O regozijo cotidiano é a instalação espontânea da condição de satisfação, bem-estar, equilibração holossomática e tranquilidade íntima, incitada por fato ou parafato comum, habitual, capaz de ocasionar a oxigenação do holopensene pessoal em meio às pressões da vida dia a dia.
Você, leitor ou leitora, valoriza as circunstâncias cotidianas promotoras de regozijos pessoais? Quais contribuições à autoprodutividade evolutiva tais vivências regozijantes propiciaram?
REGOZIJO COTIDIANO (HOMEOSTATICOLOGIA) I. Conformática Definologia. O regozijo cotidiano é a instalação espontânea da condição de satisfação, bem-estar, equilibração holossomática e tranquilidade íntima, incitada por fato ou parafato comum, habitual, capaz de ocasionar a oxigenação do holopensene pessoal em meio às pressões da vida dia a dia. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo regozijo provém do idioma Espanhol, regocijo, “alegria expansiva; júbilo”. Surgiu no Século XVI. O termo cotidiano deriva do idioma Latim, quotidianus ou cottidianus, “de todos os dias; diário”. Apareceu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Júbilo cotidiano. 2. Miniprazer costumeiro. 3. Contentamento do dia a dia. 4. Comprazimento habitual. 5. Autossatisfação rotineira. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 7 cognatos derivados do vocábulo regozijo: regozijada; regozijado; regozijador; regozijadora; regozijante; regozijar; regozijável. Neologia. As 3 expressões compostas regozijo cotidiano, regozijo cotidiano individualizado e regozijo cotidiano compartilhado são neologismos técnicos da Homeostaticologia. Antonimologia: 1. Desgosto cotidiano. 2. Desprazer costumaz. 3. Dissabor habitual. 4. Felicidade patológica. 5. Anedonia. Estrangeirismologia: o rapport bioenergético interconsciencial; o attachment à Natureza; o spot idílico; a joie de vivre. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à higidez holossomática. Coloquiologia: a condição de estar de bem com a vida; a cena capaz de fazer bem aos olhos e regalar o espírito. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da biofilia cosmoética; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a acalmia da autopensenização; o favorecimento à mudança de bloco na autopensenidade; o desanuviamento do holopensene pessoal; a higienização holopensênica; a autossintonização espontânea a holopensenes sadios. Fatologia: o regozijo cotidiano; o ato inteligente de extrair prazer das breves vivências sadias corriqueiras; a valorização dos instantes existenciais singelos, memoráreis e habituais; o comprazimento com os pequenos encantos da vida diária; as sensações físicas agradáveis; a interrelação afetiva gratificante; a vivência intelectiva enriquecedora; as conjunturas existenciais predisponentes ao contentamento interior; o relaxamento psicofisiológico; o refresco mental; a quietude afetiva; o sentimento de bem-estar; a pacificação íntima; a atenção focada no presente; a pausa na correria cotidiana; a desconexão temporária das problemáticas do dia; o momento fugaz de lazer entre as jornadas laborais; a microférias de minutos; o aproveitamento máximo do tempo existencial; o reconhecimento das raras oportunidades experienciais presentes em ocorrências aparentemente triviais; o júbilo espontâneo por estar vivo, sem pieguice, basbaquice ou polianismo. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as circunstâncias existenciais propulsoras de revigoramento energossomático instantâneo; as interconexões energéticas salutares do dia a dia; o refazimento holossomático; a aditivação da voliciolina; a irradiação espontânea de energias benignas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo ectoplástico fitoenergias-geoenergias-hidroenergias-aeroenergias-zooenergias-hominienergias. Principiologia: o princípio do bem-estar; o princípio do intercâmbio energético onipresente; o princípio da empatia evolutiva; o princípio da reciprocidade; o princípio do contágio holopensênico; o princípio da convivialidade sadia; o princípio da evolução interassistencial. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando os autorregozijos. Tecnologia: as técnicas energéticas; as técnicas projetivas; as técnicas de relaxamento; as técnicas de autodesassédio; a técnica do acoplamento energético; a técnica da desassim; a técnica da megaeuforização. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana. Colegiologia: o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Psicossomatologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia. Efeitologia: os efeitos dos regozijos cotidianos na sustentação da rotina útil; os efeitos do bem-estar holossomático na otimização da autevolução; os efeitos do equilíbrio somático e energético na expansão mentalsomática; os efeitos evolutivos da vida junto à natureza; o efeito acolhedor da Botânica em humanos, subumanos e consciexes; o efeito desassediador da contemplação da beleza e da harmonia na paisagem natural; os efeitos da ortoenergização no bem-estar do assistente. Neossinapsologia: a formação de neossinapses para a apreciação de belezas cotidianas. Ciclologia: o ciclo diário de regozijos cotidianos resguardando a saúde consciencial. Enumerologia: o espairecimento; o desenfadamento; o desarmamento; o aliviamento; o enternecimento; o serenamento; o revigoramento. O relaxante natural; o calmante natural; o ansiolítico natural; o antidepressivo natural; o estimulante natural; o antialienante natural; o autodesassedior natural. Binomiologia: o binômio autodiscernimento cosmoético–pragmatismo evolutivo; o binômio trabalho-lazer; o binômio automotivação laboral–autodisposição holossomática. Interaciologia: a interação saúde consciencial–bem-estar evolutivo; a interação bem-estar pessoal–bem-estar coletivo. Trinomiologia: o trinômio cores-aromas-frescor; o trinômio flores vívidas–frutos saborosos–folhas verdejantes; o trinômio água fresca–ar puro–sombra aprazível; o trinômio olhar fraterno–sorriso amigo–energias balsâmicas; o trinômio mente tranquila–espinha ereta–sentimento elevado; o trinômio ambiente confortável–clima aconchegante–conversa revigorante; o trinômio local sossegado–vínculos sadios–intelecção expandida. Polinomiologia: a amabilidade expressa pelo polinômio postura-olhar-voz-gesto. Antagonismologia: o antagonismo bem-estar / malestar; o antagonismo olhar amistoso / olhar distante; o antagonismo sorriso franco / sorriso amarelo; o antagonismo alegria íntima / risada nervosa; o antagonismo bom ânimo / desânimo; o antagonismo esperança / desolação; o antagonismo ataraxia / infelicidade. Paradoxologia: a paradoxo da complexidade existente no apreço por vivências simples na contemporaneidade. Politicologia: a democracia. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada ao autequilíbrio holossomático. Filiologia: a biofilia; a conscienciofilia; a fitofilia; a zoofilia; a energofilia; a conviviofilia; a assistenciofilia. Sindromologia: a profilaxia da síndrome de burnout. Mitologia: a eliminação do mito do sofrimento necessário. Holotecologia: a fitoteca; a zooteca; a ecoteca; a psicologoteca; a duploteca; a convivioteca; a interassistencioteca. Interdisciplinologia: a Homeostaticologia; a Harmoniologia; a Energossomatologia; a Psicossomatologia; a Duplologia; a Grupocarmologia; a Autodesassediologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Holomaturologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens energossomaticus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens amicus; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens felix. V. Argumentologia Exemplologia: regozijo cotidiano individualizado = a satisfação íntima surgida no abrir a janela e se deparar com cores e aromas de manhã primaveril; regozijo cotidiano compartilhado = a satisfação mútua do casal surgida no colóquio carinhoso no recanto doméstico ao final do dia. Culturologia: a cultura da omniconvivialidade sadia; a cultura da simplicidade. Taxologia. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 25 agentes passíveis de incitar regozijos cotidianos em conscins predispostas, com as respectivas exemplificações: 01. Amigo. O aceno e o sorriso acolhedor do compassageiro estimado. 02. Amparo. O parabanho energético promovido pelo amparador extrafísico. 03. Aroma. O odor natural e agradável das ervas aromáticas. 04. Árvore. A imponência do vegetal frondoso. 05. Assistente. A gratidão pelo auxílio recebido do agente da tares. 06. Assistido. O alívio no semblante do interlocutor esclarecido na demanda pessoal. 07. Bebê. O riso e a fácies empática da criança pequena. 08. Borboleta. A geometria colorida das asas e o borboleio. 09. Brisa. A sensação de frescor da aragem matinal. 10. Cão. A festinha e os agrados caninos. 11. Céu. A limpidez e o brilho do azul celeste. 12. Conversa. O bate-papo ameno com troca afetiva revigorante. 13. Duplista. As mãos dadas e o brilho no olhar afetuoso do ser amado. 14. Feito. O orgulho íntimo e silencioso ao término do trabalho bem-feito. 15. Flor. O formato, coloração e cheiro do espécime formoso. 16. Gato. O chamego e o ronronar felino. 17. Gota d’água. A sensação refrescante das gotículas de água límpida no soma. 18. Heterorrealização. A satisfação benévola com o êxito alheio. 19. Insight. A elucidação de autoquestionamento antes perduradouro. 20. Mar. Os movimentos e sons das ondas quebrando na praia. 21. Mimo. A doação de presente selecionado cuidadosamente para o receptor. 22. Neocognição. A apreensão de novo conhecimento útil. 23. Paisagem. O cenário paradisíaco observado presencial ou digitalmente. 24. Pássaro. O cantar e o planar da bela ave. 25. Sol. A luminosidade e a leve quentura dos primeiros raios solares. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o regozijo cotidiano, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aconchego botânico: Intrafisicologia; Homeostático. 02. Ânimo extra: Autorrecexologia; Homeostático. 03. Autocenografia existencial: Paracosmovisiologia; Neutro. 04. Bem-estar: Homeostaticologia; Homeostático. 05. Conversa revigorante: Coloquiologia; Homeostático. 06. Descompressão consciencial: Intraconscienciologia; Neutro. 07. Desopressão holopensênica: Holopensenologia; Homeostático. 08. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático. 09. Felicidade patológica: Parapatologia; Nosográfico. 10. Harmoniologia: Cosmoeticologia; Homeostático. 11. Júbilo cosmoético: Holomaturologia; Homeostático. 12. Limpidez mental: Mentalsomatologia; Homeostático. 13. Satisfação benévola: Psicossomatologia; Homeostático. 14. Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático. 15. Solicitude cotidiana: Interassistenciologia; Homeostático. A VIDA COTIDIANA PROMOVE REGOZIJOS SALUTARES, RELAXANTES E AUTO-HIGIENIZANTES, PARA QUEM OPTA POR RECONHECÊ-LOS E APROVEITÁ-LOS, OBJETIVANDO O FORTALECIMENTO DO ÂNIMO PRÓ-EVOLUÇÃO LÚCIDA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, valoriza as circunstâncias cotidianas promotoras de regozijos pessoais? Quais contribuições à autoprodutividade evolutiva tais vivências regozijantes propiciaram? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 346 e 368. A. L.