Tesaurização

A tesaurização é a ação ou efeito de a conscin lúcida tesaurizar, entesourar ou acumular bens ou haveres a fim de constituir o próprio patrimônio ou pé-de-meia para viver a existência humana digna, com relativa independência econômica e financeira, sem ser parasita de outrem ou de alguma instituição, a fim de executar as exigências naturais da programação existencial, pessoal, com todos os respectivos recursos disponíveis, tanto econômicos quanto administrativos e intelectuais.

Você, leitor ou leitora, já alcançou o limite satisfatório da própria tesaurização econômica e técnica? Desde quando?

      TESAURIZAÇÃO
                                  (AUTOPROEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A tesaurização é a ação ou efeito de a conscin lúcida tesaurizar, entesourar ou acumular bens ou haveres a fim de constituir o próprio patrimônio ou pé-de-meia para viver a existência humana digna, com relativa independência econômica e financeira, sem ser parasita de outrem ou de alguma instituição, a fim de executar as exigências naturais da programação existencial, pessoal, com todos os respectivos recursos disponíveis, tanto econômicos quanto administrativos e intelectuais.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra tesaurização vem do idioma Latim, thesaurizatio, “ação de entesourar, de acumular bens e haveres”.
          Sinonimologia: 1. Formação do pé-de-meia. 2. Previsão econômico-financeira. 3. Vida autorganizada. 4. Desempobrecimento. 5. Independência econômico-financeira. 6. Poupança de econimias. 7. Acumulação de bens
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 24 cognatos derivados do vocábulo tesauro: atesourar; entesoirada; entesoirado; entesoirador; entesoiradora; entesoiramento; entesoirar; entesourada; entesourado; entesourador; entesouradora; entesouramento; entesourar; megatesauro; minitesauro; tesaurismose; tesaurismótico; tesaurização; tesaurizada; tesaurizado; tesaurizador; tesaurizadora; tesaurizar; tesaurose.
          Neologia. As 3 expressões compostas tesaurização mínima, tesaurização média e tesaurização máxima são neologismos técnicos da Autoproexologia.
          Antonimologia: 01. Voto de pobreza. 02. Imprevidência econômico-financeira. 03. Vida desorganizada. 04. Autovivência anárquica. 05. Dependência econômico-financeira. 06. Concupiscência. 07. Busca da opulência. 08. Desperdício econômico-financeiro. 09. Empobrecimento. 10. Insolvência pessoal.
          Estrangeirismologia: o nest egg; a conscin economicamente large; o Planejamentarium; o desk top; o laptop; a Internet; a megastore; o blue chip; o bear’s day; o bull’s day.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Economia.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Toda pobreza avilta.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autocognição; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a tesaurização; o pé-de-meia; a planilha financeira; o antiparasitismo; o entesouramento sem ganância, nem avarícia, aplicado à interassistencialidade; as reservas econômicas pessoais; a composição do pé-de-meia; a estrutura do coscorrinho; o preparo para os dias de escassez; a evitação dos apertos no futuro; a avaliação das despesas face ao rendimento; a reserva do percentual de rendimento para a poupança; a definição dos objetivos da poupança; as aplicações diversificadas de investimento; o investimento no tempo livre; o investimento em educação; o descontrole financeiro; o voto estrito de pobreza, material e consciencial, demagógico; o frade mendicante parasita; os perdularismos dos requintes e das suntuosidades; a vida sem os requintes principescos do papa; o regime político patológico do capitalismo selvagem; as tentações do consumismo paroxístico; a renúncia ao consumo imediato; a seletividade qualitativa do entesouramento da retenção dos fatos; a proteção do patrimônio; os seguros dos bens; a estocagem do prioritário melhor; o pecúlio consciencial; a autodidaxia mnemônica; a poupança também do espaço mnemônico; a evitação da sobrecarga das inutilidades; a retenção do essencial prioritário; o armazenamento de ideias libertárias para a prática da tares; o acervo pesquisístico exigindo suporte econômico; o ato de entesourar volumes de conteúdos libertários na biblioteca; a administração da holoteca pessoal; os recursos econômicos para as pesquisas; as fontes intelectuais pessoais de pesquisas; a Arquivística pessoal; o colecionismo técnico; a autovivência lúcida da interdependência evolutiva; a constelação de ações e eventos da Historiografia pessoal; as coletâneas de objetos de pesquisa; a conservação de tesaurização dos materiais; a conservação da memória; o supermercado de ideias; os textos científicos, políticos, econômicos e sociais conservados; o universo fotográfico, cinematográfico e televisual nesta era das imagens em movimento; a Infocomunicologia pessoal; a Bibliomática; a Lexicomática; o amplo circuito da coleção particular e a relação com coleções públicas, leilões, livrarias, museus e bibliotecas; a Lexicologia; a tesaurização na fase preparatória da proéxis; o tesauro da Conscienciologia; a Neoeconomia; a Economia Mentalsomática; a Biblioteconomia; a Holoteconomia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                           III. Detalhismo

          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: a técnica da poupança.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Despertologia; o laboratório conscienciológico Autoconscienciometrologia.
          Enumerologia: a tesaurização cultural; a tesaurização polimática; a tesaurização mnemônica; a tesaurização poliglótica; a tesaurização holotecária; a tesaurização bibliográfica; a tesaurização autoproexológica.
          Binomiologia: o binômio custo-benefício.
          Trinomiologia: o trinômio interesse-meta-evolução.
          Polinomiologia: o polinômio Economia-Política-Cultura-Socin.
          Antagonismologia: o antagonismo pobreza / riqueza; o antagonismo pé-de-meia / perdularismo; o antagonismo autodisciplina / autodesorganização; o antagonismo mercantilista / filantropo; o antagonismo mendicante / assistente; o antagonismo papa / mendicante; o antagonismo assistente teórico / assistente teático; o antagonismo varejismo consciencial / atacadismo consciencial.
          Politicologia: a democracia.
          Filiologia: a proexofilia; a inventariofilia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do furão.
          Maniologia: a bibliomania; a bricabraquemania paradoxal da holoteca.
          Holotecologia: a experimentoteca; a metodoteca; a ciencioteca; a inventarioteca; a proexoteca; a administroteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Autoproexologia; a Intrafisicologia; a Somatologia; a Economia; a Interassistenciologia; a Cronêmica; a Prospectiva; a Dessomatologia; a Autodiscernimentologia; a Autocriteriologia; a Intencionologia; a Conscienciometrologia; a Holomaturologia; a Inventariologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador independente; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o assessor econômico-financeiro; o bibliotecônomo; o holotecário.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora independente; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a assessora econômico-financeira; a bibliotecônoma; a holotecária.
          Hominologia: o Homo sapiens thesaurus; o Homo sapiens oeconomicus; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens holothecarius; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens bibliotheconomus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: tesaurização mínima = quem alcança a independência econômico-financeira tão somente quando se aposenta; tesaurização média = quem alcança a independência econômico-financeira depois dos 45 anos de idade; tesaurização máxima = quem alcança a independência econômico-financeira ainda em plena fase preparatória da proéxis, antes dos 35 anos de idade.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a tesaurização, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
          02. Arquivologia: Experimentologia; Neutro.
          03. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
          05. Consciência desprogramada: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          06. Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          07. Economia da vida consciencial: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          08. Escolha qualimétrica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          09. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Priorologia: Evoluciologia; Neutro.
    A TESAURIZAÇÃO É PROVIDÊNCIA INEVITÁVEL PARA
    TODA CONSCIN LÚCIDA, INTERMISSIVISTA, PESQUISADORA, INDEPENDENTE E AUTOCONSCIENTE QUANTO
 AO EMBASAMENTO DA CONSECUÇÃO DA AUTOPROÉXIS.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, já alcançou o limite satisfatório da própria tesaurização econômica e técnica? Desde quando?