O acolhimento mentalsomático é o procedimento interassistencial de recepção fraterna, cordial, aberta, despojada, amistosa e benigna de conscins e consciexes, com o megafoco lúcido, intencional e para-hermenêutico, na autopotencialização dos atributos do veículo do discernimento, mediante o sincero interesse em compreender a intelecção alheia.
Você, leitor ou leitora, permite-se auscultar o heterodiscernimento, mesmo discordante? Qual a dimensão do desembaraço e da isenção pessoal perante o mentalsoma alheio?
ACOLHIMENTO MENTALSOMÁTICO (INTERASSISTENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O acolhimento mentalsomático é o procedimento interassistencial de recepção fraterna, cordial, aberta, despojada, amistosa e benigna de conscins e consciexes, com o megafoco lúcido, intencional e para-hermenêutico, na autopotencialização dos atributos do veículo do discernimento, mediante o sincero interesse em compreender a intelecção alheia. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. A palavra acolhimento deriva do idioma Latim Vulgar, accolligere, constituído por ad, “em direção a; aproximação”, colligere, “colher; reunir; apanhar; juntar”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo mental procede do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e este de mens, mentis, “atividade do espírito; intenção; memória; pensamento; inteligência; razão; sabedoria; juízo; discernimento”. Surgiu no Século XV. A palavra somática provém do idioma Francês, somatique, e esta do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Apareceu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Acolhimento entre mentaissomas. 2. Acolhimento metapensênico. 3. Acolhimento heterodiscernimentológico. 4. Empatia mentalsomática. Arcaismologia: o procedimento cabalístico do yihud (união ou unificação), proposto por Isaac Luria (1534–1572). Neologia. As 3 expressões compostas acolhimento mentalsomático, acolhimento mentalsomático a menor e acolhimento mentalsomático a maior são neologismos técnicos da Interassistenciologia. Antonimologia: 1. Orientação mentalsomática. 2. Encaminhamento mentalsomático. 3. Acompanhamento mentalsomático. 4. Incompreensão; indiferença. 5. Fechadismo consciencial. Estrangeirismologia: o embrace; o rapport; o Erlebnis; o Zusammenhang; a pessoa resourceful. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à parexegese heteroideativa. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares atinentes ao tema: – Acolhimento mentalsomático empodera. Autodiscernimentos definem identidades. Intenções retificam discernimentos. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Alavanca. A alavanca evolutiva leva ao conserto das ações e ao concerto das consciências”. 2. “Amor. A heterocognição interassistencial é o verdadeiro amor”. 3. “Análise. A análise é a ponta visível do icebergue cognitivo”. Filosofia: a Epistemologia do Cuidado; a Filosofia da Didática; a Hermenêutica; a Dialética; as implicações filosóficas do desassédio. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistência mentalsomática; os ortopensenes; a ortopensenidade; os autoortopensenes; a autoortopensenidade; o desassédio do contrapensene; o papel central da Pensenologia no acolhimento mentalsomático; a síntese heteropensênica; a conscientização autopensênica. Fatologia: a postura de isenção; a perspectiva epistemológica do assistente; a sugestão de tema verbetográfico; a transição autoparadigmática; a intereducação evolutiva; a especialidade interassistencial; a ação pedagógica; a pedagogia dialógica; a pedagogia comunicativa; a didática comunicativa; a relação professor-aluno; a ponte interparadigmática; a Revista Interparadigmas; a preceptoria interparadigmática; o uso cosmoético do conhecimento; a interassistência intelectual; a intelectualidade interassistencial; o acolhimento tarístico; o compartilhamento do cabedal cognitivo pessoal; os Serviços de Apoio oferecidos pelas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o poliglotismo; o acerto grupocármico; a reparação da omissão de informação; a reparação do autoritarismo com o conhecimento; a reparação da centralização de informação; a reparação da mistificação do conhecimento; a interassistência atacadista; a essência da tarefa do esclarecimento; o sincero interesse pela intelecção do outro; a megassertividade. Parafatologia: o acolhimento mentalsomático; a descoincidência da paracabeça; a sincronização intermentalsomática; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o acoplamento cardio-frontochacral; o acolhimento mentalsomático parapedagógico; a desestagnação da energia consciencial; o acoplamento energético com foco mentalsomático; a assistência predispondo o ingresso no Curso Intermissivo; a paracirurgia mentalsomática; a organização mentalsomática em sistemas de ideias; o discernimento enquanto megaatributo mentalsomático; o começo da expansão paracognitiva pela autoconscientização energossomática; o entendimento do parestilo de pensamento; a conexão com o paracoletivo de pensamento; o respeito ao mentalsoma alheio; o empoderamento do heterodiscernimento; a holocognição; a condição da consciência enquanto enciclopédia aberta. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo intermentalsomas; o sinergismo intenção-autodiscernimento; o sinergismo produzido pela comunicação assertiva nos trafores do assistido. Principiologia: o princípio cosmoético do melhor para todos. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria da ação comunicativa; as teorias da alteridade; a teoria crítica da educação. Tecnologia: a técnica analítica da pensenidade; a técnica da assimilação mentalsomática; as técnicas de andaimagem; a técnica da desassimilação energética; a técnica da iscagem lúcida; as técnicas interassistenciais; a técnica da identificação do autoortopensene; a técnica da paráfrase interassistencial; a escuta enquanto técnica favorecedora de descoincidência da paracabeça. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia. Efeitologia: o efeito tarístico de abertura de caminhos; o efeito do acoplamento interfrontochacras; o efeito da reapropriação do livre arbítrio; o efeito da autolucidez discernimento-lógica; o efeito de recuperação de cons; o efeito da autoconscientização autoproexológica; o efeito da gescon tarística; o efeito catalisador da autassertividade. Neossinapsologia: as neossinapses bicerebrais; as neossinapses refletindo o paracérebro; as neossinapses assertivas. Ciclologia: o ciclo do aprofundamento interassistencial; o ciclo assimilação-assistência-desassimilação; o ciclo da aquisição de holomaturidade. Enumerologia: a checagem pensênica; a checagem holossomática; a checagem da intencionalidade; a checagem volitiva; a checagem ideativa; a checagem emocional; a checagem paradigmática. A generosidade; a benignidade; a prestimosidade; a prestatividade; a disponibilidade; a atenciosidade; a distributividade. Binomiologia: o binômio escuta-ausculta; o binômio admiração-discordância; o binômio mentalsoma do acolhedor–mentalsoma do acolhido. Interaciologia: a interação interassistencial; a interação mentalsomática; a interação pedagógica professor-alunos. Crescendologia: o crescendo motivacional da consciência mentalsomaticamente acolhida; o crescendo da assertividade evolutiva gesconológica; o crescendo assistido-assistente; o crescendo liderado-líder; o crescendo da autoconfiança; o crescendo do mitridatismo energético do tenepessista. Trinomiologia: o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade. Polinomiologia: o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento. Antagonismologia: o antagonismo acolhimento / apriorismose; o antagonismo autonomia / heteronomia; o antagonismo tares / tacon; o antagonismo interassistência / doutrinação; o antagonismo conhecimento científico / dogma religioso. Paradoxologia: o paradoxo de a escuta com interesse interassistencial ser desinteressada; o paradoxo de a heterestima do assistente poder ser maior comparada à autestima do assistido; o paradoxo de o acolhimento já engendrar a próxima etapa interassistencial da orientação. Politicologia: a mentalsomatocracia; a democratização educacional; a voluntariocracia; a assistenciocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a parapolítica educacional do planeta-escola. Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei evolutiva da interassistencialidade; a lei do maior esforço evolutivo. Filiologia: a conscienciofilia; a epistemofilia; a recinofilia. Fobiologia: a reciclofobia; a sociofobia. Sindromologia: a síndrome da autovitimização. Maniologia: a mania da autodesvalia cognitiva; a mania da desesperança; a mania do exclusivismo da dimensão intrafísica; a mania positiva de abrir caminhos. Holotecologia: a interassistencioteca; a filosofoteca; a consciencioteca. Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Comunicologia; a Ortopensenologia; a Para-Hermeneuticologia; a Discernimentologia; a Mentalsomatologia; a Teaticologia; a Gesconologia; a Priorologia; a Parapercepciologia; a Benignologia; a Cosmoeticologia; a Interparadigmologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a pessoa resourceful; a consréu; a conscin-cobaia interparadigmática. Masculinologia: o aluno do Curso Intermissivo; o intermissivista; o proexista; o compassageiro evolutivo; o colega retroprocedencial; o preceptor interparadigmático; o professor; o aluno; o intelectual; o acoplamentista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o evoluciente; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o exemplarista; o parapercepciologista; o paracientista; o projetor consciente; o sistemata; o epicon lúcido. Femininologia: a aluna do Curso Intermissivo; a intermissivista; a proexista; a compassageira evolutiva; a colega retroprocedencial; a preceptora interparadigmática; a professora; a aluna; a intelectual; a acoplamentista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a evoluciente; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a exemplarista; a parapercepciologista; a paracientista; a projetora consciente; a sistemata; a epicon lúcida. Hominologia: o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens amicus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens hermeneuta. V. Argumentologia Exemplologia: acolhimento mentalsomático a menor = a recepção afável e lúcida do heterodiscernimento intelectivo (do assistido) restrito a temas e valores tão somente egocêntricos; acolhimento mentalsomático a maior = a recepção afável e lúcida do heterodiscernimento intelectivo (do assistido) voltado a temas e valores interassistenciais. Culturologia: a cultura alheia; a cultura do mentalsoma; a cultura da intercompreensão; o multiculturalismo; a cultura catalisada pelas viagens de estudo; a cultura do poliglotismo; a cultura da doação. Abrangência. O acolhimento mentalsomático é para-hermenêutico, com escopo analítico e exegético para além do corpo físico e da dimensão intrafísica. Varredura. Ocorre o escaneamento da manifestação da consciência acolhida, a partir dos sistemas de ideias evidentes no heterodiscernimento. Respeito. O fundamento do acolhimento mentalsomático é o respeito consciencial ao momento evolutivo do discernimento do assistido. Procedimento. Eis, por exemplo, em ordem funcional, 10 etapas para a realização do acolhimento mentalsomático do assistido: 01. Exteriorização fraterna cardio-frontochacral. 02. Acoplamento energético. 03. Assimilação energética. 04. Focalização na intencionalidade. 05. Ausculta do tônus ideativo. 06. Associação de ideias. 07. Contextualização sistêmica. 08. Formulação sintética. 09. Empatia com o heterodiscernimento. 10. Reconciliação intenção-discernimento. Completude. O acolhimento mentalsomático é bem sucedido quando o assistido percebe o próprio autodiscernimento confiável e promissor do ponto de vista da Cosmoética e da evolução. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o acolhimento mentalsomático, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acolhimento assistencial extrafísico: Paraprofilaxiologia; Homeostático. 02. Acolhimento psiquiátrico: Interassistenciologia; Homeostático. 03. Acolhimento tarístico: Interassistenciologia; Homeostático. 04. Acolhimento universal: Interassistenciologia; Homeostático. 05. Autacolhimento cosmoético: Assistenciologia; Homeostático. 06. Desassédio do contrapensene: Desassediologia; Homeostático. 07. Descentração cognitiva: Conviviologia; Neutro. 08. Diplomacia interparadigmática: Parapoliticologia; Homeostático. 09. Empatia receptiva: Interassistenciologia; Homeostático. 10. Gancho didático: Comunicologia; Neutro. 11. Interassistenciologia: Conviviologia; Homeostático. 12. Parapsiquismo intelectual: Parapercepciologia; Homeostático. 13. Pergunta desassediadora: Desassediologia; Homeostático. 14. Ponte interparadigmática: Interparadigmologia; Neutro. 15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. O ACOLHIMENTO MENTALSOMÁTICO É O PROCEDIMENTO ESSENCIAL DO ASSISTENTE COMPROMISSADO COM A INTENÇÃO SINCERA E RESPEITOSA DE PROMOVER O ESCLARECIMENTO E A EMANCIPAÇÃO DO ASSISTIDO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, permite-se auscultar o heterodiscernimento, mesmo discordante? Qual a dimensão do desembaraço e da isenção pessoal perante o mentalsoma alheio? Bibliografia Específica: 1. Nascimento, Marco Antonio do; Mentalsomatic Parasurgery and Thosenic restructuring; Artigo; Journal of Conscientiology; Revista; Vol. 8; N. 29; 2 enus.; 1 esquema; 1 microbiografia; 12 refs.; IAC; Miami, FL; EUA; Jul., 2005; páginas 31 a 43. 2. Schveitzer, Fernanda Cabral; & Schveitzer, Mariana Cabral; Ludwik Fleck e a Produção do Conhecimento sobre Consciência; Artigo; Interparadigmas; Revista; Anuário; Vol. 4; N. 4; 1 enu.; 2 microbiografias; 3 tabs.; 33 refs.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 35 a 51; ed. bilíngue (ing. e port.). 3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 86 a 88. 4. Zaslavsky, Alexandre; Analítica da Ação Pedagógica: Do Discurso Explicativo ao Uso Didático da Linguagem; Tese; 3 caps.; 62 refs.; 30 x 21 cm; espiralado; UFRGS; Porto Alegre, RS; 2010; páginas 1 a 137. 5. Idem; O Princípio da Intercompreensão nas Relações Paradiplomáticas entre CCCI e Socin; Artigo; Conscientia; Revista; Quadrimestrário; Vol. 12; N. 4; 2 enus.; 8 notas; 9 refs.; CEAEC; Foz do Iguaçu, PR; OutubroDezembro, 2008; páginas 329 a 336. A. Z.