Temperamento Pacífico

O temperamento pacífico é a manifestação pensênica ou o conjunto de traços conscienciais inerentes à Paragenética da consciência de característica benigna, eutímica, fraterna, conciliadora, apaziguadora, imperturbável e mentalsomática, constituindo fulcro homeostático para o holopensene evolutivo da paz.

Você, leitor ou leitora, considera, sustenta, e defende o estado de paz como sendo condição indispensável para a evolução consciencial? Já pensou em contribuir com as próprias energias pacíficas? Quais foram as iniciativas e / ou os resultados?

      TEMPERAMENTO PACÍFICO
                                 (TEMPERAMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O temperamento pacífico é a manifestação pensênica ou o conjunto de traços conscienciais inerentes à Paragenética da consciência de característica benigna, eutímica, fraterna, conciliadora, apaziguadora, imperturbável e mentalsomática, constituindo fulcro homeostático para o holopensene evolutivo da paz.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra temperamento deriva do idioma Latim, temperamentum, “estado; esperança; modo de ser; constituição; modulação; moderação; comedimento; mistura de coisas em determinadas proporções”. Apareceu no Século XIV. O termo pacífico procede do mesmo idioma Latim, pacificus, “amigo da paz; tranquilo; calmo; conciliador; sereno”. Surgiu também no Século XIV.
          Sinonimologia: 01. Caráter tranquilo. 02. Índole pacificadora. 03. Perfil pacífico. 04. Intraconsciencialidade serena. 05. Perfil conciliador. 06. Feitio apaziguador. 07. Personalidade serena. 08. Temperamento imune ao belicismo. 09. Temperamento anticonflitivo. 10. Temperamento calmo.
          Neologia. As duas expressões compostas temperamento pacífico básico e temperamento pacífico avançado são neologismos técnicos da Temperamentologia.
          Antonimologia: 01. Ânimo passivo; perfil apático. 02. Humor melancólico. 03. Índole beligerante. 04. Aptidão guerreira. 05. Disposição autodestrutiva. 06. Temperamento belicoso. 07. Temperamento tempestuoso. 08. Temperamento guerreiro. 09. Temperamento brigão. 10. Perfil fanático.
          Estrangeirismologia: o modus vivendi pacífico; a condição de selfmade man pacífico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autevoluciologia.
          Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Já temos pacipensenes. Existem escolhas apaziguadoras. Pacificação: calculismo evolutivo. Paz: aquisição evolutiva. Serenismo: alta hospitalar.
          Citaciologia: – Não existe um caminho para a paz. A paz é o Caminho (Mohandas Karamchand Gandhi, 1869–1948).


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal de pacificação; os benignopensenes; a benignopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os rastropensenes; a rastropensenidade; os pacipensenes; a pacipensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os raciocinopensenes; a raciocinopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os seripensenes; a seripensenidade; os heredopensenes; a heredopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; a fôrma holopensênica pacífica; a autopensenização retilínea; a autopensenização carregada no pen; a sustentabilidade do holopensene pacífico intraconsciencial; o holopensene pessoal da autopesquisa paciológica; o holopensene do epicentro gerador de paz.
          Fatologia: o temperamento pacífico; a necessidade de estar em paz; a reação sem agressividade; a convergência dos traços conscienciais para a acalmia íntima; o predomínio da empatia no convívio fraterno; a predisposição apaziguadora; a priorização do estudo; a compreensão fraterna; a postura de conciliação; a paciência; a ponderação; a harmonia consciencial; as boas intenções; a cooperação; o altruísmo; o abertismo; o uso da razão a favor da paz; a ancoragem interna; o autocontrole; o traço consciencial de solidariedade; o exemplarismo pacífico; a procura do equilíbrio íntimo; o vocabulário pessoal da paz; os valores pessoais pacificadores; a força presencial eutímica; as autorreciclagens apaziguadoras; a recusa ao comportamento e atitudes beligerantes; a benignidade nas interrelações; as escolhas sedimentadoras do pacifismo; a evitação de esportes de mútua agressão; a escolha das amizades construtivas; o antibagulhismo belicoso; a priorização do mentalsoma; a acalmia intraconsciencial no convívio com as outras consciências; a aversão à violência; a boa educação no convívio diário; a amabilidade; a bondade enquanto tendência ectópica para a religiosidade; os neoconceitos sobre a paz; o foco na auteducação evolutiva; o estudo da Paciologia; o foco na evolução; o calculismo evolutivo; a inteligência evolutiva (IE); a cosmovisão evolutiva; a proatividade pacífica no convívio com as consciências; as implicações holocármicas do pacifismo; a assessoria dos evoluciólogos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o encapsulamento energético; a desassimilação de energias; a autovivência da tenepes; o amparo extrafísico; a autovivência da ofiex; os estudos da paz nos Cursos Intermissivos (CI); a auteducação proporcionada pelas experiências fora do corpo humano; a participação extrafísica junto aos trabalhos fraternos da reurbanização; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a função de parapacificador grupal do evoluciólogo; o contato com a Comunidade Extrafísica dos Evoluciólogos; a função de parapacificador intercontinental do Serenão.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autopacificação-autolucidez; o sinergismo autoimperdão-heteroperdão; o sinergismo autamparo-heteramparo na interassistência; o sinergismo do uso cosmoético dos atributos do mentalsoma; o sinergismo inteligência contextual–inteligência evolutiva; o sinergismo inteligência emocional–inteligência evolutiva; o sinergismo ortopensene–pacipensene–força presencial.
          Principiologia: o princípio cosmoético da interdependência evolutiva; o princípio da inseparabilidade evolutiva; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da autoconstrução intransferível do próprio caráter; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio “se não é bom, não serve mesmo, não adianta fazer maquilagem”; o princípio da paz íntima ser responsabilidade intransferível.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) reforçando a paz íntima; a cláusula pacifista compondo o CPC.
          Teoriologia: a teoria do paradigma consciencial; a teoria dos Cursos Intermissivos; a teoria do autodelineamento constante da personalidade; a teoria da recuperação das unidades de lucidez (cons); a teoria das recins; a teática da experiência fora do corpo; a teoria da constante erudição consciencial; a teoria do holocarma; a teoria dos Serenões.
          Tecnologia: a técnica da conscin-cobaia voluntária; as técnicas autoconscienciométricas; as técnicas de movimentação bioenergética; a técnica do encapsulamento energético; a técnica de identificação das sinaléticas energéticas e parapsíquicas pessoais; a técnica da desassim; a técnica da recéxis; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do autorrevezamento multiexistencial.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico; o voluntariado na docência conscienciológica; o paravoluntariado junto à equipex especialista da paz.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Reeducaciologia; o Colégio Invisível dos Cosmoeticistas; o Colégio Invisível dos Pensenólogos; o Colégio Invisível dos Conscienciometrologistas; o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o efeito potencializador da paz íntima na interassistencialidade; os efeitos da autopacificação na obtenção e manutenção da autodesperticidade; o efeito autodesassediador adquirido pelo estudo da paz; o efeito autevolutivo obtido pelas recins e recéxis; o efeito libertador do holopensene pacificador.
          Neossinapsologia: as neossinapses transcendentes derivadas das paraneossinapses;
 as neossinapses geradas sobre si mesmo; as neossinapses prioritárias desencadeadas pelas pesquisas da paz.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial da consciência contribuindo para a tranquilidade íntima; o ciclo educação para a paz–a paz para a educação; o ciclo vida para a paz–paz para a vida.
          Enumerologia: a tendência pacífica; a interação pacífica; a operosidade pacífica; a mentalidade pacífica; a psicosfera pacífica; a ortoliderança pacífica; a autossustentabilidade pacífica.
          Binomiologia: o binômio evolutivo paciência-persistência; o binômio erro-acerto; o binômio admiração-discordância; o binômio intenção cosmoética–ação cosmoética.
          Interaciologia: a interação dos trafores cosmoéticos; a interação dos pacipensenes.
          Crescendologia: o crescendo estar pacífico–ser pacífico; o crescendo intraconsciencial expansão da paz interior–expansão do mentalsoma.
          Trinomiologia: o trinômio anticonflitividade–pacificação íntima–serenismo; o trinômio caminho-meio-fim cosmoéticos na interassistência.
          Polinomiologia: o polinômio tendências-escolhas-atitudes-ações de caráter homeostático; o polinômio intenção-objetivo-determinação-perseverança no âmbito da cosmoética; o polinômio intenção-posicionamento-pacificação-interassistência.
          Antagonismologia: o antagonismo acalmia íntima / tormenta íntima; o antagonismo amparar / desamparar; o antagonismo paciência / impaciência; o antagonismo ponderação / impulsividade; o antagonismo cuidado / negligência; o antagonismo altruísmo / egoísmo.
          Paradoxologia: o paradoxo de o propositor do Prêmio Nobel da Paz, o sueco Alfred Bernhard Nobel (1833–1896), ter sido o inventor da dinamite.
          Politicologia: a evoluciocracia; a conscienciocracia; a lucidocracia; a cosmocracia; a cognocracia; a cosmoeticocracia; a serenocracia; a autopesquisocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; as leis da Parafisiologia; as leis da Seriexologia; o respeito às leis cármicas; as leis da Interassistenciologia; o respeito às leis cósmicas.
          Filiologia: a paciofilia; a interassistenciofilia; a neofilia; a conscienciofilia; a traforofilia; a autopesquisofilia; a voliciofilia; a serenofilia; a cosmofilia; a cosmoeticofilia; a reeducaciofilia; a lucidofilia.
          Fobiologia: a profilaxia da conscienciofobia; a superação da neofobia; a evitação da xenofobia; a eliminação da projeciofobia; a extinção da autopesquisofobia; a cura da reciclofobia; o fim da tanatofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome do estrangeiro (SEST); a erradicação da síndrome da ectopia afetiva (SEA); a evitação da síndrome de Messias.
          Maniologia: o abandono da belicomania.
          Mitologia: o mito da mudança sem reciclagem; a erradicação do mito da paz íntima sem autesforço; a abolição do mito de a paz ter natureza passiva.
          Holotecologia: a pacificoteca; a serenoteca; a assistencioteca; a convivioteca; a reurbanoteca; a paradireitoteca; a cosmoeticoteca; a recicloteca; a autopesquisoteca.
          Interdisciplinologia: a Temperamentologia; a Paciologia; a Autolucidologia; a Ortopensenologia; a Autoconscienciometrologia; a Teaticologia; a Cosmoeticologia; a Traforologia; a Desassediologia; a Evoluciologia; a Serenologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: o ser pacífico; a conscin pacificadora; a conscin benigna; a consciência ortocentrada; a pessoa de boa vizinhança; a personalidade panos quentes; a pessoa apagadora de incêndios nos interrelacionamentos; a conscin universalista; a conscin serena; a consciência mentalsomática; a conscin mediadora; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser maxifraterno; o ser interassistencial; a minipeça interassistencial; a conscin cosmoética; a conscin autopesquisadora; a Consciex Livre (CL).
          Masculinologia: o defensor da paz; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autoimperdoador; o heteroperdoador; o autodecisor; o intermissivista; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o paciólogo; o amigo da paz; o Serenão.
          Femininologia: a defensora da paz; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autoimperdoadora; a heteroperdoadora; a autodecisora; a intermissivista; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a pacióloga; a amiga da paz; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens benignus; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens praeperdonator; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens serenissimus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: temperamento pacífico básico = a manifestação pensênica eutímica da conscin assistente nos trabalhos voluntários da tenepes; temperamento pacífico avançado
= a manifestação pensênica plena de tranquilidade íntima da conscin refratária aos assédios no front da interassistencialidade e nos trabalhos de reurbanização extrafísica.
          Culturologia: a cultura de paz; a cultura da intercooperação; a cultura da autopesquisa; a cultura da benignidade; a cultura traforista; a cultura da cosmoeticidade; a cultura da serenidade; a cultura da profilaxia da violência; a cultura da pacificação multidimensional.
          Taxologia. Conforme a Cronologia, eis, por exemplo, duas categorias de paz íntima passíveis de serem vivenciadas pela consciência em evolução:
          1. Temporária: a condição momentânea de pacificação íntima.
          2. Permanente: a condição contínua de pacificação íntima.
          Caracterologia. Sob a ótica da Perfilologia, eis por exemplo, na ordem alfabética, 31 traços do temperamento pacífico:
          01. Abertismo.
          02. Abnegação.
          03. Acalmia.
          04. Altruísmo.
          05. Amabilidade.
          06.  Anticonflitividade.
          07.  Autodesassedialidade.
          08.  Autorreflexibilidade.
          09.  Benignidade.
          10.  Bom humor.
          11.  Bondade.
          12.  Compreensão.
          13.  Cooperação.
          14.  Diplomacia.
          15.  Empatia.
          16.  Equilíbrio.
          17.  Fraternismo.
          18.  Harmonia.
          19.  Honestidade.
          20.  Intencionalidade cosmoética.
          21.  Ortopensenidade.
          22.  Otimismo.
          23.  Paciência.
          24.  Pacificidade.
          25.  Perseverança.
          26.  Ponderação.
          27.  Prestimosidade assistencial.
          28.  Racionalidade.
          29.  Respeito à manifestação consciencial.
          30.  Tranquilidade.
          31.  Serenidade.
          Delineamento. O autodelineamento evolutivo, intransferível, da consciência é conquista traforista alcançada depois de muitas experiências por inúmeros ciclos multiexistenciais.
          Iniciativa. Sob a ótica da Evoluciologia, existem iniciativas evolutivas, lúcidas, permeando o aprimoramento da consciência, na aquisição e no refinamento dos traços conscienciais. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 15 atitudes, posturas ou condições pacificadoras da consciência:
          01. Anticonflitividade. A eliminação dos conflitos intraconscienciais.
          02. Autopacificação. O autoperdão e o heteroperdão como pacificadores evolutivo.
          03. Cooperação. O trabalho conjunto com os amparadores.
          04. Criticidade. A autocrítica e heterocrítica constante.
          05. Educação. A tarefa de orientação evolutiva.
          06. Erudição. A escolha pela auteducação cosmoética.
          07. Fraternidade. O equilíbrio emocional da dupla evolutiva (DE).
          08. Homeostasia. A homeostase holossomática pacificadora.
          09. Intencionalidade. A qualificação cosmoética das intenções na interassistêcia.
          10. Mentalsomaticidade. A predominância do mentalsoma como agente decisor.
          11. Multidimensionalidade. A vivência da consciencialidade cosmoética.
          12. Ortocentramento. A vivência pelos valores internos construídos ao longo do tempo.
          13. Posicionamento. O posicionamento cosmoético pacificador deliberado.
          14. Reciclogenia. As recins e recéxis quanto a forma pessoal de funcionar.
          15. Reflexividade. O estudo e autorreflexão quanto às realidades do Cosmos.


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o temperamento pacífico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Acalmia mental: Mentalsomatologia; Homeostático.
            02. Autopacificação teática: Pacifismologia; Homeostático.
            03. Autopacificação tenepessista: Experimentologia; Homeostático.
            04. Autopensenização polifásica: Pensenologia; Neutro.
            05. Avanço da razão: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            06. Bom-caráter: Temperamentologia; Homeostático.
            07. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
            08. Cultura de paz: Pacifismologia; Homeostático.
            09. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
            10. Paciologia: Holopesquisologia; Homeostático.
            11. Pacipensene: Paciologia; Homeostático.
            12. Raiz do temperamento: Autotemperamentologia; Neutro.
            13. Reciclagem do temperamento: Temperamentologia; Homeostático.
            14. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático.
            15. Técnica da anticonflituosidade-autopacificação: Autexperimentologia; Neutro.
  O TEMPERAMENTO PACÍFICO CONSTITUI MAXIDISSIDÊNCIA DO HOLOPENSENE BELICISTA ANTIEVOLUTIVO, QUALIFICANDO A CONSCIÊNCIA QUANTO À INTERASSISTÊNCIA, À AUTEVOLUÇÃO LÚCIDA E À MEGAFRATERNIDADE.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera, sustenta, e defende o estado de paz como sendo condição indispensável para a evolução consciencial? Já pensou em contribuir com as próprias energias pacíficas? Quais foram as iniciativas e / ou os resultados?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 96, 97, 118, 119, 123, 125, 216, 226, 227 e 248.
            2. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 806 a 809 e 831 a 833.
            3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 185, 189, 282, 351, 385, 440, 534, 644, 840, 967, 989, 1.066 e 1.096.
            4. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.232 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 1.907 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4ª Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 28, 150, 265, 428, 459, 533, 635, 713, 722, 728, 779, 796, 895, 918, 945 e 966.
           5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 79, 129, 141, 400, 444, 493, 547, 699, 713 e 749.
                                                                                                                U. C. S.