Técnica do Cosmograma

A técnica do cosmograma é conjunto de procedimentos rotineiros de leitura, seleção e análise de matérias publicadas na mídia nacional e internacional, de todas as inclinações político-partidárias, e posterior classificação e arquivamento segundo o fato central exposto (materpensene), de acordo com os princípios multidimensionais da Conscienciologia, objetivando a longo prazo alcançar a cosmovisão do holopensene humano e das realidades do Universo, pelo exercício da associação máxima de ideias, da autocriticidade cosmoética e da interassistencialidade pessoal.

Você, leitor ou leitora, já pratica a técnica do cosmograma com regularidade? Quantos temas e recortes constam do cosmograma pessoal? Já aplicou os achados na docência, artigo ou livro?

      TÉCNICA DO COSMOGRAMA
                                   (COSMOGRAMOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A técnica do cosmograma é conjunto de procedimentos rotineiros de leitura, seleção e análise de matérias publicadas na mídia nacional e internacional, de todas as inclinações político-partidárias, e posterior classificação e arquivamento segundo o fato central exposto (materpensene), de acordo com os princípios multidimensionais da Conscienciologia, objetivando a longo prazo alcançar a cosmovisão do holopensene humano e das realidades do Universo, pelo exercício da associação máxima de ideias, da autocriticidade cosmoética e da interassistencialidade pessoal.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo técnica vem do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, tekhnikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo cosmos vem do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Surgiu em 1563. O primeiro elemento de composição cosmo procede do mesmo idioma Grego, kosmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. O segundo elemento de composição grama vem do idioma Grego, gramma, “carater de escrita; sinal gravado; letra; texto; inscrição; registro; lista; documento; livro; tratado; Ciência; cultura; instrução; nota de música; algarismo; acento gráfico; figura de Matemática”.
          Sinonimologia: 1. Técnica do Globalgrama. 2. Técnica de leituras sistemáticas, exaustivas e curiosas. 3. Técnica da coleção de fatos. 4. Técnica da picotagem de matérias. 5. Técnica da megaclassificação dos grafopensenes.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos derivado do vocábulo cosmograma: cosmogramalogista; cosmogramática; cosmogramático; cosmogramometria; cosmogramista, Cosmogramologia; cosmogramóloga; cosmogramólogo; cosmogramoteca.
          Neologia. As 3 expressões compostas técnica do cosmograma, técnica do cosmograma amadora e técnica do cosmograma veterana são neologismos técnicos da Cosmogramologia.
          Antonimologia: 1. Técnica de leitura monovisiológica. 2. Técnica de leitura religiosa. 3. Técnica da leitura dinâmica. 4. Colecionismo de jornal velho. 5. Arquivística museológica. 6. Técnica do Conscienciograma.
          Estrangeirismologia: a open mind; o scanning and skimming; o finding the truth behind the stories; o effort to understand; o putting together the pieces of the puzzle; o seeing the big picture; o upgrade mentalsomático; o reaching out to help; o pathway para a policarmalidade; o breakthrough holossomático; a apprehension of the cosmic big data; o Cosmocognitarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da cosmovisão pessoal.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Cosmograma: aleitamento cosmovisiológico. Cosmograma: cosmorama fatual. Recortes: exemplos conscienciológicos.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da ampliação cosmovisiológica; os pensenes com predominância do pen; os curiosopensenes; a curiosopensenidade; os pesquisopensenes; a pesquisopensenidade; os raciocinopensenes; a raciocinopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os patopensenses; a patopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os interassistenciopensenes; a interassistenciopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade.
          Fatologia: o menu diário de imaturidades conscienciais típicas dos pré-serenões e consréus disponibilizado em real time pela mídia globalizada; a reverberação dos trafares pessoais durante a leitura da matéria; a identificação de intolerâncias e preconceitos a serem reciclados; o exercício da intercompreensão; a ampliação da interassistencialidade; a curiosidade sadia; a leitura por detrás das linhas; a confirmação dos fatos em múltiplas fontes; o desvendamento dos factoides; a análise da inclinação política dos jornais e revistas; os temas de pesquisa; os verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia enquanto temas de pesquisa; o exercício de classificar as matérias segundo os verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; a consolidação da compreensão da Conscienciologia pela análise dos fatos cotidianos; o cosmograma institucional; o cosmograma pessoal; o cosmograma físico; o cosmograma virtual; o cosmograma monoglota; o cosmograma poliglota; o cosmograma pluritemático; o cosmograma omnitemático; a coleta de bons exemplos; as sistematização da coleta de achados em planilhas antidispersão; os fatos enquanto professores; a utilização dos fatos coletados para basear as hipóteses de neoverpons; a consolidação do hábito de leitura de jornais; a autossustentabilidade perante o desafio pessoal de autodesenvolvimento mentalsomático; as pesquisas autodidatas completando as lacunas do conhecimento; o aumento da articulação intelectual; a dinamização da associação de ideias; a meta do universalismo estimulando o poliglotismo; o desenvolvimento da empatia com número crescente de culturas exibindo características e valores distintos; o uso do cosmograma para aumentar o rapport assistente-assistido no processo da tares através da docência e da gescon; a entrada na policarmalidade; o desenvolvimento do autodiscernimento em busca da cosmovisão; o rompimento de frente mentalsomática; o preparo pré-intermissiológico; os 542.390 recortes classificados em 2.950 temas da cosmogramoteca do Holociclo (Data-base: 19.07.14).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desenvolvimento da sinalética energética e parapsíquica pessoal; o aumento da parapercepção das sincronicidades; o autodesassédio mentalsomático; as evocações extrafísicas; as iscagens intraconscienciais; a necessidade da desassim; a conexão com o amparo extrafísico de função; a conexão com as Centrais Extrafísicas; a interassistencialidade sem-fronteiras; a dinâmica parapsíquica do Cosmograma; a tenepes; a ofiex; a cosmoconsciência enquanto meta.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo neo-hábitos–autorreeducação; o sinergismo leitura-escrita; o sinergismo aumento da cultura geral–aumento do autoconhecimento; o sinergismo cérebro-paracérebro.
          Principiologia: o princípio da evolução; o princípio evolutivo “os afins se atraem”; o princípio da descrença (PD); o princípio da análise de toda informação; o princípio de buscar a fonte segura da informação; o princípio de os fatos orientarem as pesquisas; o princípio das interprisões grupocármicas; o princípio do acerto grupocármico.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de ética do Jornalismo.
          Teoriologia: a teoria da sobrevivência; a teoria da autossuperação; a teoria do altruísmo; a teoria do autoconhecimento; a teoria do exemplarismo; a teoria das reciclagens intraconscienciais (recins); a teoria do paracérebro; a teoria da reurbanização extrafísica.
          Tecnologia: a técnica do cosmograma; a técnica do cosmograma exposto; a técnica da mobilização básica de energias (MBE); a técnica da assim; a técnica da desassim; a técnica do detalhismo; a técnica da análise de texto segundo as variáveis da Enciclopédia da Conscienciologia; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica mnemônica da escrita dos findings; a técnica do devagar e sempre.
          Voluntariologia: a equipe de voluntários do cosmograma do Holociclo; a equipe de voluntários da Dinâmica do Cosmograma; os voluntários cosmogramistas dos diversos centros de pesquisa da CCCI; os voluntários doadores de jornais, revistas e publicações – matéria prima do cosmograma – para o Holociclo e outros centros de pesquisas conscienciológicos.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do cosmograma; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da sinalética energética; o laboratório conscienciológico da autopesquisa; o laboratório da vida cotidiana.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Parapedagogia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: o efeito de expandir o dicionário cerebral de ideias afins; o efeito de aumentar a cultura e o interesse mentalsomático; o efeito de desenvolver a autocriticidade; o efeito de exercitar o processo de antevisão; o efeito de aprimorar a argumentação pessoal; o efeito de desnudar a atual Socin à luz da Conscienciologia; o efeito de aumentar a conexão com amparadores avançados; o efeito de ampliar o universo de assistidos.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelo continuísmo do trabalho mentalsomático.
          Ciclologia: o ciclo ininterrupto análises-sínteses.
          Enumerologia: os jornais; as revistas; os livros; a mídia nacional e internacional; a Web; os sites; os blogues. A leitura; o recorte; o fichamento; a classificação; o arquivamento; a docência; a gescon.
          Binomiologia: o binômio fato-matéria; o binômio leitura correta–análise isenta; o binômio análise-compreensão; o binômio compreensão-classificação; o binômio classificação-arquivamento; o binômio coleta-emprego; o binômio multidiversidade-cosmovisão.
          Interaciologia: a interação fato-parafato; a interação fato-versões; a interação texto-leitor; a interação fato-intraconsciencialidade.
          Crescendologia: o crescendo leitura–desenvolvimento da articulação intelectual–ampliação da autocognição; o crescendo cosmovisiológico 100 temas de pesquisa–3.000 temas de pesquisa.
          Trinomiologia: o trinômio recolta-classificação-arquivamento; o trinômio colecionar-acumular-interpretar; o trinômio simplificar-entrecruzar-descomplicar; o trinômio leitura-registro-redação; o trinômio ronda bibliotecária–ronda cosmogramática–ronda interneteira; o trinômio Autocogniciologia-Autocosmopensenologia-Autocosmovisiologia; o trinômio microcosmo-sociocosmo-macrocosmo.
          Polinomiologia: o polinômio Antropologia-Sociologia-História-Comunicologia-Conscienciologia; o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma.
          Antagonismologia: o antagonismo persistir / desistir; o antagonismo organização / desorganização; o antagonismo superficialidade / detalhismo; o antagonismo assistência cosmoética / acepção de pessoas; o antagonismo abertismo consciencial / apriorismos; o antagonismo crítica cosmoética / heteroimperdoamento; o antagonismo universalismo / bairrismo.
          Paradoxologia: o paradoxo de se poder aprender boas lições com os maus exemplos.
          Politicologia: a conscienciocracia; a autolucidocracia; a cognocracia; a verponocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço.
          Filiologia: a fatofilia; a pesquisofilia; a interassistenciofilia; a cogniciofilia; a exemplofilia; a enciclopediofilia; a cosmovisiofilia.
          Fobiologia: o mosaico de fobias e psicopatologias, sempre presentes nas edições jornalísticas, em especial, as sociofobias indicadoras das personalidades desajustadas, possíveis consréus a serem assistidas e a tanatofobia usual das conscins eletronóticas fechadas quanto à multidimensionalidade.
          Sindromologia: o desfile ininterrupto de síndromes estampadas diariamente na mídia, entre elas, a mais frequente e paradoxal, a síndrome da ectopia afetiva (SEA).
          Maniologia: o leque completo de manias exemplificadas ao longo do tempo nas matérias de jornais, sendo as mais trágicas as megalomanias ocasionando sistemáticos extermínios em massa.
          Mitologia: o mito da isenção jornalística.
          Holotecologia: a cosmogramoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmogramologia; a Mentalsomatologia; a Fatologia; a Parafatologia; a Pesquisologia; a Autopesquisologia; a Intrafisicologia; a Sociologia; a Comunicologia; a Assediologia; a Interprisiologia; a Interassistenciologia; a Paradireitologia; a Reurbexologia; a Autoparageometrologia; a Autocosmovisiologia; a Universalismologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: o subumano; a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin transmigrável; a conscin pré-serenona; a isca humana insconsciente; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin autoconsciente; o ser desperto; as consciências amparadoras avançadas.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o jornalista; o redator; o blogueiro; o internauta; o leitor; o cosmogramista; o cosmogramólogo; o voluntário da equipe do Cosmograma do Holociclo; o docente; o autor.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a jornalista; a redatora; a blogueira; a internauta; a leitora; a cosmogramista; a cosmogramóloga; a voluntária da equipe do Cosmograma do Holociclo; a docente; a autora.
          Hominologia: o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens instrumentalis; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: técnica do cosmograma amadora = a do cosmogramista jejuno, com menos de 6 meses de prática e menos de 100 temas e subtemas de pesquisa com matérias classificadas; técnica do cosmograma veterana = a do cosmogramista experiente, poliglota, com mais de 10 anos de prática e pelo menos 1.000 temas e subtemas de pesquisa com matérias classificadas em diversos idiomas.
          Culturologia: a Multiculturologia; a cultura da informação; a cultura de manter-se informado; a cultura de assinar jornais e revistas; a cultura da autocriticidade cosmoética; a cultura de buscar suprir as lacunas da formação cultural; a cultura do autodidatismo; a cultura da interassistencialidade.
          Procedimento. O procedimento da técnica do cosmograma consiste dos seguintes 7 passos, listados em sequência funcional:
          1. Leitura de jornais e periódicos: físicos / virtuais.
          2. Seleção de matérias: importância consciencial.
          3. Análise da matéria: causas e efeitos; contexto; desdobramentos; elenco; entrelinhas; especialidades da Enciclopédia da Conscienciologia; referências; veracidade.
          4. Classificação da matéria: materpensene; temas de pesquisa institucional / pessoal.
          5. Arquivamento: físico / virtual; institucional / pessoal; temas de a-z / especialidades-subespecialidades.
          6. Armazenamento: espaço disponível; tipo de pastas; computador pessoal; cloud.
          7. Aplicação: autorreflexão; debates; docência; artigos; livros.
          Achados. Além da coleção de matérias, a técnica do cosmograma possibilita a coleta sistemática em planilhas de diversos achados pertinentes às 70 especialidades principais dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, beneficiando a ampliação do banco de dados pessoal, da autocriticidade e da integração do conhecimento pessoal. Eis, a título de exemplo, listagem com 10 itens, em ordem alfabética, de tipos de informações passíveis de serem extraídas durante as leituras:
          01. Argumentologia: argumentos a refutar; argumentos novos; abordagem inteligente de argumentação; hipóteses; teorias.
          02. Elencologia: personalidades; personagens; grupos de pesquisa; think-tanks; empresas.
          03. Estatísticas: demográficas; conscienciológicas; relevantes.
          04. Eventos: conferências; congressos; entrevistas; exposições; fóruns; simpósios.
          05. Exemplologia: bons exemplos; maus exemplos.
          06. Palavras: estrangeirismos; neologismos; palavras difíceis; palavras novas.
          07. Paradireitologia: códigos; jurisprudências; leis.
          08. Pensatas: bordões; citações; provérbios, ganchos didáticos; jargões; lemas.
          09. Referências: bibliográficas; webgráficas; filmográficas; videográficas.
          10. Relações: antagonismos; binômios; causas; ciclos; crescendos; efeitos; enumerações; incoerências; interações; paradoxos; polinômios; sinergismos; trinômios.
          Neoverponologia. A técnica do cosmograma aplicada à pesquisa subjetiva, qual o estudo da consciência, onde não é possível o distanciamento objeto-pesquisador, constitui metodologia para levantamento de fatos comprobatórios, pela exaustividade, de hipóteses de neoverpons, conforme exemplificado pela Bibliografia Específica Exaustiva (BEE) dos tratados conscienciológicos Homo sapiens reurbanisatus e Homo sapiens pacificus.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica do cosmograma, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Atenção dividida: Mentalsomatologia; Homeostático.
          02. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          03. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
          04. Cosmovisiólogo: Cosmovisiologia; Homeostático.
            05.   Curiosidade pesquisística: Cosmovisiologia; Neutro.
            06.   Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
            07.   Heterocriticofilia intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
            08.   Interação análise-síntese: Experimentologia; Neutro.
            09.   Leitura correta: Cosmovisiologia; Homeostático.
            10.   Magnificação mentalsomática: Cosmovisiologia; Homeostático.
            11.   Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro.
            12.   Nutrição informacional: Mentalsomatologia; Neutro.
            13.   Omnileitura: Omnileiturologia; Neutro.
            14.   Picotagem das ideias: Exaustivologia; Neutro.
            15.   Pré-cosmovisão: Cosmovisiologia; Neutro.
       NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO DIGITAL, O EMPREGO
   DA TÉCNICA DO COSMOGRAMA AGILIZA O DESENVOLVIMENTO DO AUTOPARAPSIQUISMO MENTALSOMÁTICO,
         POLICÁRMICO, UNIVERSALISTA, SEM FRONTEIRAS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já pratica a técnica do cosmograma com regularidade? Quantos temas e recortes constam do cosmograma pessoal? Já aplicou os achados na docência, artigo ou livro?
            Filmografia Específica:
            1. Um Conto Chinês. Título Original: Un Cuento Chino. País: Espanha; & Argentina. Data: 2011. Duração: 93 min. Gênero: Comédia Dramática. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Espanhol; & Mandarim. Cor: Colorido. Legendado: Português (em DVD). Direção: Sebastián Borensztein. Elenco: Ricardo Darín; Ignacio Huang; Muriel Santa An; Enric Cambray; Iván Romanelli; Joaquín Bouzas; Gustavo Comini; Julia Castelló Agulló; Vivian El Jaber; & Javier Pinto. Produção: Pablo Bossi; Gerardo Herrero; Juan Pablo Buscarini; & Axel Kuschevatzky. Coprodução: Isabel García Peralta. Produção Executiva: Mariela Besuievsky. Direção de Arte: Valeria Ambrosio; & Laura Musso. Roteiro: Sebastián Borensztein. Fotografia: Rolo Pulpeiro. Música: Lucio Godoy. Figurino: Cristina Menella. Edição: Pablo Barbieri. Estúdios: Pampa Films; Tornasol Films; & Telefe. Distribuidora: Paris Filmes. Outros dados: Prêmio de Melhor Filme e Prêmio do Público no Festival de Cinema de Roma. Prêmio de Melhor Filme hispanoamericano nos Prêmios Goya 2011. Sinopse: Argentino recluso e mau humorado, veterano da Guerra das Malvinas, Roberto leva a vida cuidando de pequena loja e tem o hobby de colecionar notícias incomuns. Tem a cômoda vida interrompida quando encontra chinês perdido, recém-assaltado, sem entender ou falar espanhol. Inicialmente relutante, Roberto acaba deixando o asiático conviver na mesma casa e aos poucos vai descobrindo fatos sobre o chinês, culminando na descoberta deste ser protagonista de recorte insólito colecionado.
            Bibliografia Específica:
            01. Arakaki, Kátia; Holociclo: Laboratório do Desassédio Mentalsomático; Artigo; I Jornada da Despertologia; Foz do Iguaçu, PR; 15-17.07.05; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 8; N. 2; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 21 enus.; 2 notas; 5 refs.; 1 anexo; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2004; páginas 63 a 77.
            02. Bello, Amy; & Presotto, Bartira; Dinâmica Mentalsomática Parapsíquica pela Técnica do Cosmograma; Artigo; III Jornada de Parapercepciologia & I Fórum de Pesquisas das Dinâmicas Parapsíquicas; Foz do Iguaçu, PR; 16-18.07.10; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Especial; Vol. 13; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 2 E-mails; 13 enus.; 5 planilhas; 1 relatório de participantes e visitantes; 1 relatório de registro da dinâmica; 3 relatórios de estatísticas de recortes; 1 resultado da pesquisa por questionário de avaliação; 3 tabs.; 4 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2009; páginas 274 a 290.
            03. Bonassi, Luiz; Oficina do Cosmograma; Apostila; revisora Sandra Tornieri; 40 p.; 3 caps.; 5 anexos.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 1 a 40.
            04. Reginato, Romeu; A Atenção na Técnica do Cosmograma; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 17 enus.; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2007; páginas 39 a 47.
            05. Tornieri, Sandra; Apostila do Curso Formação de Autores – Módulo IV; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2008; páginas 22 a 28.
            06. Vieira, Waldo; Cosmogram Technique; Artigo; Journal of Conscientiology; Revista; Trimestral; Vol. 1; N. 1; 55 citações; 44 enus.; 4 estatísticas; 3 refs.; International Academy of Consciousness (IAC); Miami, FL; USA; July, 1998; páginas 3 a 35.
            07. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 376 a 378.
            08. Idem; Dicionário de Neologismos da Conscienciologia; org. Lourdes Pinheiro; revisores Ernani Brito; et al.; 1.072 p.; 1 blog; 21 E-mails; 4.053 enus.; 1 facebook; 2 fotos; glos. 2.019 termos; 14.100 (termos neológicos); 1 listagem de neologismos; 1 microbiografia; 21 websites; 61 refs.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 295.
            09. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 1.064 a 1.466.
            10. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 1.123 a 1.451.
            11. Idem; Técnica do Cosmograma; Artigo; Boletins da Conscienciologia; Vol. 2; N.1; Anuário; 1 E-mail; 33 enus.; 3 refs.; Centro de Altos Estudos da Consciência (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Dezembro, 2000; páginas 33 a 52.
                                                                                                                     A. B. O.