Teletertuliano Assíduo

O teletertuliano assíduo é a conscin, homem ou mulher, dedicada, interessada e participante diária das duas horas das tertúlias ou debates conscienciológicos transmitidos online, a partir do Tertuliarium do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).

Você, leitor ou leitora, se predispõe à imersão holopensênica nas tertúlias conscienciológias online, diariamente? Já cogitou a possibilidade de contribuir com os trafores pessoais na participação a distância?

      TELETERTULIANO ASSÍDUO
                                   (AUTODIDATICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O teletertuliano assíduo é a conscin, homem ou mulher, dedicada, interessada e participante diária das duas horas das tertúlias ou debates conscienciológicos transmitidos online, a partir do Tertuliarium do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição tele vem do idioma Grego, tele, “longe; ao longe; de longe”. Apareceu, em cultismos, a partir do Século XIX. O termo tertúlia deriva do idioma Espanhol, tertulia, “reunião de gente para discutir ou conversar”. Surgiu, no idioma Espanhol, em 1630. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo assíduo procede do idioma Latim, assiduus, “que está sempre presente; constante; frequente; insistente”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Teletertuliano regular; teletertuliana regular. 2. Teletertuliano constante; teletertuliana constante. 3. Teletertuliano contínuo; teletertuliana contínua. 4. Conscin perseverante das tertúlias conscienciológicas online. 5. Telequestionador rotineiro das tertúlias conscienciológicas online; telequestionadora rotineira das tertúlias conscienciológicas online.
          Neologia. As 3 expressões compostas teletertuliano assíduo, teletertuliano assíduo online e teletertuliano assíduo offline são neologismos técnicos da Autodidaticologia.
          Antonimologia: 1. Teletertuliano esporádico; teletertuliana esporádica. 2. Teletertuliano ocasional; teletertuliana ocasional. 3. Conscin inconstante das tertúlias conscienciológicas online. 4. Telequestionador irregular das tertúlias conscienciológicas online; telequestionadora irregular das tertúlias conscienciológicas online.
          Estrangeirismologia: o Grafopensenarium; a boîte de médicaments conscienciológica; os insights via Internet; os debates multidisciplinares do Eranoskreis; a educação convencional online gratuita e global da Khan Academy; a locução latina repetita iuvant; o home learning evolutivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades, mentais notadamente do autodiscernimento quanto à infocomunicabilidade interassistencial.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Assiduidade gera comprometimento. Evoluimos debatendo neoideias.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da conscin questionadora; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os antipensenes; a antipensenidade; o aprofundamento da origem e causa dos autopensenes; a autopensenidade; os criptopensenes; a criptopensenidade; os heuristicopensenes; a vivência da heuristicopensenidade; os grafopensenes revelando trafor ocioso; os grafopensenes criados a partir das anotações diárias, contribuindo na neopensenidade pessoal; a grafopensenidade; a reciclagem holopensênica selecionando novos interesses; a percepção do alcance multidimensional dos pensenes até então ignorada.
          Fatologia: o descobrimento das tertúlias conscienciológicas online; a afinidade com os conceitos da Conscienciologia; o autodidatismo; a leitura atenta dos verbetes; a formulação e encaminhamento de perguntas contribuindo para o debate online; a coerência dos neologismos; a liberdade de argumentação sem dogmas e apreensões; a atração pela lógica dos conteúdos do verbete-aula; a experimentação e autenfrentamento dos temas apresentados; as reciclagens a partir das autexperimentações; a compreensão da amplitude da tares policármica; a crise de crescimento prévia; a predisposição em questionar, responder e anotar; as tertúlias recalibrando a bússola consciencial; a saída da zona de conforto; a percepção das automimeses; a atividade profissional artística sendo colocada entre parênteses em favor da atividade intelectual e assistencial; a disponibilidade consciencial; a autopesquisa imprescindível; a organização autoimposta pelo armazenamento de anotações; a identificação e triagem dos bagulhos energéticos exemplificados e discutidos durante as tertúlias; a transformação do espaço de trabalho em local de estudo; a desconstrução gradativa das crenças e amuletos; a autorrevalorização intelectual devido às novas reflexões contínuas; a sequência inteligente de desilusões; a reconstrução dos próprios princípios; a listagem proativa pessoal; a vida mais coerente; a autestima renovada; o aprendizado à distância possibilitando compreender as questões evolutivas; a escrita diária assentando a ansiedade; a reeducação emocional; a proximidade estabelecida com o verbetógrafo veterano; o acolhimento ao neoverbetógrafo e à neoverbetógrafa; o aumento da acuidade na leitura das entrelinhas das comunicações durante o debate; a riqueza da Seção Detalhismo dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia (EC) expandindo a tares; os ganchos paradidáticos da Seção Estrangeirismologia; os frutos colhidos com o estudo da Enciclopédia da Conscienciologia servindo ao modo de remédio intra e interconsciencial eficaz; o comprometimento gerado pelos aportes recebidos; a responsabilidade pelas novas experiências e entendimentos; a assistência antecipada percebida ostensivamente; o programa Amigos da Enciclopédia patrocinando a transmissão das tertúlias online; o curso Programa Verbetografia da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS), favorecendo a proposição e escrita de neoverbetes; o upgrade da condição de teletertuliano para neoverbetógrafo; a primeira megagescon grupal do Planeta, a Enciclopédia da Conscienciologia; os livros da Conscienciologia apresentados durante as tertúlias e alguns deles, disponíveis para download no site da Associação Internacional Editares (EDITARES); os cursos a distância da Conscienciologia; o estudo do Conscienciograma complementando e ampliando o entendimento integral da consciência, favorecendo a contribuição argumentativa assídua nas tertúlias; o atendimento intensivo na Consciencioterapia contribuindo tanto para a compreensão intraconsciencial, quanto para o entendimento dos assuntos debatidos nas tertúlias; as novas escolhas evolutivas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o teletertuliano assíduo absorvendo e exteriorizando energias renovadoras; o estado vibracional espontâneo finalmente compreendido; a aplicação funcional da vontade e da energia para a instalação do EV; o conhecimento das bioenergias; o descortínio gradual e destemido ante o parapsiquismo; o incremento da autoconfiança no parapsiquismo; os fenômenos parapsíquicos analisados com crescente autocrítica; a telepatia; a extrapolação parapsíquica tal qual despertadora da realidade consciencial; a parapercepção da dimener; a parapercepção a distância do campo energético instalado no verbete-aula.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo das energias conscienciais dos tertulianos; o sinergismo autevolutivo intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o sinergismo automotivação evolutiva–autodisciplina perseverante.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio evolutivo de sempre ser tempo de mudar; o princípio da reeducação continuada.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do pensene; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da evolução consciencial; a teoria da argumentação.
          Tecnologia: a técnica da cópia ipsis litteris; a técnica da circularidade; a técnica do autenfrentamento; a técnica de nenhum dia sem linha; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da recin; a técnica da recéxis; a técnica do registro pessoal dos temas das tertúlias; a técnica autopesquisística antonimológica; a técnica tertuliária indireta; a técnica da pesquisa etimológica.
          Voluntariologia: os voluntários conscienciológicos teletertulianos; os voluntários informatas da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Proexologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometria.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Infocomunicólogos; o Colégio Invisível dos Intermissivistas.
          Efeitologia: o efeito da constância tertuliária; o efeito irradiante das tertúlias online; o efeito da autocura advindo das neocompreensões intraconscienciais; o efeito de o posicionamento pessoal redirecionar a trajetória evolutiva; o efeito expansivo da tares devido a intensificação do debate promovido pela maior participação dos tertulianos veteranos; o efeito do autodidatismo na reconstrução da autocriticidade; o efeito democrático do aprendizado online; o efeito interassistencial dos temas homeostático-neutro-nosográfico dos verbetes.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas a partir da análise diária das tertúlias conscienciológicas; a reciclagem das retrossinapses abrindo espaço às neossinapses; as neossinapses recicladoras promovidas pelo desassédio mentalsomático; as autaquisições das neossinapses verponológicas provenientes dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Ciclologia: o ciclo da aquisição de ideias no holopensene das tertúlias; o ciclo autodidata interrogação-pesquisa-compreensão; o ciclo ler-ouvir-refletir-questionar-registrar; o ciclo de domingo a domingo.
          Enumerologia: a teática da intercompreensão por meio das tertúlias; a autorreeducação por meio das tertúlias; a autassistência por meio das tertúlias; a autopesquisa por meio das tertúlias; a autorganização por meio das tertúlias; a grafopensenidade por meio das tertúlias; a autorrotina útil por meio das tertúlias. O debate conscienciológico; o debate global; o debate sem fronteiras; o debate planetário; o debate universalista; o debate holocármico; o debate multidimensional.
          Binomiologia: o binômio produtividade–ritmo tertuliano; o binômio motivação-realização; o binômio responsabilidade-comprometimento; o binômio recebimento-retribuição; o binômio predisposição energética–recepção energética; o binômio recin-recéxis; o binômio avanços evolutivos individuais–avanços evolutivos coletivos.
          Interaciologia: a interação autodidatismo permanente–autoqualificação crescente; a interação teletertuliano-tertuliano-paratertuliano; a interação exercício repetido–autorganização; a interação assiduidade-desempenho; a interação teoria-experimento; a interação novos hábitos intelectuais–novo padrão comportamental evolutivo; a interação gestão da atenção–mudança de bloco pensênico; a interação agilização do pensamento–desafios intelectivos.
          Crescendologia: o crescendo das cognições verponológicas; o crescendo autodidatismo simples–autodidatismo multidisciplinar; o crescendo teletertuliano passivo–teletertuliano ativo–teletertuliano ativo assíduo–neoverbetógrafo; o crescendo participação online–participação presencial; o crescendo abordagens intrafísicas–abordagens parapsíquicas; o crescendo da hiperacuidade através da elaboração pensênica qualificada.
          Trinomiologia: o trinômio remédio-recurso-retificação; o trinômio luz-lupa-lápis; o trinômio detalhismo–autopesquisa–associação de ideias; o trinômio acompanhamento presencial–acompanhamento remoto–acompanhamento tardio; a comunicação ideativa expressa no trinômio pensene-holopensene-grafopensene; o trinômio apresentação do verbete–autassistência–heterobenefício da divulgação da tares policármica.
          Polinomiologia: o polinômio de aportes cognitivo-intelectivo-energético-parapsíquico-assistencial; o polinômio comunicativo emissão-transmissão-recepção-feedback; o polinômio compreender-contribuir-refletir-argumentar-assimilar-experimentar; o polinômio de perguntas simplórias-básicas-confusas-criativas-complexas; as tertúlias qual antídoto ao polinômio ignorância–crença ultrapassada–distorções cognitivas–retropensenes doentios; o polinômio reflexão–lucidez–responsabilidade–interassistencialidade cosmoética.
          Antagonismologia: o antagonismo trafor / trafar; o antagonismo razão / emoção; o antagonismo dispersão / rotina útil; o antagonismo nonsenses / coerência; o antagonismo conformidade / criatividade; o antagonismo vontade débil / vontade inquebrantável; o antagonismo educação pessoal / lavagem subcerebral; o antagonismo inércia / automotivação.
          Paradoxologia: o paradoxo de a distância poder aproximar; o paradoxo de a crise de identidade levar ao autoconhecimento; o paradoxo de a distância ser secundária na recepção e exteriorização energética; o paradoxo de as divergências serem valiosas para o exercício heterocrítico nos debates dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; o paradoxo de a simplificação da escrita propiciar a ampliação da comunicabilidade.
          Politicologia: a lucidocracia; a cognocracia; a conscienciocracia; a tecnodemocracia; a infodemocracia; o descarte da autocracia; a democracia tertuliana evidenciada na entrada franca e na liberdade de questionamentos.
          Legislogia: a lei do maior esforço na busca pelo autoconhecimento; as leis da maxiproéxis grupal.
          Filiologia: a neofilia; a comunicofilia; a pesquisofilia; a conscienciofilia; a voliciofilia; a enciclofilia; a tertuliofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a evoluciofobia; o medo da autexposição.
          Sindromologia: a remissão da síndrome da dispersão consciencial; a eliminação da síndrome da insegurança.
          Maniologia: a mania patológica de buscar apoio psicológico nos outros; a mania sadia de anotar as ideias e insights pessoais.
          Mitologia: a autopesquisa crítica contribuindo na queda dos próprios mitos multimilenares por meio do autoconhecimento e exercícios de autocrítica; o mito do fim do ciclo de estudos; a eliminação do mito da liberdade consciencial corresponder a deixar-se levar pela vida.
          Holotecologia: a infoteca; a comunicoteca; a argumentoteca; a logicoteca; a tertulioteca; a mentalsomatoteca; a autopesquisoteca; a conscienciometroteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Autodidaticologia; a Tertuliologia; a Infocomunicologia; a Telepedagogologia; a Comunicologia; a Parapercepciologia; a Determinologia; a Autodiscernimentologia; a Reeducaciologia; a Mentalsomatologia; a Autoconscienciometrologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consréu ressomada; a isca humana inconsciente; a conscin outsider conscienciológica; a equipe multiprofissional das tertúlias; a conscin neofílica; a conscin autodidata; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; o ser desperto; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o teletertuliano assíduo; o teletertuliano crítico interativo; o teletertuliano incógnito; o telespectador investigador; o telespectador conscienciológico; o telespectador escritor; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a teletertuliana assídua; a teletertuliana crítica interativa; a teletertuliana incógnita; a telespectadora investigadora; a telespectadora conscienciológica; a telespectadora escritora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a completista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens teletertulianus; o Homo sapiens informaticus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens verbetologus; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens encyclopaedologus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens teleguiatus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens interassistentialis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: teletertuliano assíduo online = a pessoa com disponibilidade e / ou flexibilidade de horários acessando em tempo real, diariamente, as tertúlias conscienciológicas; teletertuliano assíduo offline = a pessoa com menos disponibilidade e / ou inflexibilidade de horários, acessando a posteriori (replay), diariamente, as gravações das tertúlias conscienciológicas.
          Culturologia: a cultura da Telecomunicologia vivenciada diariamente por meio do Tertuliarium; a cultura da Descrenciologia; a cultura da Refutaciologia; os choques gerados pela cultura conscienciológica; a Multiculturologia.
          Taxologia. No contexto da Infocomunicologia, a teletertuliana e o teletertuliano assíduos podem ser classificados, em relação à aquisição do conteúdo assimilado e debatido durante as tertúlias conscienciológicas online, por exemplo, em 4 tipos listados em ordem crescente de autocompreensão evolutiva:
          1. Passivo. Descobre e procura entender o conteúdo de maneira superficial. Pergunta e participa esporadicamente segundo interesses pessoais.
          2. Argumentador. Absorve o conteúdo de modo racional, priorizando a participação pessoal com perguntas de maneira regular sem aprofundar em autopesquisas conclusivas sistematizadas.
          3. Autopesquisador. Absorve e coloca em prática o conteúdo de modo racional e autopesquisístico, participando ativamente com perguntas e realizando conclusões pessoais adequadas, sem acabativa gesconológica.
          4. Grafopensenizador. Desenvolve e realiza a escrita das neoideias e conclusões pessoais com objetivo de publicação gesconológica tarística, por exemplo, a escrita do primoverbete efetivando a autoinclusão verbetográfica.
          Ganhos. Segundo a Intrafisicologia, a conscin teletertuliana assídua, homem ou mulher, em contato diário com o holopensene das tertúlias conscienciológicas, pode desenvolver qualidades, condutas ou atitudes com repercussões na dimensão extrafísica ao modo, por exemplo, das 18 dispostas em ordem alfabética:
          01. Abertismo. Declínio das ideias fixas e estagnadoras.
          02. Assertividade. Desenvolvimento da assertividade nas decisões e escolhas.
          03. Assistencialidade. Satisfação pela interassistencialidade.
          04. Autafetividade. Valorização do melhor de si.
          05. Autocognição. Aconchego intraconsciencial pelo autoconhecimento.
          06. Autocriticidade. Aumento da autocrítica proporcionando crescente coerência e autestima.
          07. Autodesassedialidade. Redução dos autassédios.
          08. Autopacificação. Alegria de viver automanifesta pela pacificação íntima.
          09. Cosmoeticidade. Reavaliação da autoconduta cosmoética.
          10. Culturalização. Ampliação da cultura útil.
          11. Disciplina. Revisão das rotinas e atividades intrafísicas, com crescente disciplina.
          12. Energossomaticidade. Mobilização diária das energias consciencias e instalação do EV.
          13. Grafofilia. Facilidade na escrita e aumento do dicionário cerebral.
          14. Harmonização. Equilíbrio gradativo dos estados emocionais.
          15. Paraperceptibilidade. Inclusão do parapsiquismo enquanto ferramenta fundamental para a vida consciencial.
          16. Pesquisofilia. Motivação à pesquisa e autopesquisa.
          17. Reciclofilia. Coragem para as reciclagens necessárias.
          18. Saúde. Melhora da disposição física e mental.
          Tipologia. Sob a ótica da Parapercepciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 8 tipos de parapercepções passíveis de serem vivenciadas, pelo teletertuliano ou teletertuliana em local habitual, ou durante eventual participação presencial no Tertuliarium:
          1. Amparo de função: a percepção de maior ou menor sustentação advinda dos amparadores de função da Verbetografia segundo o tema abordado, seja ele polêmico, ou não.
          2. Antecipação: a leitura energética e parapsíquica antecipada sobre o nó górdio do debate, sendo o ponto sensível do tema no qual a assistência é mais ostensiva.
          3. Banho energético: a chuveirada energética proporcionada pelos amparadores, acrescida de bem-estar e neoideias, ou assediadores, acrescido de forte emocionalismo, dispersão e confusão pensênica.
          4. Consciexes: a percepção da presença de consciexes interessadas em aprender ou em molestar.
          5. Dimener: a percepção de nevoeiro bioenergético no ambiente do Tertuliarium durante participações presenciais eventuais.
          6. Estado vibracional espontâneo: a instalação imediata do estado vibracional anunciando maior atenção em torno do tema ou do campo instalado.
          7. Fenômenos pontuais: o surgimento inesperado, na tela do computador pessoal, de texto verbetográfico já defendido; a afinidade extrafísica com o campo energético instalado antes do início da tertúlia.
          8. Sincronicidades: a concomitância da tares verbetográfica com as autopesquisas e os fenômenos vivenciados.
          Relevância. Vale ressaltar a importância do estudo autocrítico diário, por meio de anotações pessoais e da aplicação prática da sinalética energética parapsíquica pessoal e das parapercepções durante as tertúlias, com base no princípio da descrença e da Cosmoética, a fim de obter conclusões úteis dos conteúdos dos fenômenos vivenciados.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o teletertuliano assíduo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem bioenergética: Energossomatologia; Neutro.
          02. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
          03. Aula de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
          04. Autoconsciencioterapia verbetográfica: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          05. Automotivação: Psicossomatologia; Homeostático.
          06. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          07. Comunicação interassistencial: Comunicologia; Homeostático.
          08. Gancho didático: Comunicologia; Neutro.
          09. Migração intratertuliária: Tertuliologia; Neutro.
          10. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático.
            11.   Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
            12.   Técnica tertuliária: Tertuliologia; Homeostático.
            13.   Teletertuliano: Infocomunicologia; Neutro.
            14.   Teletertuliano incógnito: Infocomunicologia; Neutro.
            15.   Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro.
  A PARTICIPAÇÃO DIÁRIA NAS TERTÚLIAS CONSCIENCIOLÓGICAS ONLINE OPORTUNIZA AOS TELETERTULIANOS
   REFINAR A AUTOCOGNIÇÃO EVOLUTIVA NO EXERCÍCIO
      DA LUCIDEZ, DETERMINAÇÃO E ORTOPENSENIDADE.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, se predispõe à imersão holopensênica nas tertúlias conscienciológias online, diariamente? Já cogitou a possibilidade de contribuir com os trafores pessoais na participação a distância?
            Bibliografia Específica:
            1. Arakaki, Kátia; Auto-estima e Síndrome de Satélite; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 6; N. 4; 5 enus.; 1 esquema; 8 refs.; 2 tabelas; 1 e-mail; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro; 2002; página 210.
            2. Idem; Como Aproveitar Melhor as Tertúlias; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 10; N. 2; Seção: Correspondência; 1 E-mail; 3 enus.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz de Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2006; páginas 224 a 226.
            3. Balona, Malu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; apres. Daniel Muniz; pref. Cristina Arakaki; pref. 1ª edição Marina Thomaz; pref. da 2ª edição Daniel Muniz; revisores Alexander Steiner et al.; 354 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 3 esquemas; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 15 websites; glos. 86 termos; 25 infografias; 20 cenografias; 72 filmes; 324 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm.; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 36, 81 a 83, 94, 109 e 110.
            4. Lopes, Adriana; Tertuliofilia: O Apreço pela Cognição Conscienciológica; Artigo; Primeira Década das Tertúlias Conscienciológicas 2002-2012; Ed. Especial; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 16; N. 4; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 8 enus.; 5 refs; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2012; páginas 410 a 416.
            5. Silva, Marcelo; Técnicas de Anotações Pessoais das Tertúlias; Artigo; Primeira Década das Tertúlias Conscienciológicas 2002-2012; Ed. Especial; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 16; N. 4; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 9 enus.; 1 tab.; 2 refs; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2012; páginas 417 a 425.
            6. Vieira, Waldo; Nossa Evolução; revisores Alexander Steiner; & Sheila Guia; 168 p.; 15 caps.; 149 abrevs.; 1 E-mail; 1 foto; 1 microbiografia; 162 perguntas; 162 respostas; 1 website; glos. 282 termos; 6 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 44, 46, 47, 50, 55, 57, 62 a 64, 67, 72, 74, 75, 78 e 79.
                                                                                                                    M. S. L.