado–assistência precisa; o polinômio acolhimento–orientação–encaminhamento–follow up; o polinômio macrossoma funcionante–cipriene ininterrupto–megaeuforização sustentada–cosmoconsciência recorrente. Antagonismologia: o antagonismo cético otimista / derrotista pessimista; o antagonismo miniaprazimento egoico / maxiaprazimento altruísta; o antagonismo assistência retornável do principiante ainda carente / assistência sem retorno do veterano autossuficiente; o antagonismo heterocrítico encorajamento / adulação; o antagonismo heteroperdão assistencial / autoperdão energívoro; o antagonismo jovialidade psíquica revigorante / juvenilização emocional estafante; o antagonismo intermissão prolongada patopensênica / intermissão prolongada ortopensênica. Paradoxologia: o paradoxo interassistencial do autenriquecimento pela distribuição; o paradoxo do sobrepairamento cosmoético, ao se colocar por baixo para o devido nivelamento junto à consciência assistida. Politicologia: a assistenciocracia; a proexocracia; a meritocracia; a recinocracia; a homeostaticocracia; a terapeuticocracia; a discernimentocracia. Legislogia: a leis da parafisiologia paracerebral. Filiologia: a conscienciofilia; a fatofilia; a parafatofilia; a lucidofilia; a neofilia; a autocogniciofilia; a cosmoeticofilia. Fobiologia: a superação da hematofobia pela interassistencialidade. Sindromologia: as variantes de amores antifraternos componentes da síndrome da ectopia afetiva (SEA). Maniologia: a autocura da mania de exigir afeto. Mitologia: o mito da felicidade hedonista; o mito da racionalidade fria. Holotecologia: a assistencioteca; a convivioteca; a psicossomatoteca; a consciencioterapeuticoteca; a raciocinoteca; a experimentoteca; a recexoteca. Interdisciplinologia: a Consciencioterapeuticologia; a Mentalsomatologia; a Subcerebrologia; a Autoconsciencioterapeuticologia; a Temperamentologia; a Concordanciologia; a Discordanciologia; a Intencionologia; a Autocriticologia; a Autocoerenciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; a pessoa afetiva; a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; a dupla evolutiva (DE); a família nuclear; a família consciencial; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o ser desperto; a semiconsciex. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 ciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens affectuosus; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens incautus; o Homo sapiens felix; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens effusivus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens parapathologus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens experimentator; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens autolucidus. V. Argumentologia Exemplologia: tonalidade afetiva interassistencial rudimentar = as manifestações inerentes ao tenepessismo; tonalidade afetiva interassistencial intermediária = as manifestações inerentes ao ofiexismo; tonalidade afetiva interassistencial complexa = as manifestações inerentes ao serenismo. Culturologia: a cultura da interassistencialidade. Caminho. Sob a ótica da Evoluciologia, o caminho natural multimilenar da consciência autodirecionada pelas manifestações instintivas é a libertação progressiva do monopólio do emocionalismo, fenômeno centrado na impulsividade e nos mecanismos automáticos de autopreservação biológica. Sutilização. A desconstrução gradativa de arquipensenidade visceral, ao estilo tudo ou nada das reações fisiológicas de luta ou fuga, passa pela complexificação das tonalidades afetivas intrapsíquicas, com a introjeção de novos componentes subjetivos superiores, tais quais, valores íntimos, representações mentais e princípios pessoais, a partir da superintendência progressiva da autorracionalidade e do juízo crítico nas automanifestações conscienciais. Libertação. O autodiscernimento sustentado da conscin promove a libertação gradativa do monopólio das emoções, instintos e impulsividades gerados a partir do psicossoma, e superintende a afetividade fundamentada em sentimentos evoluídos a partir do mentalsoma. Maturidade Pela Holossomática, a psicossomaticidade desenvolvida a favor da maturidade conviviológica plena é manifesta pela inteligência evolutiva (IE) pessoal aplicada à interassistencialidade, e explicitada no endereçamento dos esforços empáticos iniciais da conscin ao autossacrifício lúcido cosmoético, à autabnegação cosmoética, à euforin, à primener e ao cipriene pessoal. Transafetivologia. Eis, na ordem alfabética, 16 exemplos de manifestações homeostáticas do psicossoma, úteis à expansão da lexicalidade superior do pesquisador interessado no entendimento teático de tonalidades afetivas interassistenciais avançadas: 01. Admiração maxifraterna: a disposição afetiva de consideração e respeito. 02. Altruísmo: a doação de si sem finalidade egocêntrica. 03. Amizade raríssima: a estima fiel e recíproca, além do convívio afetivo comum. 04. Autabnegação cosmoética: a autorrenúncia interassistencial dos próprios interesses. 05. Autossacrifício cosmoético: a autoprivação sadia e lúcida, em favor de outrem. 06. Cipriene: o ciclo de primaveras energéticas vivenciado de modo lúcido e contínuo. 07. Eudemonia cosmoética: o bem-estar pela vida governada pelo autodiscernimento. 08. Euforin: a euforia intrafísica pelo cumprimento razoável da autoproéxis. 09. Eutimia: a tranquilidade ou a imperturbabilidade cosmoética. 10. Gratidão: o reconhecimento à intercessão relevante. 11. Megaeuforização: a harmonia íntima pela exaltação máxima das energias. 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 12. Megafraternidade: a cosmopensenidade fraterna. 13. Paranostalgia: o sentimento pelo afastamento de comunexes evoluídas. 14. Primener: a euforia prolongada a partir das energias conscienciais sadias. 15. Satisfação benévola: o aprazimento pelo êxito ou vitória alheia. 16. Senso de fraternidade: a harmonia entre consciências e princípios conscienciais. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a tonalidade afetiva interassistencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Afetividade: Psicossomatologia; Neutro. 02. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático. 03. Ataraxia: Homeostaticologia; Homeostático. 04. Autodidatismo parapsíquico: Autodidaticologia; Neutro. 05. Cipriene: Energossomatologia; Homeostático. 06. Dividendo da megaeuforização: Megaeuforizaciologia; Homeostático. 07. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático. 08. Euforin: Psicossomatologia; Neutro. 09. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático. 10. Imperturbabilidade: Homeostaticologia; Homeostático. 11. Megaeuforização: Homeostaticologia; Homeostático. 12. Olhar de fraternidade: Interassistenciologia; Homeostático. 13. Ortótes: Ortopensenologia; Homeostático. 14. Satisfação benévola: Psicossomatologia; Homeostático. 15. Teto da autocompetência: Autevoluciologia; Neutro. O AUTODIAGNÓSTICO REALÍSTICO DAS TONALIDADES AFETIVAS INTERASSISTENCIAIS JÁ DOMINADAS PELA CONSCIN É ETAPA IMPORTANTE PARA A EDIFICAÇÃO DA CONDIÇÃO AVANÇADA DE AUTOTRANSAFETIVIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, manifesta qual nível habitual de maturidade das afeições? E quais as medidas práticas adotadas para o domínio do sen? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 92 a 111. 2. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 69, 630, 645, 900 e 1.180. 3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 186, 633 e 1.595. M. A. A.