Vínculo de Paragratidão

O vínculo de paragratidão é o liame gratulatório firmado entre as consciências a partir de retroexperiências no período intermissivo, sendo potencializador cosmoético, equilibrado e racional aplicado na edificação dos empreendimentos multidimensionais tarísticos.

      VÍNCULO DE PARAGRATIDÃO
                                  (AGLUTINACIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O vínculo de paragratidão é o liame gratulatório firmado entre as consciências a partir de retroexperiências no período intermissivo, sendo potencializador cosmoético, equilibrado e racional aplicado na edificação dos empreendimentos multidimensionais tarísticos.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo vínculo deriva do idioma Latim, vinculum, “liame; ligame; laço; atilho; tudo o que serve para atar; relações de amizade; laços de parentesco”. Surgiu no Século XVII. O elemento de composição para vem do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. A palavra gratidão procede do idioma Latim, gratitudo, “gratidão”. Surgiu em 1543.
          Sinonimologia: 1. Laço de paragratidão. 2. Elo de paragratidão. 3. Liame de paracrédito. 4. Conexão paragratulatória.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 20 cognatos derivados do vocábulo gratidão: agradecer; agradecida; agradecido; agradecimento; agradecível; desagradecer; desagradecida; desagradecido; grata; grato; gratula; gratulação; gratular; gratulatória; gratulatório; gratulo; ingrata; ingratidão; ingrato; paragratidão.
          Neologia. As 4 expressões compostas vínculo de paragratidão, minivínculo de paragratidão, maxivínculo de paragratidão e megavínculo de paragratidão são neologismos técnicos da Aglutinaciologia.
          Antonimologia: 1. Laço de obrigação. 2. Elo de interprisão. 3. Liame anticosmoético.
          Estrangeirismologia: a recorrente consulta ao aide-mémoire pessoal; o Global Positioning System (GPS) sintonizado à paragratidão aglutinadora; o ato de gratias agere, ad infinitum.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à contribuição cosmoética.
          Megapensenologia. Eis 9 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: Paragratidão: atributo holomnemônico. Rememoremos vínculos paragratulatórios. Paragratidão reaproxima grupos. Paragratidão potencializa intercooperações. Paragratidão aglutina consciências. Gratidão exige discernimento. Acumpliciamento, não. Gratidão. Inexiste ingratidão perpétua. Gratidão: evolutividade inevitável.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, listadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Gratidão. A quem você deve manter o maior preito de gratidão é a consciex que levou você ao Curso Intermissivo (CI)”.
          2. “Megavínculos. A amizade raríssima cria os megavínculos evolutivos entre as consciências”.
          3. “Raízes. Os contextos vivenciados pela conscin, em diferentes áreas, têm raízes mais profundas do que aparentam, às vezes, até multimilenares”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da paragratidão; o holopensene pessoal do cultivo da memória, indispensável nos atos de gratidão; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; o holopensene pessoal da intercooperação; o holopensene pessoal da sinceridade evolutiva; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; o ato de relacionar o holopensene pessoal à existência grupal; os grupopensenes; a grupopensenidade; o ato de relacionar a autopensenização à procedência intermissiva; os autopensenes; a autopensenidade; o ato de relacionar o holopensene pessoal à existência gratulatória cosmoética; o holopensene pessoal da retidão cosmoética da autoconduta; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade.
          Fatologia: a constatação de o sentimento de gratidão depender de atributos mentais; a possibilidade de a memória poder conduzir aos primórdios do vínculo de gratidão; a gratidão imorredoura; a índole consciencial edificando o mérito gratulatório evolutivo; o indício de o laço de gratidão poder iniciar com o pré-perdão assistencial antecipado; o fato de o dever de ressarcimento vir antes do vínculo de gratidão; a essência da gratidão no ato de redimir; a inteligência em identificar o vínculo de gratidão cotidianamente; a ação profilática de conviver com os desafetos buscando a recomposição grupocármica; o valor da reconciliação; a superação de ressentimentos servindo de assistência exemplarista aos assediadores; o estudo da História Pessoal possibilitando a identificação dos vínculos de gratidão; a análise das atividades grupais cotidianas sinalizando a recognição da raiz gratulatória; o desenvolvimento de pesquisa sobre o tipo de vinculação nos reencontros de destino; a conscienciometria aplicada ao dever de (re)construir os laços de agradecimento; a gratidão advinda do auxílio a outrem; a análise conscienciométrica reconhecendo a ação retributiva; a conscienciometria identificando a ação contributiva; a retribuição pela assistência recebida; a contribuição de neoideias gerando paragratidão; a teia contributiva das relações evolutivas; a retomada da interconfiança; o reinício de amizades; o valor de aceitar auxílio; o alcance do ato de auxiliar; a contribuição interassistencial; o apreço pela amizade; o senso de gratidão; o engajamento ao trabalho pelo vínculo de gratidão; a gratidão implícita na qualidade do trabalho entregue; a serventia da cognição; o ideário verbetográfico individual contributivo para a Enciclopédia da Conscienciologia; o apoio indispensável às grandes realizações do grupo evolutivo; o reconhecimento da gratidão gerando reforço grupal; o primarismo da gratidão frente à transafetividade; a acabativa correta das ações grupais e pessoais; a Cognópolis; a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Parafatologia: o vínculo de paragratidão; a raiz da gratidão em bases extrafísicas; a consolidação da gratidão na intermissão; o fator extrafísico evolutivo aglutinando consciências; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático ativo e gratulatório; o mérito construindo a paragratidão direta e a indireta; o parafato de a gratidão ser refém da holomemória; os laços de paramizade conquistados pela singularidade consciencial; a gratidão à equipin e à equipex da paracirurgia; a soma das singularidades de cada consciência evidenciadas na grupalidade; o cultivo da paragratidão; a autoparagratidão à personalidade consecutiva; a repercussão extrafísica dos registros nominais no Livro dos Credores Grupocármicos; a irrenunciabilidade da paragratidão; o vínculo de gratidão extrafísico alinhando o trabalho tarístico grupal; a paragratidão reunindo os intermissivistas no megaempreendimento gesconográfico tarístico da Enciclopédia da Conscienciologia; o paradever no engajamento interassistencial; a paragratidão advinda do arrimo anônimo e silencioso; a reescrita da Para-História Pessoal a partir da retribuição pela assistência recebida; a inalienabilidade do resultado das paracondutas; as assistências extrafísicas impenhoráveis; a hipoteca de gratidão aos amparadores extrafísicos; o penhor de gratidão ao evoluciólogo; a elegância de conduta dos evoluciólogos; o heterorrevezamento multiexistencial vincando a gratidão; a parelencologia pessoal construída há milênios; o parafato de o quadro geral da infinitude evolutiva indicar neovínculos de gratidão; os atos gratulatórios reverberando por séculos na holomemória pessoal e grupal.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo do reagrupamento evolutivo; a expansão do sinergismo evolutivo; o sinergismo inteligência compreensiva–gratidão; o sinergismo existente entre todas as consciências; o sinergismo dos vínculos interpessoais; o sinergismo dos vínculos intergrupais; o sinergismo intermissivo; o sinergismo da reciprocidade interassistencial efetiva (faz e recebe).
          Principiologia: o princípio da alavanca; o princípio de nada ocorrer, a longo prazo, pela primeira vez; o princípio da descrença (PD).
          Codigologia: a cláusula pétrea do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do vínculo consciencial.
          Tecnologia: a técnica da vivência coexistencial do binômio admiração-discordância; a técnica da egobiografia proexológica comparada; a técnica da análise da motivação pessoal nos empreendimentos grupais tarísticos; a técnica da mudança para melhor em todas as circunstâncias; a técnica de considerar empréstimo a assistência recebida; a técnica da tenepes.
          Voluntariologia: a equipe técnica dos paravoluntários; os entrosamentos interpessoais no voluntariado conscienciológico; a equipe multidisciplinar dos voluntários da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o autolabcon; o laboratório conscienciológico da Holomnemonicologia; o laboratório conscienciológico da Parapercepciologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Holomnemonicologia; o Colégio Invisível da Para-Historiologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: o efeito halo da rede gratulatória.
          Neossinapsologia: as neossinapses oriundas de curso conscienciológico.
          Ciclologia: o ciclo dos processos evolutivos; o fato de o ciclo do curso grupocármico levar, inevitavelmente, ao vínculo de gratidão; o ciclo sementeira-colheita; o ciclo dos elos da corrente evolutiva; o ciclo gratidão–amizade raríssima.
          Enumerologia: a paragratidão à família nuclear; a paragratidão à família afetiva; a paragratidão à família escolar; a paragratidão à família social; a paragratidão à família profissional; a paragratidão à família grupocármica; a paragratidão à família consciencial.
          Binomiologia: o binômio personagens diversos–mesmas consciências; o binômio falta de memória–ausência de gratidão; o binômio cultivo mnemônico–ação gratulatória; o binômio gratidão-apoio; o binômio retribuição-contribuição.
          Interaciologia: a interação vínculo-paravínculo.
          Crescendologia: o crescendo melhor compreensão–melhor cultivo da gratidão.
          Trinomiologia: o trinômio flashes–episódios–História Pessoal.
          Polinomiologia: o polinômio memória-gratidão-holomemória-paragratidão.
          Antagonismologia: o antagonismo espera pelo reconhecimento / renúncia cosmoética; o antagonismo necessidade de gratidão / retribuição gratulatória; o antagonismo organograma gratulatório / funcionograma gratulatório; o antagonismo compra de favores / gratidão sincera; o antagonismo ocorrência benigna / esquecimento de agradecer; o antagonismo memoricídio / esquecimento cosmoético; o antagonismo retribuição aos credores / contribuição aos credores.
          Paradoxologia: o paradoxo de os trabalhos tarísticos grupais poderem ser motivados a partir de única consciência; o paradoxo de a união pelos laços de gratidão poder ser pulverizada; o paradoxo de a superação da super ação evolutiva poder significar muito mais a fazer, sempre; o paradoxo do memoricídio; o paradoxo de a vergonha poder servir de realinhador proexológico.
          Politicologia: a meritocracia; a democracia.
          Legislogia: a lei da vinculação cosmoética; a lei do devenir.
          Filiologia: a holomnemofilia; a retribuiciofilia; a lucidofilia; a conscienciofilia; a interconscienciofilia; a interassistenciofilia; a proexofilia; a maxiproexofilia; a evoluciofilia.
          Sindromologia: a síndrome da depressão existencial.
          Mitologia: o mito do memoricídio.
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a holomnemoteca; a convivioteca; a gregarioteca; a elencoteca; a parelencoteca; a parapsicoteca.
          Interdisciplinologia: a Aglutinaciologia; a Vinculologia; a Holomnemonicologia; a Parageneticologia; a Retribuiciologia; a Contribuiciologia; a Cosmoeticologia; a Grupocarmologia; a Interassistenciologia; a Maxiproexologia; a Intermissiologia; a Evoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: o grupo evolutivo multidimensional; a primeira geração de intermissivistas; a geração contemporânea de consciências conscienciólogas; a geração contemporânea de consciências holomemorialistas; a geração contemporânea de consciências tenepessistas; a geração contemporânea de consciências ofiexistas; a geração contemporânea de consciências neoenciclopedistas; a geração contemporânea de consciências verbetógrafas; a geração contemporânea de consciências tertulianas; a geração contemporânea de consciências teletertulianas; a geração contemporânea de consciências paratertulianas; a geração contemporânea de consciências amparadoras; a geração contemporânea de consciências evoluciólogas; a geração contemporânea de consciências parapreceptoras; a geração contemporânea de compassageiros evolutivos; o elenco e parelenco da obra Cristo Espera por Ti.
          Masculinologia: o compassageiro evolutivo; o estenógrafo holomnemônico; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o aglutinador; a consciex Zéfiro.
          Femininologia: a compassageira evolutiva; a estenógrafa holomnemônica; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a aglutinadora; a Serenona Monja.
          Hominologia: o Homo sapiens vinculatus; o Homo sapiens gratus; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens pangraphicus; o Homo sapiens evolutiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minivínculo de paragratidão = o reconhecimento entre conscins sem conhecimento do laço multiexistencial; maxivínculo de paragratidão = o reconhecimento imediato dos componentes do grupo evolutivo pelo laço intermissivo; megavínculo de paragratidão = o reconhecimento multiexistencial entre consciências, amigas raríssimas, com parapercepção integrativa e interativa do megaempreendimento maxiproexológico.
          Culturologia: a cultura da Conscienciologia; a cultura da Holomnemonicologia; a cultura da Contribuiciologia; a cultura da Megaempreendimentologia; a cultura da Heterorrevezamentologia.
          Paraprocedenciologia. Segundo a Autocriticologia Cosmoética, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 tendências e / ou talentos conscienciais inatos, convergentes entre si e não excludentes, a fim de a conscin autopesquisadora, homem ou mulher, investigar, analisar e identificar a retrorraiz gratulatória:
          01. Confiabilidade contributiva.
          02. Continuísmo resoluto.
          03. Convicção quanto ao paravínculo evolutivo.
          04. Criatividade intelectual.
          05. Fidelidade às ideias libertárias acima de corporativismos.
          06. Generosidade reversa.
          07. Posicionamento tarístico.
          08. Senso de revezamento grupal.
          09. Valorização da singularidade traforista.
          10. Volição às tarefas maxiproexológicas policármicas.
          Engajamentologia. Segundo a Evoluciologia, eis, por exemplo, listados em ordem alfabética e classificados em 2 grupos de gescons, 23 indicadores dos laços conscienciais de paragratidão, aglutinando consciências para a evolutividade grupal:
          A. Verbetes publicados na Enciclopédia da Conscienciologia:
          01. Aléia dos Gênios da Humanidade.
          02. CEAEC.
          03. Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional.
          04. Condomínio Cognopolitano.
          05. Conscienciologia.
          06. Curso Intermissivo.
          07. Dinâmica Parapsíquica.
          08. Década Tertuliana.
          09. ENCYCLOSSAPIENS.
          10. Holociclo.
          11. Holomemória da Conscienciologia.
          12. Holotecologia.
          13. Instituição Conscienciocêntrica.
          14. Laboratório Conscienciológico.
          15. Monumento à Paz (megálito).
          16. Radicação Vitalícia na Cognópolis.
          17. Tenepes Cognopolitana.
          18. Quinquênio da ENCYCLOSSAPIENS.
          19. Quinhentos Verbetógrafos.
          B. Empreendimentos conscienciológicos:
          20. Amigos da Enciclopédia da Conscienciologia. Lançado em outubro de 2004 no CEAEC, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, e aprovado pelo Conselho das Instituições Conscienciocêntricas (ICs), na condição de programa suprainstitucional, recebe arrimo financeiro espontâneo de colaboradores com a finalidade de manter a Enciclopédia da Conscienciologia e as estruturas fundamentais de apoio: Holociclo, Holoteca e Tertuliarium.
          21. Centro de Consciência Contínua (CCC, 1981–1988). Fundado pelo médico, projetor consciente e propositor da Ciência Conscienciologia, foi a base inicial para os estudos da projetabilidade lúcida até a posterior fundação do Instituto Internacional de Projeciologia (IIP), em 16 de janeiro de 1988. Com a publicação do tratado 700 Experimentos da Conscienciologia em 1994, a instituição amplia a razão social para Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC).
          22. Enciclopédia da Conscienciologia. Iniciada em 1998, no Rio de Janeiro, RJ. Em 2000, o propositor da Enciclopédia da Conscienciologia muda a residência da capital carioca para o CEAEC, dando continuidade à Enciclopédia nas dependências do Holociclo, com equipe especializada.
          23. Tertuliarium. Primeiro Argumentarium do Planeta, construído a partir do engajamento consciencial e da confluência de recursos financeiros administrados pela Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC), energéticos e tecnológicos intra e extrafísicos, inaugurado em 30 de novembro de 2008, tertúlia nº 1.035, verbete Senso de Urgência, com 376 participantes presenciais.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o vínculo de paragratidão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro.
          02. Apoiante: Conviviologia; Neutro.
          03. Companhia eletiva: Conviviologia; Neutro.
          04. Espiral gratulatória: Autoliberologia; Homeostático.
            05.   Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático.
            06.   Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
            07.   Megaempreendimento conscienciológico: Conscienciocentrologia; Homeostático.
            08.   Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático.
            09.   Paravínculo: Psicossomatologia; Homeostático.
            10.   Prova de gratidão: Verbaciologia; Homeostático.
            11.   Quebra de vínculo: Interaciologia; Neutro.
            12.   Reagrupamento evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
            13.   Reconhecimento: Holomaturologia; Homeostático.
            14.   Retribuiciologia: Proexologia; Homeostático.
            15.   Vínculo consciencial: Conscienciocentrologia; Homeostático.
   O VÍNCULO DE PARAGRATIDÃO REVELA O ALTO GRAU
  INTERCONTRIBUTIVO PRIORIZADO PELAS CONSCIÊNCIAS
 LÚCIDAS, DE MODO INCESSANTE, NO LABOR TARÍSTICO EM PROJETOS AVANÇADOS DA EVOLUTIVIDADE GRUPAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, identifica o vínculo de paragratidão a fim de enumerar os megabenfeitores pessoais desta existência? Já analisou o engajamento pessoal, a qualidade e o alcance da paragenerosidade reversa?
            Filmografia Específica:
            1. Waldo Vieira Vida e Obra. Título Original: Waldo Vieira Vida e Obra. País: Brasil. Data: 2016. Duração: 56 min. Gênero: Documentário / Biografia. Idade (censura): Livre. Idioma: Português. Cor: Colorido. Legendado: Inglês (em DVD). Direção: Kíria Meurer. Direção Executiva: Paulo André Norberto. Produção: Associação Internacional de Comunicação Conscienciológica (COMUNICONS); & Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC). Direção de Arte: Renaldo Machado. Roteiro: Kíria Meurer. Fotografia: Jean Carlos. Música: André Alaniz. Edição: André Alaniz. Efeitos Especiais: Ricardo Pereira Filho. Cinematografia: Jean Carlos. Distribuidora: Versátil Home Vídeo. Sinopse: Aos 3 anos de idade o sensitivo rememorava vidas passadas e aos 9, saía do corpo com lucidez. A obra de Waldo Vieira (1932–2015) descortina o universo dos fenômenos multidimensionais sob o ponto de vista científico, sem religiosidade ou misticismo. O parapsíquico propôs a Neociência para estudo da consciência, a Conscienciologia, rompendo as fronteiras da vida antes e depois da morte. Quem é você? Estaríamos na vida humana por simples obra do acaso? O documentário traz entrevista histórica com Waldo Vieira.
            Bibliografia Específica:
            1. Buononato, Flávio; Anuário da Conscienciologia: Fatos e Parafatos – 2012; revisores Equipe de Revisores da Editares; 256 p.; 7 cronologias; 23 E-mails; 92 enus.; 19 fotos; 38 gráfs.; 67 ilus.; 14 relatórios; 35 tabs.; 22 websites; glos. 70 termos; 16 refs.; 12 webgrafias; 28 x 21 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 137 a 139.
            2. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrassensos Regressivos: O Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguari; revisores Dayane Rossa; et al.; 640 p.; 3 seções; 44 caps.; 391 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; glos. 200 termos; 8 tabs.; 135 megapensenes trivocabulares; 232 perguntas; 327 refs. alf.; 56 estrangerismos; 45 frases enfáticas; 46 definições; 327 refs.; 9 citações; 2 apênds.; alf.; 23 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 255 a 293.
            3. Razera, Gisélle; Programa Amigos da Enciclopédia completa 1º Ano; Entrevista: Leonardo Firmato; Jornal do Campus CEAEC; Mensário; 4 p.; Ano 11; N. 123; 1 E-mail; 1 entrevista; 5 fotos; 4 relatos; 1 website; Foz do Iguaçu, PR; Outurbo, 2005; página 1.
            4. Teles, Mabel; Zéfiro: A Paraidentidade Intermissiva de Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; et al.; 240 p.; 3 seções; 14 caps.; 113 citações; 22 E-mails; 32 enus.; 37 fotos; 1 linha do tempo; 1 minicurrículo; 2 tabs.; 20 websites; glos. 210 termos; 45 refs.; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 165.
            5. Vieira, Waldo; Cristo Espera por ti – Edição Crítica e Comentada por Osmar Ramos Filho; Romance do Espírito de Honoré de Balzac; psicografado por Waldo Vieira; revisores Eduardo Ferreira; Erotides Louly; & Waldson Dias; 370 p.; 4 seções; 76 caps.; 9 cronologias; 1 E-mail; 1 enu.; 1 ilus.; 56 siglas; 1 website; 404 notas comentadas; 56 refs.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 21 a 29 e 326 a 342.
            6. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 509, 536, 628.
            7. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; página 222.
            8. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 767, 1.064, 1.124, 1.207 e 1.417.
                                                                                                                        N. M.