O comunicólogo conscienciológico é a conscin, homem ou mulher, especialista e pesquisadora da Comunicologia, sob a ótica do paradigma consciencial, notadamente considerando a multidimensionalidade, a multiexistencialidade e a abordagem cosmovisiológica integral.
Você, leitor ou leitora, tem interesse em pesquisar a especialidade Comunicologia? Busca contribuir para a melhoria da comunicação evolutiva entre as consciências?
Enciclopédia da Conscienc iologia 1 COMUNICÓLOGO CONSCIENCIOLÓGICO (COMUNICOLOGIA) I. Conformática Definologia. O comunicólogo conscienciológico é a conscin, homem ou mulher, especialista e pesquisadora da Comunicologia, sob a ótica do paradigma consciencial, notadamente considerando a multidimensionalidade, a multiexistencialidade e a abordagem cosmovisiológica integral. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo comunicação procede do idioma Latim, communicatio, “ação de comunicar; de partilhar; de dividir”, de communicare, “comunicar; por em comum; reunir; conversar; misturar; partilhar; ter quinhão em”. Apareceu no Século XV. O elemento de composição logo deriva do idioma Grego, lógos, “linguagem; proposição; definição; palavra; noção; razão; senso comum; motivo; juízo; opinião; estima; valor dado a alguma coisa; explicação; a razão divina; falante; o que fala; o que estuda, conhece, e especialista em”. O termo consciência deriva do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 1. Especialista nas pesquisas da comunicação conscienciológica. 2. Expert em Comunicologia Conscienciológica. 3. Técnico em pesquisas teáticas da Comunicologia. Neologia. As 3 expressões compostas comunicólogo conscienciológico, comunicólogo conscienciológico iniciante e comunicólogo conscienciológico veterano são neologismos técnicos da Comunicologia. Antonimologia: 1. Comunicólogo anticosmoético. 2. Manipulador consciencial. Estrangeirismologia: o cast da Conscienciologia; a expertise comunicológica. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autorresponsabilidade comunicativa cosmoética. Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Comunicabilidade. Quanto mais avançado ou evoluído seja você, autorreconhecidamente, melhor será aparecer menos, contudo, ampliando a sua comunicabilidade, promovendo o megaparadoxo autevolutivo, a caminho do anonimato cosmoético interassistencial, cujos primórdios têm início ao nível do ser desperto, se intensifica com o evoluciólogo e se assenta plenamente, por fim, com o Ser Serenão”. 2. “Consciencióloga. A conscin consciencióloga busca clarificar os conceitos teáticos da Conscienciologia por meio dos autexemplos cosmoéticos, evolutivos e prioritários”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Autopesquisologia Comunicológica; o holopensene pessoal resultante da aplicação dos princípios da Conscienciologia; o holopensene pessoal da comunicabilidade sadia; os ortopensenes comunicativos; a ortopensenidade comunicativa; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade. Fatologia: a tares enquanto megafoco do comunicólogo conscienciológico; o papel de comunicador evolutivo escolhido, desempenhado e sustentado pela conscin; o emprego autoconsciente da comunicabilidade interconsciencial; o discernimento no uso da comunicação madura quanto à forma, ao conteúdo e a evolutividade das mensagens; a limpidez das ideias na expressão da terminologia exotérica; a contribuição pessoal à melhoria da linguagem entre as consciências; a fluência vocabular prática dos dicionários cerebrais; a docência conscienciológica; os ganchos didáticos; a autoflexibilidade adaptativa semântica; a versatilidade tarística; a tecnicidade comunicativa; a escuta atenta; a paciência com o interlocutor; a utilização consciente dos vocábulos; as palavras terapêuticas; as palavras nocivas; a agressividade na aplicação habitual do vernáculo; o acriticismo; a mediocridade da massa impensante; as correntes de opinião; os agitadores de ideias; as opiniões majoritárias das conscins dedicadas às existências intrafísicas repetitivas; a imaturidade na comunicação; os debates; as fricções de cabeças intrafísicas; a qualidade evolutiva do conteúdo acima da beleza da forma; o predomínio da terminologia denotativa da Ciência em detrimento da terminologia conotativa da Arte; a associação de ideias; a criação pessoal de neologismos; o emprego adequado dos vocábulos na exposição dos conteúdos; os artefatos do saber; o omniquestionamento; a autenticidade consciencial; a evitação da ignorância generalizada quanto às informações evolutivas prioritárias; o abertismo comunicativo; a comunicação assertiva facilitada pela manutenção do objetivo interassistencial; a aplicação exemplificativa, madura e eficiente das verdades relativas de ponta disponíveis; a exemplificação pessoal na difusão dos princípios evolutivos libertadores das consciências. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o mapeamento parafisiológico e as aplicações teáticas da sinalética energética e parapsíquica pessoal; o alcance interdimensional da linguagem evolutiva; o parapsiquismo enquanto ferramenta de interlocução entre as dimensões; os atributos parapsíquicos ativos voltados ao desenvolvimento do maxifraternismo; a projetabilidade lúcida; a tenepes; a ofiex; o autodespertamento quanto aos valores de grandeza da Para-Humanidade. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo comunicabilidade-intelectualidade-parapsiquismo; o sinergismo vasta dicionarização cerebral–taquipsiquismo–fluência comunicativa; o sinergismo pensenização focada–conteúdo tarístico–expressão didática; o sinergismo autocognição útil–autodisponibilidade interassistencial; o sinergismo intraconsciencialidade-policarmalidade; o sinergismo intelecção-comunicação; o sinergismo materpensene-megatrafor. Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da empatia evolutiva; o princípio da comunicabilidade interdimensional; o princípio cosmoético de respeitar os limites conscienciais; o princípio anticonflitivo da verbação na comunicação esclarecedora; o princípio da verpon. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) regrando o uso dos vocábulos na autexpressão. Teoriologia: a teoria da exposição cognitiva; as teorias conscienciológicas vivenciadas, compreendidas e exemplificadas; a teoria da inteligência comunicativa; a teoria e prática da interassistencialidade; a teoria da comunicação; a teoria dos saberes comunicativos; as teorias da aprendizagem. Tecnologia: as técnicas para a transmissão objetiva da informação desassediadora; a técnica da Impactoterapia Cosmoética a partir da comunicação interassistencial; a técnica de checar a qualidade das intenções na comunicação; a técnica de adequar a pessoa, o local, a hora, o conteúdo e a forma para a comunicação interassistencial; a técnica da autexposição; a técnica do detalhismo; a técnica da circularidade. Voluntariologia: o aprendizado da comunicação tarística interassistencial do paradigma consciencial no voluntariado conscienciológico. Laboratoriologia: o trio de laboratórios mentaissomáticos (Holociclo, Holoteca e Tertuliarium); o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Conscienciografologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia. Enciclopédia da Conscienc iologia 3 Colegiologia: o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Projeciologia; o Colégio Invisível da Intermissiologia; o Colégio Invisível da Paradiplomacia; o Colégio Invisível da Conviviologia. Efeitologia: o efeito da paragenética no comunicólogo veterano; o efeito tarístico da exemplificação da interassistencialidade cosmoética; os efeitos do taquipsiquismo no acesso lexical rápido e exato no momento da comunicação oral; o efeito mentalsomático cosmoético da tares; o efeito da organização interna das ideias na clareza comunicativa; o efeito paradireitológico na comunicação interassistencial; o efeito esclarecedor da explicitação verponológica. Neossinapsologia: a geração de neossinapses a partir da exposição cosmoética das ideias; as neossinapses oriundas do autenfrentamento na comunicabilidade; as neossinapses geradas a partir da neofilia perante as interlocuções; as neossinapses advindas das escolhas discernidoras das palavras. Ciclologia: o ciclo contínuo pensenização-verbação; o ciclo interlocutório assistencial tarístico; o ciclo sadio da comunicação coronochacra-frontochacra-laringochacra; o ciclo retilinearidade do pensamento–equilíbrio holossomático. Binomiologia: o binômio conteúdo-forma; o binômio audição-resposta; o binômio ideia-intenção; o valor do binômio assim-desassim nos contextos comunicativos tarísticos; o binômio falar-calar durante o diálogo; o binômio pensenizar antes–expor depois; a superação do binômio batopensene–ruminação pensênica. Interaciologia: a interação cérebro-paracérebro na comunicação amparadora. Crescendologia: o crescendo das supercomunicações na vida moderna; o crescendo retilinearidade autopensênica–comunicação interassistencial; o crescendo telepatia-conscienciês; o crescendo psicografia-pangrafia. Trinomiologia: o trinômio palavra exata–contexto adequado–comunicação eficaz; o trinômio dicionários cerebrais–articulação mental–versatilidade comunicativa; o trinômio conhecimento-responsabilidade-exemplarismo; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio autorreflexão-ponderação-autodiscernimento aplicado na moderação da comunicação interassistencial; o trinômio compreensão-superação-autexemplo; o trinômio pensar-sentir-manifestar. Polinomiologia: o polinômio comunicador-mensagem-receptor-transmissor; o polinômio franqueza-transparência-clareza-comunicação; o polinômio holossomático soma-psicossoma-energossoma-mentalsoma; o polinômio emoção–cardiochacra–laringochacra–autexpressão pela voz; o polinômio saber ouvir–saber falar–saber ler–saber escrever; o polinômio Comunicologia-Parapedagogiologia-Tenepessologia-Interassistenciologia; o polinômio estudo-autorreflexão-experimentação-esclarecimento. Antagonismologia: o antagonismo verdades relativas de ponta / verdades absolutas inverificáveis; o antagonismo comunicação lacunada / comunicação eficaz; o antagonismo comunicação esclarecedora / superexposição egocêntrica; o antagonismo saber comunicar / não saber comunicar; o antagonismo informador de verpons / impositor de ideias; o antagonismo assistência tarística / assistencialismo; o antagonismo egocentrismo / altruísmo. Paradoxologia: o paradoxo de o comunicólogo interassistencial ser o primeiro a ser assistido; o paradoxo do silêncio cosmoetificador. Politicologia: a assistenciocracia; a comunicocracia; a mentalsomatocracia; a cognocracia; a lucidocracia; a meritocracia; a cosmoeticocracia. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à interassistencialidade comunicativa. Filiologia: a comunicofilia; a neofilia; a conscienciofilia; a sociofilia; a reeducaciofilia; a assistenciofilia; a projeciofilia. Fobiologia: a comunicofobia; a assistenciofobia; a neofobia; a sociofobia gerada pela timidez extrema. Sindromologia: a eliminação da síndrome da mediocridade; a evitação da síndrome do autodesperdício. Maniologia: a mania de querer sempre dar conselhos; a mania de achar saber o melhor para o outro; a mania de manipular as informações; a mania de ir “no bico” dos outros. Mitologia: o mito de quanto mais comunicação melhor; o mito de o bom comunicador ser a solução para todos os problemas; o mito de a comunicabilidade ser apenas dom de nascença; o mito de quem escreve muito se comunicar bem. Holotecologia: a comunicoteca; a argumentoteca; a evolucioteca; a consciencioteca; a discernimentoteca; a mentalsomatoteca; a interassistencioteca. Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Perfilologia; a Mentalsomatologia; a Interassistenciologia; a Lucidologia; a Taristicologia; a Intencionologia; a Cosmoeticologia; a Autopesquisologia; a Assistenciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o comunicólogo conscienciológico; o conferencista; o professor; o intelectual militante; o escritor publicado; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a comunicóloga conscienciológica; a conferencista; a professora; a intelectual militante; a escritora publicada; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens conscientiologus. V. Argumentologia Exemplologia: comunicólogo conscienciológico iniciante = a conscin estudante jejuna de Comunicologia, propagando ideias a varejo; comunicólogo conscienciológico veterano = a conscin especialista avançada em Comunicologia, divulgando ideias por atacado. Culturologia: a cultura didática quanto à excelência da autexpressão; a cultura da autenticidade pautando as relações conscienciais comunicativas; a multiculturalidade da comunicabilidade interconsciencial evoluída; a cultura do parapsiquismo cosmoético; a cultura da Priorologia; a cultura polimática; a cultura do semperaprendente. Enciclopédia da Conscienc iologia 5 Caracterologia. De acordo com a Conviviologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 25 qualidades passíveis de serem encontradas no perfil do comunicólogo conscienciológico: 01. Acolhimento. A capacidade de prestar assistência, recebendo adequadamente os assistíveis. 02. Aglutinação. A capacidade de atrair os compassageiros evolutivos, empregando a força presencial pessoal. 03. Antiofensividade. A capacidade de pacificar as consciências, utilizando a comunicação holossomática. 04. Argumentabilidade. A capacidade de debater cosmoeticamente, visando o esclarecimento universalista. 05. Assertividade. A capacidade de sustentar posicionamentos interassistenciais, mantendo o holopensene pessoal saturado de autorreflexões sadias. 06. Autenticidade. A capacidade de transparecer a interioridade na vida consciencial, conservando a veracidade na autexposição dos fatos e parafatos. 07. Autotaquirritmia. A capacidade de manifestar-se em ritmo rápido e eficaz, expandindo a competência laboral evolutiva. 08. Bom humor. A capacidade de manter o bom humor na prática assistencial diuturna, qualificando a tarefa do esclarecimento. 09. Clareza. A capacidade de expressar-se com nitidez, gerando maior compreensibilidade das informações. 10. Convivialidade. A capacidade de relacionar-se sadiamente com conscins e consciexes, priorizando a interassistencialidade. 11. Cosmoética. A capacidade de aplicar teaticamente as cláusulas do CPC autoimposto, objetivando o escopo cosmoético de acontecer o melhor para todos. 12. Criticidade. A capacidade de construir argumentos evolutivos, expressando a autoincorruptibilidade e a lisura pessoal. 13. Detalhismo. A capacidade de valorizar as abordagens aos detalhes, ampliando a cognição quanto aos parafenômenos e às parassincronicidades. 14. Didática. A capacidade de repassar os conhecimentos adquiridos, destacando o princípio de quem ensina aprende duas vezes (Bis discit qui docet). 15. Eloquência. A capacidade de expressar-se com desenvoltura, lembrando ser o bom exemplo a maior retórica. 16. Empatia. A capacidade de compreender o outro no universo da interconvivialidade consciencial, ressaltando a autobenignidade e a benevolência. 17. Escuta ativa. A capacidade de ouvir atentamente o interlocutor, lembrando ser a escuta correta facilitadora de questionamento apropriado e de resposta adequada. 18. Extroversão. A capacidade de comunicar-se com desembaraço e espontaneidade, denotando singularidade consciencial. 19. Franqueza. A capacidade de opinar com transparência, sabendo sempre utilizar o dosímetro da sinceridade. 20. Histrionismo. A capacidade de pronunciar-se calculadamente através da técnica do histrionismo didático, ampliando as possibilidades tarísticas. 21. Paciência. A capacidade de empregar a calma, a serenidade e o equilíbrio para com as imaturidades alheias, evitando o acumpliciamento. 22. Parapsiquismo. A capacidade de desenvolver o autoparapsiquismo, ampliando a comunicação interdimensional tarística. 23. Poliglotismo. A capacidade de expressar-se em vários idiomas, expandindo funcionalmente o alcance interassistencial policármico. 24. Tecnicidade. A capacidade de aplicar métodos ou técnicas no processo de comunicabilidade interconsciencial, visando obter resultados evolutivos. 25. Versatilidade. A capacidade de atuar com polivalência e multifuncionalidade na comunicação de informações cosmoéticas, selecionando as mais apropriadas segundo a bagagem evolutiva dos assistidos. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o comunicólogo conscienciológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autexpressão: Comunicologia; Neutro. 02. Autoconsciência verbal: Comunicologia; Neutro. 03. Categoria de comunicação: Comunicologia; Neutro. 04. Ciclo evolutivo pessoal: Evoluciologia; Homeostático. 05. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático. 06. Comunicação assertiva: Comunicologia; Neutro. 07. Comunicação interassistencial: Comunicologia; Homeostático. 08. Conscienciólogo: Conscienciometrologia; Homeostático. 09. Cotejo conscin-conscienciólogo: Conscienciometrologia; Homeostático. 10. Elenco da Conscienciologia: Conviviologia; Homeostático. 11. Elencologia: Grupocarmologia; Neutro. 12. Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 13. Perfilologia: Conscienciometrologia; Neutro. 14. Verbetólogo: Perfilologia; Neutro. 15. Voluntário da Conscienciologia: Assistenciologia; Homeostático. O COMUNICÓLOGO CONSCIENCIOLÓGICO É A PERSONALIDADE ESPECIALISTA, COM HABILIDADES OU CONHECIMENTOS TÉCNICOS VOLTADOS À EXPANSÃO, DIFUSÃO E QUALIFICAÇÃO DA TAREFA DO ESCLARECIMENTO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem interesse em pesquisar a especialidade Comunicologia? Busca contribuir para a melhoria da comunicação evolutiva entre as consciências? Bibliografia Específica: 1. Seno, Ana; Comunicação Evolutiva nas Interações Conscienciais; pref. Málu Balona; revisores Equipe de Revisores da Editares; 342 p.; 4 seções; 29 caps.; 36 citações; 1 diagrama; 22 E-mails; 70 enus.; 2 esquemas; 2 fluxogramas; 1 foto; 4 ilus.; 1 microbiografia; 1 planilha; 9 tabs.; 20 websites; glos. 181 termos; 17 filmes; 183 refs.; 2 apênds.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 219 a 225. 2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 152 a 171. 3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores equipe de revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 96 e 101. 4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 384 e 407. A. F. C.