Cinematografia Projeciológica

A cinematografia projeciológica é o repertório, coleção ou seleção de filmes, documentários e séries televisivas utilizado nas investigações técnicas e paratécnicas da Ciência Projeciologia.

Você, leitor ou leitora, aproveita os artefatos do saber cinematográficos nas pesquisas projeciológicas pessoais? Quais as aplicações evolutivas e interassistenciais desenvolvidas até o momento?

      CINEMATOGRAFIA PROJECIOLÓGICA
                                     (PROJECIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A cinematografia projeciológica é o repertório, coleção ou seleção de filmes, documentários e séries televisivas utilizado nas investigações técnicas e paratécnicas da Ciência Projeciologia.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O vocábulo cinema vem do idioma Francês, cinéma, e este do idioma Grego, kinéma, “movimento; ação de observar; observatório”. Surgiu, no idioma Português, em 1953. O primeiro elemento de composição grafia deriva do idioma Grego, graphé, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”. O termo projeção procede do idioma Latim, projectio, “jato para diante, lanço; esguicho de água; ação de alongar, de estender; alongamento; prolongamento; construção em projetura”, de projicere, “lançar para diante”. Apareceu no Século XVIII. O segundo elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
         Sinonimologia: 1. Filmografia projeciológica. 2. Repertório audiovisual projeciológico. 3. Cinematografia parafenomenológica. 4. Videografia projeciológica. 5. Cinematografologia projetiva.
         Neologia. As 3 expressões compostas cinematografia projeciológica, cinematografia projeciológica elementar e cinematografia projeciológica avançada são neologismos técnicos da Projeciologia.
         Antonimologia: 1. Cinematografia materiológica. 2. Cinematografia mística. 3. Filmografia de terror. 4. Cinematografia ordinária. 5. Cinematografia proexológica.
         Estrangeirismologia: o rapport projeciológico; o know-how quanto à projetabilidade lúcida; a out-of-the-body experience (OOBE; OBE); a open mind quanto à multidimensionalidade; o Projectarium.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao autodidatismo audiovisual projeciológico.
         Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
         1. “Baratrosfera. Todas as comunexes baratrosféricas de assistência lembram cenários desagradáveis dos estúdios cinematográficos de Hollywood”.
         2. “Ficção. Importa considerar, apesar dos pesares, que a ficção científica dos truques cinematográficos, e até de certas histórias em quadrinhos, podem retratar determinadas realidades paraplanetárias, através das inspirações dos roteiristas de filmes e dos escritores da arte sequencial”.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da cinematografia projeciológica; o fomento do holopensene da Projeciologia na intrafisicalidade; o holopensene pessoal da Parapesquisologia; os parapensenes; a parapensenidade; os morfopensenes; a morfopensenidade; os cogniciopensenes; a cogniciopensenidade; os ludicopensenes; a ludicopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; as assinaturas pensênicas cinematográficas; a retroalimentação pensênica projeciológica; a fixação holopensênica provocada por fotos e filmes; a flexibilidade autopensênica permitindo abordagens analíticas diferentes e originais aos objetos de estudo; a flexibilidade pensênica na propensão para rever as autoconvicções materiológicas ou místicas.
          Fatologia: a cinematografia projeciológica; a abordagem audiovisual dos temas projeciológicos; as cópias esboçantes das pararrealidades nas obras cinematográficas; as referências filmográficas úteis à Projeciologia; a Tematologia Projeciológica encontrada na filmografia comercial; os documentários e reportagens sobre fenômenos projetivos; as obras de ficção científica contendo temas úteis ao estudo projeciológico; o autodidatismo projeciológico por meio dos recursos audiovisuais; a criticidade na seleção do acervo audiovisual referente à Projeciologia; a pesquisa filmográfica parafenomenológica; o olhar crítico às produções audiovisuais com conteúdo parafenomenológico; o olhar projeciológico da filmografia disponível; as resenhas técnicas de filmes; a ressignificação de determinadas obras cinematográficas ao aprofundar o estudo da Projeciologia; o trecho de filme retratando paravivências; as cognições pró-projetivas; o espírito parapesquisístico impulsionando os autesforços no desenvolvimento projetivo; a curiosidade asdia quanto à extrafisicalidade; as plataformas de vídeo streaming possibilitando o acesso a amplo espectro de conteúdo cinematográfico inclusive projeciológico; as obras literárias projeciológicas adaptadas para o cinema; os equívocos parafenomenológicos veiculados nas produções áudiovisuais; os filmes de terror propagadores e perpetuadores dos obscurantismos quanto à multidimensionalidade; a produção audiovisual podendo ser utilizada enquanto agente pró-projeção consciente; a ilustração dos comceitos projeciológicos apresentados nas aulas teórico-práticas; os videodebates nos cursos de Projeciologia; os critérios parapedagógicos na escolha do material cinematográfico mais adequado ao perfil discente; a desdramatização da saída lúcida do corpo físico; a saturação mental ao assistir filmes com conteúdo projeciológico visando induzir vivências extrafísicas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as criações filmográficas oriundas de inspirações extrafísicas; as zonas pertubadoras paratroposféricas inspirando cenários cinematográficos; os roteiros filmográficos fundamentados na conteudística extrafísica; os psicodramas cinematográficos enquanto esboços dos parapsicodramas; a possível relação do cinema com as visitações à parapsicoteca no período intermissivo; o reconhecimento dos fenômenos paraperceptivos e bioenergéticos presentes em filmes; as repercussões percebidas no próprio holossoma ao assistir produções audiovisuais projeciológicas; as assimilações energéticas a partir de padrões evocados nas produções cinematográficas; as assistências extrafísicas desencadeadas durante e após a exibição de filmes sobre temas projeciológicos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autevolutivo comunicabilidade-intelectualidade-paraperceptibilidade; o sinergismo autodidatismo–livre arbítrio parapesquisístico; o sinergismo dicionários cerebrais–dicionários paracerebrais; o sinergismo artístico entre atores e diretores com holopensenes afins.
          Principiologia: o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da primazia da realidade sobre qualquer ilusão.
          Teoriologia: a teoria do paradigma consciencial; a teoria da projetabilidade lúcida; a teoria das verdades relativas de ponta da Projeciologia; a teoria da parapsicose pós-dessomática.
          Tecnologia: a técnica da imersão projetiva; a técnica da projecioanálise; a técnica do videodebate; a técnica do gancho paradidático; a técnica da associação de ideias; a técnica de selecionar filmes; a tecnologia digital cinematográfica facilitando a elaboração de efeitos especiais ilustradores da Parafenomenologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das técnicas projetivas; o laboratório conscienciológico da Comunicologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Projeciologia; o Colégio Invisível da Parapedagogia; o Colégio Invisível da Extrafisicologia; o Colégio Invisível da Psicossomatologia; o Colégio Invisível da Parafenomenologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível dos Comunicólogos.
          Efeitologia: os efeitos positivos da disseminação cultural; os efeitos deletérios das intoxicações energéticas geradas pelos filmes de terror; o efeito do filme projeciológico na autoconscientização multidimensional; os efeitos terapêuticos e paraterapêuticos dos enredos cinematográficos homeostáticos sobre a multidimensionalidade.
          Neossinapsologia: as neossinapses parafenomenológicas criadas por meio da pesquisa cinematográfica sobre tema projeciológico; as neossinapses formadas a partir do contexto exemplificado.
          Ciclologia: o ciclo da autorreeducação através da análise fílmica.
          Binomiologia: o binômio Experimentologia-Autopesquisologia; o binômio Materiologia-Projeciologia; o binômio realidade intrafísica–pararrealidade; o binômio conteúdo-forma.
          Interaciologia: a interação diretor-espectador; a interação produção audiovisual–espectador; a interação fatos–script ficcional; a interação lazer-aprendizado; a interação lazer-pesquisa; a interação divulgação-conscientização; a interação faculdades mentais–parapercepções multidimensionais.
          Crescendologia: o crescendo multicultura-aculturação-paraaculturação; o crescendo drama-psicodrama-parapsicodrama; o crescendo das inovações tecnológicas otimizando as produções cinematográficas projeciológicas.
          Trinomiologia: a capacidade comunicativa do trinômio imagem-som-movimento; o trinômio documentários-seriados-filmes; o trinômio telespectadores-filme-consciexes; o trinômio Parapercepciologia-Parafenomenologia-Projeciologia.
          Polinomiologia: o polinômio artigo-palestra-livro-filme; o polinômio foco de pesquisa–atenção seletiva–seleção informacional–análise; o polinômio conteudístico fatuística-parafatuística-casuística-paracasuística.
          Antagonismologia: o antagonismo tela da TV / tela mental; o antagonismo observação acrítica / observação pesquisística; o antagonismo filmografia assediadora / filmografia esclarecedora; o antagonismo exacerbação emocional / desdramatização racional; o antagonismo casca grossa parapsíquico / erudito multidimensional.
          Paradoxologia: o paradoxo de encontrarem-se disponíveis para muitos as verdades captadas por poucos; o paradoxo de conhecer a realidade através da ficção; o paradoxo de o lúdico poder ser fixador de conteúdos disciplinares.
          Politicologia: a projeciocracia; a cognocracia; a tecnocracia; a criativocracia; a ludocracia.
          Legislogia: as leis da Projeciologia.
          Filiologia: a cinefilia; a projeciofilia; a parapsicofilia; a parafenomenofilia; a multidimensionofilia; a paracogniciofilia; a experimentofilia.
          Fobiologia: a cinefobia; a projeciofobia; a parapsiquicofobia; a espectrofobia; a tanatofobia; a paracogniciofobia; a autoparapesquisofobia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome da dispersão consciencial; a cautela quanto à síndrome de abstinência da Baratrosfera (SAB); a eliminação da síndrome da apriorismose; a vigilância à síndrome da distorção da realidade; a profilaxia da síndrome da robotização existencial.
          Mitologia: os mitos criados pelo cinema; a desmitificação da projetabilidade da consciência; a desconstrução dos mitos ilusórios da intrafisicalidade; a queda dos mitos relativos à dimensão extrafísica; o mito da reprodução total da pararrealidade.
          Holotecologia: a projecioteca; a cinemateca; a documentarioteca; a videoteca; a filmoteca; a comunicoteca; a autopesquisoteca; a culturoteca; a didaticoteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Projeciologia; a Cinematografologia; a Filmologia; a Imagisticologia; a Projeciocriticologia; a Extrafisicologia; a Parafenomenologia; a Autopesquisologia; a Autodidaticologia; a Parapedagogiologia; a Comunicologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens paradidacticus; o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens multiculturalis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: cinematografia projeciológica elementar = o repertório audiovisual utilizado nas investigações técnicas e paratécnicas do pesquisador principiante da Projeciologia; cinematografia projeciológica avançada = o repertório audiovisual utilizado nas investigações técnicas e paratécnicas do autor de obra da Projeciologia.
          Culturologia: a indústria cultural cinematográfica; a cultura da Projeciologia; a Paraculturologia da Multidimensionalidade Consciencial; a Paracultura da Parafenomenologia; a cultura da Comunicologia Tarística; a cultura do esclarecimento.
          Indicação. A partir da Projeciologia, eis, em ordem alfabética, 27 temas projeciológicos acompanhados de exemplos de produções audiovisuais úteis às pesquisas parafenomenológicas:
          01. Ambientes extrafísicos: Cidade das Sombras (1998).
          02. Autoscopia interna: Viagem Insólita (1987).
          03. Clarividência viajora: Falando com os Mortos (2002).
          04. Comunicabilidade extrafísica: Paixão Eterna (1987).
          05. Comunicação interdimensional: A Morte e Vida de Charlie (2010); Um Olhar na Escuridão (1993).
          06. Comunidades extrafísicas: Nosso Lar (2010).
          07. Congressus subtilis: O Enigma do Mal (1982).
          08. Desenvolvimento projetivo: Doutor Estranho (2016).
          09. Encontro antecipatório: O Campo dos Sonhos (1989).
          10. Energima: O Exorcismo de Emily Rose (2005).
          11. Exoprojeção: Contato (1997); Viagem ao Mundo dos Sonhos (1985).
          12. Experiência de quase-morte: Vida Depois da Morte (1977); Salvo pela Luz (1995).
          13. Hipoacuidade extrafísica: E Se Fosse Verdade (2005).
          14. Morfopensenes: A Origem (2010).
          15. Paraparentela: No te mueras sin decirme adonde vás (1995); Um Anjo Rebelde (2001).
          16. Parapsicose pós-dessomática: O Sexto Sentido (1999); Os Outros (2001).
          17. Parapsicoteca: Um Visto para o Céu (1991).
          18. Parapsicodrama: A Outra (1988); O Terceiro Olho (2004).
          19. Projeção consciencial conjunta: Em Meus Sonhos (2014).
          20. Projeção consciencial educativa: A Felicidade não se Compra (1946); Os Fantasmas de Scrooge (2009).
          21. Projeção consciencial sequencial: Medium (série televisiva, 2005–2011); Awake (série televisiva, 2012).
          22. Projeção precognitiva: Premonições (2007).
          23. Projeção retrocognitiva: Em Algum Lugar do Passado (1980); Minha Vida em Outra Vida (2000).
          24. Resgate na Baratrosfera: Amor Além da Vida (1998).
          25. Segunda dessoma: Além da Eternidade (1989); Passageiros (2008).
          26. Telecinesia extrafísica: Espíritos (1996).
          27. Visão panorâmica projetiva: As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu (2004).


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a cinematografia projeciológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Arte sequencial evolutiva: Imageticologia; Homeostático.
          02. Cápsula do tempo cinemascópica: Autorrevezamentologia; Neutro.
          03. Catálise da projetabilidade: Projeciologia; Homeostático.
          04. Cinematografia patológica: Parapatologia; Nosográfico.
          05. Cinematografia pesquisística: Pesquisologia; Neutro.
          06. Documentário: Filmografologia; Neutro.
          07. Documentário conscienciológico: Comunicologia; Homeostático.
          08. Estudo projeciocrítico: Projeciologia; Neutro.
          09. Estudos fílmicos: Cogniciologia; Neutro.
          10. Lei da Projeciologia: Legislogia; Homeostático.
          11. Lucidez extracorpórea: Projeciologia; Neutro.
          12. Megaparadoxo da ilusão intrafísica: Omnidiscernimentologia; Nosográfico.
          13. Neossinapse projetiva: Projeciologia; Homeostático.
          14. Parapsicodrama: Paratecnologia; Homeostático.
          15. Projetor comunicador: Projeciologia; Neutro.
     AS PELÍCULAS CINEMATOGRÁFICAS EXPLICITADORAS
    DAS PARARREALIDADES POSSIBILITAM A APREENSÃO
         DE NEOCONCEPÇÕES DA PARAFENOMENOLOGIA
        E A AMPLIAÇÃO DAS PARAVIVÊNCIAS PESSOAIS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, aproveita os artefatos do saber cinematográficos nas pesquisas projeciológicas pessoais? Quais as aplicações evolutivas e interassistenciais desenvolvidas até o momento?
            Bibliografia Específica:
            1. Lopes, Tatiana; Desenvolvimento da Projetabilidade Lúcida; pref. Dulce Daou; revisores Dayane Rossa; et al; 160 p; 25 E-mails; 58 enus; 1 foto; 1 filmografia; 22 websites; glos. 179 termos; 60 refs; 1 anexo; alf; 21x 14 cm; br; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 101 a 103.
            2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 767, 802 e 1.076.
            3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 274, 341 e 716.
            4. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed.; rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 905 a 909.
                                                                                                                    T. L. F.