Terapêutica Teatral

A terapêutica teatral é a experiência catártica pró-evolutiva propiciada pelas vivências teatrais, nas quais a conscin, homem ou mulher, isolada ou em grupo, têm a oportunidade de reciclar imaturidades, gargalos, travas, bloqueios, automatizações, apriorismos e resistências intraconscienciais e holossomáticas.

Você, leitor ou leitora, já vivenciou a terapêutica teatral? Quais resultados evolutivos obteve?

      TERAPÊUTICA TEATRAL
                                   (TERAPEUTICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A terapêutica teatral é a experiência catártica pró-evolutiva propiciada pelas vivências teatrais, nas quais a conscin, homem ou mulher, isolada ou em grupo, têm a oportunidade de reciclar imaturidades, gargalos, travas, bloqueios, automatizações, apriorismos e resistências intraconscienciais e holossomáticas.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo terapêutica procede do idioma Grego, therapeutikós, “que se refere ao cuidado e tratamento de doenças”, e este de therapeúo, “curar; tratar; cuidar”. Apareceu no Século XVI. O termo teatral deriva do idioma Latim, theatralis, “de ou relativo ao teatro; intenso; falso”. Surgiu no Século XVII.
          Sinonimologia: 1. Teatroterapia. 2. Arte dramática terapêutica; dramaterapia. 3. Encenação autoinvestigativa. 4. Terapia dramática desdramatizadora. 5. Psicodrama.
          Neologia. As duas expressões compostas terapêutica teatral individual e terapêutica teatral grupal são neologismos técnicos da Terapeuticologia.
          Antonimologia: 1. Antiterapêutica teatral. 2. Assedialidade teatral. 3. Terapia em grupo. 4. Psicanálise. 5. Consciencioterapia.
          Estrangeirismologia: a melhoria da performance consciencial; a evolução do script vivencial; o acid test psicossomático; o behind the scenes multidimensional; o mise-en-scène terapêutico; o work in process evolutivo; o role-playing ambivalente; o cast interassistencial; as dramatis personae; o clown.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da psicossomaticidade.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes relativos ao tema: – Terapêutica teatral: autopesquisa. Teatro: aprendizado ambivalente.
          Citaciologia: – O teatro é um espelho onde se reflete a natureza (William Shakespeare, 1564–1616).


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Terapeuticologia; o holopensene pessoal da Autopesquisologia; o holopensene pessoal da autossuperação; o holopensene pessoal da autexpressividade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os batopensenes; a batopensenidade; os picnopensenes; a picnopensenidade; a expansão da autopensenidade ao experienciar outros modos de pensenizar; a predominância do sen na autopensenidade permutada pela primazia do pen.
          Fatologia: a terapêutica teatral; os textos dramatúrgicos sendo fonte de reflexão e esclarecimento para o público; os jogos teatrais na condição de artifício estimulador da psicomotricidade; o teatro no desenvolvimento cognitivo e perceptivo da criança; a promoção da autestima e desenvolvimento cognitivo em crianças disléxicas pelo emprego de jogos teatrais; a terapêutica teatral com pessoas portadoras do mal de Parkinson; as dinâmicas teatrais em empresas para melhorar o convívio e relaxar os funcionários; o teatro sendo instrumento de aglutinação e reciclagem social; o psicodrama auxiliando a ressocialização do presidiário; o psicodrama esclarecendo tribos indígenas sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; as tensões e cunhas mentais reveladas minuciosamente durante a exposição cênica; os temas tabus tratados no contexto teatral; o histrionismo sadio utilizado nas interrelações pessoais; o ajuste da comunicabilidade; o aproveitamento do drama enquanto fator reflexivo da própria emotividade e autodramaticidade; as improvisações reveladoras de traços intraconscienciais enriquecendo o autoconhecimento; o destravamento do ato de olhar no olho do outro; a centrifugação do egão ao aceitar os papéis de coadjuvante; a heterocrítica sadia após exercícios teatrais; a observação acurada e a conscienciometria de pessoas no entendimento e compreensão de heterorrealidades; a presentificação consciencial na vivência do aqui-agora; a possibilidade de autoimunização artística através da experienciação teatral; o emprego exagerado da autocrítica na manifestação perfeccionista minando as tentativas de autexposição pelo medo de errar; a negligência somática do ator desviando o cuidado com o próprio instrumento de trabalho; o emocionalismo indomável e exacerbado não refletido; a hiperreação mediante heterocríticas e feedbacks recebidos no processo criativo; a arrogância do estrelismo rechaçando a chance da interrelação grupal e social; a habilidade da atuação teatral sendo utilizada fora do palco na condição de manipulação consciencial; a ausência de tato ou insensibilidade do diretor teatral aniquilando a autoconfiança do aluno e atuando na condição antiterapêutica ou anticatarse consciencial; o endeusamento teatral gerando nas conscins a estagnação consciencial e fuga evolutiva; a tomada de decisão estimulando posicionamentos do ator-pesquisador; o questionamento da própria consciencialidade mediante identificação com personagens estudados; a autopesquisa a partir dos papéis encenados no teatro; a sabedoria de fazer da vida o palco para catálise das recins necessárias.
          Parafatologia: o desconhecimento do potencial desassimilador do estado vibracional (EV); o teatro despertando a energossomaticidade; a percepção da absorção e exteriorização energética na exposição cênica; o trabalho focado nas bioenergias em dinâmicas teatrais; a possibilidade de ocorrer projeções conscientes (PCs) com atores e espectadores durante o espetáculo teatral; o Curso Intermissivo (CI) enquanto ensaio extrafísico do teatro existencial; os cursos conscienciológicos na condição de sala de ensaio da existência multidimensional; as paraatuações do parapsicodrama; o fato de o termo “energia” ser mencionado no meio teatral e raramente pesquisado; a identificação do acoplamento áurico ambivalente ocorrendo nas práticas teatrais; as assimilações energéticas nas dinâmicas teatrais de contato e improvisação; as vampirizações energéticas de conscins e consciexes; as pesquisas e os laboratórios feitos pelo ator aumentando o rapport entre consciexes e holopensenes baratrosféricos; a labilidade parapsíquica devido às possessões e semipossessões podendo ocorrer na entrega cênica desmedida do ator; as semipossessões patológicas disfarçadas em esplêndidas apresentações; a automimese dispensável quanto às retrovidas artísticas.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autexposição-autopesquisa; o sinergismo ambivalente ator-personagem; o sinergismo texto teatral–evocação holopensênica.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da admiração-discordância; o princípio “isto não é para mim”; o princípio da convivialidade sadia; o princípio cooperativo da liderança no drama espontâneo; a Declaração de Princípios do Teatro-Laboratório de Jerzy Grotowski (1933–1999).
          Codigologia: a atitude ética em função do coletivo e da criação artística como prenúncio do código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da interprisão grupocármica evidenciada na incompreensão da maxidissidência alheia.
          Tecnologia: as técnicas interpretativas; a técnica da tábula rasa para manter a verdade cênica; a ética enquanto técnica da interpretação teatral; a técnica do “e se”; a técnica da exaustão; a técnica do “pare e pense” de Augusto Boal (1931–2009).
          Voluntariologia: a dedicação ao voluntariado na realização de workshops e espetáculos em comunidades carentes; o voluntariado dos Doutores da Alegria.
          Laboratoriologia: o labcon da vivência diária das experiências teatrais.
          Efeitologia: o efeito do exemplarismo pessoal; o efeito da crise no processo teatral; o efeito social da didática do teatro; o efeito do distanciamento e estranhamento da interpretação brechtiana; o efeito bumerangue de atribuir ao outro as autorrepressões.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas pela autexposição teatral; as neossinapses desenvolvidas ao se experimentar autolimites impostos pela zona de conforto; as neossinapses adquiridas pela experimentação de outra lógica pensênica.
          Ciclologia: o ciclo autobservação-conscientização-ação-superação; o ciclo passar pelo ridículo–errar–receber heterocríticas; o ciclo trabalho de mesa–seleção de personagens–ensaios–apresentação.
          Enumerologia: o teatro ritual; o teatro religioso; o teatro infantil; o teatro musical; o teatro de rua; o teatro do oprimido; o teatro terapêutico. A atuação antievolutiva; a atuação assediadora; a atuação manipuladora; a atuação pensada; a atuação evolutiva; a atuação amparada; a atuação interassistencial. A persona bufônica; a persona farsante; a persona comediante; a persona trágica; a persona melodramática; a persona estereotipada; a persona lacrimejante. A terapia paliativa; a terapia consoladora; a terapia propulsora; a terapia esclarecedora; a terapia reciclante; a terapia evolutiva; a impactoterapia.
          Binomiologia: o binômio processo-resultado; o binômio improvisação-revelação; o binômio diálogo-desinibição; o binômino ilusão cênica–ilusão intrafísica; o binômio sedução-manipulação; o binômio mimese representativa–automimese existencial.
          Interaciologia: a interação vontade-hesitação; a interação introspecção-extroversão; a interação indivíduo-espaço; a interação ator-ator; a interação ator-espectador; a interação indivíduo-grupo; a interação coletivos teatrais–coletivos sociais.
          Crescendologia: o crescendo alienação-observação-percepção; o crescendo conflito-confrontação-superação; o crescendo eu-antes–eu-agora–eu-possível–eu-futuro; o crescendo diversão-instrução-criticidade-realidade-transformação; o crescendo trupe mambembe–grupo evolutivo na maxidissidência; o crescendo desdramatização cênica–desdramatização existencial.
          Trinomiologia: o trinômio vontade-intenção-determinação; o trinômio antidesperdício-discernimento-investimento no emprego proexológico das experiências pessoais; o trinômio eu-outro-espaço.
          Polinomiologia: o polinômio pesquisa-ensaio-teática-atuação-mensagem-reflexão reverberando no indivíduo, no grupo e na Sociedade; o polinômio da construção do personagem ator-figurino-adereço-maquiagem-gestualística-corpo-voz.
          Antagonismologia: o antagonismo palco italiano / palco arena sendo metáfora do antagonismo dimensão intrafísica / dimensão extrafísica; o antagonismo ato pensado / ato instintivo; o antagonismo distanciamento / empatia em relação à plateia; o antagonismo aprendizado / tortura na didática de aulas teatrais; o antagonismo espectador ideal / plateia vazia; o antagonismo abordagem traforista / abordagem trafarista enquanto diferentes formas de criação artística; o antagonismo espontaneidade / falta de semancol nas posturas irrefletidas tanto no palco cênico quanto no palco intrafísico.
          Paradoxologia: o paradoxo da interpretação de personagens poder ampliar a bagagem pessoal e ao mesmo tempo poder confundir a própria identidade; o paradoxo da fé cênica transformando a mentira crassa em aparente verdade; o paradoxo de desdramatizar dramatizando no psicodrama.
          Politicologia: a evoluciocracia; a cardiocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço no empenho da conscin no palco teatral evolutivo; as leis de incentivo à cultura.
          Filiologia: a experimentofilia; a neofilia; a reeducaciofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a conviviofobia; a comunicofobia; a heterocriticofobia; a decidofobia; a blemofobia; a doxofobia.
          Sindromologia: a síndrome do artista; a síndrome do “ser ou não ser” evidenciando a indecisão e a pusilanimidade; a síndrome de Pinóquio; a síndrome do histrionismo; a síndrome do protagonista na inadmissão em ser coadjuvante; a síndrome do ostracismo; a arte enquanto fuga na síndrome do estrangeiro; a síndrome da ribalta.
          Maniologia: a palcomania; a egomania; a mania das superstições e mandingas pré-apresentação.
          Mitologia: o mito teatral da orgia dionisíaca; o mito da extroversão necessária do fazer teatral; o mito do ator de novela; o mito do dom inato.
          Holotecologia: a artisticoteca; a convivioteca; a comunicoteca; a experimentoteca; a teatroteca; a psicossomatoteca; a terapeuticoteca.
          Interdisciplinologia: a Terapeuticologia; a Teatrologia; a Gestualística; a Histrionologia; a Comunicologia; a Evoluciologia; a Autexperimentologia; a Autovivenciologia; a Autodiscernimentologia; a Autocriticologia; a Interassistenciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: o elenco do coletivo teatral; a conscin artista; a conscin neofílica; a conscin cobaia; a conscin expressiva; a conscin gesticuladora; a conscin verborrágica; a conscin exibicionista; a conscin mimética; a conscin inibida; a conscin psicossomática; a conscin carente; a conscin apriorista; a conscin ausente e desorganizada; a conscin autovitimizadora; a personalidade tímida; a personalidade comunicante.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o ator; o diretor; o espectador; o autopesquisador; o neofílico; o protagonista; o contrarregra; o cenógrafo; o figurinista; o tímido; o medroso; o super star; o bobo da corte; o canastrão; o sedutor; o fingidor; o manipulador; o melodramático; o chorão; o dramaturgo e ensaísta brasileiro Augusto Pinto Boal; o dramaturgo, poeta e encenador teatral alemão Bertolt Brecht (1898–1956).
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a atriz; a diretora; a espectadora; a autopesquisadora; a neofílica; a protagonista; a contrarregra; a cenógrafa; a figurinista; a tímida; a medrosa; a super star; a boba da corte; a canastrona; a sedutora; a fingidora; a manipuladora; a melodramática; a chorona; a autora e diretora teatral norteamericana Viola Spolin (1906–1994); a escritora e dramaturga brasileira Maria Clara Machado (1921–2001).
          Hominologia: o Homo sapiens actor; o Homo sapiens theatralis; o Homo sapiens palcophilicus; o Homo sapiens histrionicus; o Homo sapiens communicativus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens serenissimus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: terapêutica teatral individual = a vivência cênica pessoal desencadeadora de autorreciclagens; terapêutica teatral grupal = a vivência cênica interpessoal desencadeadora de reciclagem no movimento de grupo.
          Culturologia: a cultura da arte empregada antiproexologicamente.
          Taxologia. De acordo com a Holomaturologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 30 especialidades e as respectivas relações com o potencial reciclante da terapêutica teatral pelas quais pode a conscin motivada se beneficiar:
          01. Atenciologia: o treino da atenção dividida.
          02. Autexpressologia: a utilização da linguagem corporal na comunicação.
          03. Autoconscienciometrologia: a identificação de trafares, trafores e trafais.
          04. Autocontrolologia: a percepção e diminuição do nervosismo e ansiedade.
          05. Cerebelologia: a melhora da coordenação psicomotora.
          06. Comunicologia: a assertividade no discurso e o ato de ouvir intencionalmente.
          07. Confianciologia: a auto e heterossegurança na cooperação grupal.
          08. Confrontologia: o confronto inevitável consigo mesmo.
          09. Conviviologia: a melhora convivencial advinda da autexposição desmistificada.
          10. Criativologia: o aprimoramento da capacidade inventiva.
          11. Cuidadologia: o aprendizado de dividir e zelar pelos auto e heteropertences.
          12. Eficienciologia: a resolução prática de demandas.
          13. Energossomatologia: o aumento da sensibilidade energética.
          14. Fisiologia: a resistência, pronunciação, articulação e entonação vocal.
          15. Gestualística: a limpeza e assertividade nos gestos.
          16. Harmoniologia: a disponibilidade em estar ombro a ombro com os demais no trabalho.
          17. Histrionismologia: o uso da comunicação impactante e enfática, se necessário.
          18. Intencionologia: a legitimidade nas manifestações sem intenções ocultas.
          19. Interdisciplinologia: a conjunção e aproveitamento de diferentes disciplinas.
          20. Intraconscienciologia: a expansão da realidade intraconsciencial.
          21. Maniologia: a reeducação de maus hábitos e manias.
          22. Mimeticologia: a atenção quanto às automatizações comportamentais.
          23. Mnemossomatologia: a capacidade mnemônica ao decorar textos e ações.
          24. Neofiliologia: a vontade em experienciar sempre o novo.
          25. Pesquisologia: o estudo de autores e obras de épocas e contextos distintos.
          26. Presenciologia: a catálise da força presencial.
          27. Psicossomatologia: o treino e domínio das emoções.
          28. Recexologia: a renovação diária inevitável.
          29. Sociologia: a aglutinação social transformadora.
          30. Somatologia: os exercícios físicos sadios no treino corporal.
          Desviologia. No âmbito da Proexologia, apesar de a conscin criteriosa poder desfrutar de ganhos evolutivos no ambiente teatral, deve-se analisar com rigor a necessidade da permanência na atividade, evitando automimeses dispensáveis, fuga da autoproéxis e possível autorrevezamento ectópico.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a terapêutica teatral, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acanhamento: Psicossomatologia; Nosográfico.
          02. Arte sequencial evolutiva: Imageticologia; Homeostático.
          03. Ator de teatrão: Elencologia; Nosográfico.
          04. Aula terapêutica: Taristicologia; Homeostático.
          05. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          06. Catálise consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Comunicação não verbal: Comunicologia; Neutro.
          08. Criatividade evolutiva: Mentalsomatologia; Homeostático.
          09. Drama: Dramatologia; Neutro.
          10. Histrionologia: Comunicologia; Neutro.
          11. Palco existencial: Intrafisicologia; Neutro.
          12. Persona bufônica: Perfilologia; Neutro.
          13. Predisponência à reciclagem: Recexologia; Homeostático.
          14. Síndrome da ribalta: Parapatologia; Nosográfico.
          15. Teatro conscienciográfico: Evocaciologia; Homeostático.
 A TERAPÊUTICA TEATRAL PODE SER INSTRUMENTO AUTOPESQUISÍSTICO ÚTIL CAPAZ DE MOVER O PRATICANTE INTERMISSIVISTA DA ZONA DE CONFORTO, OTIMIZANDO AS ATUAÇÕES ASSISTENCIAIS NO PALCO EVOLUTIVO.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivenciou a terapêutica teatral? Quais resultados evolutivos obteve?
             Bibliografia Específica:
             01. Balona, Málu; Síndrome do Estrangeiro: O Banzo Consciencial; pref. Waldo Vieira; revisores Ana Bonfim; et al.; 314 p.; 2 seções; 14 caps.; 55 abrevs.; 1 entrevista; 28 enus.; 5 escalas; 1 fluxograma; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 30 tabs.; 15 webgrafias; 20 websites; posf.; 4 musicografias; 4 pinografias; 110 filmes; 452 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 100 e 125.
             02. Boal, Augusto; O Arco-íris do Desejo: Método Boal de Teatro e Terapia; 220 p.; 2 partes; 8 caps.; 3 ilus.; 25 técnicas; 22,5 x 15 cm; br.; 2ª Ed.; Civilização Brasileira; Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 28, 29, 34, 37, 41, 42, 52, 73 e 74.
             03. Brecht, Bertolt; Estudos sobre o Teatro (Schriften zum Theater); trad. Fiama Hasse Pais Brandão; 354 p.; 3 partes; 24 caps.; 19 x 14 cm; enc.; Portugália Editora; Lisboa; Portugal; 1964; páginas 128 a 131.
             04. Grotowski, Jerzy; Em Busca de um Teatro Pobre (Towards a Poor Theatre); pref. Peter Brook; trad. Aldomar Conrado; 208 p.; 15 caps.; 16 fotos; 37 ilus.; 21 x 14 cm; br.; Civilização Brasileira; Rio de Janeiro, RJ; 1971; páginas 185 a 187 e 197 a 206.
             05. Haymann, Maximiliano; Síndrome do Ostracismo: Mecanismos e Autossuperação; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araujo; & Julieta Mendonça; 218 p.; 5 seções; 24 caps.; 17 E-mails; 134 enus.; 2 fluxogramas; 1 foto; 1 microbiografia; 2 tabs.; 16 websites; glos. 152 termos; 5 filmes; 202 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 23 e 89.
             06. Januzelli, Antônio (Janô); A Aprendizagem do Ator; 96 p.; 8 caps.; 5 citações; 1 esquema; glos. 18 termos; 23 refs.; 18 x 12 cm; br.; 2ª Ed.; 2ª imp.; Editora Ática; São Paulo, SP; 2003; páginas 7, 11, 13, 27 a 30, 34, 37, 48 e 49.
             07. Moreno, Jacob Levy; O Teatro da Espontaneidade (The Theatre of Spontaneity); revisor técnico Paulo Alberto Topal; trad. Maria Sílvia Mourão Neto; 150 p.; 5 partes; 65 seções; 1 ilus.; glos. 19 termos; 26 x 17,5 cm; br.; 2ª Ed.; Summus; São Paulo, SP; 1984; páginas 14, 21, 45, 54 e 77.
             08. Stanislavski, Constantin; A Preparação do Ator (An Actor Prepares); apres. Sir John Gielgud; trad. Pontes de Paula Lima; 366 p.; 16 caps.; 21 x 13 cm; br.; 25ª Ed.; Civilização Brasileira; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 17, 19 e 235 a 263.
             09. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 110, 380, 468, 469 e 1.069.
             10. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Kátia Arakaki; 176 p.; 40 caps.; 34 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 11 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 4ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 103 e 124.
             11. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 908.
             12. Idem; Temas da Conscienciologia; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Graça Razera; 232 p.; 7 seções; 90 caps.; 10 diagnósticos; 15 E-mails; 115 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 10 pesquisas; 30 testes conscienciométricos; 2 tabs.; 2 websites; 16 refs.; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 34 a 37.
                                                                                                                    G. C. B.