A âncora de amparabilidade é a condição de a conscin, homem ou mulher, identificar, desenvolver e sustentar a ação promotora ou desencadeadora de maior nível de conexão, sinergia, rapport, acoplamento ou entrosamento com amparador extrafísico, no estado de vigília física ordinária.
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1
ÂNCORA DE AMPARABILIDADE
(INTERASSISTENCIOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A âncora de amparabilidade é a condição de a conscin, homem ou mulher, identificar, desenvolver e sustentar a ação promotora ou desencadeadora de maior nível de conexão, sinergia, rapport, acoplamento ou entrosamento com amparador extrafísico, no estado de vigília física ordinária.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O vocábulo âncora vem do idioma Latim, ancora, “qualquer instrumento de ferro com ganchos dos 2 lados”, e este do idioma Grego, ágkura, “âncora”. Surgiu no Século XIII. O termo amparo deriva também do idioma Latim, anteparare, “preparar de antemão; dispor antecipadamente; aparelhar; pôr algo à frente para proteger”. Apareceu no Século XIV.
Sinonimologia: 1. Fixação de amparabilidade. 2. Sustentação de amparabilidade. 3. Catálise de amparo extrafísico.
Neologia. As 4 expressões compostas âncora de amparabilidade, miniâncora de amparabilidade, maxiâncora de amparabilidade e megaâncora de amparabilidade são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
Antonimologia: 1. Fixação de assedialidade. 2. Fixação de guia amaurótico. 3. Objeção à amparabilidade. 4. Catálise de assédio.
Estrangeirismologia: o full time interassistencial; o superavit evolutivo; o rapport interconsciencial; o Invexarium; o campus de Invexologia; o campus do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).
Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistencialidade contínua intra e extrafísica.
Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, classificadas em 3 subtítulos, relativas ao tema:
1. “Agenda. – „Quer ajudar os amparadores extrafísicos?‟ Melhore a agenda pessoal da tenepes”.
2. “Amparabilidade. A iniciativa de promover a assistência precisa vir da pessoa, depois então os amparadores extrafísicos aparecem”.
3. “Amparador. – „Você quer ser amparador?‟ Seja autossuficiente na assistência e os amparadores desejarão trabalhar com você, tanto em equipin quanto em equipex”. “O melhor é respeitarmos o amparador extrafísico por sua competência e não apenas pela condição de proteção que nos oferece”.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da amparabilidade; os ortopensenes; a ortopensenidade do amparando; os nexopensenes; a nexopensenidade do amparando; a harmonopensenidade do amparando; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade do amparando; os lucidopensenes; a lucidopensenidade do amparador; os prioropensenes; a prioropensenidade do amparando; os grafopensenes; a grafopensenidade cosmoética; o holopensene do amparando; o materpensene pessoal do amparando; os benignopensenes; a benignopensenidade do amparando; a retilinearidade autopensênica do amparando; o carregamento da pensenidade no pen; o ato de treinar a pensenização no dia a dia; as estratégias para a manutenção do holopensene pessoal hígido; o hábito de avaliar a autopensenização no dia a dia.
Fatologia: a âncora de amparabilidade; a assistência interconsciencial como pré-requisito para a amparabilidade; a Cosmoética como condição prévia para a amparabilidade; o autodesassédio básico como pré-requisito para a amparabilidade; a superação do porão consciencial na juventude; as reciclagens inspiradas pelas tertúlias conscienciológicas propiciando o acesso aos 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a amparadores extrafísicos; a importância da lucidez do intermissivista para a equação evolutiva redução da assedialidade doentia–aumento da amparabilidade; a âncora de amparabilidade a partir da invéxis; a âncora de amparabilidade a partir da recéxis; o ato de cortar as queixas; a autoconscienciometria auxiliando a âncora de amparabilidade; a autoconsciencioterapia; a docência conscienciológica; o exercício da tenepes; a elaboração de artigos, verbetes e livros pessoais conscienciológicos; o atendimento consciencioterápico na Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); o curso Conscin-Cobaia da Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); o curso Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2) do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); o curso Acoplamentarium do CEAEC; a consecução exitosa da autoproéxis; o abertismo consciencial; o fraternismo; a anticonflituosidade íntima; a qualificação da intencionalidade; a interdependência consciencial evolutiva; a afinização interconsciencial.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o paracontato com o amparador extrafísico de função; a sinalética energética e parapsíquica desenvolvida no cotidiano; a eliminação da labilidade parapsíquica; a vivência multidimensional da tenepes; a assistência de função do amparador extrafísico; o trabalho ombro a ombro (ou paraombro) com o amparador extrafísico; as companhias extrafísicas sadias indicadoras de atuações exitosas; a rotina mentalsomática favorecendo a amparabilidade extrafísica de função; os banhos energéticos confirmadores da presença dos amparadores; a vivência da ofiex pessoal.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo invéxis-tenepes-voluntariado; o sinergismo holopensene interassistencial–amparabilidade.
Principiologia: o princípio da afinidade interconsciencial.
Codigologia: a elaboração e aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC) ajudando a promover maior conexão com o amparador extrafísico.
Tecnologia: a técnica da invéxis; a técnica da recéxis; as técnicas conscienciológicas de autodesassédio; as técnicas de autoconscienciometria; as técnicas de autoconsciencioterapia.
Voluntariologia: o voluntariado interassistencial cosmoético.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico (Serenarium); o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia.
Binomiologia: o binômio conscin amparadora–consciex amparadora; o binômio ortopensenidade–estado vibracional; o binômio invéxis-recin; o binômio recéxis-recin; o binômio postura de liderança–epicentrismo consciencial; o binômio ortopensenidade–retilinearidade pensênica; o binômio estado vibracional–tenepes.
Interaciologia: a interação amparador-amparando.
Trinomiologia: o trinômio autoposicionamento–boa intenção–discernimento cosmoético; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio aspiração-transpiração-inspiração; o trinômio vestir a camisa–suar a camisa–suar sangue aplicado à interassistencialidade.
Antagonismologia: o antagonismo amparabilidade / assedialidade; o antagonismo amparabilidade / autocorruptibilidade; o antagonismo assistência do amparador extrafísico / atitude anticosmoética.
Paradoxologia: o paradoxo de, quanto mais amparabilidade, mais a conscin lida com assedialidade; o paradoxo de a assistência permitir receber assistência.
Politicologia: a assistenciocracia; a meritocracia; a democracia; a lucidocracia; a discernimentocracia; a invexocracia; a proexocracia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3
Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo.
Filiologia: a amparofilia; a tenepessofilia; a ortopensenofilia; a energofilia; a conviviofilia; a autopesquisofilia; a recexofilia; a interassistenciofilia.
Fobiologia: a amparofobia; a tenepessofobia; a ortopensenofobia; a energofobia; a conviviofobia; a autopesquisofobia; a recexofobia; a interassistenciofobia.
Mitologia: o mito do amparo sem autesforço; o mito da amparabilidade com barganha; o mito de todos terem amparador; o mito do amparador salvador; o mito do anjo da guarda 24 horas por dia junto ao assistido; o mito do amparador-babá.
Holotecologia: a cosmoeticoteca; a tenepessoteca; a conscienciometroteca; a interassistencioteca; a epicentroteca; a experimentoteca; a proexoteca.
Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Amparologia; a Tenepessologia; a Evoluciologia; a Autoconsciencioterapeuticologia; a Autoconscienciometrologia; a Intermissiologia; a Autodesassediologia; a Cosmoeticologia; a Autopesquisologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin intermissivista; a conscin lúcida; a conscin amparável; a conscin parapsíquica; a conscin interassistencial; a conscin cosmoética; a conscin anticonflituosa; a conscin inversora; as amizades intermissivas; a isca humana consciente; o ser desperto; a semiconsciex; a consciência livre.
Masculinologia: o amparador extrafísico; o intermissivista; o inversor existencial; o jovem autodesassediado; o duplista; o cognopolita; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o autodecisor; o reeducador; o pesquisador; o parapercepciologista; o proexólogo; o projetor consciente; o epicon lúcido; o voluntário; o tenepessista; o ofiexista; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo; o Serenão.
Femininologia: a amparadora extrafísica; a intermissivista; a inversora existencial; a jovem autodesassediada; a duplista; a cognopolita; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a autodecisora; a reeducadora; a pesquisadora; a parapercepciologista; a proexóloga; a projetora consciente; a epicon lúcida; a voluntária; a tenepessista; a ofiexista; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga; a Serenona.
Hominologia: o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens conscientiologus.
V. Argumentologia
Exemplologia: miniâncora de amparabilidade = a condição do profissional da área da saúde, ético, acoplado com amparador extrafísico, dedicado ao trabalho de assistência, com remuneração financeira; maxiâncora de amparabilidade = a condição do verbetógrafo da Enciclopédia da Conscienciologia, acoplado com amparador extrafísico, durante apresentação de verbete, com base em experiências pessoais e recins, sem receber remuneração financeira; megaâncora de amparabilidade = a condição do líder assistencial de empreendimento evolutivo, acoplado com evoluciólogo superintendente do grupo envolvido, assistentes e assistidos, sem receber remuneração financeira e, muitas vezes, na condição também de doador financeiro.
Culturologia: a cultura pessoal; a cultura da gratidão; a cultura de só lembrar dos amparadores em situações difíceis; a cultura da amparabilidade; a cultura da autopesquisa; a cultu4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a ra da Invexologia; a cultura da autoconscienciometria; a cultura da autoconsciencioterapia; a cultura da autodesperticidade.
Taxologia. Considerando a Interassistenciologia, eis 12 exemplos de ferramentas da Conscienciologia, em ordem alfabética, capazes de ajudar o intermissivista a vivenciar a condição de âncora de amparabilidade:
01. Autopesquisa. Vivenciar e reconhecer o amparo extrafísico de função a partir do foco na autopesquisa, por exemplo, a partir da técnica da autorreflexão de 5 horas.
02. CPC. Elaborar, implantar cotidianamente e revisar periodicamente o código pessoal de Cosmoética, com abertismo para o amparo extrafísico.
03. Consciencioterapia. Vivenciar e reconhecer o amparo extrafísico de função da Consciencioterapia (OIC), visando o reconhecimento autocrítico de trafores, trafares e trafais, incluindo o megatrafor pessoal.
04. Conscin-cobaia. Participar do curso Conscin-Cobaia (CONSCIUS), com abertismo para os ouvintes, colegas, professores e para o amparo extrafísico.
05. Docência conscienciológica itinerante. Vivenciar a experiência singular de dar aulas e cursos de Conscienciologia em outros contextos culturais, com diferentes amparadores extrafísicos de função.
06. Duplismo. Iniciar e manter implantação de técnica conscienciológica para relacionamento afetivo-sexual, produtivo, com foco em gescons, finalidade interassistencial e abertismo para o amparo extrafísico.
07. Escrita. Iniciar e manter hábito de escrita conscienciológica (gescon) regular, buscando rapport com amparador extrafísico.
08. Estado vibracional. Promover e instalar diariamente a técnica do estado vibracional, buscando rapport com amparador extrafísico.
09. Serenarium. Participar de atividades em laboratórios nos campi conscienciológicos, em especial o laboratório Serenarium, cujo holopensene é mantido por amparadores extrafísicos especializados.
10. Somaticidade sadia. Manter hábitos sadios para longevidade intrafísica (atividade física, alimentação saudável, sono tranquilo, entre outros), favorecendo o trabalho dos amparadores extrafísicos na proéxis pessoal.
11. Tenepes. Iniciar e manter, diariamente, a prática da tarefa energética pessoal (tenepes) em progressão constante com o amparador de função, com foco na instalação da ofiex.
12. Voluntariado. Vivenciar a aplicação de trafores e autenfrentamento de trafares pessoais nas atividades de voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs) mantido com apoio permanente de amparadores extrafísicos especializados.
Tabelologia. Pela Extrafisicologia, eis quadro confrontativo de interações extrafísicas com 30 variáveis, em ordem alfabética, explicitando 30 diferenças entre a ancoragem do assédio e a do amparo:
Tabela – Confrontos Âncora de Assedialidade / Âncora de Amparabilidade
Nos Âncora de Assedialidade Âncora de Amparabilidade
01. Abstinência da Baratrosfera Imunidade à Baratrosfera
02. Amizades ociosas Amizades intermissivas
03. Ansiedade Eutimia
04. Arrogância Retratabilidade
05. Assim sem desassim Assim com desassim
06. Autocorrupção Autocrítica En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5
Nos Âncora de Assedialidade Âncora de Amparabilidade
07. Autodesorganização Rotina útil
08. Assistido insatisfazível Assistente equilibrado
03. Ansiedade Eutimia
04. Arrogância Retratabilidade
05. Assim sem desassim Assim com desassim
06. Autocorrupção Autocrítica
09. Bifrontismo Autenticidade
10. Binômio mágoa-discordância Binômio admiração-discordância
11. Defesa do porão consciencial Aplicação da invéxis ou da recéxis
12. Dramatização Desdramatização
13. Hábito de assistir a filmes de terror Hábito de assistir a documentários
Hábito de navegar na Internet sem Hábito de aplicar recursos
14.
objetivo infográficos em pesquisas
15. Inabilidade emocional Inteligência emocional
16. Inautenticidade Autenticidade
17. Ingratidão Gratidão
18. Irritabilidade Ortopensenidade
19. Loc externo Loc interno
20. Interprisão grupocármica Recomposição grupocármica
21. Mau humor Bom humor
22. Medo Liderança interassistencial
23. Megafoco no problema Megafoco na solução
24. Patopensenidade Linearidade ortopensênica
25. Pessimismo Otimismo
26. Passividade-agressiva Assertividade-pacífica
27. Preguiça mental Bibliofilia
28 Satisfação malévola Benevolência
29. Sedentarismo Atividade física
30. Subjugalidade Autonomia
Amparologia. O confronto apresentado é didático e representa pequena parcela de itens indutores de assedialidade ou de amparabilidade. Importa avaliar a predominância desses itens nas manifestações cotidianas.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas cen6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a trais, evidenciando relação estreita com a âncora de amparabilidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Agenda pessoal pró-amparador: Autodiscernimentologia; Homeostático.
02. Amparabilidade: Amparologia; Homeostático.
03. Amparabilidade inversora: Amparologia; Homeostático.
04. Amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático.
05. Amparo extrafísico: Assistenciologia; Homeostático.
06. Amparofilia: Amparologia; Homeostático.
07. Atitude pró-amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático.
08. Cognopolita: Intrafisicologia; Homeostático.
09. Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional: Conviviologia; Homeostático.
10. Convívio com amparador: Interassistenciologia; Homeostático.
11. Fixação: Intrafisicologia; Neutro.
12. Fixação no rentável: Autevoluciologia; Homeostático.
13. Função amparadora: Amparologia; Homeostático.
14. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático.
15. Sinal de amparo: Amparologia; Homeostático.
A ÂNCORA DE AMPARABILIDADE É VIVENCIADA PELO
INTERMISSIVISTA A PARTIR DE HÁBITOS, PRIORIDADES
E ROTINAS, ALICERÇADAS NA INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA
(IE), NA COSMOÉTICA E NA INTERASSISTENCIALIDADE.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, já desenvolveu no dia a dia alguma âncora de amparabilidade? Quais já vivenciou?
Bibliografia Específica:
1. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 50 a 52 e 211 a 215.
2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexi cográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 60, 81 e 83.
3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 141, 146, 337, 340, 348, 367, 444, 521, 506, 607 e 734 a 748.
A. N.