A amizade evolutiva é o vínculo sadio, construtivo e cosmoético entre consciências empáticas e afins, capazes de compartilhar interesses benéficos, vivências e desejar o bem-estar mútuo, sendo interligação favorável à evolução conjunta.
Você, leitor ou leitora, já identificou quais são as amizades evolutivas pessoais? Quais investimentos vem aplicando para desenvolver as interrelações evolutivas?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 AMIZADE EVOLUTIVA (CONVIVIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A amizade evolutiva é o vínculo sadio, construtivo e cosmoético entre consciências empáticas e afins, capazes de compartilhar interesses benéficos, vivências e desejar o bem-estar mútuo, sendo interligação favorável à evolução conjunta. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo amizade vem do idioma Latim Vulgar, amicitas, por amicitia, “amizade; afeição; simpatia; aliança; pacto”, de amicus, “amigo”. Surgiu no Século XII. O termo evolutivo deriva do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873. Sinonimologia: 1. Amizade interassistencial. 2. Amizade-trafor. 3. Amizade cordial. 4. Amizade frutífera. 5. Vínculo fraterno. Neologia. As 3 expressões compostas amizade evolutiva, amizade evolutiva intrafísica e amizade evolutiva extrafísica são neologismos técnicos da Conviviologia. Antonimologia: 1. Amizade evitável. 2. Amizade ociosa. 3. Amizade egoísta. 4. Amizade baratrosférica. 5. Amizade tóxica. 6. Inimizade. Estrangeirismologia: o rapport evolutivo; a high level interchange of ideas; o feedback interassistencial; os flashbacks do Curso Intermissivo (CI); o upgrade de nível evolutivo. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à convivialidade multidimensional fraterna e cosmoética. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Cultivemos amizades produtivas. Amizade: intercooperação evolutiva. Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – “A amizade é a única coisa cuja utilidade é unanimemente reconhecida. A virtude, as riquezas e as honras, que parecem admiráveis a alguns, ao juízo de outros nada são. Porém, todos admitem que a vida seja vazia sem amigos, por mais que poucos usufruam da verdadeira amizade. A natureza do homem recusa a solidão” (Marco Túlio Cicero, 103–43 a.e.c.). “A amizade dá a volta ao mundo, anunciando a todos que acordem para a suprema felicidade” (Epicuro de Samos, 341–270 a.e.c.). Proverbiologia: – Amicus optima vitae possessio (O amigo é a melhor posse da vida; Albrecht I, 1255–1308). Filosofia: o Gregarismo; o Humanitarismo; o Fraternismo; o Tenepessismo; o Universalismo; o Anti-hedonismo; a caminhada evolutiva em conjunto rumo ao Serenismo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Maxifraternologia; o holopensene pessoal da fraternidade; o holopensene pessoal da convivialidade evolutiva; o holopensene da interconfiança; os benignopensenes; a benignopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o materpensene da evolutividade consciencial; a sintonia ortopensênica interconsciencial; o nivelamento a maior dos holopensenes afins; o holopensene das consciências lúcidas; a harmonia holopensênica na convivência sadia. Fatologia: a amizade evolutiva; a amizade raríssima; o convívio interpessoal marcante e produtivo; a convergência de valores e objetivos construtivos comuns; as metas evolutivas semelhantes; o interesse recíproco na interaprendizagem e interassistencialidade; a predisposição e reciprocidade interassistencial enquanto bases da relação; as características da amizade evolutiva transcendendo os laços da família consanguínea; a generosidade; o respeito; a lealdade mútua; a simpatia; a empatia; a sintonia cosmoética; a benevolência; a interconfiança; o traforismo; a au2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a tenticidade; a transparência interpessoal; a intencionalidade sadia; a doação interpessoal sem esperar retribuição; a vontade de estar junto com o amigo evolutivo; as conversas amistosas e francas sobre as vivências pessoais, livre de julgamentos patológicos; a gratidão a 2 pelos momentos de coexistência salutar; o bem-estar gerado pela amizade homeostática; a produção de oxitocina; o reencontro existencial com a conscin amiga evolutiva na qualidade de aporte evolutivo; o relacionamento horizontal entre os amigos intermissivistas; o compromisso proexológico de cultivar as amizades evolutivas; a parceria interconsciencial pró-evolução; a contribuição proexológica mútua; a autolucidez quanto aos benefícios das amizades evolutivas; a amizade evolutiva enquanto fator revigorador para enfrentar as adversidades da vida intrafísica; o aprimoramento da amizade resultante das reciclagens intraconscienciais mútuas; as gestações conscienciais conjuntas; a inteligência afetiva; a inteligência evolutiva (IE) aplicada às interrelações; as amizades evolutivas impulsionadoras para o alcance da megafraternidade. Parafatologia: as paramizades homeostáticas; os paravínculos conscienciais profundos; a amizade salutar multissecular ou multiexistencial; o reconhecimento energético mútuo; as trocas energossomáticas saudáveis; o parafenômeno da telepatia entre consciências empáticas; a aplicação assistencial de arco voltaico craniochacral entre amigos; as projeções conscienciais conjuntas; a conscin amiga projetora na condição de alvo mental projetivo; o fomento recíproco ao desenvolvimento do animismo-parapsiquismo; os pararreencontros promovidos pelos amparadores extrafísicos; as retrocognições sadias desencadeadas pelo convívio interpessoal evolutivo; as rememorações conjuntas do período do Curso Intermissivo; a consolidação de paramizade evolutiva na intermissividade; a promoção dos reencontros de destino pelos amparadores; a harmonização entre as conscins e consciexes afinizadas; o revezamento interassistencial grupal; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo catalisador das amizades evolutivas; o sinergismo dos talentos individuais; o sinergismo da cooperação interpares; o sinergismo das ambições evolutivas; o sinergismo entre paracérebros afinizados; o sinergismo tenepessista-amparado; o sinergismo conscin coassistente–amparador extrafísico; o sinergismo dos vínculos fraternos entre as conscins e consciexes engajadas no maximecanismo assistencial. Principiologia: o princípio cosmoético de objetivar sempre o melhor para todos; o princípio da afinidade consciencial; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio da interdependência evolutiva. Codigologia: o código duplista de Cosmoética (CDC); o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teática da amizade cosmoética; a teoria da inteligência evolutiva; a teoria da atração dos afins; a teoria da megafraternidade. Tecnologia: a técnica da amizade prolífica; a técnica do acoplamento energético com amparador; a técnica da inversão existencial; a técnica da tenepes. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico enquanto base para a solidificação das amizades evolutivas; as abordagens interassistenciais entre os voluntários da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); o voluntariado dos pesquisadores da Conscienciologia predispostos a crescerem conjuntamente. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Duplologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia. Efeitologia: os efeitos positivos das amizades evolutivas; os efeitos da interassistência tarística entre amigos; os efeitos de assistir e ser assistido. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Neossinapsologia: as neossinapses consolidadas na convivência lúcida com amizades evolutivas; as intercomunicações fomentadoras de neossinapses evolutivas; as neossinapses adquiridas nas práticas diárias da tenepes. Ciclologia: os ciclos etários da vida intrafísica e os aprendizados adquiridos compartilhados com amigos evolutivos. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio amizade extrafísica–amizade intrafísica; o binômio amizade-debate; o binômio autenticidade-transparência. Crescendologia: o crescendo proéxis pessoal–proéxis grupal; o crescendo da intercompreensão entre as consciências afins ao longo das vidas humanas sucessivas; o crescendo amizade evitável–amizade evolutiva–maxifraternismo. Legislogia: a lei da empatia; a lei da interdependência consciencial; a lei de atração dos afins; a lei da inseparabilidade grupocármica. Mitologia: o mito da amizade perfeita; o mito da afetividade sadia sem autesforços. Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Vinculologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Amparologia; a Intermissiologia; a Maxiproexologia; a Holomaturologia; a Megafraternologia; a Serenologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a consciência amiga; a personalidade fraterna; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciex amparadora de função; a minipeça interassistencial. Masculinologia: o amigo raríssimo; o amiguíssimo; o melhor amigo; o amigo verdadeiro; o amigo de todas as horas; o amigo certo nas horas incertas; o intermissivista; o colega do Curso Intermissivo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico; o amparador da tenepes; o compassageiro evolutivo; o conscienciólogo; o voluntário; o duplista; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o desperto; o orientador evolutivo. Femininologia: a amiga raríssima; a amiguíssima; a melhor amiga; a amiga verdadeira; a amiga de todas as horas; a amiga certa nas horas incertas; a intermissivista; a colega do Curso Intermissivo; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica; a amparadora da tenepes; a compassageira evolutiva; a consciencióloga; a voluntária; a duplista; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a desperta; a orientadora evolutiva. Hominologia: o Homo sapiens amicator; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens confidentior; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens serenissimus. V. Argumentologia Exemplologia: amizade evolutiva infrafísica = o laço ou relação entre conscins intermissivistas contribuindo mutuamente na autevolução lúcida e autoproexialidade; amizade evolutiva extrafísica = o laço entre consciexes amparadoras atuando a favor do maximecanismo assistencial interdimensional. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Culturologia: a cultura da amizade mentalsomática; a cultura da amizade transdimensional; a cultura da convivialidade sadia; a cultura do perdão e gratidão; a cultura da intercompreensão; a cultura do diálogo sadio. Trafores. Consoante a Traforologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 18 traços de maturidade presentes nas relações com características de amizade evolutiva: 01. Admiração-discordância. A vivência do binômio admiração-discordância, experiência única e avançada, factível pelo exercício da gratidão, intercompreensão e do perdão. A amizade evolutiva possibilita a admiração honesta dos trafores do outro e simultaneamente a interassistência na superação dos autotrafares. 02. Afetividade. A afetividade interpessoal sadia e pacificadora. 03. Apoio. O suporte emocional e energético, sem dependências, para enfrentar as adversidades da vida; o apoio motivacional para a realização de objetivos ou metas pessoais. 04. Autenticidade. A ausência de dissimulação ou utilização de máscaras quanto às opiniões, à visão de mundo ou aos posicionamentos pessoais. 05. Benevolência. A demonstração de bem querer; a consideração; a intercompreensão; a magnanimidade; o intercâmbio de presentes mentaissomáticos. 06. Compartilhamento. O compartilhamento das conquistas dos pares; o ato de torcer pelo sucesso do outro. O verdadeiro amigo vibra com as conquistas do outro. 07. Complementaridade. A reciprocidade entre as consciências a partir das afinidades e empatias; a permuta de papéis de acordo com as potencialidades individuais, sem competições ou disputas, buscando o melhor para todos. 08. Empatia. A capacidade de se colocar no lugar do outro, entendendo as dores, os sofrimentos e as angústias; o interesse genuíno pelo próximo, despertando a vontade de aplicar a abordagem mais assistencial e cosmoética para cada contexto específico identificado. 09. Inteligência evolutiva. O discernimento empregado no cultivo e na manutenção de amizades evolutivas, na condição de prioridade conviviológica, fator importante para o desenvolvimento da proéxis pessoal e grupal. 11. Intencionalidade. A transparência (glasnost) e a autenticidade recíproca chancelando a intencionalidade sadia e cosmoética. 11. Interconfiança. A certeza íntima recíproca de poder contar com o outro. 12. Interdependência. A convivência sadia com interdependência, distante da dependência e independência; a condição de ajudar e ser ajudado; o feedback cosmoético enquanto valioso recurso para as recins. 13. Lealdade. O respeito e a responsabilidade mútua perante os compromissos estabelecidos e assumidos durante o período intermissivo. 14. Predisposição assistencial. A interassistência cosmoética, amparando, apoiando e esclarecendo o outro em qualquer contexto existencial. 15. Respeito. O entendimento recíproco às escolhas pessoais, mesmo quando existem discordâncias; a estima à individualidade e privacidade; a inexistência de heterocontrole ou cobranças excessivas. 16. Sinceridade. O acolhimento interconsciencial decorrente do abertismo franco, favorável à livre expressão de pensamentos e sentimentos; a liberdade de manifestar angústias ou feedbacks sem repressões, vergonha ou receios. 17. Sinergia. A convergência dos materpensenes sadios entre as consciências; o entrosamento evolutivo produtivo. 18. Traforismo. O reconhecimento das potencialidades evolutivas do outro; a confiança na capacidade de superação de gargalos e dificuldades existenciais. Repercussões. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 7 influências, repercussões ou efeitos sadios advindos das amizades evolutivas: En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 1. Agente retrocognitor. O desencademanento de recordações de conteúdos intermissivos em outras conscins do grupo evolutivo;o amigo evolutivo é o lembrete constante e cosmoético dos compromissos assistenciais assumidos na pré-ressoma. 2. Gratidão. A promoção de sentimento puro e elevado de gratidão pela oportunidade de relacionar-se com o(a) amigo(a) evolutivo(a). 3. Megafraternidade. A experienciação de sentimentos elevados mútuos pela convivência evolutiva; as amizades evolutivas constituem o primeiro passo para alcançar a megafraternidade, ou seja, o sentimento de amor puro por todas as consciências, seres vivos e manifestações da Natureza e do Cosmos. 4. Policarmalidade. A saída do convívio interpessoal carregado pelo egoísmo ou individualismo patológico para adentrar no fraternismo convivencial. 5. Retropensenização sadia. O resgate da condição ortopensênica na relação com os amigos intermissivos quando era consciex aluna do Curso Intermissivo. 6. Satisfação benquerente. O ocasionamento da satisfação benévola ou alegria interpessoal. 7. Saúde mental. A melhoria da saúde emocional e do bom humor. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a amizade evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Amigo comum: Conviviologia; Neutro. 02. Amigo invisível: Paraconviviologia; Neutro. 03. Amigo parapsíquico: Conviviologia; Neutro. 04. Amizade da fraternidade: Conviviologia; Homeostático. 05. Amizade duplista: Duplismologia; Homeostático. 06. Amizade evitável: Conviviologia; Nosográfico. 07. Amizade exclusivista: Anticonviviologia; Nosográfico. 08. Amizade interativa: Conviviologia; Neutro. 09. Amizade intermissivista: Conviviologia; Homeostático. 10. Amizade internacional: Conviviologia; Neutro. 11. Amizade multiexistencial: Maxifraternologia; Neutro. 12. Amizade raríssima: Conviviologia; Neutro. 13. Ato de amizade: Fraternologia; Homeostático. 14. Paradoxo amizade-debate: Paradoxologia; Homeostático. 15. Paramizade: Parapercepciologia; Homeostático. A AMIZADE EVOLUTIVA POTENCIALIZA O MELHOR DE CADA CONSCIÊNCIA: O AUTOTRAFORISMO, A DISPOSIÇÃO INTERASSISTENCIAL E A RESPONSABILIDADE COSMOÉTICA. PRIORIZEMOS OS AMIGOS EVOLUTIVOS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou quais são as amizades evolutivas pessoais? Quais investimentos vem aplicando para desenvolver as interrelações evolutivas? Bibliografia Específica: 1. Cícero, Marco Túlio; Diálogo sobre a Amizade; [tradução de José Perez]; 160p.; Cultura Moderna; São Paulo, SP; 1939; páginas 27, 53, 67, 112, 129 a 131. 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 2. Costa, Camilla; & Garattoni, Bruno; Amizade: Por que é Impossível Ser Feliz Sozinho; Revista Superinteressante; Abril; São Paulo, SP; edição 288; fevereiro de 2011; páginas 46 a 57. 3. Larrauri, Maite; A Amizade segundo Epicuro; Maite Larrauri; ilustrações Max; tradução Sérgio Rocha Brito; 96 p.; 19,8 x 13,8 cm; Ciranda Cultural; São Paulo, SP; 2009; páginas 54, 61, 63, 65, 80 e 81. 4. Teixeira, Nelson Carlos; Grandes Citações sobre Amizade; 127 p.; revisor Onofre Martins de Abreu; coordenadora editorial Carla Clark; Leitura; Belo Horizonte, MG; 2004; páginas 36, 45, 66 e 88. 5. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 120, 535, 839, 865 e 1.438. S. C. H.