Acolhimento Mentalsomático

O acolhimento mentalsomático é o procedimento interassistencial de recepção fraterna, cordial, aberta, despojada, amistosa e benigna de conscins e consciexes, com o megafoco lúcido, intencional e para-hermenêutico, na autopotencialização dos atributos do veículo do discernimento, mediante o sincero interesse em compreender a intelecção alheia.

Você, leitor ou leitora, permite-se auscultar o heterodiscernimento, mesmo discordante? Qual a dimensão do desembaraço e da isenção pessoal perante o mentalsoma alheio?

      ACOLHIMENTO MENTALSOMÁTICO
                               (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O acolhimento mentalsomático é o procedimento interassistencial de recepção fraterna, cordial, aberta, despojada, amistosa e benigna de conscins e consciexes, com o megafoco lúcido, intencional e para-hermenêutico, na autopotencialização dos atributos do veículo do discernimento, mediante o sincero interesse em compreender a intelecção alheia.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra acolhimento deriva do idioma Latim Vulgar, accolligere, constituído por ad, “em direção a; aproximação”, colligere, “colher; reunir; apanhar; juntar”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo mental procede do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e este de mens, mentis, “atividade do espírito; intenção; memória; pensamento; inteligência; razão; sabedoria; juízo; discernimento”. Surgiu no Século XV. A palavra somática provém do idioma Francês, somatique, e esta do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Acolhimento entre mentaissomas. 2. Acolhimento metapensênico. 3. Acolhimento heterodiscernimentológico. 4. Empatia mentalsomática.
          Arcaismologia: o procedimento cabalístico do yihud (união ou unificação), proposto por Isaac Luria (1534–1572).
          Neologia. As 3 expressões compostas acolhimento mentalsomático, acolhimento mentalsomático a menor e acolhimento mentalsomático a maior são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 1. Orientação mentalsomática. 2. Encaminhamento mentalsomático. 3. Acompanhamento mentalsomático. 4. Incompreensão; indiferença. 5. Fechadismo consciencial.
          Estrangeirismologia: o embrace; o rapport; o Erlebnis; o Zusammenhang; a pessoa resourceful.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à parexegese heteroideativa.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares atinentes ao tema: – Acolhimento mentalsomático empodera. Autodiscernimentos definem identidades. Intenções retificam discernimentos.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Alavanca. A alavanca evolutiva leva ao conserto das ações e ao concerto das consciências”.
          2. “Amor. A heterocognição interassistencial é o verdadeiro amor”.
          3. “Análise. A análise é a ponta visível do icebergue cognitivo”.
          Filosofia: a Epistemologia do Cuidado; a Filosofia da Didática; a Hermenêutica; a Dialética; as implicações filosóficas do desassédio.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistência mentalsomática; os ortopensenes; a ortopensenidade; os autoortopensenes; a autoortopensenidade; o desassédio do contrapensene; o papel central da Pensenologia no acolhimento mentalsomático; a síntese heteropensênica; a conscientização autopensênica.
          Fatologia: a postura de isenção; a perspectiva epistemológica do assistente; a sugestão de tema verbetográfico; a transição autoparadigmática; a intereducação evolutiva; a especialidade interassistencial; a ação pedagógica; a pedagogia dialógica; a pedagogia comunicativa; a didática comunicativa; a relação professor-aluno; a ponte interparadigmática; a Revista Interparadigmas; a preceptoria interparadigmática; o uso cosmoético do conhecimento; a interassistência intelectual; a intelectualidade interassistencial; o acolhimento tarístico; o compartilhamento do cabedal cognitivo pessoal; os Serviços de Apoio oferecidos pelas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o poliglotismo; o acerto grupocármico; a reparação da omissão de informação; a reparação do autoritarismo com o conhecimento; a reparação da centralização de informação; a reparação da mistificação do conhecimento; a interassistência atacadista; a essência da tarefa do esclarecimento; o sincero interesse pela intelecção do outro; a megassertividade.
          Parafatologia: o acolhimento mentalsomático; a descoincidência da paracabeça; a sincronização intermentalsomática; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o acoplamento cardio-frontochacral; o acolhimento mentalsomático parapedagógico; a desestagnação da energia consciencial; o acoplamento energético com foco mentalsomático; a assistência predispondo o ingresso no Curso Intermissivo; a paracirurgia mentalsomática; a organização mentalsomática em sistemas de ideias; o discernimento enquanto megaatributo mentalsomático; o começo da expansão paracognitiva pela autoconscientização energossomática; o entendimento do parestilo de pensamento; a conexão com o paracoletivo de pensamento; o respeito ao mentalsoma alheio; o empoderamento do heterodiscernimento; a holocognição; a condição da consciência enquanto enciclopédia aberta.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intermentalsomas; o sinergismo intenção-autodiscernimento; o sinergismo produzido pela comunicação assertiva nos trafores do assistido.
          Principiologia: o princípio cosmoético do melhor para todos.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da ação comunicativa; as teorias da alteridade; a teoria crítica da educação.
          Tecnologia: a técnica analítica da pensenidade; a técnica da assimilação mentalsomática; as técnicas de andaimagem; a técnica da desassimilação energética; a técnica da iscagem lúcida; as técnicas interassistenciais; a técnica da identificação do autoortopensene; a técnica da paráfrase interassistencial; a escuta enquanto técnica favorecedora de descoincidência da paracabeça.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia.
          Efeitologia: o efeito tarístico de abertura de caminhos; o efeito do acoplamento interfrontochacras; o efeito da reapropriação do livre arbítrio; o efeito da autolucidez discernimento-lógica; o efeito de recuperação de cons; o efeito da autoconscientização autoproexológica; o efeito da gescon tarística; o efeito catalisador da autassertividade.
          Neossinapsologia: as neossinapses bicerebrais; as neossinapses refletindo o paracérebro; as neossinapses assertivas.
          Ciclologia: o ciclo do aprofundamento interassistencial; o ciclo assimilação-assistência-desassimilação; o ciclo da aquisição de holomaturidade.
          Enumerologia: a checagem pensênica; a checagem holossomática; a checagem da intencionalidade; a checagem volitiva; a checagem ideativa; a checagem emocional; a checagem paradigmática. A generosidade; a benignidade; a prestimosidade; a prestatividade; a disponibilidade; a atenciosidade; a distributividade.
          Binomiologia: o binômio escuta-ausculta; o binômio admiração-discordância; o binômio mentalsoma do acolhedor–mentalsoma do acolhido.
          Interaciologia: a interação interassistencial; a interação mentalsomática; a interação pedagógica professor-alunos.
          Crescendologia: o crescendo motivacional da consciência mentalsomaticamente acolhida; o crescendo da assertividade evolutiva gesconológica; o crescendo assistido-assistente; o crescendo liderado-líder; o crescendo da autoconfiança; o crescendo do mitridatismo energético do tenepessista.
          Trinomiologia: o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade.
          Polinomiologia: o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento.
          Antagonismologia: o antagonismo acolhimento / apriorismose; o antagonismo autonomia / heteronomia; o antagonismo tares / tacon; o antagonismo interassistência / doutrinação; o antagonismo conhecimento científico / dogma religioso.
          Paradoxologia: o paradoxo de a escuta com interesse interassistencial ser desinteressada; o paradoxo de a heterestima do assistente poder ser maior comparada à autestima do assistido; o paradoxo de o acolhimento já engendrar a próxima etapa interassistencial da orientação.
          Politicologia: a mentalsomatocracia; a democratização educacional; a voluntariocracia; a assistenciocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a parapolítica educacional do planeta-escola.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei evolutiva da interassistencialidade; a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a conscienciofilia; a epistemofilia; a recinofilia.
          Fobiologia: a reciclofobia; a sociofobia.
          Sindromologia: a síndrome da autovitimização.
          Maniologia: a mania da autodesvalia cognitiva; a mania da desesperança; a mania do exclusivismo da dimensão intrafísica; a mania positiva de abrir caminhos.
          Holotecologia: a interassistencioteca; a filosofoteca; a consciencioteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Comunicologia; a Ortopensenologia; a Para-Hermeneuticologia; a Discernimentologia; a Mentalsomatologia; a Teaticologia; a Gesconologia; a Priorologia; a Parapercepciologia; a Benignologia; a Cosmoeticologia; a Interparadigmologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a pessoa resourceful; a consréu; a conscin-cobaia interparadigmática.
          Masculinologia: o aluno do Curso Intermissivo; o intermissivista; o proexista; o compassageiro evolutivo; o colega retroprocedencial; o preceptor interparadigmático; o professor; o aluno; o intelectual; o acoplamentista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o evoluciente; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o exemplarista; o parapercepciologista; o paracientista; o projetor consciente; o sistemata; o epicon lúcido.
          Femininologia: a aluna do Curso Intermissivo; a intermissivista; a proexista; a compassageira evolutiva; a colega retroprocedencial; a preceptora interparadigmática; a professora; a aluna; a intelectual; a acoplamentista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a evoluciente; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a exemplarista; a parapercepciologista; a paracientista; a projetora consciente; a sistemata; a epicon lúcida.
          Hominologia: o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens amicus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens hermeneuta.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: acolhimento mentalsomático a menor = a recepção afável e lúcida do heterodiscernimento intelectivo (do assistido) restrito a temas e valores tão somente egocêntricos; acolhimento mentalsomático a maior = a recepção afável e lúcida do heterodiscernimento intelectivo (do assistido) voltado a temas e valores interassistenciais.
          Culturologia: a cultura alheia; a cultura do mentalsoma; a cultura da intercompreensão; o multiculturalismo; a cultura catalisada pelas viagens de estudo; a cultura do poliglotismo; a cultura da doação.
          Abrangência. O acolhimento mentalsomático é para-hermenêutico, com escopo analítico e exegético para além do corpo físico e da dimensão intrafísica.
          Varredura. Ocorre o escaneamento da manifestação da consciência acolhida, a partir dos sistemas de ideias evidentes no heterodiscernimento.
          Respeito. O fundamento do acolhimento mentalsomático é o respeito consciencial ao momento evolutivo do discernimento do assistido.
          Procedimento. Eis, por exemplo, em ordem funcional, 10 etapas para a realização do acolhimento mentalsomático do assistido:
          01. Exteriorização fraterna cardio-frontochacral.
          02. Acoplamento energético.
          03. Assimilação energética.
          04. Focalização na intencionalidade.
          05. Ausculta do tônus ideativo.
          06. Associação de ideias.
          07. Contextualização sistêmica.
          08. Formulação sintética.
          09. Empatia com o heterodiscernimento.
          10. Reconciliação intenção-discernimento.
          Completude. O acolhimento mentalsomático é bem sucedido quando o assistido percebe o próprio autodiscernimento confiável e promissor do ponto de vista da Cosmoética e da evolução.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o acolhimento mentalsomático, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acolhimento assistencial extrafísico: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          02. Acolhimento psiquiátrico: Interassistenciologia; Homeostático.
          03. Acolhimento tarístico: Interassistenciologia; Homeostático.
          04. Acolhimento universal: Interassistenciologia; Homeostático.
          05. Autacolhimento cosmoético: Assistenciologia; Homeostático.
          06. Desassédio do contrapensene: Desassediologia; Homeostático.
          07. Descentração cognitiva: Conviviologia; Neutro.
          08. Diplomacia interparadigmática: Parapoliticologia; Homeostático.
          09. Empatia receptiva: Interassistenciologia; Homeostático.
          10. Gancho didático: Comunicologia; Neutro.
          11. Interassistenciologia: Conviviologia; Homeostático.
          12. Parapsiquismo intelectual: Parapercepciologia; Homeostático.
            13. Pergunta desassediadora: Desassediologia; Homeostático.
            14. Ponte interparadigmática: Interparadigmologia; Neutro.
            15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
 O ACOLHIMENTO MENTALSOMÁTICO É O PROCEDIMENTO
       ESSENCIAL DO ASSISTENTE COMPROMISSADO COM
      A INTENÇÃO SINCERA E RESPEITOSA DE PROMOVER
  O ESCLARECIMENTO E A EMANCIPAÇÃO DO ASSISTIDO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, permite-se auscultar o heterodiscernimento, mesmo discordante? Qual a dimensão do desembaraço e da isenção pessoal perante o mentalsoma alheio?
            Bibliografia Específica:
            1. Nascimento, Marco Antonio do; Mentalsomatic Parasurgery and Thosenic restructuring; Artigo; Journal of Conscientiology; Revista; Vol. 8; N. 29; 2 enus.; 1 esquema; 1 microbiografia; 12 refs.; IAC; Miami, FL; EUA; Jul., 2005; páginas 31 a 43.
            2. Schveitzer, Fernanda Cabral; & Schveitzer, Mariana Cabral; Ludwik Fleck e a Produção do Conhecimento sobre Consciência; Artigo; Interparadigmas; Revista; Anuário; Vol. 4; N. 4; 1 enu.; 2 microbiografias; 3 tabs.; 33 refs.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 35 a 51; ed. bilíngue (ing. e port.).
            3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 86 a 88.
            4. Zaslavsky, Alexandre; Analítica da Ação Pedagógica: Do Discurso Explicativo ao Uso Didático da Linguagem; Tese; 3 caps.; 62 refs.; 30 x 21 cm; espiralado; UFRGS; Porto Alegre, RS; 2010; páginas 1 a 137.
            5. Idem; O Princípio da Intercompreensão nas Relações Paradiplomáticas entre CCCI e Socin; Artigo; Conscientia; Revista; Quadrimestrário; Vol. 12; N. 4; 2 enus.; 8 notas; 9 refs.; CEAEC; Foz do Iguaçu, PR; OutubroDezembro, 2008; páginas 329 a 336.
                                                                                                                   A. Z.