O temperamento religioso é o conjunto de características intraconscienciais, inatas e paragenéticas, do comportamento e da manifestação pensênica da consciência, com o predomínio da credulidade, idolatria e baixo nível de discernimento, estruturado no decurso de sucessivas retrovidas no âmbito das religiões e seitas.
Você, leitor ou leitora, já identificou na autopesquisa traços do temperamento religioso? Quais os ganhos evolutivos em reciclar o temperamento dogmático?
TEMPERAMENTO RELIGIOSO (TEMPERAMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. O temperamento religioso é o conjunto de características intraconscienciais, inatas e paragenéticas, do comportamento e da manifestação pensênica da consciência, com o predomínio da credulidade, idolatria e baixo nível de discernimento, estruturado no decurso de sucessivas retrovidas no âmbito das religiões e seitas. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O vocábulo temperamento provém do idioma Latim, temperamentum, “estado; esperança; modo de ser; constituição; modulação; moderação; comedimento; mistura de coisas em determinadas proporções”. Apareceu no Século XIV. A palavra religioso deriva do mesmo idioma Latim, religiosus, “piedoso; pio; religioso; sagrado; consagrado pela religião”. Surgiu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Temperamento dogmático. 2. Temperamento doutrinário. 3. Temperamento supersticioso. 4. Temperamento sectário. 5. Materpensene religioso. Neologia. As duas expressões compostas temperamento religioso ignorado e temperamento religioso autoconsciente são neologismos técnicos da Temperamentologia. Antonimologia: 1. Temperamento descrenciológico. 2. Temperamento universalista. 3. Temperamento científico. 4. Materpensene zetético. Estrangeirismologia: o locus externo de controle; o credo quia absurdum. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Descrenciologia. Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Fé é irracionalidade. Religião: canga ideológica. Castidade: sexualidade antifisiológica. Celibato: impotência sexochacral. Credulidade, não. Descrenciologia. Citaciologia. Eis duas citações caracterizadoras do temperamento religioso: – Acredito que o branco que eu vejo é negro, se a hierarquia da igreja assim o tiver determinado (Inácio de Loyola, 1491–1556). Minha consciência é escrava da palavra de Deus (Martinho Lutero, 1483–1546). Proverbiologia. Eis 2 provérbios relacionados ao tema: – Quem nada sabe, de nada duvida. Deus dá a canga conforme o pescoço. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da irracionalidade; a bitola holopensênica; a opressão holopensênica multimilenar do religiosismo; o materpensene da idolatria; os credopensenes; a credopensenidade; os bradipensenes; a bradipensenidade; os acriticopensenes; a acriticopensenidade; os glicopensenes; a glicopensenidade; os repensenes; a repensenidade; os raptopensenes; a raptopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade. Fatologia: o temperamento religioso; a incoerência do conscienciólogo com temperamento dogmático; a reprodução do traço religioso de devoção às consciências consideradas evoluídas; o plágio, banalização e deturpação de verpons e neologismos da Conscienciologia por místicos; o vocabulário religionário expresso habitualmente; a influência mesológica na estruturação do temperamento religioso; a compreensão da estrutura do temperamento doutrinário para qualificar a convivialidade pró-assistencial com a mesologia religiosa; o ato de viver a própria vida em padrões estabelecidos por outrem; a meta inatingível de agradar a todos; a dificuldade em dizer não; a comunicação redundante; a defesa da autoimagem de santidade; a espera sem fim pelo “messias” prometido e incumbido de salvar e redimir a Humanidade; a implantação sub-reptícia do menticídio em seitas religiosas; a falaciosa abolição de dogmas para fazer média e angariar novos adeptos; o frenesi da plateia absorta na lábia do líder religioso amaurótico; a praxe de fundamentar os argumentos em crenças; a sexualidade considerada pecaminosa; a capacidade de consolação das crenças validadas em verdades absolutas; o aporte existencial da educação religiosa no fomento da erudição, durante séculos; a reciclagem do temperamento religioso. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a inexistência de religiões em comunexes avançadas; a ineficiência energossomática da conscin trancada; a ressoma da consciência intermissivista enquanto convite para a reciclagem do temperamento religioso do grupocarma; as legiões de consciexes parapsicóticas aguardando a prometida ressurreição da carne; a condição do antítipo extrafísico influenciando a conscin religiosa imatura, por meio da transfiguração em “santos”, “mestres”, “anjos” ou “gurus”; a exaltação das semipossessões malignas em templos religiosos; as facções de megassediadores extrafísicos fanáticos; a sedução energossomática, inerente à doutrinação; a postergação da prática da tenepes. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo temperamento religioso–temperamento monárquico–temperamento bélico; o sinergismo patológico terceirização das escolhas–estagnação evolutiva; o sinergismo nosográfico mediunidade reprimida–porão consciencial. Principiologia: a execração do princípio da descrença (PD); a ignorância quanto ao princípio da meritocracia evolutiva. Codigologia: o ausência do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: as teorias da origem da religião; a falácia na teoria da fé raciocinada; o rechaço à teoria da seriéxis; a teoria da robéxis. Tecnologia: a técnica do amparo extrafísico funcional; a técnica da autoconscienciometria; a técnica da autoconsciencioterapia; as técnicas da Descrenciologia; as técnicas da Energossomatologia; as técnicas da Gesconologia; a técnica da invéxis; a técnica da recéxis; a técnica da dupla evolutiva (DE); a técnica da ortopensenidade; a técnica da projecioterapia; a técnica da aquisição do senso universalista; a técnica da tenepes. Voluntariologia: a abordagem equivocada do voluntariado religioso salvacionista; a opção pelo autenfrentamento do temperamento religioso no voluntariado da docência conscienciológica; a autossuperação pela adesão ao paravoluntariado interassistencial da tenepes. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Duplologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Despertologia. Efeitologia: o efeito da heterodoxia na fundação de novas religiões ortodoxas; o efeito das crenças e dogmas na parapsicose pós-dessomática; o efeito da Descrenciologia no afastamento de guias amauróticos e assediadores; o efeito da bitola holopensênica da população impensante; a condição de buscador borboleta enquanto efeito da síndrome do estrangeiro (SEST). Neossinapsologia: a crença dogmática inibidora da geração de neossinapses avançadas. Ciclologia: o ciclo melin-melex; o ciclo automimese existencial–antepassado de si mesmo; o ciclo de verdades inquestionáveis; o ciclo da dependência religiosa; o ciclo vida crítica–saturação religiosa–automaxidissidência. Enumerologia: o nome religioso; o dia religioso; o vocabulário religioso; o gestual religioso; o vestuário religioso; o objeto religioso; a vida religiosa. Binomiologia: o binômio verdade-limite; o binômio discriminação-discordância; o binômio teocracia-sectarismo; o binômio delírio de grandeza–delírio religioso; o binômio lei do menor esforço–acomodação mimética; o binômio cardiochacralidade–labilidade parapsíquica. Interaciologia: a interação dogmatismo religioso–dogmatismo científico; a interação engano parapsíquico–ratificação dos dogmas; a interação inseparabilidade grupocármica–mesologia religiosa; a interação esquema de dependência–distorções cognitivas. Crescendologia: o crescendo celibato–duplismo; o crescendo vocabulário religioso–vocabulário neológico da Conscienciologia; o crescendo voluntariado salvacionista–voluntariado conscienciológico. Trinomiologia: o trinômio ladainha hipnótica–retórica melíflua–parábola obtusa; o trinômio genuflexão-prosternação-persignação; o trinômio poder-posição-prestígio; o desenvolvimento do trinômio enciclopedismo-poliglotismo-polimatia; o trinômio estado vibracional–descablagem energética–lucidez consciencial; o trinômio seriéxis-aculturação-universalismo. Polinomiologia: a anulação consciencial expressa no polinômio voto de pobreza–voto de castidade–voto de obediência–voto de silêncio–voto de clausura; a premência em aplicar o polinômio consciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação. Antagonismologia: o antagonismo temperamento religioso / autonomia consciencial; o antagonismo fins lucrativos / fins assistenciais; o antagonismo cético otimista cosmoético (COC) / crédulo pessimista anticosmoético; o antagonismo confissão dos pecados / conscin-cobaia voluntária; o antagonismo pé-de-meia / voto de pobreza; o antagonismo assistencialismo / assistencialidade. Paradoxologia: o paradoxo de o ex-santo em retrovida poder ser idolatrado por si mesmo na atual existência; o paradoxo do cientista religioso; o paradoxo da religião capitalista. Politicologia: a teocracia; a clerocracia; a monarquia; a derrocada do laicismo. Legislogia: a lei do menor esforço; a lei de Talião. Filiologia: a teofilia; a misticofilia; a assediofilia. Fobiologia: a neofobia fossilizadora; a hipengiofobia estagnadora; a teaticofobia; a parapsicofobia parapsicótica; a bibliofobia; a espectrofobia; a evoluciofobia. Sindromologia: a síndrome da autossantificação; a síndrome de Swedenborg; a síndrome do oráculo; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome do bonzinho; a síndrome do ostracismo. Maniologia: a megalomania religiosa; a sofismomania; a doutrinomania; a sacromania; a hagiomania; a mitomania; a toxicomania. Mitologia: o mito da necessidade de religião; o mito de a religião ser o alicerce da moralidade; o mito de a religião dar significado à vida; o mito da religião universalista; o mito da santidade deposto pela Conscienciometrologia; o mito da infalibilidade papal; os mitos folclóricos. Holotecologia: a religioteca; a dogmaticoteca; a monarquicoteca; a belicoteca; a guruteca; a mimeticoteca; a descrencioteca. Interdisciplinologia: a Temperamentologia; a Conscienciometrologia; a Perfilologia; a Caracterologia; a Biografologia; a Sociometria; a Seriexometria; a Holomaturologia; a Parapatologia; a Hagiologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin devota; a consréu fanática religiosa; a consciência carola; a conscin puritana; a isca humana inconsciente; a consciex parapsicótica; a consciex assediadora; a consbel teoterrorista; a conscin intermissivista; a consciência tenepessista. Masculinologia: o minidissidente; o asceta; o cenobita; o eremita; o anacoreta; o eunuco; o brâmane; o charlatão; o curandeiro; o benzedeiro; o exorcista; o religioso; o rezador; o doutrinador; o missionário; o irmão; o beato; o santarrão; o esotérico; o místico; o maçom; o astrólogo; o cartomante; o quiromante; o mago; o feiticeiro; o vidente; o mestre; o santo; o guru; o papa-passes; o papa-hóstia; o pontífice; o padre; o sacerdote; o pastor; o pai de santo; o médium; o xamã; o rabino; o monge; o muçulmano; o ph.Deus beato. Femininologia: a minidissidente; a asceta; a cenobita; a eremita; a anacoreta; a charlatã; a curandeira; a benzedeira; a exorcista; a religiosa; a rezadora; a doutrinadora; a missionária; a irmã; a beata; a santarrona; a esotérica; a mística; a astróloga; a cartomante; a quiromante; a maga; a feiticeira; a vidente; a mestra; a santa; a guru; a papa-passes; a papa-hóstia; a madre; a sacerdotisa; a pastora; a mãe de santo; a médium; a xamã; a rabina; a monja; a muçulmana; a ph.Deus beata. Hominologia: o Homo sapiens religiosus; o Homo sapiens idolatricus; o Homo sapiens dogmaticus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens demagogus; o Homo sapiens genuflexus; o Homo sapiens doctrinator; o Homo sapiens sanctificatus. V. Argumentologia Exemplologia: temperamento religioso ignorado = os traços dogmáticos manifestos de modo instintivo, sem consciência da impregnação multimilenar na intraconsciencialidade; temperamento religioso autoconsciente = os traços dogmáticos manifestos, porém já reconhecidos por meio da autopesquisa e em processo de reciclagem, objetivando a autossuperação. Culturologia: a cultura das tradições religiosas; a cultura do sagrado. Caracterologia. Sob a ótica da Conscienciometrologia, eis por exemplo, em ordem alfabética, 100 trafares, características ou hábitos disfuncionais passíveis de compor o temperamento religioso: 01. Acobertamento: a dissimulação crassa de atos anticosmoéticos, tais como pedofilia, charlatanismo, lavagem cerebral e escravidão sexual. 02. Acriticismo: a falta de discernimento quanto aos dogmas e verdades absolutas. 03. Alienação: a perda da própria identidade ao acatar os votos religiosos; a alheação à própria realidade existencial e social. 04. Amoralidade: a carência do senso de moralidade; a indiferença à moral. 05. Antizooconvivialidade: o sacrifício de animais em rituais; o ebó. 06. Apego: a predileção recorrente pela crença e hegemonia das verdades absolutas. 07. Arrogância: a superioridade religiosa; a jactância do religioso; a autodenominação escolhido por Deus. 08. Assistencialismo: a assistência para aliciar, fazer média e agradar a todos, sem esclarecer e eliminar o problema. 09. Autassédio: a coroa de espinhos intraconsciencial; o ato de sofrer para ser salvo; a autopensenização monoideica e hipnótica; as ideias de santidade e perfeição. 10. Autocorrupção: a reincidência dos “pecados” ad infinitum; a promessa descumprida. 11. Autodepreciação: o ato de aviltar a si mesmo para aprazer Deus. 12. Autoflagelação: o castigo, tormento ou sacrifício autoimposto para expiar os pecados; a mortificação do soma; o cilício; as romarias de joelhos; o suicídio. 13. Automimese estagnadora: a repetição dispensável de condutas perpetradas em retrovidas. 14. Autoritarismo: a hierarquia religiosa; a ordem incontestável e verticalizada, vinda de superiores ou divindades; a violação da liberdade individual. 15. Avareza: a mesquinhez; a sovinice; o dízimo e doações para o bolso dos líderes religiosos. 16. Bagulhismo: os bagulhos energéticos reforçadores do temperamento religioso. 17. Beatice: a devoção religiosa fingida, exagerada ou afetada. 18. Beligerância: os santos bélicos; as dizimações em nome do deus da paz; a selvageria das guerras santas; os conflitos interreligiões. 19. Bibliofobia: a aversão às verpons libertárias. 20. Bradipsiquismo: a pensenidade lerda; a hipoacuidade; o mentalsoma e chacras corticais bloqueados devido ao desuso. 21. Carência sexual: o celibato; a repressão sexual; o congressus subtilis. 22. Cascagrossismo: a autoparapsiquismo cerceado, tolhido ou bloqueado no decorrer de séculos obscuros sob lavagem paracerebral. 23. Castidade: a abstinência dos prazeres sexuais; o eunuco bioenergético. 24. Charlatanismo: a fraude de psicografias em romances mediúnicos; a mistificação mediúnica; a prestidigitação em cirurgias espirituais. 25. Comodismo: o ato de crer para ser salvo; a comodidade em ter crenças e dogmas para não pensar por si. 26. Conflitividade: o dogma gerador de conflitos; a impossibilidade de ser perfeito; o conflito íntimo por haver pecado. 27. Credulidade: a tendência em acreditar fervorosamente sem reflexão, evidências ou autocomprovação. 28. Cumplicidade nosográfica: os pactos multidimensionais anticosmoéticos; as simpatias, magias e rituais baratrosféricos em conluio com assediadores extrafísicos. 29. Decidofobia: o ato de consultar os espíritos, padres, pastores, mestres e gurus antes de tomar qualquer decisão. 30. Demagogia: a manipulação e domínio das paixões populares por meio de promessas ilusórias, supostamente celestiais. 31. Dependência: o rato de confessionário; a dependência médium–guia amaurótico; os artefatos, objetos e rituais religiosos. 32. Despriorização: a autevolução deixada em segundo plano, à espera de milagres. 33. Dogmatismo: os princípios e crenças, determinados por autoridade religiosa, como verdade incontrovertível e absoluta. 34. Doutrinação: a inculcação sorrateira de crenças e dogmas; as lavagens cerebrais. 35. Dramatização: o exagero sentimental diante dos acontecimentos da vida. 36. Egoísmo: o ato de rogar para si; a religião enquanto bom negócio para os interesses pessoais ou de pequeno grupo afim. 37. Emocionalismo: a exploração da emoção dos devotos por meio de músicas, sermões melífluos e parábolas comoventes; a supremacia do psicossoma. 38. Escravagismo: a apologia à escravidão em textos sagrados; os escravos de guerra dos extremistas islâmicos. 39. Estagnação: o axioma mumificante; o estado estacionário, sem progresso e evolução, aguardando o “juízo final” e a “salvação eterna”. 40. Falaciosismo: as afirmações ilusórias. 41. Fanatismo: a paixão cega e obstinada à doutrina religiosa. 42. Ganância: os fins lucrativos prevalecendo sobre os fins assistenciais; a teologia da prosperidade. 43. Gurulatria: o culto cego a santos, gurus, mestres, animais, divindades ou imagens. 44. Heterassédio: a possessão maligna; o trancamento da mediunidade. 45. Hipocrisia: a falsidade de virtudes, intenções e sentimentos. 46. Histeria: as conscins descontroladas diante do religioso pop star. 47. Homofobia: a explicitação da homofobia em textos religiosos. 48. Humildade: a valorização da fraqueza, submissão e inferioridade. 49. Imaturidade: a baixa aquisição de cons; o porão consciencial duradouro. 50. Incoerência: o “santo”, da igreja para dentro. 51. Ingenuidade: a conscin incauta, facilmente ludibriada em seitas religiosas. 52. Insegurança: a necessidade de orações, mantras e bagulhos para a suposta proteção. 53. Intolerância: a hostilidade às crenças divergentes; a bibliocastia. 54. Inveja: a cobiça hierárquica em instituições religiosas. 55. Irracionalidade: os mitos e dogmas alheios aos argumentos da razão. 56. Machismo: a crença na inferioridade da mulher, desde a Antiguidade; a mulher enquanto propriedade masculina, segundo escrituras; o patriarcado na hierarquia religiosa. 57. Malevolência: a encomenda de assédio extrafísico (magia negra, despachos, macumbas); a Schadenfreude impelida por questões religiosas divergentes. 58. Manipulação: o vocabulário religioso de eufemismos; a adulteração das escrituras. 59. Melancolia: a melin por despriorização evolutiva e consequente melex. 60. Melindrismo: a facilidade em magoar-se; o amuo diante da verdade relativa nua e crua. 61. Misantropia: a clausura monástica; a anticonvivialidade crassa; o religioso associal. 62. Misoginia: o ódio e aversão às mulheres. 63. Monarquismo: o deus rei; as orações salve rainha e pai nosso; as imagens sacras; o trono e a tiara papal; a canonização de monarcas. 64. Monoideísmo: a prevalência da ideia fixa e recorrente, fundamentada em dogmas. 65. Mutilação: a mastectomia; a infibulação; a castração; a circuncisão. 66. Neofobia: a aversão às verdades relativas de ponta; a ojeriza à Ciência. 67. Obscurantismo: o impedimento da difusão do conhecimento com intuito de explorar crendices e superstições. 68. Opulência: as religiões megabilionárias; os artefatos de ouro e pedras preciosas; os templos faraônicos. 69. Parapsicofobia: a demonização dos fenômenos parapsíquicos. 70. Paroquialismo: o interesse tacanho voltado ao grupúsculo afim, sem considerar o melhor para todos, além da comunidade. 71. Passividade: o ato de sempre oferecer a outra face; o carneirismo. 72. Perfeccionismo: a infalibilidade papal; o infundado desejo em tornar-se perfeito. 73. Persuasão: o ato de convencer outrem a professar a crença pessoal. 74. Perversão: os pedófilos na máfia de batina; as perversões sexuais na bíblia. 75. Pessimismo: a visão derrotista e catastrófica de si mesmo, de outrem e do mundo. 76. Preconceito: a ideia preconcebida, fundada em crenças arcaicas. 77. Preguiça: a falta de vontade em pensar por si; a lassidão em autopesquisar-se. 78. Prolixidade: os sermões, cultos ou rezas extensos e enfadonhos. 79. Promiscuidade: as orgias ocultistas; a libertinagem travestida de “amor universal”. 80. Proselitismo: a doutrinação para converter novos adeptos, seguidores ou prosélitos. 81. Prostituição: o sexual jihad; a prostituição sagrada. 82. Pusilanimidade: a falta de coragem para evoluir sem intermediários ou religião. 83. Queixume: a lamúria insistente, importuna e inconsistente em confessionários; a queixa do efeito das próprias escolhas pretéritas multimilenares. 84. Radicalismo: a imposição da verdade absoluta goela abaixo; a implantação da sharia a bombas; a instauração do dogma a ferro e fogo. 85. Repressão: a coibição do ato de pensar por si; a repressão dos interesses pessoais para seguir a vontade de deus. 86. Rigidez: o excesso de rigor na interpretação dos ambíguos textos religiosos. 87. Salvacionismo: a incongruência da salvação pela fé. 88. Sectarismo: o esoterismo; a sociedade secreta; a sonegação de informações. 89. Severidade: a punição severa. 90. Submissão: a obediência irrestrita aos superiores e escrituras; a negação da própria vontade; a genuflexão; a prostração. 91. Taconismo: o predomínio da consolação; a assistência paliativa para fazer média. 92. Tanatofobia: o medo patológico da dessoma, oriundo da existência trancada. 93. Teoterrorismo: o uso do terror para impor a vontade do deus da paz. 94. Terceirização: o ato de deixar a vida nas mãos de Deus; o ato de culpar “satanás” por todos os males e infortúnios da vida. 95. Timidez: o acanhamento excessivo diante do sexo oposto; a inibição. 96. Toxicomania: o consumo de tóxicos em cultos e rituais religiosos. Enciclopédia da Conscienciologia 7 97. Tradicionalismo: o apego acrítico aos costumes, práticas e ideias ultrapassadas. 98. Vaidade: o desejo de ser enaltecido e santificado; a presunção em salvar almas pecadoras; o showman religioso. 99. Vingança: o deus vingativo; a lei de talião; a revanche sanguinolenta entre religiões. 100. Vitimização: o pecado inconfessável; as culpas mortificantes; o calvário autopensênico. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o temperamento religioso, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Alforria da dogmática religiosa: Liberaciologia; Homeostático. 02. Autocientificidade: Autocogniciologia; Homeostático. 03. Beatice: Psicossomatologia; Neutro. 04. Canga tribal: Parapatologia; Nosográfico. 05. Complacência religiosa: Parapatologia; Nosográfico. 06. Doutrinação: Parapatologia; Nosográfico. 07. Esoterismo: Desviaciologia; Nosográfico. 08. Gurulatria: Parapatologia; Nosográfico. 09. Irracionalidade religiosa: Parapatologia; Nosográfico. 10. Linguagem dogmática: Autoconscienciometrologia; Nosográfico. 11. Mitoclastia: Interassistenciologia; Homeostático. 12. Raiz do temperamento: Autotemperamentologia; Neutro. 13. Reciclagem do temperamento: Temperamentologia; Homeostático. 14. Síndrome da autossantificação: Parapatologia; Nosográfico. 15. Zetética: Autopesquisologia; Homeostático. A PARAPATOLOGIA DO TEMPERAMENTO RELIGIOSO AINDA PERMANECE IGNORADA PELA GRANDE MAIORIA DAS CONSCIÊNCIAS. INEVITAVELMENTE, PARA EVOLUIR É NECESSÁRIO ABRIR MÃO DAS CRENÇAS E DOGMAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou na autopesquisa traços do temperamento religioso? Quais os ganhos evolutivos em reciclar o temperamento dogmático? Bibliografia Específica: 1. Dalgalarrondo, Paulo; Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais; 438 p.; 38 caps.; 1 índice; glos. 531 termos; 201 refs.; alf.; ono.; 24,5 x 17,5 cm; enc.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2008; páginas 219, 220 e 223. 2. Dawkins, Richard; Deus, um Delírio; (The God Delusion); trad. Fernanda Ravagnani; 520 p.; 10 caps.; 21 x 14 cm; br.; Companhia das Letras; São Paulo, SP; 2007; páginas 11 a 26, 28, 29, 33, 35, 41, 45, 46, 215, 219, 220, 230 e 231. 3. Harris, Sam; Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Waking Up: A Guide to Spirituality Without Religion); trad. Laura Teixeira Motta; 259 p.; 5 caps.; 1 índice; alf.; 21 x 14 cm; br.; Companhia das Letras; São Paulo; 2015; páginas 162 a 183. 4. Luz, Marcelo da; Onde a Religião termina?; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araujo; & Valana Ferreira; 486 p.; 5 seções; 17 caps.; 12 documentários & minisséries; 17 E-mails; 39 enus.; 149 estrangeirismos; 22 filmes; 1 foto; 79 infográficos; 1 microbiografia; 15 siglas; 2 tabs.; 16 websites; 2 apênds.; 571 refs.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 x 3 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 139 a 141, 190 a 211 e 234 a 247. 5. Reich, Wilhelm; O Assassinato de Cristo (The Murder of Christ); trad. Carlos Ralph Lemos Viana; & Cid Knipel Moreira; revisor José Antônio Fragoso Fernandes; 287 p.; 18 caps.; 126 refs; 1a Ed.; Dom Quixote; Lisboa, Portugal; 1983; páginas 19 a 27 e 223 a 230. 6. Teles, Mabel; Profilaxia das Manipulações Conscienciais; colaboradores Eduardo Ferreira; & Ivo Valente; pref. Flávia Guzzi; revisores Erotides Louly; & Helena Araújo; 346 p.; 6 partes; 44 caps.; 1 cronologia; 17 E-mails; 223 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 32 perguntas; 2 tabs.; 17 websites; glos. 182 termos; 10 filmes; 344 refs.; 1 apênd.; alf.; 21 x 14cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 151 a 170. 7. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 381, 425 a 428, 472, 475, 654, 655, 666, 848 a 852 e 1.011 a 1.013, 8. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 18, 19, 58 a 62, 86, 87, 374 a 377 e 386 a 389. L. F. J.