Timidez

A timidez é o traço de temperamento ou de personalidade da conscin, homem ou mulher, caracterizado pela manifestação de excessivo acanhamento, retraimento, inibição, escondimento, mascaramento, silêncio e ansiedade, relacionado ao sentimento de desconforto, embaraço, incômodo ou culpa, devido à autavaliação negativa, principalmente frente a situações sociais.

Você, leitor ou leitora, já perdeu oportunidades assistenciais e / ou evolutivas devido à timidez? Qual o atual investimento para a autossuperação desse travão?

      TIMIDEZ
                                       (COMUNICOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A timidez é o traço de temperamento ou de personalidade da conscin, homem ou mulher, caracterizado pela manifestação de excessivo acanhamento, retraimento, inibição, escondimento, mascaramento, silêncio e ansiedade, relacionado ao sentimento de desconforto, embaraço, incômodo ou culpa, devido à autavaliação negativa, principalmente frente a situações sociais.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo timidez deriva do idioma Latim, timidus, “aquele que tem medo”, de timor, “de medo”. Surgiu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Acanhamento excessivo. 2. Envergonhamento extremo. 3. Retraimento exagerado.
          Antonimologia: 01. Destimidez. 02. Audácia. 03. Atrevimento. 04. Bravura. 05. Desacanhamento. 06. Sociabilidade. 07. Atiramento. 08. Desembaraço. 09. Extroversão. 10. Expansividade.
          Estrangeirismologia: a shy person; a awkwardness; o lacking selfconfidence; o overcoming the emotional disconfort of shyness; o developing the strong profile.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à comunicabilidade evolutiva.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da conduta tímida; os nosopensenes; a nosopensenidade, os patopensenes; a patopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade; a intrusão pensênica; o autocentramento pensênico; os bagulhos pensênicos; os contrapensenes; a contrapensenização; a rigidez pensênica; a ruminação pensênica.
          Fatologia: a timidez; a vida tímida; o constrangimento; a atrapalhação; o comedimento excessivo; a evitação do contato visual; a fantasia; o conflito íntimo; as emoções contraditórias; o analfabetismo emocional; a preocupação egocêntrica; a perturbação mental; as reações físicas típicas; a autocensura; o autoboicote; a criação de muralhas em torno de si; o vulcão explosivo da timidez; o comportamento retraído; a passividade; os gatilhos da timidez; a falta de aptidão social; a impessoalidade nas interações sociais; os ruídos de comunicação; a necessidade de aprovação externa; a aversão ao contato pessoal; a evitação do relacionamento afetivo-sexual devido à dificuldade de interação social; o monopólio do umbigão dificultando a tares; o comportamento esquivo; a influência cultural; as expectativas inadequadas dos pais sobre o comportamento social do filho; os papéis familiares; o isolamento social; o autismo consciencial; a falta de habilidade social; a rigidez social; o grupo seleto de convivência; o bloqueio em fazer laços de amizade; o uso de muletas tecnológicas para a convivialidade; a dificuldade de pedir ajuda; o mundo mental interior; a solidão; o rótulo de tímido gerando autassédio; o fechadismo consciencial; a doença social; a “prisão perpétua” sem direito à liberdade condicional; a intimidação autoimposta; a preocupação em ser objeto de investigação alheia; a dificuldade de autenfrentamento; a perda de identidade; a internalização de heterocríticas sem análise lúcida; a idealização de si mesmo e de situações; o egocentrismo; a necessidade de ser unanimidade; a preocupação sobre si mesmo; o excesso de percepção de si mesmo; a autocriticidade exagerada; a autocobrança excessiva; o conflito interno; a evitação de ser o foco das atenções; a distorção cognitiva favorecendo a manutenção da timidez; a resistência em aceitar elogios; as situações de avaliação social estressantes; a estigmatização; o preconceito pessoal; a torre de marfim; a insegurança pessoal; a limitação de escolhas devido às autorrestrições sociais impostas a si mesmo; a antecipação do fracasso; a intolerância à frustração; a inveja; o receio de expor vulnerabilidades pessoais; o trauma de infância; os condicionamentos; as lavagens cerebrais; a palavra “não” decodificada como rejeição ou fracasso; o mutismo seletivo; os ganhos secundários; o autodesamparo aprendido; o comportamento derrotista; a preguiça comportamental; a extroversão forçada; a perda de oportunidades evolutivas; a estagnação evolutiva; a perda do timing para a consecução da proéxis pela timidez exarcebada; a falta do uso da inteligência evolutiva (IE) na convivialidade.
          Parafatologia: a falta de autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a defasagem energética; os bloqueios chacrais; o monopólio do cardiochacra; o autencapsulamento energético; as interprisões grupocármicas; a dificuldade de interação interdimensional; o medo dificultando a projeção lúcida; as oportunidades perdidas de convivência com o amparador; a melex.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico situação desconfortável–sensação desagradável; o sinergismo doentio ambiente competitivo–acanhamento; o sinergismo nosológico timidez-alcoolismo; o sinergismo nocivo repressão de emoções–agressividade latente; o sinergismo nosográfico falta de amor próprio–envergonhamento.
          Principiologia: o princípio de ninguém evoluir sozinho.
          Codigologia: a ausência do código pessoal de Cosmoética (CPC); a falta do código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da personalidade narcisista; a teoria da robéxis; a manutenção e potencialização da teoria das interprisões grupocármicas.
          Tecnologia: a técnica cosmoética de não acepção de pessoas; a técnica de passar ridículo; a técnica da docência conscienciológica; a técnica da exposição social; a técnica da autochecagem da intencionalidade pessoal; a técnica do descondicionamento; a técnica da habituação; a técnica da autovalorização; a técnica dos 15 minutos de espera; a técnica de potencialização dos trafores para a autossuperação da timidez; a técnica dos pequenos progressos.
          Voluntariologia: as dificuldades no voluntariado conscienciológico; a postergação do voluntariado na docência conscienciológica.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da convivialidade grupal; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia.
          Efeitologia: o efeito da alteração da capacidade de atenção; o efeito da timidez no desenvolvimento acadêmico; o efeito da autopunição e autoflagelo; o efeito dos brancos mentais; o efeito do comodismo; o efeito dos devaneios; o efeito da inautenticidade; o efeito da omissão deficitária; o efeito da manipulação pelo silêncio; o efeito da superficialidade; o efeito da vitimização; o efeito do isolamento.
          Neossinapsologia: os bagulhos autopensênicos dificultando a formação de neossinapses para a vivência da interação social; as retrossinapses anacrônicas atuantes nesta vida intrafísica atravancando a autossuperação.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial patológico melin-melex; o ciclo vítima-algoz de si mesmo.
          Enumerologia: o medo de se expor; o medo do ridículo; o medo das heterocríticas; o medo de errar; o medo do fracasso; o medo de não ser aceito; o medo do autentenfrentamento.
          Binomiologia: o binômio erro-acerto; o binômio segregação-marginalização; o binômio imprevisível-ameaçador; o binômio construção da autestima–domínio das manifestações intraconscienciais; o binômio adolescência–fase tímida; o binômio desafio social–nervosismo antecipado; o binômio cautela natural à convivialidade–resistência à pressão social.
         Interaciologia: a interação monoideísmo-egoísmo; a interação preconceito-intimidação.
         Crescendologia: o crescendo nosográfico timidez–fobia social–síndrome do pânico; o crescendo patológico minifracasso-megafracasso; o crescendo criança tímida–adolescente tímido–adulto tímido; a depressão enquanto consequência do crescendo isolamento-solidão.
         Trinomiologia: o trinômio mundinho-apriorismose-interiorose; o trinômio avaliação-julgamento-heterocrítica; o trinômio ansiedade-nervosismo-inibição; o trinômio conformismo-insegurança-timidez; o trinômio conflito-ressentimento-repressão.
         Polinomiologia: o polinômio distorção perceptiva–distorção paraperceptiva–distorção cognitiva–distorção mnenmônica–reforço da timidez; o polinômio dividir a experiência–sentir empatia–compreender as diferenças–colaborar–comunicar–autossuperar a timidez.
         Antagonismologia: o antagonismo fracassos significativos / triunfos insignificantes; o antagonismo submissão / liberdade de expressão.
         Paradoxologia: o paradoxo isolamento social autoimposto–ânsia pela vivência do relacionamento social; o paradoxo de a evitação do erro poder antecipar o erro; o paradoxo de a evitação da frustação gerar autengano de êxito; o paradoxo autovitimização–imagem de superioridade e frieza.
         Politicologia: a egocracia.
         Legislogia: a lei da grupalidade; a lei do menor esforço pesquisístico; a lei do silêncio.
         Filiologia: a conflitofilia; a xenofilia; a fantasiofilia; a emocionofilia; a adrenalinofilia; a trafarofilia; a enganofilia.
         Fobiologia: a sociofobia; a criticofobia; a neofobia; a proexofobia; a recexofobia; a autopesquisofobia; a evoluciofobia.
         Sindromologia: a síndrome da autovitimização; a síndrome da apriorismose; a síndrome da insegurança; a síndrome do exaurimento energossomático; a síndrome do patinho feio.
         Maniologia: a mania de grandeza.
         Mitologia: o mito do tímido modesto; o mito de o tímido ser pacífico; o mito da unanimidade.
         Holotecologia: a convivioteca; a cosmoeticoteca; a experimentoteca; a terapeuticoteca; a somatoteca; a recexoteca; a assistencioteca.
         Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Interprisiologia; a Grupocarmologia; a Experimentologia; a Conviviologia; a Energossomatologia; a Autopensenologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

         Elencologia: a consciênçula; a consréu; a isca humana inconsciente; o indivíduo inibido; a conscin envergonhada; a personalidade antissocial; o pré-serenão vulgar; a conscin enciclopedista.
         Masculinologia: o tímido; o acanhado; o inseguro; o prisioneiro do guarda interior; o sociofóbico; o orgulhoso; o arrogante; o inversor existencial; o reciclante existencial; o verbetólogo.
         Femininologia: a tímida; a acanhada; a insegura; a prisioneira do guarda interior; a sociofóbica; a orgulhosa; a arrogante; a inversora existencial; a reciclante existencial; a verbetóloga.
         Hominologia: o Homo sapiens timidus; o Homo sapiens incommunicabilis; o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens insecurus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens involutivus; o Homo sapiens parapathologicus; o Homo sapiens anticosmoethicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: timidez situacional = quando a consciência manifesta inibição somente em situações sociais específicas; timidez crônica = quando a consciência manifesta inibição em todas as formas de convívio social.
          Culturologia: as mimeses culturais; a cultura da autocobrança.
          Conscienciometrologia. Conforme a Parapatologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 27 padrões trafarísticos e / ou possíveis causas desencadeantes da timidez:
          01. Ansiedade.
          02. Arrogância.
          03. Autoimagem distorcida.
          04. Autoproteção.
          05. Comparação excessiva.
          06. Controle.
          07. Distorção cognitiva.
          08. Egoísmo.
          09. Falta de posicionamento.
          10. Genética.
          11. Holopensene.
          12. Incompreensão.
          13. Insegurança.
          14. Instabilidade emocional.
          15. Inveja.
          16. Mesologia (repressão na infância).
          17. Omissão deficitária.
          18. Orgulho.
          19. Paragenética.
          20. Perfeccionismo.
          21. Prepotência.
          22. Procrastinação.
          23. Pusilanimidade.
          24. Referencial (loc externo).
          25. Repressão.
          26. Rigidez.
          27. Vaidade.
          Terapeuticologia. Sob a ótica da Consciencioterapia, eis, em ordem alfabética, 24 posturas de redefinição do padrão mental para a autossuperação da timidez:
          01. Abertismo consciencial: desformatar padrões e comportamentos.
          02. Amparabilidade: confiar no amparo extrafísico de função.
          03. Assistência: assistir pelo exemplarismo.
          04. Autaceitação: reconhecer os trafores, os trafares e os trafais.
          05. Autoconfiança: confiar nas próprias potencialidades e autocognição.
          06. Autoconhecimento: conhecer o microuniverso consciencial.
          07. Autonomia pensênica: libertar-se das influências externas patológicas.
          08. Binômio admiração-discordância: praticar a convivialidade sadia.
          09. Compartilhamento: compartilhar informações, ideias e experiências.
          10. Coragem: expor-se de modo mais autêntico.
          11. Determinação: promover autenfrentamentos e autossuperações.
          12. Domínio energético: buscar a sustentabilidade e a homeostase.
          13. Humor sadio: potencializar a superação.
           14. Interação social: trocar experiências no meio social.
           15. Liberdade: experimentar e vivenciar a liberdade consciencial.
           16. Lucidez: sair do automatismo consciencial.
           17. Motivação: obter ganhos evolutivos em detrimento dos ganhos secundários.
           18. Oportunidades: não perder a oportunidade no time evolutivo.
           19. Persistência: manter-se alinhado nos propósitos da superação.
           20. Proatividade: agir ao invés de esperar.
           21. Resiliência: recuperar-se rapidamente no processo do autenfrentamento.
           22. Responsabilidade: vivenciar a importância da comunicação interassistencial.
           23. Visão traforista: observar os aspectos positivos das situações, das pessoas, de si próprio, dos fatos e da vida.
           24. Vontade: potencializar a autossuperação da timidez.


                                               VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a timidez, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Acanhamento: Psicossomatologia; Nosográfico.
           02. Acrasia: Experimentologia; Nosográfico.
           03. Bagulho autopensênico: Patopensenologia; Nosográfico.
           04. Distorção cognitiva: Parapatologia; Nosográfico.
           05. Efeito da repressão: Parapatologia; Nosográfico.
           06. Egocentrismo: Egologia; Neutro.
           07. Fechadismo consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
           08. Inautenticidade: Parapatologia; Nosográfico.
           09. Inibição comunicativa: Psicossomatologia; Nosográfico.
           10. Máscara social: Parapatologia; Neutro.
           11. Silêncio omissivo: Parapatologia; Nosográfico.
           12. Solidão autassediante: Autoconviviologia; Nosográfico.
           13. Subjugação ao assédio: Antievoluciologia; Nosográfico.
           14. Travão: Parapatologia; Nosográfico.
           15. Truncagem intraconsciencial: Intraconscienciologia; Nosográfico.
   EXERCITAR O LIVRE-ARBÍTRIO PESSOAL E MELHORAR
  AS INTERAÇÕES SOCIAIS É CAMINHO EVOLUTIVO PARA
     A SUPERAÇÃO DA TIMIDEZ E A OBTENÇÃO DE MAIS
         AUTENTICIDADE, LUCIDEZ E SERENIDADE ÍNTIMA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já perdeu oportunidades assistenciais e / ou evolutivas devido à timidez? Qual o atual investimento para a autossuperação desse travão?
           Filmografia Específica:
           1. O Discurso do Rei. Título Original: The King's Speech. País: Reino Unido; & Austrália. Data: 2010. Duração: 118 min. Gênero: Biografia; Drama; & História. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Direção: Tom Hooper. Elenco: Colin Firth; Geoffrey Rush; Helena Bonham Carter; Derek Jacobi; Timothy Spall; Guy Pearce; Michael Gambon; & Claire Bloom. Produção: Iain Canning; Emile Sherman; & Garet Unwin. Roteiro: David Seidler. Fotografia: Danny Cohen. Música: Alexandre Desplat. Distribuidora: Paris Filmes. Outros dados: Oscar de Melhor Direção; Melhor Filme; Melhor Ator e Melhor Roteiro Original (2011). Bafta Films Awards de Melhor Filme; Melhor Ator; Melhor Trilha Sonora; Melhor Roteiro Original; Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante (2011). Globo de Ouro de Melhor Ator (2011). Sinopse: George VI, conhecido como Berty, assume, a contragosto, o trono de rei da Inglaterra quando o irmão, Edward, abdica do posto em 1936. Despreparado, o novo rei pede o auxílio de especialista em discursos para superar o nervosismo e gagueira.
            Bibliografia Específica:
            1. Carducci, Bernardo J.; Vencendo a Timidez: Como Ajudar seu Filho a Ser Afetuoso, Extrovertido e se Divertir muito; 320 p.; 3 partes; 12 caps.; 11 abrevs.; 73 enus.; 2 notas; 74 refs.; 23 x 16 cm; br.; M. Books do Brasil Editora; São Paulo, SP; 2012; páginas 31, 35 a 39, 44 a 46, 49, 51, 56, 68 a 70, 72, 78, 87, 114, 134, 155, 171, 183, 199, 209, 210, 237, 240, 244, 247, 256, 258, 266, 276, 285, 301 e 304.
            2. Seno, Ana; Comunicação Evolutiva nas Interações Conscienciais; pref. Málu Balona; revisores Equipe de Revisores da Editares; 342 p.; 4 seções; 29 caps.; 36 citações; 1 diagrama; 22 E-mails; 70 enus.; 2 esquemas; 2 fluxogramas; 1 foto; 4 ilus.; 1 microbiografia; 1 planilha; 9 tabs.; 20 websites; glos. 181 termos; 17 filmes; 183 refs.; 2 apênds.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 17, 26, 35, 36, 39, 45, 50, 53, 66, 68, 74 e 80.
            3. Yuahasi, Katia K.; Estudo e Ténicas Aplicadas para Superação da Timidez; Artigo; Saúde Consciencial; Revista; Anuário; Ano 2; N. 2; 1 E-mail; 23 enus.; 1 microbiografia; 1 tab.; 5 refs.; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; Setembro, 2013; páginas 63 a 75.
            4. Zimbardo, Philip G.; A Timidez; 286 p.; 12 caps.; 75 enus.; 1 esquema; 9 ilus.; 7 tabs.; 108 notas; 274 refs.; 21,5 x 13,5 cm; br.; Edições 70; Porto; Portugal; 1972; páginas 105 a 107, 110, 115, 116, 130, 134, 138 a 140, 146, 147, 177, 179 e 205.
                                                                                                                     K. K. Y.