Tendência Inata

A tendência inata é a razão de a conscin, homem ou mulher, seguir determinado caminho, ou agir de certa forma, desde o renascimento nesta dimensão intrafísica, de modo inerente, natural ou congênito, ainda sem qualquer relação com a experiência atual nem influência da imaginação criadora.

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      TENDÊNCIA INATA
                                 (PARAGENETICOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A tendência inata é a razão de a conscin, homem ou mulher, seguir determinado caminho, ou agir de certa forma, desde o renascimento nesta dimensão intrafísica, de modo inerente, natural ou congênito, ainda sem qualquer relação com a experiência atual nem influência da imaginação criadora.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo tendência vem do idioma Latim, tendere, “estender-se; alargar-se (o espaço); estender; apresentar; oferecer; continuar; prolongar; ir para; dirigir-se para; inclinar-se; tender para; ter determinado fito; resistir; combater; pugnar; esforçar-se; empenhar-se; fazer por; estar acampado; acampar”. Apareceu no Século XVII. O vocábulo inato deriva também do idioma Latim, innatus, “nascido em ou sobre; natural; congênito”. Surgiu no mesmo Século XVII.
          Sinonimologia: 01. Ideia inata. 02. Autodisposição natural. 03. Autopredisposição; autopropensão. 04. Inclinação; índole; pendor. 05. Vocação pessoal. 06. Aptidão. 07. Inerência; instinto. 08. Condição pré-ressomática. 09. Talento. 10. Gosto pessoal; intencionalidade.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 12 cognatos derivados do vocábulo tendência: megatendência; minitendência; tendedor; tendedora; tendedura; tendencial; tendencialidade; tendenciosa; tendenciosidade; tendencioso; tendente; tender.
          Neologia. As duas expressões compostas tendência inata sadia e tendência inata doentia são neologismos técnicos da Parageneticologia.
          Antonimologia: 1. Tendência adquirida. 2. Condição pós-ressomática. 3. Aquisição recente. 4. Realizações.
          Estrangeirismologia: o Retrocognitarium; a neoperformance pessoal.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, principalmente da visão humana.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal das tendências naturais; o estágio da retilinearidade da autopensenização; o materpensene pessoal.
          Fatologia: a tendência inata; a autopredisposição natural; a índole da pessoa; os pendores espontâneos; o porão consciencial remanescente na adultidade; as idiossincrasias; o grau da hiperacuidade; o charme pessoal; a vocação profissional; as aptidões pessoais; os megatrafores; os megatrafares; o gosto pessoal; o estilo; a elegância nos modos; o histrionismo natural; a capacidade ou nível da extroversão; a autocomunicabilidade; a intencionalidade; a disposição das aspirações específicas; o patamar da racionalidade; a expressão da intelectualidade; a confluência máxima das tendências, a pessoa, o momento, a ação, o local; a evolução natural como sendo a megatendência.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o nível do autoparapsiquismo; a autoparaprocedência evidente; a paranterioridade das propensões; a sinalética energética e parapsíquica; o estigma paragenético; o macrossoma pessoal; o paramicrochip.


                                          III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico da proéxis (Proexarium).
          Binomiologia: o binômio fator endógeno–fator exógeno; o binômio Socin-meio–evolução-fim; o binômio megatendência-materpensene; o binômio megatendência-megatrafor; o binômio megatendência-megatrafar.
          Trinomiologia: o trinômio (aliteração) simpatia-sincronia-sinergia.
          Polinomiologia: o polinômio (aliteração) retrobiografia-retrovidas-retrossomas-retropensenes; o polinômio interiorose-apriorismose-neofobia-decidofobia.
          Antagonismologia: o antagonismo tendência sadia / tendência doentia; o antagonismo neofilia / neofobia.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Filiologia: a neofilia; a cogniciofilia; a evoluciofilia.
          Sindromologia: a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
          Maniologia: a nostomania.
          Mitologia: a antimitologia.
          Holotecologia: a potencioteca; a cognoteca; a recexoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Parageneticologia; a Mentalsomatologia; a Psicossomatologia; a Experimentologia; a Extrafisicologia; a Seriexologia; a Autobiografologia; a Holomnemônica; a Autoconscienciometrologia; a Intencionologia; a Intrafisicologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o antepassado de si mesmo.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a antepassada de si mesma.
          Hominologia: o Homo sapiens propensus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autoconscientialis; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens intraconscientiologus; o Homo sapiens evolutiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: tendência inata sadia (talento, trafor) = a autopredisposição à assistencialidade interconsciencial; tendência inata doentia (tendenciosidade, trafar) = a vocação natural para as práticas corruptoras das ilicitudes.
          Culturologia: a faixa da multiculturalidade.
          Caracterologia. Sob o enfoque da Conscienciometrologia, as tendências da pessoa, compondo características ou traços do temperamento, podem ser classificadas em duas categorias básicas, as tendências inatas e as tendências adquiridas, aqui dispostas em 10 itens, na ordem cronológica ou funcional na tabela:
                Tabela – Cotejo Tendências Inatas / Tendências Adquiridas
       Nos            Tendências Inatas                       Tendências Adquiridas
      01.    Inerentes                                 Recentes
      02.    Pré-ressomáticas                          Pós-ressomáticas
      03.    Vida pré-fetal (Extrafisicalidade)        Vida humana (Intrafisicalidade)
      04.    Congênitas                                Autovivência atual
      05.    Auto-herança                              Autorreeducação
      06.    Paragenética (Egocarmalidade)             Genética (Grupocarmalidade)
      07.    Potencialidades                           Neossinapses
      08.    Holobiografia (Passadologia)              Autobiografia (Mesologia)
      09.    Retrocons                                 Neocons
      10.    Retroideias (Retroverpons)                Neoideias (Neoverpons)


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a tendência inata, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Agente retrocognitivo inato: Invexologia; Homeostático.
          2. Estigma paragenético: Parageneticologia; Nosográfico.
          3. Faixa conscienciológica: Evoluciologia; Neutro.
          4. Intelectualidade adolescente: Parageneticologia; Homeostático.
          5. Paramicrochip: Paratecnologia; Homeostático.
          6. Paraprocedência: Extrafisicologia; Neutro.
          7. Parautobiografia: Parageneticologia; Homeostático.
   NINGUÉM ESCAPA ÀS TENDÊNCIAS INATAS, POR ISSO
      IMPORTA PESQUISÁ-LAS A FIM DE SE IDENTIFICAR
     A DIREÇÃO MAIS INTELIGENTE E PRIORITÁRIA PARA
    AS NEOAQUISIÇÕES NESTA EXISTÊNCIA INTRAFÍSICA.
        Questionologia. Você já pesquisou razoavelmente as próprias tendências inatas? Tal atitude ampliou a autoconfiança para reviver a existência humana?