Voluntariado Virtual Conscienciocêntrico

O voluntariado virtual conscienciocêntrico é a qualidade ou condição da conscin, homem ou mulher, realizar trabalho ou atividade não remunerada, estando geograficamente à distância da base física de 1 ou mais Instituições Conscienciocêntricas (ICs), com a(s)

Você, leitor ou leitora, já se uniu ao grupo da tarefa do esclarecimento?

      VOLUNTARIADO              VIRTUAL CONSCIENCIOCÊNTRICO
                                     (POLICARMOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O voluntariado virtual conscienciocêntrico é a qualidade ou condição da conscin, homem ou mulher, realizar trabalho ou atividade não remunerada, estando geograficamente à distância da base física de 1 ou mais Instituições Conscienciocêntricas (ICs), com a(s)
qual(is) mantém vínculo consciencial, a fim de prestar serviço interassistencial, por vontade própria, na atuação tarística, pesquisística e participativa, utilizando-se da infocomunicação no desenvolvimento e realização das tarefas.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo voluntário deriva do idioma Latim, voluntarius, “que age por vontade própria”. Surgiu no Século XV. O vocábulo voluntariado apareceu em 1899. A palavra virtual provém do idioma Latim Medieval, virtualis, “virtual”, e do idioma Latim Clássico, virtus, “força corporal; força de espírito; ânimo; virtude”. Surgiu no Século XVIII. O vocábulo consciência origina do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição cêntrico deriva igualmente do idioma Latim, centrum, e este do idioma Grego, kêntron “centro”. Surgiu, em cultismos da Terminologia Científica, no Século XVIII.
          Sinonimologia: 1. Voluntariado online conscienciocêntrico. 2. Voluntariado conscienciocêntrico a distância. 3. Voluntariado conscienciocêntrico infocomunicativo a distância. 4. Colaboração conscienciocêntrica virtual. 5. Voluntariado conscienciocêntrico semi-presencial. 6. Vínculo conscienciocêntrico online.
          Neologia. Os 2 termos compostos voluntariado virtual conscienciocêntrico titubeante e voluntariado virtual conscienciocêntrico engajado, são neologismos técnicos da Policarmologia.
          Antonimologia: 1. Pseudovoluntariado virtual remunerado. 2. Voluntariado presencial. 3. Voluntariado somaticamente presente. 4. Vínculo presencial. 5. Coordenação de unidade conscienciocêntrica.
          Estrangeirismologia: os liens multidimensionnels.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao vínculo evolutivo proexológico grupal.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenses trivocabulares sintetizando o tema: – As ações aparecem. Ação: energia mobilizada. Apliquemos nossos atributos.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do voluntariado; o holopensene da coletividade; o holopensene da Conscienciocentrologia; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; o holopensene da realização; os ortopensenses; a ortopensenidade; os vincopensenes; a vincopensenidade.
          Fatologia: a colaboração a distância; o voluntariado a distância, por vezes presencial; a atividade voluntária geograficamente distante da base física da IC; o autocomprometimento no voluntariado com os resultados coletivos; os interesses comuns; a especialidade agrupando os voluntários; a consciência de equipe; a participação de todos; a divisão de tarefas; a realização de tarefas; a integração de todos; o engajamento de todos; a história das 5 pessoas (todo mundo, alguém do grupo, qualquer pessoa do grupo, ninguém do grupo e cada pessoa do grupo) na aplicação da lucidez quanto à realização do trabalho prioritário; a identidade individual contribuindo para a identidade coletiva; a aplicação dos recursos traforísticos na atividade do voluntariado; a oportunidade da exposição dos trafares e do recebimento da heterocrítica sadia na tarefa do voluntariado; a necessidade da implantação dos traços faltantes; a comunicação grupal; a flexibilidade nas intercomunicações; a adaptabilidade aos recursos disponíveis; o Skype promovendo a participação e a presença virtual do voluntariado a distância; a produtividade e o continuísmo nas tarefas do voluntariado independentemente da proximidade física do grupo evolutivo, porém movido pela sinergia grupal; a autonomia nas tarefas desempenhadas; a experiência virtual apresentando similaridade com o extrafísico; a expansão das interrelações; a disponibilização espontânea de tempo e conhecimento ao trabalho voluntário; a coordenação de eventos científicos; a monitoria online de cursos a distância; a participação em projetos, equipes de pesquisa e escrita de gescons da IC; a participação em equipes de trabalho; as revisões de gescons; a escrita de verbetes; as revisões de verbetes de verbetógrafos e neoverbetógrafos da Enciclopédia da Conscienciologia; o Skype facilitando a participação e integração online nas reuniões.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático impulsionando a tarefa do voluntariado conscienciocêntrico a distância; a prática da tenepes; a integração multidimensional do voluntariado; o amparador extrafísico de função; a intensificação do trabalho energético facilitando o acesso às ideias grupais; o acoplamento energético; o aumento das parapercepcões; os insights do amparo extrafísico de função encaminhando para a materialização das ideias; a sintonia entre o voluntariado virtual e a equipe intra e extrafísica no trabalho voluntário tarístico; o ambiente e o parambiente otimizado do colaborador a distância; a estação e a parestação de trabalho do voluntário-mentalsomático-interassistencial.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo responsabilidade definida–responsabilidade assumida; o sinergismo da força centrípeta das ideias; o sinergismo da catálise evolutiva; o sinergismo IC-voluntariado.
          Principiologia: o princípio democrático (pressupõe a participação de todos); o princípio do vínculo evolutivo proexológico; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da responsabilidade evolutiva; o princípio da reciprocidade cosmoética; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da interassistencialidade evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) utilizado ao modo de instrumento de defesa da proéxis.
          Teoriologia: a teoria das singularidades; a teoria e prática da tenepes.
          Tecnologia: a técnica da higiene autopensênica; a técnica do vínculo consciencial; a técnica da pronta resposta esclarecedora; as técnicas bioenergéticas.
          Voluntariologia: o voluntariado virtual conscienciocêntrico; o voluntariado da minipeça lúcida funcionante; o voluntariado da minipeça tarefeira; o voluntariado conscienciológico virtual entrosado ao voluntariado presencial e ao paravoluntariado; os vínculos interconscienciais no âmbito do voluntariado conscienciológico; o voluntariado à distância do ex-aluno(a) do EAD; o perfil traforista específico do colaborador a distância direcionado às tarefas adequadas ao voluntariado virtual conscienciocêntrico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI).
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Voluntários da Conscienciologia.
          Efeitologia: o efeito integrador da informática utilizada para fins proexológicos; os efeitos interassistenciais da opção pelo autodesassédio; o efeito da assunção de responsabilidades proexológicas na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas a partir da aplicação de novas ferramentas de trabalho.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade; o ciclo ininterrupto do voluntariado semperaprendente; o ciclo das diferentes tarefas desenvolvidas na atividade do voluntariado fomentando a recuperação de unidades de lucidez (cons); o ciclo iniciativa-acabativa; o ciclo comatoso da inatividade.
          Enumerologia: o voluntário virtual conscienciocêntrico comprometido; o voluntário virtual conscienciocêntrico realizador; o voluntário virtual conscienciocêntrico engajado; o voluntário virtual conscienciocêntrico pró-ativo; o voluntário virtual conscienciocêntrico presente; o voluntário virtual conscienciocêntrico célere; o voluntário virtual conscienciocêntrico intermissivista. O voluntário profissional / informal; o voluntário individual / coletivo; o voluntário operante / inoperante; o voluntário atualizado / desatualizado; o voluntário participante / neutro; o voluntário catalisador / anticatalisador; o voluntário interessado / desinteressado.
          Binomiologia: o binômio apresentação do projeto–realização da obra; o binômio assistente-assistido; o binômio virtual-presencial.
          Interaciologia: a interação verbação-anticonflituosidade; a interação autoverbação-autodesassedialidade; a interação Skype-consciências; a interação equipe presencial–equipe virtual; a interação minipeça–Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a interação vínculo-paravínculo; a interação recebimento-gratidão-retribuição.
          Crescendologia: o crescendo do particular ao geral; o crescendo voluntariado virtual–voluntariado presencial; o crescendo da qualificação dos autesforços na priorização do momento evolutivo; o crescendo assistido-assistente.
          Trinomiologia: o trinômio minipeça consciencial operante–eletroeletrônicos–infocomunicação; o trinômio visibilidade-confiabilidade-transparência; o trinômio autodisponibilidade-colaboração-ativismo; o trinômio autovivência-integração-interdependência.
          Polinomiologia: o polinômio assimilação-heterocrítica-entendimento-interassistência-desassimilação.
          Antagonismologia: o antagonismo intercooperatividade / competitividade; o antagonismo voluntariado tarístico lúcido / engajamento ideológico cego; o antagonismo interdependência evolutiva / dependência subjugada; o antagonismo participação ativa do voluntariado a distância / participação inibida do voluntariado a distância; o antagonismo falar / fazer; o antagonismo ideal / real; o antagonismo antiimpulsividade / impulsividade.
          Paradoxologia: o paradoxo do desempenho nas tarefas do voluntariado virtual comprometido refletir a presença, mesmo estando a distância; o paradoxo de a evolução individual somente existir em grupo.
          Politicologia: a pacienciocracia; a democracia; a voluntariocracia.
          Legislogia: a lei do movimento ininterrupto; a lei da seriéxis; a lei do maior esforço comunicativo; a lei da melhor decisão na priorização do convívio com o grupo evolutivo, mesmo estando a distância; a lei da interdependência consciencial; a lei básica da interassistencialidade consciencial de o menos doente, mais experiente, ajudar ao mais doente, menos experiente; a lei da empatia; a lei da solidariedade evolutiva cosmoética.
          Filiologia: a voluntariofilia; a informaticofilia; a tecnofilia; a teaticofilia; a verbaciofilia; a evoluciofilia; a priorofilia; a coerenciofilia; a interconscienciofilia.
          Fobiologia: a superação da informaticofobia.
          Mitologia: o mito do voluntariado a distância não ser produtivo.
          Holotecologia: a voluntarioteca; a convivioteca; a gregarioteca; a parapsicoteca; a experimentoteca; a pensenoteca; a cosmoeticoteca; a comunicoteca.
          Interdisciplinologia: a Policarmologia; a Voluntariologia; a Conscienciocentrologia; a Conscienciometrologia; a Vinculologia; a Conviviologia; a Comunicologia; a Sociologia; a Parassociologia; a Intrafisicologia; a Interassistenciologia; a Homeostaticologia; a Autoparapercepciologia; a Autopriorologia; a Perfilologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin-minipeça interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o voluntário a distância; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista, o retomador de tarefa; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista, o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o autor de obra da Conscienciologia; os autores-autopesquisadores; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a voluntária a distância; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista, a retomadora de tarefa; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista, a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a autora de obra da Conscienciologia; as autoras-autopesquisadoras; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens voluntarius; o Homo sapiens vinculator; o Homo sapiens conscientiophilicus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens coparticipans; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens despertus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: voluntariado virtual conscienciocêntrico titubeante = aquele desenvolvido pela conscin, homem ou mulher, em Instituição Conscienciocêntrica, em condição hesitante, vacilante esquivando-se dos compromissos proexológicos grupais; voluntariado virtual conscienciocêntrico engajado = aquele desenvolvido pela conscin, homem ou mulher, em Instituição Conscienciocêntrica, em condição determinada, positiva e comprometida com os paradeveres proexológicos grupais.
          Culturologia: a cultura conscienciológica; a cultura interassistencial; a cultura do maior empenho intermissivo; a cultura da autodisponibilidade; a cultura do autocomprometimento; a cultura da grupalidade, quando voltada a fins comuns cosmoéticos; a cultura proexológica.
          Vinculologia. Sob a égide da Conscienciocentrologia, eis, por exemplo, listadas em ordem alfabética, 11 ICs favorecedoras do liame interconsciencial por meio de atividades no voluntariado a distância, promovendo a participação da minipeça lúcida na maxiproéxis grupal:
          01. Associação Internacional da Programação Existencial (APEX).
          02. Associação Internacional de Comunicação Conscienciológica (COMUNICONS).
          03. Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS).
          04. Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS).
          05. Associação Internacional de Parapedagogia e Reeducação Consciencial (REAPRENDENTIA).
           06. Associação Internacional de Pesquisa Laboratorial em Ectoplasmia e Paracirurgia (ECTOLAB).
           07. Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).
           08. Associação Internacional dos Campi de Pesquisas da Conscienciologia (INTERCAMPI).
           09. Associação Internacional Editares (EDITARES).
           10. Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC).
           11. União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN).


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o voluntariado virtual conscienciocêntrico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Afinidade cognitiva: Autocogniciologia; Homeostático.
           02. Autodeterminologia: Autovoliciologia; Neutro.
           03. Categoria da minipeça interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           04. Conselho de intervoluntariado: Voluntariologia; Neutro.
           05. Instituição Conscienciocêntrica: Conscienciocentrologia; Homeostático.
           06. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
           07. Paravoluntariado: Paravoluntariologia; Homeostático.
           08. Senso de parafiliação: Amparologia; Neutro.
           09. Vínculo consciencial: Conscienciocentrologia; Homeostático.
           10. Vínculo proexológico: Proexologia; Homeostático.
           11. Voluntariado conscienciocêntrico autorreeducativo: Experimentologia; Homeostático.
           12. Voluntariado conscienciológico internacional: Interassistenciologia; Homeostático.
           13. Voluntariado propulsor: Evoluciologia; Homeostático.
           14. Voluntário criativo: Voluntariologia; Homeostático.
           15. Voluntário da Conscienciologia: Assistenciologia; Homeostático.
  O VOLUNTARIADO VIRTUAL CONSCIENCIOCÊNTRICO PODE ENCURTAR DISTÂNCIAS, APROXIMAR CONSCIÊNCIAS
   E REENCONTRAR INTERMISSIVISTAS ATIVOS NA TARES
  POLICÁRMICA, INTERASSISTENCIAL, PARAGEOGRÁFICA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se uniu ao grupo da tarefa do esclarecimento?
Na condição de minipeça lúcida interassistencial, qual movimento tem feito em prol do voluntariado conscienciológico, mesmo localizado geograficamente, à distância das ICs?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 27 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 142.
           2. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 96 e 97.
                                                                                                                   N. M.