Teletertuliano

O teletertuliano (ou teletertuliana) é a conscin informata interessada e participante a distância das tertúlias ou debates conscienciológicos, diários, transmitidos online, a partir do Tertuliarium do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).

Você, leitor ou leitora, atua na condição de teletertuliano? Em qual categoria?

      TELETERTULIANO
                                   (INFOCOMUNICOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O teletertuliano (ou teletertuliana) é a conscin informata interessada e participante a distância das tertúlias ou debates conscienciológicos, diários, transmitidos online, a partir do Tertuliarium do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição tele vem do idioma Grego, tele, “longe; ao longe; de longe”. Apareceu, em cultismos, a partir do Século XIX. O termo tertúlia deriva do idioma Espanhol, tertulia, “reunião de gente para discutir ou conversar”. Surgiu, no idioma Espanhol, em 1630. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX.
          Sinonimologia: 01. Teletertuliana. 02. Tertuliana online; tertuliano online. 03. Tertuliana offline; tertuliano offline. 04. Informata online. 05. Infocomunicóloga; infocomunicólogo. 06. Infotertuliana; infotertuliano. 07. Infouvinte; tertuliana ouvinte; tertuliana virtual; tertuliano ouvinte; tertuliano virtual. 08. Infoaluna; infoaluno. 09. Teleobservador; teleobservadora; teleouvinte; telequestionador; telequestionadora; tertuliana telespectadora; tertuliano telespectador. 10. Telealuna; telealuno; teleassistente; teleducanda; teleducando.
          Neologia. As 3 expressões conscienciológicas teletertuliano conscienciológico, teletertuliano conscienciológico calouro e teletertuliano conscienciológico veterano são neologismos técnicos da Infocomunicologia.
          Antonimologia: 01. Tertuliana; tertuliano. 02. Paratertuliana; paratertuliano. 03. Comunicóloga; comunicólogo. 04. Ouvinte. 05. Aluna; aluno. 06. Observador; observadora. 07. Espectador; espectadora. 08. Questionador; questionadora. 09. Assistente. 10. Espectadora cinematográfica; espectador cinematográfico.
          Estrangeirismologia: o intellectual gathering; os insights via Internet; o get together da Conscienciologia.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à infocomunicabilidade pessoal.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da infocomunicabilidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade.
          Fatologia: a comunicação pessoal; as pesquisas pessoais; a universalização do esclarecimento via Internet; os verbetes conscienciológicos como apostilas do telecurso disponibilizadas online; a gratuidade das aulas e do material didático das tertúlias conscienciológicas; o acesso fácil às informações conscienciológicas; o abertismo consciencial escancarado na vida prática; as mídias conscienciológicas, evoluídas e integradas pelo polinômio aula diária–online–radiofonia–televisão; o Tertuliarium, ou Argumentarium, como arena de debates cosmoéticos evolutivos; a tares chegando ao aconchego do lar; o ensino avançado a distância; a reeducação a distância; as teleaulas; o telecurso de longo curso atravessando a década; o telensino; a teleducação; o telesclarecimento da tares conscienciológica; a adesão do tertuliano, homem ou mulher, à dinâmica das tertúlias; a oportunidade de participação a distância; as heterocríticas construtivas recíprocas; as telerrevisões dos textos dos verbetes; o recurso útil para o tertuliano em itinerância; o ato de manter-se conectado ao trabalho a distância; a Proxêmica Virtual; a sensação plena da proximidade interativa na maxiproéxis; a interação entre as diversas categorias de tertulianos; as perguntas incitadoras dos debates úteis; as perguntas enriquecedoras da discussão em andamento; as perguntas simplórias dos novatos; as perguntas básicas; as perguntas prolixas; as perguntas confusas; as perguntas mais frequentes; as perguntas complexas; as perguntas criativas; as perguntas diretas ou retilíneas indo direto ao ponto; as perguntas malintencionadas óbvias; o corte dos pseudônimos anticosmoéticos evitáveis; os nomes falsos; a covardia quando mascarada pelo anonimato; os desabafos inócuos; o poliqueixismo; os cotovelomas; as autovitimizações; o perfil do teletertuliano; as grandes propostas teleducativas da Conscienciologia; a Pedagogia Cibernética; a Parapedagogiologia Cibernética; a REAPRENDENTIA Cibernética; a Conscienciometrologia Cibernética.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a possibilidade promovida pelas tertúlias online de interação com o campo energético instalado no Tertuliarium.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo didático professor-aluno.
          Principiologia: o princípio da comunicabilidade evolutiva moderna.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da intercomunicação cibernética.
          Tecnologia: as técnicas da infocomunicabilidade.
          Voluntariologia: os voluntários-informatas da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Infocomunicologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Infocomunicólogos.
          Efeitologia: o efeito irradiante das comunicações online.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas a partir dos debates construtivos.
          Ciclologia: o ciclo calourice-veteranismo conscienciológico.
          Binomiologia: a ausência do binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação (trio) aluno-telealuno-paraluno.
          Crescendologia: o crescendo intelectivo e parapsíquico da percepção parcial das tertúlias pelos telealunos–participação ao vivo e in loco no Tertuliarium.
          Trinomiologia: o trinômio (trio) paratertuliano-tertuliano-teletertuliano.
          Polinomiologia: o polinômio aula–comunicação online–radiodifusão–televisionamento.
          Antagonismologia: o antagonismo ensino distante / ensino a distância; o antagonismo soma presente / soma ausente.
          Paradoxologia: o paradoxo da proximidade do ensino a distância.
          Politicologia: a tecnodemocracia; a infodemocracia; a democracia laica.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada às comunicações libertárias.
          Filiologia: a neofilia.
          Holotecologia: a infoteca; a comunicoteca; a argumentoteca; a evolucioteca; a pedagogoteca; a polemoteca; a interassistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Infocomunicologia; a Telepedagogologia; a Tertuliologia; a Comunicologia; a Refutaciologia; a Confutaciologia; a Hermeneuticologia; a Exegesologia; a Mentalsomatologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a telecobaia consciencial; o agrupamento de tertulianos em telessalas de tertúlia; a equipe multiprofissional da Teletertúlia; os múltiplos profissionais envolvidos para disponibilizar as tertúlias online; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o teletertuliano; o tertuliano conscienciológico; o teletertuliano assíduo; o teletertuliano eventual; o teletertuliano crítico interativo; o teletertuliano participativo; o teletertuliano antagônico; o teletertuliano iniciante; o teletertuliano veterano; o teletertuliano assistente; o teletertuliano assistido (AVA); o teletertuliano retardatário; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o observador remoto.
          Femininologia: a teletertuliana; a tertuliana conscienciológica; a teletertuliana assídua; a teletertuliana eventual; a teletertuliana crítica interativa; a teletertuliana participativa; a teletertuliana antagônica; a teletertuliana iniciante; a teletertuliana veterana; a teletertualiana assistente; a teletertuliana assistida (AVA); a teletertuliana retardatária; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a observadora remota.
          Hominologia: o Homo sapiens teletertulianus; o Homo sapiens informaticus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens teleguiatus; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens refutator; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: teletertuliano conscienciológico calouro = o novato ou novata quanto aos princípios da Conscienciologia; teletertuliano conscienciológico veterano = o experiente ou a experiente quanto aos princípios da Conscienciologia.
          Culturologia: a cultura da Infocomunicologia.
          Respostas. Sob a ótica da Telepedagogologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 5 categorias de respostas ou considerações sobre as indagações apresentadas pelos teletertulianos e teletertulianas nos debates diários do Tertuliarium do CEAEC:
          1. Conscienciometrologia. À teletertuliana ou ao teletertuliano, se espíritas, será sempre útil pesquisar se os dados explicitados nas tertúlias conscienciológicas, conseguem confirmar ou corresponder racionalmente à identidade, autoproclamada do autor, como sendo a entidade, registrada no Século XIX, Zéfiro. Tal assunto diz respeito à Intermissiologia.
          2. Detalhismo. Os interessados, homens e mulheres, devem estar atentos à Divisão III, dos verbetes da Enciclopédia, debatidos nas tertúlias, intitulada Detalhismo. Tais exposições podem surpreender pelas conexões, bissociações e aproximações simples das neoideias.
          3. Heterocriticologia. É altamente recomendável aos estudiosos, em geral, fazer constante exercício heterocrítico de procurar incoerências e nonsenses nos verbetes desta Enciclopédia debatidos nas tertúlias. Tal providência pode ser valiosamente produtiva às pesquisas conscienciológicas.
          4. Pedagogologia. Os Cursos Intermissivos (CIs) são, a rigor, os verdadeiros cursos fundamentais seniores da Conscienciologia. O Curso de Longo Curso das tertúlias deve sempre ser considerado como caricatura humana, arremedo intrafísico ou cópia pobre, adaptada segundo os parcos recursos disponíveis nesta dimensão intrafísica na qual, restringidos, empregamos o soma, em primeiro lugar, e não o psicossoma quando estamos na condição de consciexes na intermissividade, com a máxima recuperação dos cons magnos.
          5. Recexologia. À quem escuta ou vê, a distância, os debates das tertúlias é também indicado, com toda honestidade, evitar ler os verbetes da Enciclopédia, distribuídos online, caso não objetive renovação na própria vida, mesmo se possui entranhada consciência auto e heterocrítica. É importante insistir neste particular em função de não se conhecer os detalhes do período intermissivo de cada pessoa.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o teletertuliano, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Argumentação ilógica: Comunicologia; Nosográfico.
          02. Autexpressão: Comunicologia; Neutro.
          03. Divulgação científica: Comunicologia; Neutro.
          04. Exegese conscienciológica: Comunicologia; Neutro.
          05. Ferramenta de comunicação: Comunicologia; Neutro.
          06. Gancho didático: Comunicologia; Neutro.
          07. Técnica da qualificação dos verbetes: Comunicologia; Neutro.
          08. Técnica tertuliária: Tertuliologia; Homeostático.
          09. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro.
          10. Via expressa do pensamento: Comunicologia; Homeostático.
  O TELETERTULIANO, HOMEM OU MULHER, PODE EXERCER O PAPEL INESTIMÁVEL E EXTRAORDINÁRIO DE TELE-HETEROCRÍTICO E TELERREVISOR DOS TEXTOS DOS
   VERBETES DA ENCICLOPÉDIA DA CONSCIENCIOLOGIA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, atua na condição de teletertuliano? Em qual categoria?