Solicitude Cotidiana

A solicitude cotidiana é o ato de solidariedade espontânea efetivado naturalmente em meio à rotina diária, em prol de outras conscins, conhecidas ou desconhecidas, no qual a benignidade teática gera bem-estar convivencial.

Para você, leitor ou leitora, as práticas solícitas são hábito rotineiro?

      SOLICITUDE COTIDIANA
                               (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A solicitude cotidiana é o ato de solidariedade espontânea efetivado naturalmente em meio à rotina diária, em prol de outras conscins, conhecidas ou desconhecidas, no qual a benignidade teática gera bem-estar convivencial.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra solicitude provém do idioma Latim, sollicitudo, “cuidado; inquietação; solicitude”. Surgiu no Século XV. O termo cotidiano deriva do mesmo idioma Latim, quotidianus, “de todos os dias; diário”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 01. Prestimosidade costumeira. 02. Gentileza cotidiana. 03. Cortesia rotineira. 04. Afabilidade habitual. 05. Obsequiosidade usual. 06. Polidez diária. 07. Civilidade teática. 08. Urbanidade vivida. 09. Delicadeza convivencial. 10. Zelo interconsciencial.
          Neologia. As duas expressões compostas solicitude cotidiana vistosa e solicitude cotidiana discreta são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 1. Assedialidade cotidiana. 2. Deseducação cotidiana. 3. Indiferença interconsciencial. 4. Desleixo convivencial. 5. Alheamento consciencial.
          Estrangeirismologia: o esprit de finesse; a awareness cosmoética.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Interassistenciologia Cosmoética Aplicada.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da convivialidade sadia; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; o holopensene da megafraternidade instalado e sustentado; a autopensenização focada nas demandas interassistenciais; a quebra do monoideísmo patopensênico através do impacto de singelo gesto cortês; o ato solícito capaz de promover desassédios ao incitar a mudança positiva de bloco autopensênico.
          Fatologia: a solicitude cotidiana; a valorização dos atos gentis; as boas ações diárias; as atitudes de carinho e respeito; a iniciativa solidária e voluntária; a miniextrapauta assistencial; o atilamento quanto à identificação das carências de auxílio; a sensibilidade às necessidades alheias; o ato de olhar para fora de si; a cooperação desinteressada; a prestação de ajuda não remunerada; a excelência no atendimento às obrigações pessoais e funcionais; a prestatividade no trato interpessoal; o altruísmo pragmático; a demonstração de disponibilidade e hiperacuidade interassistencial; o sinal evidente de interesse, atenção e consideração pelos demais; a maturidade consciencial explicitada em atos cosmoéticos sutilíssimos; o autodesconfiômetro calibrado; o acatamento dos heterolimites evitando condutas intrusivas; a quebra do gelo; a abertura à interlocução; a reciprocidade afetiva descompromissada; o conforto afetivo gerado nos envolvidos; a coerência etológica da conscin afeita à interassistencialidade consciencial; o prazer em ser útil; o senso de utilidade pessoal; os autobenefícios hauridos nas práticas solícitas rotineiras em favor de outros.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a ação inspirada por amparadores extrafísicos; a hiperacuidade multidimensional para identificação de requisições interassistenciais provenientes de consciexes amparadoras; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a abordagem solícita aparentemente casual promovendo rapport, doações energéticas e heterodesassédios.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo boa vontade–boa intenção–discernimento cosmoético; o sinergismo disponibilidade interconsciencial–hiperacuidade multidimensional–prontidão interassistencial; o sinergismo presteza colaborativa–energização sadia–heterodesassédio discreto.
          Principiologia: o princípio popular “fazer o bem faz bem”; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio da responsabilidade interconsciencial; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da empatia evolutiva; o princípio da evolução interassistencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: os códigos cerimoniais e protocolares de cada cultura; os códigos de etiqueta; o código pessoal de Cosmoética (CPC) estabelecendo o limite das mordomias.
          Tecnologia: a técnica do detalhismo e da exaustividade aplicada à Conviviologia Interassistencial; a técnica assistencial do mimo energético; a técnica do gueixismo mútuo na dupla evolutiva; as técnicas paradiplomáticas; as técnicas conscienciométricas; as paratécnicas assistenciais; a técnica da omissão superavitária.
          Voluntariadologia: o voluntariado cosmoético.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia.
          Efeitologia: o efeito bumerangue dos atos altruístas; os efeitos da práxis prestimosa na criação de empatias e fortalecimento de amizades; os efeitos revigorantes da assistência bem realizada; os efeitos educativos da ação exemplar; o efeito multiplicador do gesto simpático; os efeitos evolutivos sinérgicos das intercooperações evolutivas; os efeitos salutares da atmosfera convivencial harmônica; os efeitos autevolutivos do repertório de comportamentos cosmoéticos.
          Neossinapsologia: a formação de neossinapses cosmoéticas da interassistencialidade multidimensional cotidiana.
          Ciclologia: a alternância situacional no ciclo assistente-assistido; o discernimento assistencial no ciclo hora de atuar–hora de omitir; a tentativa fraterna de instalação do ciclo estímulo positivo–resposta harmônica; a destreza energética no ciclo assim-desassim; a dosagem cosmoética no ciclo doação-recepção; o atilamento proexológico no ciclo recebimento-retribuição; o saldo multiexistencial no ciclo sementeira-colheita.
          Enumerologia: o ato de agradar; o ato de mimosear; o ato de favorecer; o ato de encorajar; o ato de proteger; o ato de nutrir; o ato de servir.
          Binomiologia: o binômio assistente afável–assistido abordável; o binômio metafórico peito aberto–porta aberta; o binômio finesse cosmoética–tato interassistencial; o binômio troca de gentilezas–permutas afetivas; a dosificação inteligente do binômio tacon-tares; o binômio admiração-discordância; o binômio autodesassédio-heterodesassédio.
          Interaciologia: a interação boas maneiras–interassistencialidade; a interação autocosmovisão multidimensional–autodiscernimento evolutivo.
          Crescendologia: o crescendo na aquisição do senso universalista.
          Trinomiologia: o trinômio boa educação–boa conversa–boa convivência; o trinômio bem-intencionado–bem-visto–benquisto; o trinômio fácies empática–sorriso franco–olhar amigável; a autovigilância profilática ao trinômio irritação-indelicadeza-inassistência; o corte cosmoético do trinômio semblante carregado–desvio do olhar–cara virada; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio bem-estar–felicidade–saúde.
          Polinomiologia: o autofraternismo explicitado pelo polinômio postura-olhar-voz-gesto; o hábito do polinômio social por favor–obrigado–desculpe–com licença.
          Antagonismologia: o antagonismo fisionomia empática / carranca; o antagonismo olhar de fraternidade / olhar glacial; o antagonismo estender as mãos / voltar as costas; o antagonismo solicitude cosmoética / mesura demagógica; o antagonismo cortesia / bajulação; o antagonismo reverência sincera / mesura dissimulada; o antagonismo traquejo social / gafe.
          Paradoxologia: o paradoxo do auxílio aparentemente simples capaz de gerar grandes resultados cosmoéticos.
          Politicologia: a assistenciocracia; a cosmoeticocracia.
           Legislogia: a lei do maior esforço interassistencial; a lei da ação e reação; a lei do retorno positivo.
           Filiologia: a assistenciofilia; a comunicofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a conscienciofilia; a cosmoeticofilia; a neofilia.
           Holotecologia: a assistencioteca; a convivioteca; a voluntarioteca; a etiquetoteca; a eticoteca; a cosmoeticoteca; a paradireitoteca.
           Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Energossomatologia; a Conviviologia; a Interaciologia; a Autocriticologia; a Criteriologia; a Priorologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia; a Despertologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência abordável; a conscin bem criada; a conscin benfazeja; a pessoa solícita; a pessoa prestativa; a conscin representante dos amparadores extrafísicos.
           Masculinologia: o benfeitor; o bom samaritano; o generoso; o caridoso; o beneficente; o solidário; o protegedor; o tenepessista; o conscienciólogo; o bombeiro consciencial.
           Femininologia: a benfeitora; a boa samaritana; a generosa; a caridosa; a beneficente; a solidária; a protegedora; a tenepessista; a consciencióloga; a bombeira consciencial.
           Hominologia: o Homo sapiens benignus; o Homo sapiens benevolus; o Homo sapiens donator; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens amicus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens pacificus.


                                           V. Argumentologia

           Exemplologia: solicitude cotidiana vistosa = o ato de solidariedade espontânea realizado de maneira explícita, evidente, notado invariavelmente por todos os circunstantes; solicitude cotidiana discreta = o ato de solidariedade espontânea realizado de maneira comedida, silenciosa, notado somente por observador atento.
           Culturologia: a cultura da convivialidade fraterna; a cultura da Interassistenciologia Parapsíquica Cosmoética.
           Taxologia. Sob a ótica da Conviviologia, a solicitude cotidiana pode apresentar-se em 2 tipos básicos:
           1. Prevista: a ação prevista nos códigos culturais da boa educação, tal qual fórmula comportamental preestabelecida; as regras de convivência; o dever cultural; a norma social; a obrigação cidadã.
           2. Inusitada: a ação inabitual nas culturas em geral, derivada da autoconscientização pessoal e / ou grupal quanto às sutilezas da interassistencialidade evolutiva; as claúsulas cosmoéticas autoimpostas; os deveres cosmoéticos despercebidos pela maioria populacional.
           Manifestação. Concernente à Holossomatologia, o ato solícito pode ser classificado, por exemplo, em 4 categorias de manifestação predominante, listadas em ordem funcional:
           1. Somática: a ação motora assistencial.
           2. Energossomática: a emissão energética balsâmica e revigoradora.
           3. Psicossomática: o acolhimento afetivo e acalentador.
           4. Mentalsomática: o aporte intelectual e / ou parapsíquico.
          Solicitudes. De acordo com a Etologia Assistencial, eis, em ordem alfabética, 35 exemplos de solicitudes observadas na vida diária, seja por gentileza ou em resposta à necessidade alheia entrevista, realizadas em favor de conhecidos ou estranhos, deliberadas pelo autodiscernimento cosmoético do agente:
          01. Aconchego: obter e assentar artefato otimizador do conforto físico de alguém.
          02. Agradecimento: verbalizar o reconhecimento pelos préstimos recebidos.
          03. Arrumação: reorganizar o local público usufruído para os futuros utilizadores.
          04. Assento: liberar o lugar em ambiente ou transporte público.
          05. Banheiro: deixar em bom estado para o próximo usuário.
          06. Carona: oferecer prestativamente.
          07. Coffee-break: compartilhar dando passagem à mesa de guloseimas.
          08. Deambulação: favorecer a movimentação dando suporte firme e seguro.
          09. Desassédio: iscar consener da psicosfera da conscin vítima.
          10. Elevador: segurar brevemente a porta para o apressado.
          11. Elogio: mencionar sincera e justificadamente.
          12. Energias: patrocinar aporte energético salutar e revitalizante.
          13. Entrada: respeitar a prioridade de quem sai, aguardando.
          14. Escuta: disponibilizar-se de maneira atenta, paciente e com silêncio respeitoso.
          15. Farol: baixar ao cruzar veículo.
          16. Fila: ceder a vez em momento oportuno.
          17. Holopensene: contribuir para a assepsia e expansão.
          18. Informação: fornecer precisa e didaticamente, sem atropelos.
          19. Limpeza: participar na retirada de sujeira acidental feita por outro.
          20. Lixo: recolher o jogado ou esquecido inadvertidamente por outrem.
          21. Migalhas: limpar para manter a higiene ambiental.
          22. Mimo: presentear algo utilitário em qualquer tempo.
          23. Neoideia: doar aparte ideativo inovador para a gescon alheia.
          24. Objeto: pegar o caído e o devolver ao proprietário.
          25. Palavras: pronunciar as alentadoras e esclarecedoras em circunstância precisa.
          26. Pedaço: renunciar ao maior ou último de alimento repartido.
          27. Peso: carregar a bagagem ou segurar pertences, quando sentado, para o dono de pé.
          28. Porta: abrir, parar e deixar passar à frente.
          29. Recepção: cercar o recém-chegado de atenções hospitaleiras.
          30. Refeição: preparar caprichosamente ou financiar.
          31. Rótulo: ler em voz alta para comprador com baixa acuidade visual.
          32. Rua: auxiliar a atravessá-la.
          33. Saudação: acenar gentilmente, olhos nos olhos, com sorriso franco.
          34. Socorro: prontificar-se diante de situação emergencial.
          35. Trânsito: dar passagem para carros e / ou pedestres.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a solicitude cotidiana, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
          02. Assistência realista: Interassistenciologia; Homeostático.
          03. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático.
          04. Beneficência: Interassistenciologia; Homeostático.
          05. Benignidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          06. Campo de coexistência: Geopoliticologia; Neutro.
          07. Convivência humana: Conviviologia; Neutro.
            08.    Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
            09.    Hiperacuidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            10.    Liturgia natural: Intrafisicologia; Neutro.
            11.    Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            12.    Permutabilidade Interconsciencial: Conviviologia; Homeostático.
            13.    Satisfação benévola: Psicossomatologia; Homeostático.
            14.    Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
            15.    Tempo assistencial: Interassistenciologia; Neutro.
   A SOLICITUDE COTIDIANA É A POSTURA DE EMPENHO
  ZELOSO PELO BEM-ESTAR ALHEIO, FRUTO DA LUCIDEZ QUANTO ÀS REPERCUSSÕES BENÉFICAS E VANTAJOSAS
      DA GERAÇÃO DE CLIMA INTERCONSCIENCIAL SADIO.
            Questionologia. Para você, leitor ou leitora, as práticas solícitas são hábito rotineiro?
Desde quando?
            Bibliografia Específica:
            1. Braga, Rosana; O Poder da Gentileza: O Modo como você trata as Pessoas determina quem você é!; 128 p.; 10 caps.; 6 refs.; 23 x 16 cm; br.; Qualymark; Rio de Janeiro, RJ; 2010; páginas 1 a 5, 7 a 40 e 57 a 65.
            2. Forni, P. M.; Pessoas Gentis são mais Felizes: Como Agir quando alguém é Grosseiro com você (The Civility Solution); trad. Alexandre Rosas; 240 p.; 2 seções; 10 caps.; 1 ilus.; 1 microbiografia; 33 refs.; 20,5 x 13 cm; br.; Best Seller; Rio de Janeiro, RJ; 2011; páginas 15 a 18, 21 a 53 e 55 a 84.
            3. Kalil, Gloria; Chic[érrimo]: Moda e Etiqueta em Novo Regime; revisora Márcia Duarte; 256 p.; 6 caps.; 30 ilus.; 22 refs.; 22,5 x 15,5 cm; br.; Códex; São Paulo, SP; 2004; páginas 30, 31 e 40 a 51.
            4. Thaler, Linda Kaplan; & Koval, Robin; O Poder da Gentileza: Descubra como a Simpatia e a Delicadeza podem Transformar sua Vida (The Power of Nice); revisores José Tedein; Masé Sant’Anna; & Sérgio Bellinello Soares; trad. Sonia Coutinho; 138 p.; 10 caps.; 18 refs.; 21 x 14 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 11 a 25 e 127 a 130.
            5. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 396, 403, 417, 418, 420 e 424.
                                                                                                                       A. L.