Visto Proexológico

O visto proexológico é a posse dos documentos de autorização legal de entrada e saída em determinado país, por parte da conscin imigrante intermissivista, homem ou mulher, pautada no Paradireito e Paradiplomacia, objetivando o reencontro, união e intercooperação com o grupo evolutivo do destino para a realização da maxiproéxis grupal policármica (Maxiproexologia), em convergência com a reurbex planetária.

Você, leitor ou leitora, valora o visto como prioridade essencial para a alavancagem da proéxis internacional em alto nível? Como avalia o vínculo paradireitológico e paradiplomático com o país de destino?

      VISTO PROEXOLÓGICO
                                   (PARADIREITOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O visto proexológico é a posse dos documentos de autorização legal de entrada e saída em determinado país, por parte da conscin imigrante intermissivista, homem ou mulher, pautada no Paradireito e Paradiplomacia, objetivando o reencontro, união e intercooperação com o grupo evolutivo do destino para a realização da maxiproéxis grupal policármica (Maxiproexologia), em convergência com a reurbex planetária.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo ver deriva do idioma Latim, videre, “conhecer ou perceber pela visão; olhar para; contemplar; distinguir; examinar”. Surgiu no Século XIII. O termo visto apareceu no Século XIX. A palavra programa vem do mesmo idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”, de prográphó, “escrever anteriormente; escrever na cabeça de”, provavelmente por influência do idioma Francês, programme. Surgiu no Século XVIII. A palavra programação apareceu no Século XX. O termo existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Visto da proéxis pessoal. 2. Visto da autoproéxis do intermissivista. 3. Visto geopolítico proexológico.
          Neologia. As 3 expressões compostas visto proexológico, visto temporário proexológico e visto permanente proexológico são neologismos técnicos da Paradireitologia.
          Antonimologia: 1. Visto de turismo. 2. Visto antiproexológico.
          Estrangeirismologia: o foreign; o stranger; o modus operandi para a obtenção da visa; o foco number one do proexista imigrante; a necessidade de low profile do visto temporário; a identity card; a green card; o visado; o aufenthaltsvisum.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à escolha do visto conciliável com a autoproéxis.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Existem os paranacionalismos.
          Citaciologia: – Não nasci para um recanto. Minha pátria é o mundo inteiro (Sêneca, 4 a.e.c.–65 e.c.).
          Proverbiologia. Eis provérbio relacionado ao tema: – O bom porte e as boas maneiras abrem portas estrangeiras.
          Ortopensatologia. Eis, em ordem alfabética, 3 ortopensatas relativas ao tema:
          1. “Apátrida. A Consciex Livre (CL) é apátrida”.
          2. “Dessoma. A dessoma é apenas visto de permanência da consciência na extrafisicalidade”.
          3. “Parapatriotismo. A autoparaprocedência da consciex é diferente do conceito da terra natal da conscin. Não existe parapatriotismo. O patriotismo é negativo, antiuniversalista, embora quem venha de Comunex Evoluída nunca esqueça as paravivências intermissivas. Na Comunex Evoluída, predomina a parafilosofia do Universalismo Teático elevado ao máximo possível”.
          Filosofia: o Universalismo.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal universalista; os ortopensenes; o holopensene da ortopensenidade; os cosmoeticopensenes; o holopensene da cosmoeticopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; o holopensene da Pacifismologia; o holopensene do Paradireito; o holopensene paradiplomático; as fôrmas holopensênicas; os cosmopensenes; o holopensene da cosmopensenidade; o desenvolvimento da cosmopensenização.
          Fatologia: o visto proexológico; a recente obrigatoriedade do passaporte junto com emissão do certificado de entrada dependendo do país, a partir da segunda metade do Século XX; os vínculos conscienciais gerados no recebimento; o carimbo oficial e liberação da entrada em outro país; a intenção cosmoética do proexista internacional; o respeito aos valores intraconscienciais na solicitação e obtenção da permissão de residência; a observância dos limites conscienciais para a decisão de escolha do tipo de autorização de visa; a adaptação cultural e compreensão das leis, normas ou burocracia da nação de destino; as traduções juramentadas dos documentos de identificação pessoal, diplomas e comprovações de curriculum vitae; o custo-benefício de advogados especialistas em migração; a autorganização para renovar o documento de permanência; o resguardo e zelo com a documentação acumulada desde a chegada ao país; a condição financeira como salvaguarda na obtenção da autorização de estadia; a profilaxia da irregularidade de residência no país de destino; a cumplicidade cosmoética e apoio empático entre imigrantes; as fronteiras cosmoéticas do imigrante; o convívio paradiplomático do estrangeiro; a prevenção de conflitos grupocármicos para o não comprometimento da autorização de permanência; as aprendizagens evolutivas com o documento temporário; a conquista evolutiva do visto de permanência; a naturalização extraordinária procedente de Anistia Internacional; a postura universalista de sentir-se em casa em qualquer nação; as neorresponsabilidades da permanência no país de destino para o proexista internacional; a convergência de megainteresses na mudança de residência para a Cognópolis; o exemplo de recepção de conscins de variadas nacionalidades na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) de Foz do Iguaçu, Paraná; a movimentação migratória internacional maxiproexológica no Planeta.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a coerência intermissiva no uso do Direito; a incompatibilidade de determinados vistos com os paradeveres evolutivos; a cosmovisão do evoluciólogo nas mediações interassistenciais para o bem-estar do proexista internacional; o amparo de função técnico na consecução do documento de entrada e saída no país; os aparelhos extrafísicos profiláticos do intermissivista imigrante ainda não assentado (temporário); as repercussões holossomáticas vivenciadas durante a transformação do visto temporário em permanente; o assessoramento desassediante do jurista paradiplomático; as paranegociações e os bastidores interdimensionais; a Paradiplomacia como especialidade holobiográfica, revelando saldo positivo no trânsito entre países; as comunidades extrafísicas (comunexes) do ativismo sadio paradiplomático, dentro das paraciências politicológicas; a parapolítica cosmoética intermissiva; a geopolítica desassediadora no país de destino; a participação lúcida na reurbex.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo tipo de visto–proéxis; o sinergismo minipeça–maximecanismo interassistencial.
          Principiologia: o princípio da causa e efeito; o princípio cosmoético do melhor para todos; os princípios da Paradiplomacia; o princípio da lex posterior derogat priori; o princípio ius solis-ius sanguinis; o princípio do megafoco evolutivo.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC), respeitando os valores pessoais em nova nação de moradia; o código duplista de Cosmoética (CDC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código do estrangeiro; os códigos internacionais.
          Teoriologia: a teoria das leis migratórias; a teoria do Estado Mundial; a teoria do Paradireito; a teoria da reurbex; a teoria da Higiene Consciencial.
          Tecnologia: a técnica da invéxis; a técnica da recéxis; a técnica da tenepes; a técnica da dupla evolutiva (DE); as técnicas da intermediação cosmoética; a técnica do vínculo consciencial; as técnicas de antiingenuidade; a técnica da amparabilidade parajurídica; a técnica do destemor cosmoético; a técnica da pluriprospectividade.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico dos estrangeiros; a experiência dos voluntários de Serviços Interassistenciais para a Internacionalização da Conscienciologia (ISIC)
na Cognópolis; os voluntários da Associação Internacional de Paradireitologia (JURISCONS); o Conselho Internacional de Assistência Jurídica da Conscienciologia (CIAJUC) da União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paz; o laboratório conscienciológico da Paradiplomacia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI); o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível dos Tradutores; o Colégio Invisível dos Poliglotas; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: o efeito das migrações transfronteiriças na reurbex; o efeito da globalização nos intermissivistas estrangeiros; os efeitos drásticos da defesa da pátria; o efeito harmonizador do desassédio paradiplomático; o efeito do crescimento consciencial do país a partir da entrada de estrangeiros intermissivistas; os efeitos conscienciais do convívio no país de destino; o efeito do visto permanente na proéxis; o efeito desassediante ao ter estabilidade no país.
          Neossinapsologia: a falta de neossinapses dos intermissivistas em relação ao visto, pelo fato da recente obrigatoriedade deste em muitas nações; as neossinapses construídas nas experiências de obtenção do visto; a reeducação das retrossinapses para afrontar os neodesafios proexológicos.
          Ciclologia: o ciclo visto-assentamento-proéxis; o ciclo pessoal do visto proexológico para cada intermissivista; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) em diferentes culturas; o ciclo grupocármico inevitável encontros-desencontros-reencontros.
          Enumerologia: o visto de turismo; o visto de trânsito; o visto de breve estadia (Schengen); o visto temporário; o visto permanente; o visto de anistia; o visto de naturalização. O existencialismo; o globalismo; o internacionalismo; o cosmopolitismo; o anacionalismo; o federalismo; o altermundialismo.
          Binomiologia: o binômio estresse crônico–falta de assentamento no país; o binômio Diplomacia-Paradiplomacia; o binômio visto temporário–restrição da proéxis; o binômio visto–seguro proéxis; o binômio recepção no estrangeiro–fôrma holopensênica; o binômio limite da assistência–limite do assistido; o binômio Planeta-casa.
          Interaciologia: a interação lei de imigração–proéxis; a interação das políticas públicas da nação–experiências do intermissivista; a interação dupla nacionalidade–cláusula da proéxis; a interação visto-invéxis; a interação holocarma das nações–holocarma consciencial na resolutividade do visto; a interação Cognópolis-Cosmópolis; a interação Grupocarmologia-Maxiproexologia.
          Crescendologia: o crescendo turista-residente; o crescendo solicitação do visto–tenepes; o crescendo mediador intrafísicalista–mediador multidimensional; o crescendo visto temporário–visto permanente–naturalização; o crescendo cidadão do país–dupla nacionalidade–cidadão do mundo–cidadão do Cosmos; o crescendo passaporte nacional–passaporte mundial; o crescendo cosmovisiológico expansão grupocarmológica–expansão policarmológica.
          Trinomiologia: o trinômio intencionalidade-perspectiva-prospectiva; o trinômio informação–prevenção–adequação da conscin estrangeira; o trinômio identificação da proéxis internacional–migração–visto proexológico.
          Polinomiologia: o polinômio Cosmoética-Paradireito-Paradiplomacia-Paralei; o polinômio leis-direitos-deveres-imigrante; o polinômio neofilia–Culturologia–adaptaciofilia–neocidadania proexológica; o polinômio acolhimento–orientação–encaminhamento–follow up na parte legal para os compassageiros recém-chegados.
          Antagonismologia: o antagonismo nativo / estrangeiro; o antagonismo passeante / residente; o antagonismo nomadismo proexogênico / fixação de residência; o antagonismo instabilidade do visto temporal / limitações interassistenciais; o antagonismo nacional / cosmopolita; o antagonismo assentamento / deportação; o antagonismo migração voluntária / migração forçada.
          Paradoxologia: o paradoxo de o cumprimento da lei não ser sempre o mais cosmoético; o paradoxo de a permanência para o intermissivista não significar garantia da proéxis.
          Politicologia: a assistenciocracia; a evoluciocracia; a proexocracia; a conscienciocracia; a meritocracia; a lucidocracia; a paradireitocracia.
          Legislogia: as leis estoicas da Cosmópolis; a normalização legal dos passaportes a partir do ano 1980, de responsabilidade da Organización de Aviación Civil Internacional (OACI); o impacto na maxiproéxis grupal das leis de Direito Internacional estabelecidas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) das Nações Unidas (ONU); a lei da proéxis; a lei do maior esforço evolutivo; a lei de ação e reação; a lei da inseparabilidade grupocármica; as leis do holocarma.
          Filiologia: a neofilia; a proexofilia; a paradireitofilia; a adaptaciofilia; a cosmofilia; a planofilia; a cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a fobia à burocracia; a fobia a outras línguas; a xenofobia; a sociofobia; a legislofobia; a culturofobia; a reciclofobia.
          Sindromologia: a síndrome do justiceiro; a síndrome do ostracismo; a síndrome da ansiedade cronicificada; a síndrome da dispersão consciencial (SDC); a síndrome da inadaptação; a síndrome do estrangeiro (SEST).
          Maniologia: a mania dos apriorismos culturais; a mania de postergar; a riscomania; a superação da mania de exaltar a própria nação.
          Mitologia: o mito de a lei ser igual para todos; o mito da sorte e do azar.
          Holotecologia: a cosmoteca; a cosmoeticoteca; a legisloteca; a parapsicoteca; a politicoteca; a proexoteca; a evolucioteca; a prioroteca; a interassistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Paradireitologia; a Paralegislogia; a Legislogia; a Paradiplomaciologia; a Diplomaciologia; a Grupocarmologia; a Holocarmologia; a Maxiproexologia; a Autoproexologia; a Holobiografologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin cosmopolita; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin multicultural; a conscin com dupla nacionalidade; a conscin universalista; as conscins policiais do setor de imigração.
          Masculinologia: o cosmovisiólogo; o cidadão do mundo; o diplomata; o assessor jurídico paradiplomático; o mediador; o advogado especialista em estrangeiros; o tradutor juramentado; o embaixador; o jurista; o funcionário público; o técnico em migrações; o estrangeiro; o imigrante; o refugiado; o exilado; o proexista internacional; o infiltrado cosmoético; o ativista estadunidense da paz internacional Sol Gareth "Garry" Davis (1921–2013).
          Femininologia: a cosmovisióloga; a cidadã do mundo; a diplomata; a assessora jurídica paradiplomática; a mediadora; a advogada especialista em estrangeiros; a tradutora juramentada; a embaixadora; a jurista; a funcionária pública; a técnica em migrações; a estrangeira; a imigrante; a refugiada; a exilada; a proexista internacional; a infiltrada cosmoética; a ativista indiana Vandana Shiva (1952–).
         Hominologia: o Homo sapiens migrator; o Homo sapiens paradiplomaticus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens parapoliticus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: visto temporário proexológico = aquele com prazo de validade, instável, mutável, dinâmico, restringindo a liberdade de atuação consciencial no país de destino, aconselhado na fase preparatória da proéxis; visto permanente proexológico = aquele com prazo indeterminado, estável, fixador, aumentando a liberdade de atuação consciencial no país de destino, aconselhado na fase realizadora da proéxis.
         Culturologia: a cultura do imigrante; a cultura do trânsito entre fronteiras; a cultura do cidadão do mundo.
         Credores. De acordo com a Migraciologia, eis, no mínimo, 11 instâncias, públicas e privadas, dispostas na ordem alfabética, referentes ao país de origem e de destino, intervenientes no processo de solicitação de visto, plausíveis de compor a lista de credores da conscin imigrante:
         01. Associações não governamentais de imigração.
         02. Casas do Migrante.
         03. Conselho Nacional e Municipal de Migração.
         04. Embaixada e consulado estrangeiro.
         05. Escritórios de advogados especialistas em imigração.
         06. Instituições de ensino (desde o fundamental até doutorado).
         07. Instituições particulares (organizações, empresas).
         08. Ministérios de Relações Exteriores, de Trabalho e de Educação.
         09. Observatório das Migrações.
         10. Redes sociais de imigrantes.
         11. Setor de estrangeiros da Polícia Federal.
         Características. Segundo a Holocarmologia, especificamente a Egocarmologia e Grupocarmologia, eis 20 fatores direta ou indiretamente relacionados à natureza do vínculo consciencial do proexista internacional com o país de destino a partir do visto migratório, dispostos em ordem alfabética:
         01. Acolhimento. A acolhida interconsciencial do grupocarma evolutivo na fixação da residência proexogênica.
         02. Adaptaciofilia. A disposição de adaptação do visto de acordo com as condições pessoais da conscin.
         03. Autorganização. A capacidade de organizar-se quanto às demandas legais do visto.
         04. Autopesquisa. A necessidade de autopesquisa para o entendimento das travas na consecução do visto permanente.
         05. Axiologia. O respeito aos valores conscienciais e intermissivos na escolha do visto.
         06. Calculismo. O desenvolvimento de calculismo cosmoético para o planejamento do tipo de visto de escolha no país de destino.
         07. Conviviologia. A convivência sadia com o grupo evolutivo, formando rede social de apoio para o proexista internacional.
         08. Desassediologia. A habilidade de auto e heterodesassédio consciencial em relação à condição de conscin imigrante.
          09. Direitofilia. A afinidade com o Direito; a capacidade de estudar, interpretar e aplicar as leis de migração.
          10. Grupocarma. O vínculo genético com a nação de destino, facilitando o acesso do imigrante, por exemplo, a partir da dupla cidadania.
          11. Holobiografia. O saldo holobiográfico no âmbito da Diplomacia e Direitologia; a experiência como imigrante em seriéxis anteriores.
          12. Holocarmalogia. O saldo holocármico da nação de destino para a consecução da permanência.
          13. Mediação. A aceleração da obtenção do documento oficial a partir de advogado ou assessor jurídico paradiplomático.
          14. Meritocracia. O mérito do imigrante a partir das ações cosmoéticas; as contribuições interassistenciais no país de destino.
          15. Nacionalidade. O critério da aquisição da nacionalidade em função do direito de sangue ou direito de solo.
          16. Ortopensenidade. A manutenção de holopensene hígido pessoal em holopensene cultural de nação estrangeira, contribuindo na salvaguarda do visto.
          17. Paradiplomacia. A harmonização do estrangeiro com o novo ambiente e as companhias, intra e extrafísicas.
          18. Posicionamento. A postura cosmoética perante as opções e responsabilidades subjacentes ao visto.
          19. Priorologia. A habilidade de priorizar a consecução do visto permanente perante o restante das áreas da vida do indivíduo.
          20. Universalismo. O nível de abertismo consciencial em relação ao país de acolhida do imigrante e a capacidade da ruptura com o patriotismo, interiorose ou nacionalismos.
          Interassistência. Durante a fase de consecução do visto, os veteranos estrangeiros, se predispostos, convertem-se em arrimo interassistencial para as conscins recém-chegadas ao novo país ao longo da resolução de vicissitudes e demandas do visto, a partir da doação de know-how, e bagagem de experiências de vida.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o visto proexológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
          02. Bastidores paradiplomáticos: Paradiplomaciologia; Homeostático.
          03. Calculismo cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          04. Conscin estrangeira: Autexperimentologia; Neutro.
          05. Convergência de megainteresses: Pararreurbanologia; Homeostático.
          06. Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Legislogia: Direitologia; Homeostático.
          08. Lei da proéxis: Proexologia; Homeostático.
          09. Mediação paradireitológica: Paradireitologia; Homeostático.
          10. Movimentação migratória: Sociologia; Neutro.
          11. Neocidadania proexológica: Proexologia; Homeostático.
          12. Paradever intermissivo: Intermissiologia; Homeostático.
          13. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático.
          14. Paralegislogia: Paradireitologia; Homeostático.
          15. Proéxis internacional: Maxiproexologia; Homeostático.
       O VISTO PROEXOLÓGICO CONVERTE-SE EM PORTA
      DE ENTRADA PARA O ENGAJAMENTO DO MIGRANTE
    PROEXISTA INTERNACIONAL NAS TAREFAS TARÍSTICAS REURBANOLÓGICAS PRÓPRIAS DA MAXIPROÉXIS GRUPAL.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, valora o visto como prioridade essencial para a alavancagem da proéxis internacional em alto nível? Como avalia o vínculo paradireitológico e paradiplomático com o país de destino?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 106, 511 e 1.234.
           Webgrafia Específica:
           1. Organización Internacional para las Migraciones (OIM); disponível em <https://www.iom.int/es/derechointernacional-sobre-migracion>; acesso em 01.06.2019.
           2. Pacto Mundial Consciente: Pasaporte de Ciudadano del Mundo; disponível em <https://worldconsciouspact.org/es/pasaporte-del-ciudadano-del-mundo/>; acesso em 01.06.2019.
           3. The Personal Blog Of World Citizen Garry Davis: Views From My Space; disponível em <http://www. worldservice.org/gdblog.html; acesso em 01.06.2019.


                                                                                                               V. R.