A interação Cinematografologia-Parapsicotecologia é a conjugação, relação ou conexão estabelecida entre o estudo dos conteúdos das produções audiovisuais e a Ciência aplicada às pesquisas das câmaras holomnemônicas de pararrememoração e pararreflexão, existentes em comunidades extrafísicas (comunexes).
Você, leitor ou leitora, já realizou pesquisa em produções audiovisuais buscando conectá-las às autopesquisas intermissivas na parapsicoteca? Quais os resultados autoinvestigativos alcançados até o momento?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 INTERAÇÃO CI NEM ATO G RAFO LOG I A -P ARAPSI CO TECO LO G I A (PESQUISOLOGIA) I. Conformática Definologia. A interação Cinematografologia-Parapsicotecologia é a conjugação, relação ou conexão estabelecida entre o estudo dos conteúdos das produções audiovisuais e a Ciência aplicada às pesquisas das câmaras holomnemônicas de pararrememoração e pararreflexão, existentes em comunidades extrafísicas (comunexes). Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O prefixo inter vem do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. O vocábulo ação deriva também do idioma Latim, actio, “ação; movimento; feito; obra; negócio; direito de proceder judicialmente; processo; auto; discurso; enredo”, e este de agere, “obrar; agir”. Surgiu no Século XIII. O termo interação apareceu no Século XX. A palavra cinema procede do idioma Francês, cinéma, e esta do idioma Grego, kinéma, “movimento; ação de observar; observatório”. Surgiu, no idioma Português, em 1953. O primeiro elemento de composição grafia provém do idioma Grego, graphé, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”. O segundo elemento de composição logia vem do mesmo idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. O terceiro elemento de composição para deriva igualmente do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O quarto elemento de composição psico procede do mesmo idioma Grego, psykh, de psykhé, “alento; sopro de vida; alma”. O quinto elemento de composição teca provém do idioma Latim, theca, “estojo; coleção; local de guarda de coleções”, e este do idioma Grego, thêké, “caixa; estojo; escrínio; depósito; prédio de guarda”. Sinonimologia: 1. Interrelação Filmografologia-Parapsicotecologia. 2. Bissociação recíproca estudo de produções audiovisuais–Parapsicotecologia. Neologia. As 3 expressões compostas interação Cinematografologia-Parapsicotecologia, interação básica Cinematografologia-Parapsicotecologia e interação avançada Cinematografologia-Parapsicotecologia são neologismos técnicos da Pesquisologia. Antonimologia: 1. Cinematografologia. 2. Parapsicotecologia. 3. Dissociação Cinematografologia-Parapsicotecologia. 4. Interação Imageticologia-Holotecologia. Estrangeirismologia: os flashbacks; os flashforwards; a análise do casting das narrativas; o set paracenográfico da comunex autoparaprocedencial; o breakthrough mentalsomático; o déjà-vu; o link com a Autoparaprocedenciologia; o Pesquisarium; o Cinemarium; o Retrocognitarium; o Intermissarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da Cogniciologia Cosmovisiológica. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Cinematografia. Entre a Arte Cinematográfica, a Ciência Cinematográfica e a Indústria Cinematográfica, o que interessa, de fato, é somente a Ciência que possa existir nos contextos dos diálogos, solilóquios e imagens do cinema”. 2. “Holoteca. Para quem pesquisa, a holoteca extrafísica, ou a Parapsicoteca da Comunex Evoluída, é o verdadeiro paraíso encontrado”. 3. “Parapsicoteca. A parapsicoteca tem exemplos conscienciais imitáveis, e, dependendo do caso, exibe alto nível de sofisticação evolutiva”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Holomnemônica; o holopensene pessoal arquivológico; os pesquisopensenes; a pesquisopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os heuristicopensenes; a heuristicopensenidade; os cronopensenes; a cronopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os paracognopensenes; a paracognopensenidade; os para2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a tecnopensenes; a paratecnopensenidade; os paradidactopensenes; a paradidactopensenidade; os holomnemopensenes; a holomnemopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a autopensenização parapsicotecária; a busca perseverante para pensenizar tal qual consciex lúcida em comunex avançada. Fatologia: as cópias esboçantes das pararrealidades na dimensão intrafísica; as pesquisas possibilitadas pelas produções audiovisuais na atualidade, por hipótese, antes somente factíveis na parapsicoteca; a imagem bidimensional podendo trazer conteúdos e significados superiores ao alcance das palavras grafadas; as histórias transmissoras de conceitos, teorias e informações relevantes para o contexto da evolução; a autopesquisa para-historiográfica; a releitura de fatos do passado possibilitados pela análise de produções audiovisuais; as plataformas de video streaming possibilitando o acesso a amplo espectro de conteúdo cinematográfico; a filmografia explicitadora das realidades e pararrealidades conscienciais; a compactação de enredos complexos em roteiros bem elaborados; as produções cinematográficas inspiradas em eventos reais; o cinema-verdade; os registros eternos das manifestações e atos conscienciais; as retratações grupocármicas oportunizadas pelos conteúdos cinematográficos ao se revisitar determinados acontecimentos; a Era da Informação com câmeras onipresentes e dados rastreáveis dificultando escondimentos; os registros cotidianos de câmeras de segurança oportunizando elucidação de determinados fatos; as dramatizações e animações ilustradoras de conteúdos jornalísticos; a atenção ao uso de deep fakes visando divulgar inverdades e desinformações sobre determinadas personalidades; a análise dos personagens-chave dos enredos e paraenredos observados; a listagem dos envolvidos nos dramas assistidos; os bastidores da vida evolutiva das consciências; a identificação da conscin com determinados personagens cinematográficos; o estudo de modelos evolutivos; a identificação audiovisual da personalidade consecutiva pela própria consciência e demais testemunhas; a criação intencional de audiovisualidades favorecedoras dos autorrevezamentos proexológicos; o conteúdo das produções cinematográficas podendo reavivar a holomemória do espectador; a expansão gradativa do repertório cognitivo e paracognitivo; o dicionário analógico pessoal; o dicionário cerebral imagético; o aumento da visão de conjunto sobre retrofatos; a expansão do autoideário evolutivo. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a possível relação do cinema com as visitações à parapsicoteca no período intermissivo; os psicodramas cinematográficos enquanto esboços dos parapsicodramas; a ambientação parapsicotecária inspirando, consciente ou inconscientemente, a cenografia das produções audiovisuais; as paravivências na parapsicoteca inspirando enredos cinematográficos; a evocação sadia do passado intermissivo; a Parapesquisologia Evolutiva Cosmovisiológica; as parapesquisas de registros para-historiográficos nos pararquivos da parapsicoteca; a mega-holoteca extrafísica; a recuperação de registros fatuais e parafatuais holomnemônicos favorecida pela Paratecnologia; os paraengramas holomnemônicos reavivados; as paravivências intermissivas; a retrocogniscibilidade intermissiva; a interassistência parapsicotecológica aos alunos dos Cursos Intermissivos (CIs) pré-ressomáticos; o encaminhamento de intermissivistas pelos evoluciólogos para consultas técnicas na parapsicoteca; os engramas de episódios do passado, preenchendo peças do puzzle holobiográfico; o entrelinhamento para-histórico esclarecendo obscuridades; as parapráxis educativas fornecendo as paracognições capazes de imunizar a consciência quanto aos retrovícios; as parapráxis paracerebrais fixando os paraengramas capazes de facilitar a recuperação de cons magnos na pós-ressomática; a ampliação do entendimento multidimensional e multiexistencial da dinâmica evolutiva pessoal e grupal; a visão panorâmica. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo som-imagem; o sinergismo registro imagético–lembrança retrocognitiva; o sinergismo memória física–holomemória; o sinergismo evocação-conexão; o sinergismo dicionários cerebrais–dicionários paracerebrais. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Principiologia: o princípio de a intrafísicalidade ser mero arremedo da extrafisicalidade; o princípio da equivalência; o princípio da intercobaiagem evolutiva; o princípio da primazia da realidade sobre qualquer ilusão; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio tarístico do autesclarecimento; o princípio da expansão autocognitiva, cosmovisiológica e infinita. Codigologia: o investimento autopesquisístico contínuo enquanto cláusula primordial do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria do paraconhecimento; a teoria da recuperação das unidades de lucidez (cons). Tecnologia: a técnica da abordagem racional às realidades; a técnica da análise comparativa; as técnicas de ampliação da cosmovisão nas abordagens multifacetadas; a Holomnemoparatecnologia Autopesquisística; a Paratecnologia da Parapsicoteca; a técnica do espelhamento interconsciencial; a técnica da conscienciofilia teática. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Consciência; o Colégio Invisível dos Cinéfilos; o Colégio Invisível da Holomnemonicologia; o Colégio Invisível da Para-Historiologia; o Colégio Invisível da Paratecnologia; o Colégio Invisível da Seriexologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia. Efeitologia: os efeitos dos temas cinematográficos na experiência pessoal; o efeito reflexivo da observação de determinadas cenas; o efeito halo das lembranças intermissivistas pessoais. Neossinapsologia: a aquisição de paraneossinapses nas correlações pararrealidades–realidades conhecidas; as neossinapses formadas a partir dos contextos exemplificados; a fixação paracerebral de paraneossinapses intermissivas favorecendo a formação das neossinapses conscienciológicas; as neossinapses resultantes da recuperação de cons por meio da autorreflexão intermissiva. Ciclologia: o ciclo estudo cinematográfico–aproximação da realidade; o ciclo intermissão-intrafisicalidade. Binomiologia: o binômio forma-conteúdo; o binômio cognições-paracognições; o binômio observação-experiência; o binômio estímulo-lembrança; o binômio filme-autoconscientização; o binômio abordagem intrafísica–abordagem extrafísica; o binômio realidade intrafísica–pararrealidade. Interaciologia: a interação Cinematografologia-Parapsicotecologia; a interação Neotecnologia Cinematográfica–Paratecnologia Multidimensional; a interação matriz cognitiva–filial cognitiva; a interação incubação intermissiva–indução intermissiva; a interação exposição-revelação; a interação cênica protagonistas-antagonistas-coadjuvantes-figurantes; a interação tela-espectador. Crescendologia: o crescendo intelectual monovisão-cosmovisão; o crescendo pesquisa humana–parapesquisa multidimensional; o crescendo da autocognição evolutiva. Trinomiologia: o trinômio experiências intrafísicas–experiências projetivas–experiências intermissivas; o trinômio Cogniciologia-Autocogniciologia-Paracogniciologia; o trinômio documentação-memória-histórico; o trinômio assistir-analisar-concluir. Polinomiologia: o polinômio autopesquisas-heteropesquisas-parapesquisas-multipesquisas; o polinômio enredo-cenário-elenco-diálogos; o polinômio conteudístico fatuística-parafatuística-casuística-paracasuística. Antagonismologia: o antagonismo buscador da evolução / acomodado à ignorância; o antagonismo espectador da vida / protagonista da evolução; o antagonismo fato / ficção; o antagonismo vida humana / vida intermissiva; o antagonismo enfoque tímido / interpretação cosmovisiológica. Paradoxologia: o paradoxo de a real documentação evolutiva das consciências ser extrafísica, disponível na parapsicoteca; o paradoxo de os registros universais das parapsicotecas terem acesso pessoal restrito; o paradoxo de conhecer a realidade através da ficção. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Politicologia: a democracia do saber; a parapsicocracia; a culturocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia. Legislogia: a lei do maior esforço cognitivo. Filiologia: a cinefilia; a pesquisofilia; a cognofilia; a intermissiofilia; a neofilia; a mnemofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a eliminação da pesquisofobia; a superação da cogniciofobia; o enfrentamento da fatofobia; a atenção à mnemofobia; a ultrapassagem da culturofobia; a eliminação da reflexofobia; o descarte da mentalsomatofobia. Sindromologia: a superação da síndrome da alienação; a erradicação da síndrome da hipomnésia; o tratamento da síndrome da dispersão consciencial (SDC). Mitologia: o mito de toda arte ser prejudicial ao mentalsoma; o mito da reprodução total da realidade nas produções audiovisuais; a mitoclastia inerente à Autocogniciologia. Holotecologia: a pesquisoteca; a cinemateca; a parapsicoteca; a analiticoteca; a mnemoteca; a intermissioteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Pesquisologia; a Cinematografologia; a Parapsicotecologia; a Intermissiologia; a Conexiologia; a Correlacionologia; a Paracogniciologia; a Arquivologia; a Holomnemonicologia; a Grupocarmologia; a Elencologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o elenco; a plateia; a consciex pesquisadora; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o diretor; o roteirista; o produtor; o ator; o personagem; o pesquisador; o agente retrocognitor; o intermissivista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o parapsicotecólogo; o parapsicotecário; o amparador extrafísico; o evoluciólogo. Femininologia: a diretora; a roteirista; a produtora; a atriz; a personagem; a pesquisadora; a agente retrocognitora; a intermissivista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a parapsicotecóloga; a parapsicotecária; a amparadora extrafísica; a evolucióloga. Hominologia: o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens imagisticus; o Homo sapiens paradidacticus; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens cognitor. V. Argumentologia Exemplologia: interação básica Cinematografologia-Parapsicotecologia = a pesquisa de conteúdos audiovisuais buscando conexões teóricas, hipotéticas e inferenciais quanto a experimentos passíveis de serem realizados pela consciência na parapsicoteca; interação avançada Cinematografologia-Parapsicotecologia = a pesquisa de conteúdos audiovisuais correlacionados a paravivências teáticas realizadas pela consciência na parapsicoteca. Culturologia: a cultura da Pesquisologia; a cultura cinematográfica; as correlações culturais interdimensionais; a Culturologia Intermissivista Pessoal. Dispositivos. Consoante a Paratecnologia, eis, em ordem alfabética, 5 produções audiovisuais trazendo cenas ou trechos nos quais é possível identificar recursos pesquisísticos, por hipótese, disponíveis nas parapsicotecas: 1. Cosmos: Uma Odisseia no Espaço (2014): série televisiva simula viagem em espaçonave capaz de mostrar didaticamente as realidades do Universo. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 2. Minority Report – A Nova Lei (2002): personagens fazem pesquisas em hologramas interativos com telas tridimensionais projetando imagens em 360 graus passíveis de serem manipuladas por toques e gestos. 3. Tomorrowland (2015): uso de aparelho no formato de esfera, capaz de projetar cenas do passado ou do futuro, em velocidades variáveis, ao ser manipulado. 4. Um Visto para o Céu (1991): protagonistas participam de audiências onde são mostradas cenas da vida recém-finda para análise dos erros e acertos; personagens visitam pavilhão das vidas passadas onde é possível pesquisar a própria holobiografia em cabines individuais. 5. X-Men (2000): Professor Xavier utiliza capacete de ampliação mental capaz de localizar mutantes em todo o mundo. Estudo. De acordo com a Pesquisologia, eis, em ordem alfabética, 5 tipos de pesquisas passíveis de serem feitas utilizando produções cinematográficas, de modo similar às parapesquisas realizadas na parapsicoteca: 1. Casuística: estudos de caso. 2. Consciências: o estudo de perfis conscienciais variados. 3. Evolução: o progresso de determinado objeto de investigação ao longo do tempo. 4. Historiografia: as variáveis referentes a determinado fato histórico. 5. Perspectivas: a versão de determinados acontecimentos segundo os principais envolvidos. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a interação Cinematografologia-Parapsicotecologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Ampliação do acervo de autocognição: Autocogniciologia; Homeostático. 02. Arquivologia: Experimentologia; Neutro. 03. Banco de dados: Mentalsomatologia; Neutro. 04. Biografia cinematográfica: Biografologia; Neutro. 05. Cápsula do tempo cinemascópica: Autorrevezamentologia; Neutro. 06. Cinema tarístico: Cinematografologia; Homeostático. 07. Cinematografia heterocompreensiva: Cogniciologia; Neutro. 08. Cinematografia pesquisística: Pesquisologia; Neutro. 09. Elencologia: Grupocarmologia; Neutro. 10. Equivalência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 11. Estudos fílmicos: Cogniciologia; Neutro. 12. Filial cognitiva: Autocogniciologia; Neutro. 13. Fonte cognitiva: Autocogniciologia; Neutro. 14. Holomnemoparatecnologia: Holomnemonicologia; Homeostático. 15. Parapsicoteca autoparaprocedencial: Autoparaprocedenciologia; Homeostático. AS PESQUISAS CINEMATOGRÁFICAS HODIERNAS, QUANDO INTERCONECTADAS ÀS PARAPESQUISAS REALIZADAS ANTERIORMENTE NA PARAPSICOTECA, PODEM FAVORECER AS AUTORRETROCOGNIÇÕES INTERMISSIVAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já realizou pesquisa em produções audiovisuais buscando conectá-las às autopesquisas intermissivas na parapsicoteca? Quais os resultados autoinvestigativos alcançados até o momento? 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Bibliografia Específica: 1. Ramos Filho, Osmar; Cristo Espera por ti – Edição Crítica e Comentada por Osmar Ramos Filhos; Romance do Espírito de Honoré de Balzac; psicografado por Waldo Vieira; revisores Eduardo Ferreira; Erotides Louly; & Waldson Dias; 370 p.; 4 seções; 76 caps.; 9 cronologias; 1 E-mail; 1 enu.; 1 ilus.; 56 siglas; 5 website; 404 notas comentadas; 56 refs.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 21 a 29 e 339 a 342. 2. Teles, Mabel; Zéfiro: A Paraidentidade Intermissiva de Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; et al.; 240 p.; 3 seções; 14 caps.; 113 citações; 22 E-mails; 32 enus.; 37 fotos; 1 linha do tempo; 1 minicurrículo; 2 tabs.; 20 websites; glos. 210 termos; 45 refs.; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 295. 3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 822. 4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 411, 979 e 1.480. T. L. F.