Taxologia Cinematográfica

A taxologia cinematográfica é a classificação sistemática das categorias de produções filmográficas.

Você, leitor ou leitora, já realizou pesquisas úteis a partir da ampla gama de tipos de materiais cinematográficos disponíveis? Quais os resultados pesquisísticos daí advindos?

      TAXOLOGIA CINEMATOGRÁFICA
                                (CINEMATOGRAFOLOGIA)


                                        I. Conformática

          Definologia. A taxologia cinematográfica é a classificação sistemática das categorias de produções filmográficas.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição tax(i / o) do idioma Grego, táksis, “ordenação; classificação; equilíbrio; disposição sistemática”, e este do verbo tasso, “pôr em ordem”. O segundo elemento de composição logia vem igualmente do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. O vocábulo cinema deriva do idioma Francês, cinema, e este do idioma Grego, kinéma, “movimento; ação de observar; observatório”. Surgiu, no idioma Português, em 1953. O terceiro elemento de composição grafia procede igualmente do idioma Grego, graphé, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”.
          Sinonimologia: 1. Taxonomia filmográfica. 2. Classificação das películas cinematográficas. 3. Categorização cinematográfica. 4. Tipologia filmográfica.
          Antonimologia: 1. Taxologia das obras literárias. 2. Taxologia pictográfica.
          Estrangeirismologia: o breakthrough analítico através das produções audiovisuais; o Pesquisarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à amplitude da cultura cinematográfica.


                                          II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Cinematografologia; o holopensene pessoal da Taxologia; os taxopensenes; a taxopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os cogniciopensenes; a cogniciopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os holopensenes evocados na pesquisa cinematográfica; a ampliação da flexibilidade autopensênica; o modelo organizado pessoal de pensenização.
          Fatologia: a taxologia cinematográfica; as classificações dos artefatos do saber cinematográficos; o estudo da produção cultural cinematográfica; o inventário cultural filmográfico; as análises e reanálises dos conteúdos audiovisuais; a multiplicidade de gêneros e subgêneros cinematográficos; o sistema de códigos e estilos visuais possibilitando determinar o tipo de narrativa assistida; as convencionalidades dos gêneros filmográficos; as películas previsíveis e muito amarradas aos limites do gênero; a sofisticação de determinados roteiros dificultando o encaixe em único tipo de produção cinematográfica; a atenção aos apriorismos quanto a determinados estilos audiovisuais; a autopesquisa da afinização pessoal com determinados tipos de conteúdos cinematográficos; o fato de o gênero cinematográfico poder facilitar a compreensibilidade pela familiaridade com as produções audiovisuais assistidas; o fato de os estilos filmográficos dependerem da competência e experiência do espectador para serem melhor compreendidos; a habilidade desenvolvida em analisar criticamente as produções audiovisuais a partir do conjunto de experiências acumuladas; o dicionário filmográfico cerebral; as associações de ideias; a discriminação interpretativa das realidades; as comparações inevitáveis; as plataformas de video streaming possibilitando acesso a amplo espectro de conteúdos cinematográficos; a extensão quantitativa e os níveis qualitativos diversificados das produções audiovisuais exigindo seleção criteriosa; o olhar conscienciológico da cinematografia disponível.
           Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a diversidade de parapercepções de acordo com os gêneros cinematográficos assistidos.


                                             III. Detalhismo

           Sinergismologia: o sinergismo das associações de ideias; o sinergismo mentalsomático análise-síntese.
           Principiologia: o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da exaustividade pesquisística; o princípio científico da explicitação pesquisística; o princípio organizador dos saberes; o princípio da acumulabilidade cognitiva.
           Teoriologia: a teoria e prática do autodidatismo contínuo.
           Tecnologia: a técnica de selecionar filmes; as resenhas técnicas de filmes; a técnica do fichamento filmográfico; a técnica do cosmograma; a técnica da análise comparativa; as técnicas de enumeração; a técnica da abordagem racional às realidades.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico do cosmograma.
           Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cinéfilos; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Consciência; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Comunicologia.
           Efeitologia: o efeito cosmovisiológico das classificações pesquisísticas.
           Neossinapsologia: as neossinapses derivadas da Taxologia Pesquisística.
           Ciclologia: o ciclo mentalidade artística psicossomática–mentalidade científica mentalsomática.
           Binomiologia: o binômio conteúdo-forma; o binômio cinema-cultura; o binômio Experimentologia-Autopesquisologia.
           Interaciologia: a interação cinema-reflexão.
           Crescendologia: o crescendo intelectual monovisão-cosmovisão; o crescendo observação global–observação das especificidades.
           Trinomiologia: o trinômio assistir-analisar-concluir.
           Polinomiologia: o polinômio distinguir-caracterizar-singularizar-denominar; o polinômio dos dicionários cerebrais sinonímico-antonímico-poliglótico-analógico.
           Antagonismologia: o antagonismo avidez intelectual / preguiça mental; o antagonismo enfoque tímido / interpretação cosmovisiológica; o antagonismo observação pesquisística / observação acrítica.
           Politicologia: a intelectocracia; a culturocracia.
           Legislogia: a lei do maior esforço intelectual.
           Filiologia: a cinefilia; a culturofilia; a cognofilia; a pesquisofilia; a criticofilia; a mnemofilia; a enciclopediofilia.
           Fobiologia: a pesquisofobia.
           Sindromologia: a superação da síndrome da alienação.
           Holotecologia: a cinemateca; a videoteca; a documentarioteca; a taxoteca; a catalogoteca; a comunicoteca; a mentalsomatoteca.
           Interdisciplinologia: a Cinematografologia; a Taxologia; a Filmologia; a Culturologia; a Comunicologia; a Metodologia; a Pesquisologia; a Cosmovisiologia; a Sistematologia; a Criteriologia; a Cogniciologia; a Experimentologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o cinéfilo; o cineasta; o produtor de cinema; o roteirista; o ator; o crítico de cinema; o agente retrocognitor; o atacadista consciencial; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o reeducador; o escritor; o intelectual; o parapercepciologista; o pesquisador; o sistemata.
         Femininologia: a cinéfila; a cineasta; a produtora de cinema; a roteirista; a atriz; a crítica de cinema; a agente retrocognitora; a atacadista consciencial; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a reeducadora; a escritora; a intelectual; a parapercepciologista; a pesquisadora; a sistemata.
         Hominologia: o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                         V. Argumentologia

         Exemplologia: taxologia cinematográfica temática = a classificação das produções audiovisuais de acordo com as especialidades da Conscienciologia; taxologia cinematográfica geográfica = a classificação das produções audiovisuais de acordo com o país de origem.
         Culturologia: a cultura cinematográfica; a cultura do autodidatismo; a cultura da autopesquisa; o conhecimento de diferentes culturas através do cinema.
         Classificações. No universo da Cinematografologia, eis, em ordem alfabética, 10 tipos de taxologias passíveis de serem realizadas quanto às produções audiovisuais:
         01. Comercial: pela origem e montante dos recursos financeiros utilizados.
         02. Cronológica: pelo tempo (minutagem); pela década de lançamento.
         03. Direção: pelos cineastas responsáveis.
         04. Faixa etária: pela idade do público ao qual se destinam.
         05. Finalidade: pelos propósitos aos quais se destinam.
         06. Geográfica: pelos locais de produção (países).
         07. Gênero: pelas categorias distintivas.
         08. Idioma: pelas línguas originais.
         09. Movimento cinematográfico: pelas linguagens e estética das obras produzidas por determinados grupos em certos períodos históricos.
         10. Temática: pelos assuntos principais tratados.
         Categoriologia. Segundo a Analiticologia, eis, em ordem alfabética, listagem de 35 categorias (gêneros e subgêneros) de conteúdos audiovisuais, úteis à pequisa cinematográfica:
         01. Ação.
         02. Animação.
         03. Aventura.
         04. Catástrofe.
         05. Cinebiografia.
         06. Comédia.
         07. Comédia dramática.
         08. Comédia romântica.
         09. Documentário.
         10. Drama.
         11. Épico.
         12. Falso-documentário (mockumentary).
         13. Fantasia.
         14. Faroeste.
         15. Ficção científica.
         16. Guerra.
          17. Histórico.
          18. Infanto juvenil.
          19. Mistério.
          20. Mudo.
          21. Musical.
          22. Noir.
          23. Paródia (sátira).
          24. Policial.
          25. Reality show.
          26. Road movie.
          27. Romance.
          28. Série televisiva.
          29. Slasher.
          30. Soap opera.
          31. Suspense (thriller).
          32. Telenovela.
          33. Terror (horror).
          34. Terror cômico (terrir).
          35. True crime.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a taxologia cinematográfica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Biografia cinematográfica: Biografologia; Neutro.
          02. Cinema tarístico: Cinematografologia; Homeostático.
          03. Cinematografia patológica: Parapatologia; Nosográfico.
          04. Cinematografia pesquisística: Pesquisologia; Neutro.
          05. Culturologia: Intrafisicologia; Neutro.
          06. Documentário: Filmografologia; Neutro.
          07. Estudos fílmicos: Cogniciologia; Neutro.
          08. Filmografia específica: Conscienciografologia; Neutro.
          09. Megaconhecimento organizado: Autocogniciologia; Homeostático.
          10. Ordenação: Autorganizaciologia; Neutro.
          11. Princípio organizador dos saberes: Mentalsomatologia; Neutro.
          12. Sistemata: Experimentologia; Neutro.
          13. Taxologia: Experimentologia; Neutro.
          14. Taxologia do conhecimento: Mentalsomatologia; Neutro.
          15. Taxologia dos analogismos: Intrafisicologia; Neutro.
  A TAXOLOGIA CINEMATOGRÁFICA É ÚTIL PARA SE VERIFICAR O NÍVEL PESSOAL DE CULTURA GERAL, TENDO EM VISTA AS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS SEREM
  AMOSTRAS RIQUÍSSIMAS DA REALIDADE CIRCUNDANTE.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já realizou pesquisas úteis a partir da ampla gama de tipos de materiais cinematográficos disponíveis? Quais os resultados pesquisísticos daí advindos?
           Bibliografia Específica:
           1. Turner, Graeme; Cinema como Prática Social (Film as Social Practice); trad. Mauro Silva; 176 p.; 11 caps.; 21 x 14 cm; enc.; Summus; São Paulo, SP; 1997; páginas 88 e 89.
           2. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 317, 447 e 678.
                                                                                                                    T. L. F.