A cosmogramofilia é a satisfação ou motivação pessoal para ler, analisar, recortar, classificar e acumular matérias e artigos de assuntos diversos em jornais, revistas e outros periódicos da mídia impressa ou eletrônica, nacional e internacional, com a finalidade de ampliar o saber sobre o Cosmos de maneira lúcida, lúdica e abrangente, possibilitando autexperimentações e sincronicidades, em prol da autevolução consciencial.
Você, leitor ou leitora, admite e vivencia a cosmogramofilia? Valoriza a técnica do cosmograma para a assistência a conscins, consciexes e a si mesmo(a)?
COSMOGRAMOFILIA (COSMOGRAMOLOGIA) I. Conformática Definologia. A cosmogramofilia é a satisfação ou motivação pessoal para ler, analisar, recortar, classificar e acumular matérias e artigos de assuntos diversos em jornais, revistas e outros periódicos da mídia impressa ou eletrônica, nacional e internacional, com a finalidade de ampliar o saber sobre o Cosmos de maneira lúcida, lúdica e abrangente, possibilitando autexperimentações e sincronicidades, em prol da autevolução consciencial. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo cosmos vem do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Surgiu em 1563. O primeiro elemento de composição cosmo procede do mesmo idioma Grego, kósmos. Surgiu no idioma Português, no Século XIX. O segundo elemento de composição grama vem do idioma Grego, grámma, “caráter de escrita; sinal gravado; letra; texto; inscrição; registro; lista; documento; livro; tratado; Ciência; cultura; instrução; nota de música; algarismo; acento gráfico; figura de Matemática”. O terceiro elemento de composição filia deriva também do idioma Grego, phílos, “amigo; querido; queredor; agradável; que agrada”. Apareceu na Linguagem Científica Internacional no Século XVIII. Sinonimologia: 1. Afinidade pelo cosmograma. 2. Interesse pelo cosmograma. Neologia. O vocábulo cosmogramofilia e as duas expressões compostas cosmogramofilia básica e cosmogramofilia avançada são neologismos técnicos da Cosmogramologia. Antonimologia: 1. Cosmofilia. 2. Conscienciofilia. 3. Cosmoeticofilia. Estrangeirismologia: o fait divers; o rapport fatuístico sociológico; a open mind; o moto continuum pesquisístico; o follow up continuado; a workstation. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Cosmogramologia Teática. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Cosmogramofilia: autossatisfação cognoscente. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal cosmovisiológico; os neopensenes; a neopensenidade; a ampliação do holopensene pessoal; os parapsicopensenes; a parapsicopensenidade relativa às sincronicidades dos fatos; os lateropensenes estruturando a cosmovisão do universo factual. Fatologia: os fatos registrados pela mídia; o acervo facilitador da pesquisa; o aproveitamento maduro de ambientes acessíveis e propícios à tarefa do cosmograma; a motivação para recortar os jornais e revistas de datas antigas e atuais, de variados idiomas, cidades e contextos; a autopredisposição em oferecer visualização rápida e facilitada do acervo a ser utilizado; a serenização psicomotriz somática concomitante à burilação mentalsomática; o Cosmograma do Holociclo; o código pessoal de conduta exemplarista do voluntário assíduo no Holociclo (CEAEC); a dinâmica parapsíquica do Cosmograma; a surpreendência de a atividade promover olhar conscienciológico dos fatos; a vontade incessante do exercício cosmogramológico a qualquer hora do dia; o traço cosmogramofílico adquirido; o emprego otimizado dos recursos mentaissomáticos; o autodesassédio mentalsomático; o cosmograma amplo assemelhando-se à enciclopédia de recortes; a psicoteca intrafísica inspirada na parapsicoteca extrafísica. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sustentabilidade energética da cosmogramofilia; o mapeamento da sinalética energética e parapsíquica pessoal; as inspirações extrafísicas motivadoras. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo cosmogramofilia-autopesquisofilia; o sinergismo intelectualidade seletiva–precisão classificatória. Principiologia: o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da auteducação evolutiva; o princípio de preservar o acervo cognitivo em mídia impressa. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) incluindo cláusula sobre a valorização das doações feitas ao Holociclo. Teoriologia: a teoria da atração dos afins; a teoria da autossuperação evolutiva; a teoria da apreensibilidade cognitiva. Tecnologia: a técnica do cosmograma; a técnica do detalhismo; a técnica da quantidade com qualidade; a técnica da exaustividade; as técnicas de mudança de bloco; a técnica do enciclopedismo reurbanizatório; a técnica do registro das sincronicidades; a técnica do cosmograma favorecendo simultaneamente a concentração mental e a mudança de bloco autopensênico. Voluntariologia: a sustentação da motivação do voluntariado conscienciológico auto e heterocrítico no exercício da Cosmogramologia; as equipes de voluntários da Enciclopédia da Conscienciologia; os voluntários do cosmograma do Holociclo; o exemplo do voluntário cosmogramista doador a distância; o voluntário faxineiro energético do cosmograma ao qualificar o holopensene das notícias patológicas; o compromisso no voluntariado conscienciológico; o voluntário consciente da maxiproéxis grupal. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do Cosmograma vivenciado no Holociclo; o ato de transformar o escritório pessoal em laboratório conscienciológico do Cosmograma. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Cosmanálise; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia. Efeitologia: a habilidade em enxergar a notícia pertinente ao cosmograma sendo efeito da sapiência acumulada do cosmogramista; o efeito da repetição paciente e do esforço perseverante no somatório ao acervo enciclopédico dos recortes; o efeito halo da cosmogramofilia; o efeito halo das energias mentaissomáticas; o efeito dos curiosopensenes na pesquisa fatuística. Neossinapsologia: as neossinapses benfazejas oriundas das notícias homeostáticas. Ciclologia: o ciclo diário ler-recortar-classificar-arquivar do cosmogramista; o ciclo leitura–sondagem–dissecção–ideia chave–conteúdo apreendido–cosmovisão. Enumerologia: os achados comuns ordinários; os achados profiláticos; os achados enigmáticos; os achados precognitivos; os achados inusitados; os achados raros; os achados autopesquisísticos. Binomiologia: o binômio concentração mental–predisponibilidade executiva; o binômio assim-desassim; o binômio autopaciência-autossapiência; o binômio visão parcial–visão geral; o binômio significado explícito–sentido implícito. Interaciologia: a interação olhar superficial–cientificidade a menor. Crescendologia: o crescendo pessoal cognitivo; o crescendo das parapercepções proporcionado pela prática e constância. Trinomiologia: o trinômio objetividade fatuística–clareza na classificação–autorrealismo consciencial máximo alcançado. Polinomiologia: o polinômio automotivação crescente–mnemossomática ampla–categorização fatuística constante–acervo personalizado; o polinômio gosto enciclopédico–pinçamento dos fatos–experimentações neossinápticas prazerosas–gratificação imediata–resultados duradouros; o polinômio residência proexogênica–ambiente de ensino–ambiente profissional–instituição conscienciocêntrica. Antagonismologia: o antagonismo atenção / desatenção; o antagonismo raciocínio expandido / raciocínio restringido; o antagonismo empenho dedicado / preguiça; o antagonismo automotivação / marasmo; o antagonismo superficialidade / detalhismo; o antagonismo alienação / convivialidade; o antagonismo estagnação / autenfrentamento; o antagonismo interiorose / abertismo consciencial; o antagonismo xenofobia / neofobia. Paradoxologia: o paradoxo da realização lúdico mentalsomática, frente a quaisquer achados fatuísticos componentes da Socin. Politicologia: a sociocracia; a interassistenciocracia; a priorocracia; a cognocracia; a cosmocracia. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à aquisição de vocabulário, conceitos e analogias; as leis das sincronicidades. Filiologia: a cosmogramofilia; a organizaciofilia; a traforofilia; a mnemofilia; a sociofilia; a enciclopediofilia; a leiturofilia. Fobiologia: a oportunidade de entendimento e superação das fobias autopesquisísticas; o enfrentamento contínuo da leiturofobia. Sindromologia: a superação da síndrome da dispersão consciencial; a profilaxia da síndrome do desperdício de jornais e revistas. Maniologia: a mania autoignorada de comprovar a própria visão de mundo ao selecionar notícias; as manias pessoais de desatenção no cumprimento das regras para a técnica do cosmograma. Mitologia: a submissão cognitiva pessoal aos mitos midiáticos; a desmitificação dos fatos através da mentalsomática evolutiva; o mito do conhecimento integral; o mito de o detalhista ser perfeccionista; o mito do acaso. Holotecologia: a cosmogramoteca; a hemeroteca; a cognoteca; a sincronoteca; a tudoteca; a inventarioteca; a pesquisoteca. Interdisciplinologia: a Cosmogramologia; a Fatologia; a Intrafisicologia; a Sociologia; a Reurbexologia; a Comunicologia; a Mnemossomatologia; a Lexicografia; a Raciocinologia; a Cosmovisiologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o cosmanalista; o cosmogramista; o cosmogramólogo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o generalista; o voluntário da equipe do Cosmograma do Holociclo. Femininologia: a cosmanalista; a cosmogramista; a cosmogramóloga; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a generalista; a voluntária da equipe do Cosmograma do Holociclo. Hominologia: o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens culturologus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens archivista; o Homo sapiens semperaprendens. V. Argumentologia Exemplologia: cosmogramofilia básica = a expressa no hábito de recortar e classificar eventualmente; cosmogramofilia avançada = a manifesta no hábito de recortar e classificar continuamente. Culturologia: a cultura da produtividade fatuística; a cultura do colecionismo; a cultura da atualização cultural; a cultura do multiculturalismo; a cultura da Autocogniciologia; a cultura da criticidade pessoal singular; a cultura da informação; a cultura da cognição generalista; a cultura da mentalsomática; a cultura da ampliação dos dicionários cerebrais. Abrangência. A técnica do cosmograma pode ser praticada com maior ou menor amplitude de assuntos (verbemas e verbetes) dependendo do espaço físico e do material (revistas, jornais e banco de dados informatizado) à disposição do pesquisador. Sociometrologia. No âmbito da Autoconsciencioterapia, a ação autoconscientizadora do exercício da Cosmanálise relativa à Sociedade Intrafísica e à própria condição consciencial no atual momento evolutivo evidencia a força das verpons conscienciológicas, quando promovem a compreensão pontual e abrangente das questões intrafísicas. Cosmogramologia. Segundo a Reeducaciologia, a ação autoterapêutica da técnica do cosmograma, a longo prazo, supre as lacunas da formação cultural, faculta a aquisição de novos aportes cognitivos mentaissomáticos e promove a qualificação dos dicionários cerebrais. Conquistas. Segundo a Experimentologia, eis 7 conquistas intraconscienciais pessoais desencadeadas pelo exercício cosmogramista: 1. Automotivação: interassistencial. 2. Concentração mental: introspectiva; desassediadora. 3. Cosmanálise: cosmoética, policármica. 4. Curiosidade consciencial crítica: atenta; competente. 5. Detalhismo (Bibliografia Específica Exaustiva): minucioso; meticuloso. 6. Elasticidade mnemossomática: experiente; comparativa. 7. Lexicologia Enciclopédica: universalista. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a cosmogramofilia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático. 02. Aperitivo intelectual: Mentalsomatologia; Neutro. 03. Aptidão a conhecer: Autexperimentologia; Neutro. 04. Arquivologia: Experimentologia; Neutro. 05. Autopensenização analógica: Autopensenologia; Homeostático. 06. Banco de dados: Mentalsomatologia; Neutro. 07. Coleta seletiva: Autexperimentologia; Homeostático. 08. Conhecimento: Autocogniciologia; Neutro. 09. Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático. 10. Fatuística: Experimentologia; Neutro. 11. Holociclo: Cosmocogniciologia; Neutro. 12. Jornal impresso: Leiturologia; Neutro. 13. Manutenção dinâmica: Constanciologia; Homeostático. 14. Nutrição informacional: Mentalsomatologia; Neutro. 15. Técnica do cosmograma: Cosmogramologia; Neutro. A COSMOGRAMOFILIA, AO MODO DE IDEAÇÃO REALIZADORA E OPEROSIDADE DA CONSCIN PERSEVERANTE, FOMENTA O HOLOPENSENE DA TUDOLOGIA ASSISTENCIAL E DA AUTODESASSEDIALIDADE MENTALSOMÁTICA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite e vivencia a cosmogramofilia? Valoriza a técnica do cosmograma para a assistência a conscins, consciexes e a si mesmo(a)? Filmografia Específica: 1. Um Conto Chinês. Título Original: Un Cuento Chino. País: Espanha; & Argentina. Data: 2011. Duração: 93 min. Gênero: Comédia Dramática. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Espanhol; & Mandarim. Cor: Colorido. Legendado: Português (em DVD). Direção: Sebastián Borensztein. Elenco: Ricardo Darín; Ignacio Huang; Muriel Santa An; Enric Cambray; Iván Romanelli; Joaquín Bouzas; Gustavo Comini; Julia Castelló Agulló; Vivian El Jaber; & Javier Pinto. Produção: Pablo Bossi; Gerardo Herrero; Juan Pablo Buscarini; & Axel Kuschevatzky. Coprodução: Isabel García Peralta. Produção Executiva: Mariela Besuievsky. Direção de Arte: Valeria Ambrosio; & Laura Musso. Roteiro: Sebastián Borensztein. Fotografia: Rolo Pulpeiro. Música: Lucio Godoy. Figurino: Cristina Menella. Edição: Pablo Barbieri. Estúdios: Pampa Films; Tornasol Films; & Telefe. Distribuidora: Paris Filmes. Outros dados: Prêmio de Melhor Filme e Prêmio do Público no Festival de Cinema de Roma. Prêmio de Melhor Filme hispanoamericano nos Prêmios Goya 2011. Sinopse: Argentino recluso e mau humorado, veterano da Guerra das Malvinas, Roberto leva a vida cuidando de pequena loja e tem o hobby de colecionar notícias incomuns. Tem a cômoda vida interrompida quando encontra chinês perdido, recém-assaltado, sem entender ou falar espanhol. Inicialmente relutante, Roberto acaba deixando o asiático conviver na mesma casa e aos poucos vai descobrindo fatos sobre o chinês, culminando na descoberta deste ser protagonista de recorte insólito colecionado. Bibliografia Específica: 1. Bendlin, Ana Carolina; Os Recortes de Jornais de seu Ireno; Artigo; Gazeta do Povo; Jornal; Diário: Ano 9; N. 28747; Seção: Vida e Cidadania / Coleção; 1 foto; Curitiba, PR; 20.07.08; página 9. 2. Prates, Luiz Carlos; Jornais Velhos; Diário Catarinense; Tabloide; Diário; Ano XIX; N. 6.682; Florianópolis, SC; 31.07.04; página 2. 3. Reginato, Romeu; A Atenção na Técnica do Cosmograma; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 17 enus.; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2007; páginas 39 a 47. 4. Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 30, 35, 71, 139, 140 e 159. 5. Idem; Técnica do Cosmograma; Artigo; Boletins da Conscienciologia; Vol. 2; N. 1; Anuário; 1 E-mail; 33 enus.; 3 refs.; Centro de Altos Estudos da Consciência (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Dezembro, 2000; páginas 33 a 52. G. S. K.