Interação Cinematografologia-Casuisticologia

      INTERAÇÃO 1
CINEMATOGRAFOLOGIA-CASUISTICOLOGIA (PESQUISOLOGIA)
I. Conformática Definologia. A interação Cinematografologia-Casuisticologia é a conjugação, relação ou conexão estabelecida entre o estudo dos conteúdos das produções audiovisuais e a análise técnica de casos observados no geral. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O prefixo inter vem do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de; no meio de”. O vocábulo ação deriva igualmente do idioma Latim, actio, “ação; movimento; feito; obra; negócio; direito de proceder judicialmente; processo; auto; discurso; enredo”, e este de agere, “obrar; agir”. Surgiu no Século XIII. O termo interação apareceu no Século XX. A palavra cinema procede do idioma Francês, cinema, e esta do idioma Grego, kinéma, “movimento; ação de observar; observatório”. Surgiu, no idioma Português, em 1953. O primeiro elemento de composição grafo provém igualmente do idioma Grego, grápho, “escrever; inscrever”. O segundo elemento de composição logia origina-se também do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema” A palavra casuística é adaptação do idioma Francês, casuistique, “estudo dos casos de consciência, isto é, dos problemas concretos que se apresentam à ação moral”. Apareceu em 1873. Sinonimologia: 1. Interrelação Filmografologia–estudo de casos. 2. Bissociação recíproca estudo cinematográfico–pesquisa de casuísticas. Neologia. As 3 expressões interação Cinematografologia-Casuisticologia, interação básica Cinematografologia-Casuisticologia e interação sofisticada Cinematografologia-Casuisticologia são neologismos técnicos da Pesquisologia. Antonimologia: 1. Cinematografologia. 2. Casuisticologia. 3. Interação Cinematografologia-Paracasuística. 4. Interação Parapsicotecologia-Paracasuisticologia. Estrangeirismologia: a open mind; o case to case; o breakthrough analítico através das produções audiovisuais; os insights relacionados às casuísticas cinematográficas analisadas; o Pesquisarium; o Mentalsomarium; o Neoverponarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da Cogniciologia Cosmovisiológica. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Cinematografologia; o holopensene pessoal da Casuisticologia; os holopensenes evocados na pesquisa cinematográfica; os pesquisopensenes; a pesquisopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade os criticopensenes; a criticopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os didatictopensenes; a didatictopensenidade; os anciropensenes; a anciropensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; o autabertismo neopensênico; a oportunidade de renovar a maneira usual de pensenizar; a autopensenização criativa; a flexibilidade autopensênica permitindo abordagens analíticas diferentes e originais aos objetos de pesquisa. Fatologia: os estudos de casos cinematográficos; a investigação das obras audiovisuais inspiradas em eventos reais; a análise de biografias cinematográficas; a pesquisa dos enredos cinematográficos explicitadores das realidades conscienciais; o escrutínio das casuísticas singulares retratadas no cinema; as casuísticas filmográficas pesquisadas de acordo com as especialidades conscienciológicas; a análise dos personagens-chave dos enredos filmográficos; o estudo comparativo de casuísticas análogas, similares ou parecidas identificadas nas películas assistidas; o inesgotável potencial conteudístico da Cinematografologia; a garimpagem casuística filmográfica; a fontificação dos recursos audiovisuais empregados na pesquisa conscienciológica; as auto e heteropesquisas conscienciais realizadas através do cinema; a ampliação do cabedal casuístico possibilitado pelo acervo de produções audiovisuais; o estudo das ocorrências nos bastidores das produções filmográficas; a releitura de casuísticas possibilitada pela cinematografia; a análise de casos históricos e das decorrências sociais relacionadas; a pesquisa do cinema documental; a capacidade pessoal de identificar o conteúdo tarístico implícito nas obras cinematográficas; a reprodução intrafísica ainda incipiente da parapsicoteca; as casuísticas cinematográficas utilizadas enquanto ganchos didáticos; as análises de casuísticas filmográficas em obras grafotarísticas; a memória cinematográfica coletiva; a História Audiovisual da Humanidade; as defesas de verbetes disponibilizadas online enquanto exemplário riquíssimo de casuísticas conscienciológicas. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as evocações desencadeadas pelas casuísticas filmográficas; as assimilações energéticas originadas a partir de padrões evocados nas produções cinematográficas; o rapport interassistencial a partir das produções audiovisuais assistidas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo pesquisa-conhecimento; o sinergismo memória-cognição; o sinergismo neoachados-cosmovisão; o sinergismo heteropesquisa-autopesquisa; o sinergismo cultura-intercompreensão. Principiologia: o princípio da acumulabilidade cognitiva; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da semperaprendência enriquecendo a autodidaxia; o princípio da primazia da realidade sobre qualquer ilusão. Teoriologia: a teoria e prática do autodidatismo contínuo; a teoria do paradigma consciencial facultando neointerpretações aos fatos e parafatos. Tecnologia: a técnica de selecionar filmes; a técnica do cosmograma; a técnica da imersão intelectual; a técnica da análise comparativa; a técnica da omnipesquisa permanente; a técnica da abordagem racional às realidades; a técnica do sobrepairamento analítico. Voluntariologia: o voluntariado mentalsomático criativo. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico do cosmograma; o laboratório conscienciológico da Parapedagogiologia; o laboratório conscienciológico da Comunicologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cinéfilos; o Colégio Invisível da Autocogniciologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Paradidaticologia. Efeitologia: os efeitos dos temas cinematográficos na experiência pessoal; o efeito reflexivo da observação de cenas; os efeitos heurísticos da garimpagem ideativa; os efeitos cosmovisiológicos da compreensão de diferentes mundividências; os efeitos positivos da disseminação cultural; o efeito halo dos conhecimentos generalistas; os efeitos do amadurecimento cognitivo na expansão mentalsomática. Neossinapsologia: as neossinapses criadas a partir da pesquisa de casuísticas cinematográficas; a formação de neossinapses a partir da autexperimentação cinematográfica crítica. Ciclologia: o ciclo mentalidade artística psicossomática–mentalidade científica mentalsomática; o ciclo informacional coleta de dados–ponderações técnicas–tratamento didático–difusão tarística; o ciclo estudo fílmico–aproximação da realidade. Binomiologia: o binômio Experimentologia-Autopesquisologia; o binômio filme-autoconscientização; o binômio cinema-cultura; o binômio conteúdo-forma; o binômio multidiversidade-cosmovisão. Interaciologia: a interação Cinematografologia-Casuisticologia; a interação casuística-fatuística; a interação fatos–script ficcional; a interação enredo–pesquisa; a interação acumulabilidade cognitiva–repertório de soluções evolutivas.

Crescendologia: o crescendo recurso de entretenimento–recurso de esclarecimento; o crescendo saturação pesquisística–desenvolvimento da articulação intelectual–ampliação da autocognição; o crescendo acumulação informacional–expansão mentalsomática; o crescendo gerado pelo alargamento da cosmovisão pessoal. Trinomiologia: a capacidade comunicativa do trinômio imagem-som-movimento; o trinômio assistir-analisar-concluir; o trinômio percepção da realidade–captação de informações–detecção de padrões. Polinomiologia: o acervo autocognitivo do polinômio fatuística-parafatuística-casuística-paracasuística; o polinômio foco de pesquisa–atenção seletiva–seleção informacional–análise; o polinômio autopesquisas-heteropesquisas-parapesquisas-multipesquisas. Antagonismologia: o antagonismo enfoque tímido / interpretação cosmovisiológica; o antagonismo observação pesquisística / observação acrítica; o antagonismo apedeutismo evolutivo / erudição conscienciológica. Paradoxologia: o paradoxo de as casuísticas cinematográficas ficcionais poderem gerar choques de realidade consciencial; o paradoxo de o lúdico poder ser fixador de conteúdos; o paradoxo de encontrarem-se disponíveis para muitos as verdades captadas por poucos. Politicologia: a cognocracia; a culturocracia. Legislogia: a lei do maior esforço pesquisístico; a lei de causa e efeito. Filiologia: a cinefilia; a pesquisofilia; a conscienciofilia; a cogniciofilia; a neofilia; a criticofilia; a culturofilia. Fobiologia: a fobia aos filmes de conteúdo denso e reflexivo. Sindromologia: os exemplos práticos das síndromes conscienciais; a atenção à síndrome da dispersão consciencial; a supressão da síndrome da bagagem vazia; a evitação da síndrome da apriorismose; a terapêutica da síndrome da alienação. Mitologia: o mito da reprodução total da realidade nas produções audiovisuais; o mito de a cinematografia ser perda de tempo. Holotecologia: a cinemateca; a documentarioteca; a pesquisoteca; a analiticoteca; a didadicoteca; a culturoteca; a experimentoteca. Interdisciplinologia: a Pesquisologia; a Casuisticologia; a Cinematografologia; a Experimentologia; a Analiticologia; a Conexologia; a Conteudisticologia; a Citaciologia; a Argumentologia; a Taristicologia; a Multiculturologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o cinéfilo; o cineasta; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o consciencioterapeuta; o conscienciômetra; o proexólogo; o paradireitólogo; o inversor existencial; o reciclante existencial; o reeducador; o escritor; o intelectual; o pesquisador; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo. Femininologia: a cinéfila; a cineasta; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a consciencioterapeuta; a conscienciômetra; a proexóloga; a paradireitóloga; a inversora existencial; a reciclante existencial; a reeducadora; a escritora; a intelectual; a pesquisadora; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga. Hominologia: o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens autocognitivus; o Homo sapiens associator; o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens cosmovisiologicus; o Homo sapiens holomnemonicus; o Homo sapiens mentalsomaticus.



V. Argumentologia Exemplologia: interação básica Cinematografologia-Casuisticologia = a análise de determinada casuística, ficcional ou real, através de variadas produções audiovisuais; interação sofisticada Cinematografologia-Casuisticologia = a análise comparativa de determinado tipo de casuística, ficcional ou real, através de variadas produções audiovisuais. Culturologia: a cultura cinematográfica; a cultura da Pesquisologia; o conhecimento de diferentes culturas através do cinema; a cultura do esclarecimento. Decorrências. Eis, em ordem alfabética, 8 especialidades conscienciológicas e os respectivos efeitos decorrentes da pesquisa de casuísticas através da cinematografia: 1. Analiticologia: ampliar as associações ideativas. 2. Argumentologia: desenvolver a própria capacidade tarística e de argumentação lógica. 3. Autocogniciologia: enriquecer o próprio dicionário cerebral cinematográfico. 4. Autodiscernimentologia: fazer a discriminação interpretativa das realidades; aprimorar o senso crítico pelo confronto entre as versões sobre determinadas ocorrências. 5. Cosmovisiologia: compreender as circunstâncias geradoras e consequências de determinados contextos históricos; ampliar a mundividência pessoal. 6. Evoluciologia: aprimorar o entendimento multidimensional e multiexistencial da dinâmica evolutiva pessoal e grupal. 7. Perfilologia: ampliar a compreensão quanto a variados perfis conscienciais. 8. Sociologia: identificar a mentalidade predominante (Zeitgeist) na Sociedade Intrafísica ou cultura específica em determinado período histórico. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a interação Cinematografologia-Casuisticologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Ampliação do acervo de autocognição: Autocogniciologia; Homeostático. 02. Biografia cinematográfica: Biografologia; Neutro. 03. Casuística holociclológica: Cosmocogniciologia; Neutro. 04. Cinema tarístico: Cinematografologia; Homeostático. 05. Cinematografia heterocompreensiva: Cogniciologia; Neutro. 06. Cinematografia pesquisística: Pesquisologia; Neutro. 07. Cinematografia terapêutica: Terapeuticologia; Homeostático. 08. Enredo paradidático: Paradidaticologia; Homeostático. 09. Estudos fílmicos: Cogniciologia; Neutro. 10. Extração conteudística: Realismologia; Homeostático. 11. Fatuística: Experimentologia; Neutro. 12. Filmografia específica: Conscienciografologia; Neutro. 13. Gancho didático: Comunicologia; Neutro. 14. Interação Cinematografologia-Parapsicotecologia: Pesquisologia; Neutro. 15. Suporte expressivo tarístico: Parapedagogiologia; Neutro.


A PESQUISA E ANÁLISE TÉCNICA DO AMPLO ESPECTRO DO EXEMPLÁRIO DE CASUÍSTICAS DISPONIBILIZADO PELA CINEMATOGRAFIA BEM APROVEITADA POSSIBILITA A QUALIFICAÇÃO AUTOCOGNITIVA DA CONSCIN ATILADA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já analisou casuísticas, ficcionais ou reais, utilizando fontes cinematográficas? Quais as decorrências evolutivas daí advindas?
Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 37, 167 e 326. 2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.;4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 141, 193 e 863. 3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; página 164. T. L. F.