Revisão Gratulatória Diária

A revisão gratulatória diária é a técnica de a conscin, homem ou mulher, no período pré-sono, listar as vivências do dia em finalização das quais reconhece haver recebido benefício e / ou auxílio de outrem.

Você, leitor ou leitora, costuma fazer o inventário cotidiano das assistências recebidas? Quais resultados práticos derivam de tal empreitada?

      REVISÃO GRATULATÓRIA DIÁRIA
                                 (HOMEOSTATICOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A revisão gratulatória diária é a técnica de a conscin, homem ou mulher, no período pré-sono, listar as vivências do dia em finalização das quais reconhece haver recebido benefício e / ou auxílio de outrem.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. A palavra revisão provém do idioma Latim, revisio, “ação de rever; revisão”, constituída pelo prefixo re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”, e pelo verbo videre, “ver; olhar; ir ver; perceber; compreender; examinar; considerar; ver com os olhos do espírito”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo gratidão vem do mesmo idioma Latim, gratitudo, “gratidão”. Apareceu em 1543. O termo diário deriva também do idioma Latim, diarius, “do dia; relativo ao dia”. Surgiu no Século XVIII.
         Sinonimologia: 1. Levantamento das gratidões do dia. 2. Técnica da listagem de agradecimentos do dia. 3. Rememoração dos eventos gratulatórios do dia. 4. Inventário de ortorrecebimentos do dia.
         Neologia. As 3 expressões compostas revisão gratulatória diária, minirrevisão gratulatória diária e maxirrevisão gratulatória diária são neologismos técnicos da Homeostaticologia.
         Antonimologia: 1. Ruminação de ressentimentos. 2. Regurgitação de autoconflitos. 3. Cantilena autassediante.
         Estrangeirismologia: o rapport com a corrente benfeitora de auxílio multidimensional.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Interassistenciologia.
         Coloquiologia: o aceno fraterno; o olhar solidário; o sorriso franco; o gesto gentil; a mão estendida; os braços abertos; o ombro amigo; a palavra generosa; a boa ação; o realce voluntário do lado bom da vida.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da homeostase holossomática; a autopensenização gratulatória; o direcionamento da autopensenização para os melhores momentos do dia finalizado; a elaboração de lucidopensenes; a lucidopensenidade; a indução de benignopensenes; a benignopensenidade; a mudança para bloco ortopensênico ao enfocar os favorecimentos do dia; o corte de possíveis ideações conflitivas e autassediantes; a averiguação dos benefícios obtidos em holopensenes pró-evolutivos; a pacificação da autopensenização pró-sono; a formação de holopensene de harmonia interconsciencial na base física; a cadeia de ortopensenes mantendo a blindagem energética da alcova.
         Fatologia: a revisão gratulatória diária; a opção pelo exercício do olhar grato; a pausa para registrar, por escrito ou mentalmente, o melhor oferecido pelos compassageiros evolutivos; a lembrança dos préstimos acolhidos e dispensados no dia de hoje; a fixação de vivências gratulatórias na memória; a comprovação do montante de suportes existentes na própria vida; o recurso antibanalização dos favores obtidos; a rememoração das ocorrências gratificantes minorando o impacto dos eventos adversos; o sentimento de agradecimento predispondo aos atos fraternos; o acervo pessoal de recordações gratíficas propiciando o apaziguamento das reações perante futuros infortúnios.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as evocações energéticas de condições, atos e agentes de benfeitorias usufruídas nas últimas 24 horas; as ortoenergizações dos contextos benéficos enquanto primeiro ato de retribuição; o reconhecimento das ajudas multidimensionais demonstrando o valor evolutivo dos amparadores intra e extrafísicos.


                                             III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo boa vontade–boa intenção–discernimento cosmoético.
          Principiologia: o princípio de haver nos desempenhos evolutivos o suor e parassuor de diversas consciências.
          Codigologia: o código de boas maneiras; o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: a técnica do polianismo terapêutico; a técnica da revisão do dia pré-tenepes; a técnica do mimo energético; a técnica da omissuper; a técnica da ortoenergização silenciosa; a técnica da iscagem consciencial lúcida; a técnica da impactoterapia cosmoética.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia.
          Efeitologia: o efeito revigorante da gratidão genuína; o efeito tranquilizador da identificação da amparabilidade cotidiana; o efeito educativo do ato assistencial; o efeito dignificador do bom tratamento; o efeito reciclador da tares; o efeito contagiante do bom exemplo; o efeito bumerangue da doação cosmoética; o efeito harmonizador da solidariedade espontânea.
          Neossinapsologia: a formação de neossinapses quanto aos múltiplos tipos de ortorrecebimentos.
          Ciclologia: o ciclo cosmoético recebimento-retribuição; o ciclo evolutivo sementeira-colheita.
          Enumerologia: o apreço pela hiperacuidade convivencial; a priorização das benesses existenciais; a pacificação dos pensamentos; a assunção do dever de gratidão; a profilaxia de condutas ingratas; a adoção de posturas antiqueixas; a opção pelo autodesassédio.
          Binomiologia: o binômio hipomnésia-ingratidão.
          Interaciologia: a interação senso de gratidão–senso universalista.
          Trinomiologia: o trinômio reconhecimento-agradecimento-retribuição.
          Polinomiologia: o polinômio bons pensamentos–bons sentimentos–autodiscernimento evolutivo–ações lúcidas.
          Antagonismologia: o antagonismo revisão gratulatória / pieguice; o antagonismo cortesia / bajulação; o antagonismo empatia assistencial / sociosidade; o antagonismo solicitude cosmoética / mesura demagógica; o antagonismo acolhimento fraterno / sedução manipuladora; o antagonismo tares / sinceridade ferina; o antagonismo realismo / autovitimização.
          Politicologia: a meritocracia evolutiva.
          Legislogia: a lei da empatia; a lei da ação e reação; a lei do maior esforço.
          Filiologia: a autorrevisiofilia; a amparofilia; a interassistenciofilia; a cosmoeticofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a neofilia; a conscienciofilia.
          Holotecologia: a assistencioteca; a psicoteca; a convivioteca; a socioteca; a etiquetoteca; a maturoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Homeostaticologia; a Interassistenciologia; a Energossomatologia; a Psicossomatologia; a Autodiscernimentologia; a Holomaturologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Despertologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin grata; o elenco de benfeitores; o elenco de beneméritos pessoais.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens gratus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens benignus; o Homo sapiens donator; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minirrevisão gratulatória diária = o levantamento dos fatos indicadores do recebimento de benefícios intrafísicos; maxirrevisão gratulatória diária = o levantamento dos fatos e parafatos conjugados indicadores do recebimento de benefícios multidimensionais.
          Culturologia: a cultura da gratidão.
          Agradecimento. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 28 solicitudes passíveis de serem disponibilizadas por terceiros no dia a dia:
          01. Abordagem otimista.
          02. Alerta oportuno.
          03. Apelo atendido.
          04. Apoio compreensivo.
          05. Aporte ideativo.
          06. Argumento elucidativo.
          07. Banho energético.
          08. Conversa revigorante.
          09. Crítica cosmoética.
          10. Desapego assistencial.
          11. Energização balsâmica.
          12. Escuta zelosa.
          13. Favor oferecido.
          14. Gentileza acolhida.
          15. Indiscrição relevada.
          16. Intervenção tarística.
          17. Limpeza energética.
          18. Mensagem encorajadora.
          19. Observação sincera.
          20. Omissão fraterna.
          21. Ortoexemplo desafiador.
          22. Perdão aceito.
          23. Presente útil.
          24. Préstimo otimizador.
          25. Recado afetuoso.
          26. Provimento providencial.
          27. Satisfação benévola.
          28. Solidariedade genuína.
          Lucidez. A percuciência quanto aos recebimentos diários surge em resposta à pergunta: quais os agradecimentos no dia de hoje?
          Condição. Sob o prisma da Autodiscernimentologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 8 condições homeostáticas passíveis de serem implantadas a partir da técnica de revisão gratulatória diária:
          1. Amparabilidade lúcida. A constatação dos sinais dos amparadores extrafísicos, intermediados ou não pelas conscins, corrobora a relevância das paraintervenções sadias e promove a autoconfiança no parassuporte aos empreendimentos cosmoéticos.
          2. Autorientação existencial. O levantamento das áreas existenciais onde ocorre maior suporte evolutivo revela possíveis demandas de retribuição e permite o direcionamento dos autesforços para tarefas de ressarcimento grupocármico.
          3. Egocídio cosmoético. A confirmação da disponibilidade de terceiros para contribuir com o êxito pessoal impulsiona o redimensionamento da importância do próprio ego e elucida sobre a interdependência evolutiva.
          4. Hiperacuidade multidimensional. A certificação das posturas pessoais atratoras de amparabilidades informa sobre as repercussões da autopensenização nos holopensenes e propicia vislumbres da aplicação da lei do retorno positivo.
          5. Otimismo realista. A identificação dos auxiliares principais e / ou mais frequentes, intra e extrafísicos, compõe o elenco dos beneméritos da própria vida e assegura quanto à rede de apoio para o suprimento mútuo das necessidades existenciais.
          6. Regozijo íntimo. A recordação dos fatos e parafatos benéficos para si reforça a retenção de lembranças construtivas e sustenta a satisfação com a vida.
          7. Responsabilidade interconsciencial. A aceitação das dívidas de gratidão acumuladas diariamente incentiva o compartilhamento das benesses hauridas e esclarece quanto à relevância de honrar os heteroinvestimentos por meio de atos assistenciais.
          8. Traforismo realista. A admissão do manancial de recebimentos existenciais favorece a construção de visão positiva sobre os outros e alimenta a disposição para a empatia interconsciencial.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a revisão gratulatória diária, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Bem-estar: Homeostaticologia; Homeostático.
          03. Benemérito urbano: Conviviologia; Homeostático.
          04. Dia matemático: Homeostaticologia; Homeostático.
          05. Equilíbrio mental: Homeostaticologia; Homeostático.
          06. Gentileza: Conviviologia; Neutro.
          07. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
          08. Hiperacuidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          09. Homeostase geral: Homeostaticologia; Homeostático.
          10. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático.
          11. Postura antiqueixa: Paraetologia; Homeostático.
          12. Reconhecimento: Holomaturologia; Homeostático.
          13. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático.
          14. Sinal de amparo: Amparologia; Homeostático.
          15. Solicitude cotidiana: Interassistenciologia; Homeostático. EVENTOS DIGNOS DE GRATIDÃO TENDEM A SER MENOS
  LEMBRADOS SE COMPARADOS A EVENTOS ADVERSOS.
 REVISÁ-LOS DIARIAMENTE É REALÇÁ-LOS NA MEMÓRIA,
 COMPROVANDO A VANTAGEM NUMÉRICA DOS MESMOS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, costuma fazer o inventário cotidiano das assistências recebidas? Quais resultados práticos derivam de tal empreitada?
           Bibliografia Específica:
           1. Dubner, Debora; Gratidão: O que aprendi ao Ser Grata Todo Dia; Vida Simples; Revista; Mensário; Ed. 166; 1 foto; 2 ilus.; São Paulo, SP; Março, 2016; chamada capa e páginas 44 a 47.
           2. Vieira, Waldo & Xavier, Francisco Cândido; Estude e Viva; (Pelos Espíritos de Emmanuel e André Luiz); 232 p.; 40 caps.; 17,5 x 12 cm; br.; 8ª Ed.; Federação Espírita Brasileira (FEB); Rio de Janeiro, RJ; 1991; páginas 166, 167, 188 e 189.
                                                                                                                  A. L.