Dicionário Cerebral Cinematográfico

      DICIONÁRIO CEREBRAL CINEMATOGRÁFICO (CINEMATOGRAFOLOGIA)
I. Conformática Definologia. O dicionário cerebral cinematográfico é o repertório de filmes, documentários e séries televisivas, bem como de dados e informações referentes ao universo filmográfico, retidos pela memória da conscin, homem ou mulher. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo dicionário vem do idioma Francês, dictionnaire, derivado do idioma Latim Medieval, dictionarium ou dicitionarius, “repertório de frases ou palavras”, e este de dictio, “palavra; maneira de dizer; depoimento; testemunho”. Surgiu no Século XVI. O termo cérebro deriva do idioma Latim, cerebrum, “cérebro; miolos; razão; raciocínio; juízo”. Apareceu no Século XV. A palavra cerebral surgiu no Século XIX. O vocábulo cinema procede do idioma Francês, cinema, e este do idioma Grego, kinéma, “movimento; ação de observar; observatório”. Apareceu, no idioma Português, em 1953. O elemento de composição grafia provém igualmente do idioma Grego, graphé, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”. Sinonimologia: 1. Dicionário cortical filmográfico. 2. Léxico cerebral cinematográfico. 3. Léxico cerebral filmológico. 4. Memória lexical cinematográfica. 5. Neuroléxico filmográfico. 6. Repertório neurolexical cinematográfico. 7. Thesaurus cerebral cinematografológico. Neologia. As 3 expressões compostas dicionário cerebral cinematográfico, dicionário cerebral cinematográfico elementar e dicionário cerebral cinematográfico avançado são neologismos técnicos da Cinematografologia. Antonimologia: 1. Dicionário especializado de Cinematografologia. 2. Ignorância cinematográfica. 3. Hipomnésia filmográfica. 4. Dicionário cerebral literário. 5. Enciclopédia temática de cinematografia. Estrangeirismologia: o background cognitivo cinematografológico; o breakthrough mentalsomático; o modus ratiocinandi analógico; o Cinemarium; o Cognitarium; o Pesquisarium; o Mentalsomarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da Cogniciologia Cinematografológica. Ortopensatologia: – “Léxico. A técnica para se evitar ou minimizar a para-hipomnésia, quando a consciência estiver atuando na extrafisicalidade, é estudar a Lexicologia, habituando-se aos exercícios da memorização. Com o tempo, a conscin lúcida acaba possuindo a Lexicologia ínsita na autopensenidade. O amplo dicionário cerebral ou o autoneuroléxico favorece a associação de ideias”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Cinematografologia; o holopensene pessoal da mentalsomaticidade evolutiva; os cognopensenes; a cognopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os taxopensenes; a taxopensenidade; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; as evocações holopensênicas decorrentes da cinematografia; a flexibilidade autopensênica facilitando os acrescimos nos dicionários cerebrais; a amplitude autopensênica; a pensenização polifásica. Fatologia: o dicionário cerebral cinematográfico; o repositório mental de temas referentes às produções audiovisuais; a bagagem cultural filmográfica pessoal; a memória audiovisual da conscin; o cérebro cinematograficamente fertilizado; a ampliação constante do estoque pessoal de conteúdos audiovisuais assistidos; a organização mental das várias categorias temáticas referentes às produções audiovisuais; o banco de dados cinematográfico mnemonicamente sistematizado;

2 Enciclopédia da Consciencio logia a qualidade do repertório neurolexical cinematográfico aferida principalmente pelo nível e não pela quantidade de itens catalogados; a agudez, o conteúdo, a extensão, o emprego e a eficácia do vocabulário cortical cinematográfico pessoal; a Terminologia Cinematográfica mnemonicamente indexada; a criação de repositório de conteúdos audiovisuais de interesse; os registros sistemáticos de dados e informações das produções filmográficas pesquisadas; as resenhas técnicas de filmes; as plataformas de video streaming possibilitando acesso a amplo espectro de conteúdos cinematográficos; a extensão quantitativa e os níveis qualitativos diversificados de produções audiovisuais exigindo seleção criteriosa; o autodiscernimento na seletividade dos materiais assistidos; a evitação do consumo indiscriminado do tolicionário audiovisual amplamente encontrado no universo da cinematografia; a hipomnésia e incorreções cinematográficas indicando as falhas no dicionário cerebral temático pessoal; o conteúdo mnemônico cinematográfico moldando, em parte, a visão de mundo da conscin; o neuroglossário de casuísticas analisadas nas produções audiovisuais; o repertório filmográfico pessoal utilizado como gancho explicitativo de conteúdos tarísticos; o inventário das associações cinematográficas realizadas; as correlações entre os vários elementos relativos à filmografia ampliando a autocriatividade; as conexões, por analogia, entre os temas conscienciológicos e os conteúdos cinematográficos. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as recepções ideativas extrafísicas facilitadas pelo cérebro amplamente dicionarizado; as achegas mentaissomáticas dos amparadores extrafísicos quanto a produções audiovisuais relacionadas aos temas de autopesquisa. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo palavra-som-imagem; o sinergismo recurso extracerebral–recurso intracerebral; o sinergismo memória cerebral–holomemória; o sinergismo vasta dicionarização cerebral–taquipsiquismo–fluência comunicativa. Principiologia: o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da expansão autocognitiva, cosmovisiológica e infinita. Teoriologia: a teoria dos dicionários cerebrais. Tecnologia: a técnica da enumeração aplicada na dicionarização cerebral; a técnica do fichamento filmográfico; a técnica da associação de ideias; as técnicas de evitação da cultura inútil; a técnica do antibagulhismo pensênico; a técnica de selecionar filmes. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Holomnemônica; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cinéfilos; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Consciência; o Colégio Invisível da Erudiciologia; o Colégio Invisível da Paracogniciologia. Efeitologia: o efeito cerebral de assistir assiduamente filmes, séries e documentários; o efeito cognitivo da acumulação de casuísticas expostas na cinematografia; o efeito cosmovisiológico das pesquisas cinematográficas; os efeitos holomnemônicos da cinematografia. Neossinapsologia: a formação de neossinapses a partir da autexperimentação cinematográfica crítica; as pesquisas filmográficas ampliando as neossinapses criativas. Ciclologia: o ciclo mnemônico seleção-retenção-recuperação; o ciclo criativo de aproveitamento dos autossaberes. Binomiologia: o binômio cinema-cultura; o binômio conteúdo-forma (confor); o binômio observação-registro; o binômio detalhe-fixação; o binômio filme-evocação; o binômio estímulo-lembrança; o binômio enciclopedismo-pancognição. Interaciologia: a interação cinema-reflexão; a interação imagem-memória; a interação realidade-linguagem; a interação lazer-pesquisa; a interação casuística-fatuística. Crescendologia: o crescendo evolutivo dicionários cerebrais–enciclopédia cerebral; o crescendo acumulabilidade cognitiva–criatividade heurística; o crescendo acumulação informacional–expansão mentalsomática.

Trinomiologia: o trinômio documentários-seriados-filmes; o trinômio cultura-erudição-parapolineuroléxico; o trinômio catalogação-indexação-recuperação. Polinomiologia: o polinômio da equipe cineasta-roteirista-produtor-ator; o polinômio enredo-cenário-personagens-diálogos; o polinômio dos dicionários cerebrais sinonímico-antonímico-analógico-poliglótico; o polinômio automemória-autocognição-autorreflexão-automundividência. Antagonismologia: o antagonismo avidez intelectual / preguiça mental; o antagonismo erudição universalista / apedeutismo egoico; o antagonismo pensenidade polifásica / monovisão; o antagonismo abordagem mentalsomática / abordagem psicossomática. Paradoxologia: o paradoxo de conhecer a realidade através da ficção; o paradoxo de o lúdico poder ser fixador de conteúdos. Politicologia: a intelectocracia; a cognocracia. Legislogia: a lei do maior esforço autocognitivo. Filiologia: a cinefilia; a cogniciofilia; a mnemofilia; a culturofilia; a pesquisofilia; a neofilia; a mentalsomatofilia. Fobiologia: a cura da culturofobia; a evitação da mentalsomatofobia; a profilaxia à neofobia evolutiva. Sindromologia: a eliminação da síndrome da inércia intelectual; a superação da síndrome da preguiça mental; a atenção à síndrome da alienação; a profilaxia da síndrome da hipomnésia. Mitologia: o mito de a cinematografia ser perda de tempo; o mito de toda arte ser prejudicial ao mentalsoma. Holotecologia: a cinemateca; a filmoteca; a videoteca; a cognoteca; a neuroteca; a cerebroteca; a polimatoteca. Interdisciplinologia: a Cinematografologia; a Filmologia; a Cerebrologia; a Holomemoriologia; a Autodidaticologia; a Cogniciologia; a Comunicologia; a Erudiciologia; a Mentalsomatologia; a Culturologia; a Experimentologia; a Didaticologia; a Casuisticologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o cinéfilo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplólogo; o proexólogo; o reeducador; o escritor; o evoluciente; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo. Femininologia: a cinéfila; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplóloga; a proexóloga; a reeducadora; a escritora; a evoluciente; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga. Hominologia: o Homo sapiens dictionarisator; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens multiculturalis;o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens cognitor.

Enciclopédia da Consciencio logia 4
V. Argumentologia Exemplologia: dicionário cerebral cinematográfico elementar = o repertório mnemônico monotemático e repetitivo, abarcando somente determinados tipos de conteúdo filmográfico; dicionário cerebral cinematográfico avançado = o repertório mnemônico de amplo espectro de conteúdos filmográficos, abarcando múltiplas culturas. Culturologia: a cultura cinematográfica; o dicionário cerebral cultural; a cultura do autodidatismo; a cultura da Mentalsomatologia; o conhecimento de diferentes culturas através do cinema. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o dicionário cerebral cinematográfico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Cápsula do tempo cinemascópica: Autorrevezamentologia; Neutro. 02. Cérebro dicionarizado: Holocerebrologia; Neutro. 03. Cinema tarístico: Cinematografologia; Homeostático. 04. Cinematografia heterocompreensiva: Cogniciologia; Neutro. 05. Cinematografia pesquisística: Pesquisologia; Neutro. 06. Cinematografia terapêutica: Terapeuticologia; Homeostático. 07. Dicionário cerebral analógico: Mnemossomatologia; Homeostático. 08. Dicionário cerebral verponológico: Polineurolexicologia; Homeostático. 09. Estudos fílmicos: Cogniciologia; Neutro. 10. Filmografia específica: Conscienciografologia; Neutro. 11. Gancho didático: Comunicologia; Neutro. 12. Interação Cinematografologia-Parapsicotecologia: Pesquisologia; Neutro. 13. Taxologia cinematográfica: Cinematografologia; Neutro. 14. Teática do neuroléxico analógico: Autopolineurolexicologia; Homeostático. 15. Thesaurus cerebral: Polineurolexicologia; Homeostático. A FIXAÇÃO MNEMÔNICA DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS, NOMENCLATURAS E TERMOS CINEMATOGRAFOLÓGICOS POSSIBILITA À CONSCIN AMPLIAR AS CORRELAÇÕES HEURÍSTICAS NO DESENVOLVIMENTO DAS AUTOPESQUISAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, vem ampliando gradualmente o próprio dicionário cerebral cinematográfico? Quais os resultados autopesquisísticos daí advindos?
Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 140. 2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 358 e 1.096.

3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 1.162. T. L. F.