A acupuntura é o recurso, técnica ou modalidade terapêutica, originária da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), na qual se utiliza a inserção de agulhas especiais em pontos ou locais específicos do soma, com a intenção de produzir a remissão de doenças e bem-estar geral, contribuindo à homeostase holossomática da conscin, homem ou mulher.
Você, leitor ou leitora considera importante manter o bem-estar consciencial? Já buscou formas de tratamento a exemplo de acupuntura para alcançar essa condição?
ACUPUNTURA (HOLOSSOMATOLOGIA) I. Conformática Definologia. A acupuntura é o recurso, técnica ou modalidade terapêutica, originária da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), na qual se utiliza a inserção de agulhas especiais em pontos ou locais específicos do soma, com a intenção de produzir a remissão de doenças e bem-estar geral, contribuindo à homeostase holossomática da conscin, homem ou mulher. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo acupuntura deriva do idioma Francês, acupuncture, e este do idioma Latim Medieval, acupunctura, constituído pelo prefixo acus, “agulha” e punctura, “picada”. Surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Acupunctura. 2. Agulhamento. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 20 cognatos derivados do vocábulo acupuntura: acupunctura; acupuncturação; acupuncturada; acupuncturado; acupuncturador; acupuncturadora; acupunctural; acupuncturar; acupuntor; acupuntora; acupunturação; acupunturada; acupunturado; acupunturador; acupunturadora; acupuntural; acupunturar; acupunturês; acupunturista; eletroacupuntura. Antonimologia: 1. Auriculoterapia. 2. Reflexologia. 3. Moxaterapia. 4. Ventosaterapia. 5. Shiatsu. Estrangeirismologia: o preventive treatment realizado pela acupuntura; a experimentação real do qi pessoal através do tratamento por acupuntura; o tratamento por acupuntura auxiliando o paciente alcançar o full power holossomático; o upgrade consciencial fornecido pela prática regular da acupuntura. Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à saúde holossomática. Filosofia: o Taoísmo; o Confucionismo; o Budismo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Terapeuticologia; os genopensenes; a genopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; as ideias inatas dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa favorecendo os retropensenes sadios; o avanço das ideias da acupuntura fomentando os evoluciopensenes; a eletrossedação energética auxiliando a compreensão dos autopensenes. Fatologia: a acupuntura; a China; o equilíbrio holossomático promovendo a saúde consciencial; o desequilíbrio psíquico provocando desarmonia no soma; o fato da diversidade multiprofissional da acupuntura; os 5 elementos da Natureza (madeira, fogo, terra, metal e água) caracterizando a vida humana na dimensão respiratória, segundo a Medicina Tradicional Chinesa; os órgãos e as vísceras acoplados através da afinidade energética, anatômica e funcional; a divisão dos gêneros em 5 biotipos (elementos da Natureza) e 10 temperamentos básicos determinando o circuito de predisposição patológica; a investigação primária da causa e não do problema; a avaliação biotipológica das partes compondo o todo; o diagnóstico biotipológico auxiliando o autoconhecimento; os microssistemas auriculares, da língua e do pulso sendo utilizados como formas de diagnóstico e tratamento pela MTC; o diagnóstico pelos 8 princípios (yin ou yang, frio ou calor, interior ou exterior, vazio ou cheio); o diagnóstico eletrônico; a estimulação dos acupontos ho para o equilíbrio emocional; a ativação dos acupontos shen-shu podendo auxiliar nas reciclagens somáticas; os pontos bei-shu conectados com os órgãos e as vísceras internas; a integração dos aspectos científicos com o empirismo das teorias milenares da MTC; a movimentação do sistema neuroendócrino com a acupuntura; os pontos ashi permitindo a sensibilidade do soma à dor; as células germinativas fornecendo a base celular para a construção dos chacras; as separatrizes embriológicas sendo o ponto de convergência dos canais de energia; os centros autorganizadores celulares respondendo aos estímulos da acupuntura; as junções gap (proteínas) conectando as células tubulares dos canais de energia; os pontos de singularidade caracterizando histologicamente os acupontos. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a energia consciencial (EC); o dualismo complementar entre as energias yin e yang; a energia yin sendo a base sólida da matéria e se relacionando à Fisiologia Somática; a energia yang construindo o aparato mais fluido e menos denso se relacionando à Fisiologia Energética do Soma; a Fisiologia Energética dos órgãos e das vísceras construindo e nutrindo energeticamente as células, tecidos e sistemas fisiológicos; os pontos wu-shu antigos utilizados no equilíbrio energético dos órgãos e das vísceras; o pensamento e o sentimento se aglutinando com a energia nos canais; o yuan qi (energia ancestral) ativando o sistema imunológico e a expressão gênica; o jing qi (essência) dos alimentos representando a base da energia yin; a energia yang penetrando nos pulmões a cada processo inspiratório; o xue (sangue) acompanhando o qi por todo o soma; o zhong qi (qi torácica) fortalecendo a função do aparelho cardiorrespiratório; o wei qi (energia defensiva) protegendo a superfície do soma e contribuindo para a formação da impedância elétrica cutânea; os 12 meridianos principais promovendo a circulação do rong qi (energia nutritiva); os 8 meridianos extraordinários direcionando a regeneração energética do soma através da ativação em duplas; os canais de energia colaterais irrigando os espaços intersticiais do soma; o xin (coração) abrigando a mente e adicionando a qualidade das intenções aos sentimentos pessoais; os canais distintos transportando a energia dos sentimentos até o cérebro; os canais tendíneo-musculares nutrindo o sistema músculo-esquelético; a afinidade entre as energias extrafísicas e os meridianos; a captação das sinaléticas energéticas parapsíquicas pessoais pelos canais de energia; os chacras principais concentrando na estrutura energética estilos específicos de informação; o ponto yintang (frontochacra) facilitando a clarividência; o ponto VG20 (chacra coronário) facilitando as parapercepções; a projeção consciente proporcionando a captação de neoideias; a doação de ectoplasma controlada pelos amparadores extrafísicos de função durante o tratamento de acupuntura; a paragenética potencializando as ideias inatas da Medicina Tradicional Chinesa no paracérebro do intermissivista. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo acupuntura–estado vibracional; o sinergismo de estímulo simultâneo de pontos de acupuntura durante o tratamento; o sinergismo acupuntura–exercício físico; o sinergismo acupuntura–alimentação saudável; o sinergismo acupuntura–medicação alopática; o sinergismo acupuntura–modulação hormonal bioidêntica; o sinergismo acupuntura–terapias frequenciais; o sinergismo acupuntura-fitoterapia; o sinergismo acupuntura-homeopatia; o sinergismo acupuntura–terapia ortomolecular. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio básico de sempre se punturar os pontos de dor; o princípio de buscar a causa do problema; o princípio da harmonia pensênica. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado pelo profissional de acupuntura; o código grupal de Cosmoética (CGC) dos profissionais acupunturistas; o código de ética profissional do acupunturista. Teoriologia: a teoria do equilíbrio holossomático promovido pelo tratamento com acupuntura; a teoria dos pensenes (pensamento, sentimento e energia); a teoria dos 5 elementos da Natureza; a teoria do método avançado de tratamento com acupuntura; a teoria morfogenética demonstrando a formação dos chacras e dos canais de energia precedendo o desenvolvimento embriológico de todos os outros sistemas fisiológicos; a teoria dos biofotons. Tecnologia: a técnica de sedação e tonificação de energia; a técnica dos vasos maravilhosos; a técnica da acupuntura em estética; a técnica do gua-sha; a técnica da craneopuntura; a técnica da eletroacupuntura potencializando os efeitos da acupuntura convencional; a técnica da eletranalgesia por acupuntura; a técnica da eletrossedação energética; a técnica do diagnóstico por meio da termografia e da bioimpedância; a técnica da imobilidade física vígil (IFV). Voluntariologia: o voluntariado do Projeto Acupuntura do Bem. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da sinalética energética e parapsíquica; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Paragenética; o laboratório conscienciológico das retrocognições. Colegiologia: o Colégio Invisível da Saúde Holossomática. Efeitologia: o efeito da acupuntura no equilíbrio neuroquímico de todo o sistema nervoso; o efeito do estímulo dos chacras no sistema neuroendócrino; o efeito benéfico da acupuntura em proporcionar analgesia; o efeito do tratamento por acupuntura na homeostase holossomática; o efeito indireto da acupuntura no paracérebro; o efeito da acupuntura na aquisição de neoideias; o efeito estabilizador e regenerador dos pontos BP4 (baço pâncreas), ID3 (intestino delgado) e P7 (pulmão) no soma; o efeito das mudanças de holopensene nos canais de energia; o efeito da frequência semanal de tratamento com acupuntura; o efeito da deficiência do yuan qi no encurtamento dos telômeros e no envelhecimento somático; os efeitos da acupuntura inibindo a amígdala e o sistema límbico, e ativando o neocórtex cerebral, comprovados por estudos de Ressonância Magnética Nuclear funcional (RMNf). Neossinapsologia: a criação de neossinapses a partir do tratamento com acupuntura; as neossinapses agregando conteúdo para a formação dos neopensenes teóricos e práticos da acupuntura; as energias gravitantes bloqueando a formação de neossinapses evolutivas; as neossinapses gerando as paraneossinapses. Ciclologia: o ciclo doença-saúde; o ciclo geração-dominância-contradominância dos 5 elementos, promovendo as compensações energéticas sadias e doentias; o ciclo vigília–sono desequilibrado contribuindo para a degradação da quantidade e qualidade do yuan qi; o ciclo parabiológico da circulação de energia nos canais principais alimentando os órgãos e as vísceras em horários específicos; o ciclo de circulação da energia wei nos grandes canais proporcionando a defesa energética do soma; o ciclo ressoma-dessoma. Binomiologia: o binômio acupuntura–Medicina Tradicional Chinesa; o binômio Fisiologia Energética dos órgãos e vísceras–Fisiologia Somática; o binômio centro de energia dantian–chacras; o binômio saúde holossomática–evolução consciencial; o binômio raiz do temperamento–fator biotipológico. Interaciologia: a interação dos órgãos e das vísceras acopladas produzindo o equilíbrio de parte do sistema; a interação das “partes” integrando o “todo”; a interação energética profissional acupunturista–paciente; a interação energética e fisiológica formada na seleção dos pontos de acupuntura; a interação acupuntura-soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; a possível interação dos pontos shen-shu e o psicossoma; a interação meridianos extraordinários–sistema imunológico; a interação pontos de acupuntura–fibras nervosas periféricas através da hipersensibilidade dos mastócitos. Crescendologia: o crescendo fechadismo consciencial–abertismo consciencial; o crescendo desequilíbrio energético–equilíbrio energético; o crescendo doença-saúde; o crescendo retropensenes-neopensenes. Trinomiologia: o trinômio zang fu–canais de energia–acupontos; o trinômio acupuntura–equilíbrio holossomático–autolucidez consciencial; o trinômio paragenética–paraDNA–Biotipologia Específica; o trinômio Biotipologia-autoconhecimento-recin. Polinomiologia: o polinômio desequilíbrio energético–doença somática–anamnese holossomática–tratamento multidisciplinar; o polinômio diferenciação embriológica–fator biótipológico–locus minoris resitentiae–doença somática. Antagonismologia: o antagonismo equilíbrio / desequilíbrio; o antagonismo acupuntura / alopatia; o antagonismo misticismo / cientificismo; o antagonismo lenda / realidade. Paradoxologia: o paradoxo de o remédio alopático poder patrocinar doenças; o paradoxo da realidade da existência física dos canais de energia; o parodoxo de a inserção de agulhas no soma aliviar a dor; o paradoxo de o equilíbrio sinérgico ser obtido das forças antagônicas yin e yang; o paradoxo de gastar para economizar. Politicologia: a Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS); as políticas de recomendações da acupuntura realizadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS); a política da integração multiprofissional da acupuntura; a regulamentação do profissional acupunturista na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Legislogia: a legislação dos Conselhos Federais de Classe regulamentando a acupuntura enquanto especialidade profissional; as leis cósmicas superando as leis humanas; a lei da sincronicidade. Filiologia: a neofilia; a autocogniciofilia; a energofilia; a assistenciofilia; a cosmoeticofilia; a evoluciofilia; a autocriticofilia. Fobiologia: a acmofobia; a autofobia; a gnoseofobia; a iatrofobia; a fronemofobia; a algofobia; a belonofobia; a evoluciofobia; a autopesquisofobia; a agorafobia; a agliofobia durante a puntura das agulhas de acupuntura; a biofobia; a farmacofobia; a hemofobia; a obesofobia; a acupuntura auxiliando a cura das fobias. Sindromologia: as síndromes patológicas agudas; as síndromes patológicas crônicas; a síndrome de abstinência da Baratrosfera (SAB) proporcionando a manutenção da doença e o comprometimento da saúde holossomática. Maniologia: a mania de os pacientes não completarem a totalidade do tratamento; a mania de se buscar ajuda quando a patologia já está instalada; a mania de o paciente não cooperar com o tratamento; a mania de o profissional acupunturista sempre utilizar os mesmos pontos. Mitologia: o mito de a acupuntura não fazer mal; o mito de a doença ser algo natural; o mito da existência intrafísica do mestre Lao Zi (604–531 a.e.c.); o mito de as agulhas de acupuntura causarem ferimentos e dor no momento do tratamento; o mito de a acupuntura só funcionar se a pessoa acreditar nela; o mito de a acupuntura só ser eficaz no tratamento para dor; o mito das 10 sessões de acupuntura serem suficientes para a recuperação do paciente; o mito de a acupuntura ser apenas método de tratamento complementar. Holotecologia: a discernimentoteca; a farmacoteca; a fitoteca; a assistencioteca; a retroteca; a pensenoteca; a evolucioteca; a terapeuticoteca; a energoteca. Interdisciplinologia: a Holossomatologia; a Medicina; a Psicologia; a Consciencioterapeuticologia; a Fisioterapia; a Psiquiatria; a Holossomatologia; a Neurociência; a Homeopatia; a Fitoterapia; a Fisiologia; a Terapia Ortomolecular. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acupunturista; o acoplamentista; o propositor de verpons; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico de função; o reciclante existencial; o tenepessista; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o filósofo Confúcio (551–479 a.e.c.). Femininologia: a acupunturista; a acoplamentista; a propositora de verpons; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica de função; a reciclante existencial; a tenepissista; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens somaticus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens conscientiologus. V. Argumentologia Exemplologia: acupuntura profilática = o recurso técnico utilizado para evitar a instalação ou a propagação da doença; acupuntura terapêutica = o recurso técnico utilizado para aliviar ou curar as doenças. Culturologia: a cultura do tratamento preventivo; a cultura da automedicação; a cultura de viver em consonância com a naturalidade cósmica; a cultura do autodiscernimento; a cultura da transmissão dos conhecimentos de pai para filho. Taxologia. Segundo a Holossomatologia, eis, por exemplo, na ordem crescente de sutileza dos veículos holossomáticos, 4 formas de atuação, direta ou indireta, da acupuntura: 1. Somática: a liberação de substâncias neuroquímicas; o estímulo das glândulas endócrinas; o tratamento da dor física, dos desarranjos articulares, das desordens musculares, dos distúrbios ósseos, das inflamações, das alergias e das cefaleias. 2. Energossomática: o fortalecimento dos canais de energia; a manutenção da qualidade da energia; a proteção criada pelos canais de energia; o equilíbrio dos chacras; as sensações energéticas; as sinaléticas energéticas. 3. Psicossomática: o auxílio à eliminação das emoções tóxicas; o tratamento do stress; o bom humor provocado; a afetividade fraterna. 4. Mentalsomática: o auxílio ao discernimento; o auxílio ao equilíbrio racional; o auxílio à serenidade; o auxílio ao autoconhecimento e a melhora da limpidez das intenções; a contribuição para o parapsiquismo intelectual. Caracterologia. De acordo com a teoria dos 5 elementos da Natureza e a Psicologia Chinesa, podem-se classificar as consciências em 5 biotipos básicos, listados a seguir em ordem alfabética: 1. Água. São brevilíneos, possuem força de vontade e muita energia consciencial, facilidade a ideias inatas, predisposição a problemas reumáticos, genitourinários e na coluna vertebral. Órgão principal: rim. Víscera correspondente: bexiga. 2. Fogo. São normolíneos, estrutura física proporcional, rosto vermelho, tendência ao taquipsiquismo e ao sentimentalismo, predisposição a problemas cardiovasculares, ansiedade e dispersão consciencial. Órgão principal: coração. Víscera correspondente: intestino delgado. 3. Madeira. São longilíneos, musculatura forte e definida, tendência a serem ativos, desempenham tarefas de liderança e têm tendência a problemas no fígado, vesícula biliar, tendinites, cefaléias, insônia e irritabilidade. Órgão principal: fígado. Víscera correspondente: vesícula biliar. 4. Metal. São longilíneos, magros, tendência à observação, facilidade para desenvolver o parapsiquismo e a assimilação simpática involuntária, predisposição a problemas respiratórios, intestinais, cutâneos e depressivos. Órgão principal: Pulmão. Víscera correspondente: intestino grosso. 5. Terra. São normolíneos, reflexivos, podem desenvolver o comodismo e predisposição ao sobrepeso e obesidade, problemas digestivos e monoideísmo. Órgão principal: baço, pâncreas. Víscera correspondente: estômago. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a acupuntura, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abordagem bioenergética: Energossomatologia; Neutro. 02. Bem: Intrafisicologia; Neutro. 03. Binômio Psiquiatria-Consciencioterapia: Interdisciplinologia; Neutro. 04. Checkup holossomático: Paraprofilaxiologia; Homeostático. 05. Consciencioterapeuta: Consciencioterapia; Homeostático. 06. Energosfera pessoal: Energossomatologia; Neutro. 07. Holofisiologia: Cosmovisiologia; Neutro. 08. Homeostase geral: Homeostaticologia; Homeostático. 09. Maxianatomização holossomática: Parafisiologia; Neutro. 10. Omniterapeuticologia: Paraterapeuticologia; Homeostático. 11. Orelha: Somatologia; Neutro. 12. Palavra terapêutica: Interassistenciologia; Homeostático. 13. Paracirurgia: Consciencioterapia; Neutro. 14. Qualificação das energias conscienciais: Energossomatologia; Homeostático. 15. Teoria da beleza consciencial: Harmoniologia; Homeostático. A ACUPUNTURA É A MODALIDADE TERAPÊUTICA CAPAZ DE GERAR HOMEOSTASE ENERGÉTICA, REPERCUTINDO NA SAÚDE SOMÁTICA, DOMÍNIO EMOCIONAL E AGUDEZA MENTAL, CULMINDANDO NO BEM-ESTAR CONSCIENCIAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora considera importante manter o bem-estar consciencial? Já buscou formas de tratamento a exemplo de acupuntura para alcançar essa condição? Bibliografia Específica: 1. Hicks, Angela; Hicks, John; & Mole, Peter; Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos (Five Element Constitutional Acupuncture); pref. Peter Eckman; trad. Maria Inês Garbino Rodrigues; XXIV + 456 p.; 8 seções; 48 caps.; 3 diagramas; 1 E-mail; 237 enus.; 2 esquemas; 10 fotos; 1 gráf.; 119 ilus.; 42 tabs.; 1 website; 158 refs.; 7 apênds.; alf.; 24 x 17 cm; br.; Roca; São Paulo, SP; 2007; páginas 19 a 27, 49 a 190 e 269 a 277. 2. Maciocia, Giovanni; A Prática da Medicina Chinesa: Tratamento de Doenças com Acupuntura e Ervas Chinesas; pref. Zhou Zhong Ying; XII + 932 p.; 6 seções; 34 caps.; 68 refs.; 2 apênds.; 26 x 18 x 5 cm; br.; Roca; São Paulo, SP; 1996; páginas 201 a 226. 3. Ross, Jeremy; Combinações dos Pontos de Acupuntura: A Chave para o Êxito Clínico (Acupuncture Point Combinations: The Key to Clinical Success); pref. Dan Benski; trad. Maria Inês Garbino Rodrigues; & Marcia Lika Yamamura; 490 p.; 3 partes; 34 caps.; 30 enus.; 2 esquemas; 26 fluxogramas; 60 ilus.; 226 tabs.; 1 apênd.; alf.; 25 x 17 x 3 cm; enc.; Roca; São Paulo, SP; 2003; páginas 7 a 10 e 21 a 36. 4. Vieira, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 257 a 259, 282 a 289, 292 a 294 e 299 a 305. F. B. F.