O acolhimento conscienciocêntrico é o conjunto de ações realizadas pelos voluntários da Conscienciologia, ao receberem fraternalmente em ambiente institucional, intrafísico ou virtual, colegas, visitantes, autopesquisadores independentes e pesquisadores em geral, conscienciológicos ou adeptos de outras linhas de conhecimento, com postura universalista, esclarecedora e assistencial.
Você, leitor ou leitora, em qual nível se situa no teste de avaliação pessoal, pela escala simples de 1 a 5, quanto ao acolhimento de pessoas na IC onde voluntaria? Já pesquisou quais traços pessoais requerem reciclagem?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 ACOLHIMENTO CONSCIENCIOCÊNTRICO (INTERASSISTENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O acolhimento conscienciocêntrico é o conjunto de ações realizadas pelos voluntários da Conscienciologia, ao receberem fraternalmente em ambiente institucional, intrafísico ou virtual, colegas, visitantes, autopesquisadores independentes e pesquisadores em geral, conscienciológicos ou adeptos de outras linhas de conhecimento, com postura universalista, esclarecedora e assistencial. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo acolher vem do idioma Latim Vulgar, accolligere, constituído por ad, “em direção a; aproximação”, colligere, “colher; reunir; apanhar; juntar”. Surgiu no Século XIII. O sufixo mento deriva também do idioma Latim Vulgar, mentu, e é formador de substantivos derivados de verbos. O termo acolhimento apareceu no Século XIV. A palavra consciência procede do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição cêntrico provém do mesmo idioma Latim, centrum, “centro; ponta do compasso colocada no centro do círculo que descreve; centro do círculo; nó ou nodosidade na madeira ou mármore”, e este do idioma Grego, kéntron, “aguilhão; ponto da lança; ponto central da circunferência; centro; o que serve para picar”. Apareceu, na Terminologia Científica Internacional, no Século XVIII. Sinonimologia: 1. Hospitalidade conscienciocêntrica. 2. Receptividade empática conscienciocêntrica. 3. Abertismo receptivo conscienciocêntrico. 4. Assistência inclusiva conscienciocêntrica. Neologia. As 3 expressões compostas acolhimento conscienciocêntrico, acolhimento conscienciocêntrico presencial e acolhimento conscienciocêntrico virtual são neologismos técnicos da Interassistenciologia. Antonimologia: 1. Competitividade conscienciocêntrica. 2. Egocentrismo conscienciocêntrico. 3. Acolhimento sectário. 4. Indiferença receptiva. Estrangeirismologia: o welcome center; o customer centricity; o customer focus; a evitação do petit comité conscienciocêntrico; a criação de sites user friendly. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao acolhimento interassistencial. Coloquiologia. Eis 3 expressões populares referentes ao acolhimento: o ato de colocar mais água no feijão; a casa de portas abertas; o coração onde sempre cabe mais 1. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene interassistencial; o holopensene do abertismo consciencial; o holopensene universalista; os pensenes empáticos; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; os interassistenciopensenes; a interassistenciopensenidade; os comunicopensenes; a comunicopensenidade; os poliglotopensenes; a poliglotopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade. Fatologia: o acolhimento conscienciocêntrico; o acolhimento online; a hospitalidade sincera; o sorriso largo acolhedor; o abertismo consciencial; a atenção fraternal; o senso universalista; as comemorações; a fase de ambientação; os encontros de destino; os reencontros grupocármicos; as visitas à livraria da Instituição Conscienciocêntrica (IC); as trocas de informações sobre palestras e cursos; a partilha de experiências e metodologias entre voluntários; a evitação da prática de multitarefas geradoras de desatenção; o processo de admissão de novos voluntários; a equipe de recepção de voluntários recém-chegados; o treinamento de voluntários principiantes; 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a a proéxis grupal; a cooperação entre ICs; os esforços das equipes de marketing da IC; a criação e manutenção dos sites conscienciocêntricos; as equipes de tradução simultânea; o uso adequado da tacon e da tares; a compreensão da necessidade individual e alheia; as palestras gratuitas; as lives nas mídias sociais; a desinibição comunicativa; a comunicação cosmoética; os laços de amizade; o bate-papo para descontrair; o grupo de conversas online da IC; os tours virtuais pelo Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); a recepção no Holociclo; a transparência nas ICs; o almoço com os amigos evolutivos; a evitação da fofin; a erradicação da arrogância; o afastamento da politicagem; a evitação do distanciamento consciencial; a doação do tempo pessoal; a convivência benigna com os trafares alheios; a valorização dos próprios trafores; o carinho com os mais frágeis ou inexperientes; a verbação da hospitalidade. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a interassistência multidimensional; o acolhimento de grupos extrafísicos diversos; o comitê de pararrecepção pós-dessoma; a paradiplomacia; a minipeça no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a recepção na tenepes; as energias conscienciais acolhedoras; o parapsiquismo cosmoético; a holomaturidade; o acoplamento com o amparador extrafísico do visitante; o amparo extrafísico de função; o processo de assim e desassim entre voluntários e visitantes; o auto e heterodesassédio; a comunicação interdimensional; as projeções conjuntas; as aulas extrafísicas; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo voluntário–amparador de função; o sinergismo visitante-anfitrião; o sinergismo tares-comunicabilidade-parapsiquismo. Principiologia: o princípio da empatia evolutiva; o princípio da grupalidade; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da megafraternidade; o princípio da paridade de tratamento; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do universalismo; o princípio da interassistência. Codigologia: o código de etiqueta; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de conduta da IC; o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria da interassistencialidade; a teoria da empatia evolutiva. Tecnologia: a técnica de acolhimento; a técnica da isenção; a técnica da tenepes. Voluntariologia: o voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas; o voluntariado na “linha de frente da recepção”; o voluntariado nas parcerias entre diversas ICs; o voluntariado nas palestras de Conscienciologia; o voluntariado na divulgação da Conscienciologia por meios físicos e virtuais. Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Paradiplomacia. Ciclologia: o ciclo acolher-esclarecer-desassediar; o ciclo escutar-debater-acordar. Enumerologia: a atenção; a disponibilidade; o respeito; a aceitação; o abertismo; a escuta; a compreensão. Binomiologia: o binômio acolhimento a pré-serenão vulgar–acolhimento a consréu; o binômio visitante-visitado; o binômio tacon-tares; o binômio profilaxia-paraprofilaxia; o binômio voluntário-paravoluntário; o binômio admiração-discordância; o binômio orientação–princípio da descrença (PD); o binômio receptividade presencial–suporte online. Interaciologia: a interação visitante-voluntário-amparadores; a interação visitante virtual–website conscienciológico; a interação entre voluntários de diferentes ICs; a interação em equipes multifuncionais; a interação acolhimento–recuperação de cons. Crescendologia: o crescendo ignorar-receber-acolher; o crescendo tacon-tares; o crescendo aporte-retribuição; o crescendo visitante-aluno-voluntário-docente. Antagonismologia: o antagonismo acolhimento / isolamento; o antagonismo comunicabilidade / autismo; o antagonismo construtor de pontes / construtor de muros. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Politicologia: a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a amparocracia; a interassistenciocracia; a lucidocracia; a voluntariocracia; a comunicocracia; a sociocracia. Filiologia: a sociofilia; a conviviofilia; a comunicofilia; a neofilia; a tecnofilia; a assistenciofilia; a intermissiofilia. Fobiologia: a superação da misantropia. Maniologia: a mania de não receber bem; a mania de ignorar; a mania de excluir; a mania de esnobar; a mania de evitar contato com as pessoas; a mania de superioridade; a mania de julgar as pessoas pela aparência. Holotecologia: a politicoteca; a antropoteca; a biblioteca; a curiosoteca; a diplomacioteca; a gregarioteca; a infoteca; a linguisticoteca; a paradiplomacioteca; a taristicoteca. Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Conviviologia; a Comunicologia; a Grupocarmologia; a Voluntariologia; a Pacifismologia; a Altruismologia; a Psicossomatologia; a Mentalsomatologia; a Ortopensenologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin hospitaleira; a conscin acolhedora; a conscin receptiva; a conscin acolhida; a conscin comunitária; a conscin assistencial; a conscin cosmoética; a consréu. Masculinologia: o visitante; o pesquisador; o recepcionista; o colaborador; o voluntário; o professor; o coordenador; o reciclante; o inversor; o conscienciólogo; o amparador intrafísico; o completista. Femininologia: a visitante; a pesquisadora; a recepcionista; a colaboradora; a voluntária; a professora; a coordenadora; a reciclante; a inversora; a consciencióloga; a amparadora intrafísica; a completista. Hominologia: o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens affectuosus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens protector; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens cosmoethicus. V. Argumentologia Exemplologia: acolhimento conscienciocêntrico presencial = a recepção fraterna das consciências em ambiente físico conscienciológico; acolhimento conscienciocêntrico virtual = a recepção fraterna de internautas nos diferentes meios digitais utilizados nas atividades conscienciológicas. Culturologia: a cultura interassistencial; a cultura universalista. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o acolhimento conscienciocêntrico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Abertismo multicultural: Universalismologia; Homeostático. 03. Acolhimento mentalsomático: Interassistenciologia; Homeostático. 04. Acolhimento tarístico: Interassistenciologia; Homeostático. 05. Acolhimento universal: Interassistenciologia; Homeostático. 06. Assistência ao voluntário: Assistenciologia; Homeostático. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 07. Autacolhimento cosmoético: Assistenciologia; Homeostático. 08. Convivialidade sadia no voluntariado: Conviviologia; Homeostático. 09. Fechadismo grupocármico: Conviviologia; Nosográfico. 10. Fofoca intrafísica: Anticosmoeticologia; Nosográfico. 11. Hospitalidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 12. Inibição comunicativa: Psicossomatologia; Nosográfico. 13. Taxologia do acolhimento: Interassistenciologia; Homeostático. 14. Trinômio arrogância-competição-ostentação: Conviviologia; Nosográfico. 15. Voluntário da Conscienciologia: Assistenciologia; Homeostático. A POLÍTICA DE PORTAS ABERTAS É A PEDRA ANGULAR OU PREMISSA FUNDAMENTAL DO ACOLHIMENTO CONSCIENCIOCÊNTRICO DE BASES FRATERNAIS, COSMOÉTICAS, INTERASSISTENCIAIS E ESCLARECEDORAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, em qual nível se situa no teste de avaliação pessoal, pela escala simples de 1 a 5, quanto ao acolhimento de pessoas na IC onde voluntaria? Já pesquisou quais traços pessoais requerem reciclagem? Bibliografia Específica: 1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; pref. Marina Thomaz; revisores Alexander Steiner; et al.; 342 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 5 websites; 1 posf.; 20 infografias; 20 cenografias; 56 filmes; 265 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 194 a 200. 2. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 80. M. M. P.