Sobrepairamento Pró-Perdão

O sobrepairamento pró-perdão é a atitude isenta e cosmoética de a conscin, homem ou mulher, sobrelevar ou pairar acima, de modo racional, inteligente e benevolente, de situações de ressentimentos, mágoas, atritos ou desavenças com outras consciências, em favor do heteroperdão autêntico e libertador.

Você, leitor ou leitora, consegue sobrepairar de modo lúcido as provocações ofensivas pessoais na vida rotineira? Consegue perdoar e até assistir à conscin injuriosa?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             1
                           SOBREPAIRAMENTO PRÓ-PERDÃO
                                               (PERDONOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O sobrepairamento pró-perdão é a atitude isenta e cosmoética de a conscin, homem ou mulher, sobrelevar ou pairar acima, de modo racional, inteligente e benevolente, de situações de ressentimentos, mágoas, atritos ou desavenças com outras consciências, em favor do heteroperdão autêntico e libertador.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O prefixo sobre vem do idioma Latim, super, “em cima de; por cima de; acima de; mais do que; além de; ainda; sobre; demais; excessivamente; demasiadamente”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo pairar deriva do idioma Provençal Antigo, pairar, “suportar; aguentar; ter paciência”, e este provavelmente do idioma Latim, pariare, “dar balanço; fazer contas; fazer ir a par; emparelhar; igualar”. Apareceu no Século XV. O sufixo mento procede do idioma Latim Vulgar, mentu, e é formador de substantivos derivados de verbos. O termo pró deriva do idioma Latim, pro, “diante de; adiante; antes de; a favor de; em prol de”. Surgiu no Século XVI. A palavra perdão vem do idioma Latim Medieval, perdonet, “que perdoe”, derivado do verbo perdonare, “perdoar”. Apareceu no Século XIII.
             Sinonimologia: 1. Sobrepairamento em prol do perdão. 2. Sobrepujamento pró-perdão. 3. Sobrelevação pró-perdão.
             Neologia. As 3 expressões compostas sobrepairamento pró-perdão, sobrepairamento pró-perdão básico e sobrepairamento pró-perdão avançado são neologismos técnicos da Perdonologia.
             Antonimologia: 1. Julgamento antiperdão. 2. Posicionamento condenatório. 3. Heteroacusação antiperdoadora. 4. Conduta imperdoadora.
             Estrangeirismologia: a open mind; o upgrade afetivo; a overview evolutiva; o status quo do agente perdoador; o out of box; o way out of the maze; o cosmo way.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade evolutiva.
             Megapensenologia. Eis 6 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Sobrepairamento: prioridade autevolutiva. Sobrepairamento: abordagem cosmovisiológica. Todo perdão importa. Perdão: opção autolibertadora. Perdão: alívio consciencial. Perdão: resgate grupocármico.
             Citaciologia: – O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte (Mahatma Gandhi, 1869–1948). Compreender tudo, é tudo perdoar (Léon Tolstói, 1828–1910).
             Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
             1. “Perdão. Inteligente é conceder o perdão: antes cedo que tarde e antes tarde que nunca”. “Quando se perdoa a alguém, erra-se menos”.
             2. “Sobrepairamento. Sobrepairamento não é boavidismo, e sim trabalho evolutivo.”


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da Perdonologia; o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene empático; os assistenciopensenes; a assistenciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; o parapensene empático do tenepessista; o pen predominando sobre o sen no pensene pessoal.
             Fatologia: o sobrepairamento pró-perdão; a sobrelevação das desavenças grupocármicas; a reflexão quanto à atitude mais cosmoética nos conflitos interpessoais; o autoposiciona2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a mento empático em prol do perdão; o ato de “calçar os sapatos do outro”, promovendo maior compreensão interconsciencial; o ato de não cobrar; o belicismo arraigado interprisional; as provocações; as reações intempestivas; o ciúme doentio; a visão estreita; os preconceitos; a autovitimização enquanto conduta padrão; o autoposicionamento vingativo gerando atritos interconscienciais; o apego material desmedido; o egoísmo impeditivo da interassistencialidade; as agressões físicas e verbais; o autodiscernimento quanto à necessidade de suprimir padrões de comportamento anticosmoéticos; o reconhecimento das falhas cometidas; o ato de abrir mão; a autossuperação enquanto prioridade; a autocompreensão da quebra do círculo vicioso vítima-algoz; a autopesquisa propulsora de reciclagens; o salto evolutivo; a viragem assistido-assistente; o acerto grupocármico; a linguagem empática quebrando barreiras nas relações humanas; a visão ampliada compreendendo as retrovidas; a zooconvivialidade facilitando a intercompreensão consciencial; a atitude de avaliar todas as perspectivas antes de qualquer julgamento; a vivência da Cosmoética; a conduta rotineira de sobrepairar rivalidades em favor do heteroperdoamento incondicional; o respeito ao nível evolutivo do outro; a tares diária; o pré-perdão assistencial praticado enquanto rotina; a força presencial; a adoção da conduta autoimperdoamento-heteroperdoamento; a autopesquisa ampliando a interassistência; a pacificação íntima advinda da atitude perdoadora.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a autopsicosfera empática em favor do perdão; a parapecepção das benesses do heteroperdoamento; o extrapolacionismo mentalsomático envolvendo o perdão; a confiança no amparador extrafísico; as parapercepções impressivas na prática da tenepes; os banhos de energia em situações críticas, confirmando a presença de amparo extrafísico atuante; o incremento da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a conexão com a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF) favorecendo o heteroperdão.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo sobrepairamento-reflexão; o sinergismo empatia-perdão; o sinergismo compreensão-perdão.
         Principiologia: o princípio de visar o melhor para todos; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio de o menos doente assistir ao mais doente; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da convivialidade sadia; o princípio da megafraternidade.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
         Teoriologia: a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da grupalidade inescapável; a teoria fundamental de 1% de teoria e 99% de vivência; a teoria da evolução pessoal por meio de autesforços.
         Tecnologia: a técnica da visão de amparador; a técnica da autorreflexão; a técnica do posicionamento empático; a técnica do sobrepairamento analítico assistencial; a técnica da tenepes; as técnicas de reconciliação; a técnica da autexposição cosmoética; a técnica da desdramatização emocional; a técnica da ortopensenização desassediadora; a técnica do perdão antecipado; a técnica do heteroperdoamento; a técnica expansiva da Cosmovisiologia.
         Voluntariologia: o voluntário especialista em acolhimento e resolução de conflitos.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Pacificarium; o labcon pessoal; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Megafraternologia.
         Efeitologia: os efeitos benéficos e evolutivos do sobrepairamento pró-perdão; o efeito de pensar grande; os efeitos libertadores do perdão autêntico; o efeito da racionalidade mentalsomática sobre o psicossoma; o efeito desassediador dos desapegos; os efeitos da empatia na En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                        3 força presencial; os efeitos da antivitimização na intercompreensão consciencial; os efeitos gratulatórios na prática da interassistência; os efeitos evolutivos do convívio em grupo.
             Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelo sobrepairamento cosmoético; as neossinapses derivadas dos banhos de energia; as neossinapses advindas das projeções lúcidas; as neossinapses adquiridas pela teática.
             Ciclologia: o ciclo sobrelevação-empatia-perdão-interassistência.
             Enumerologia: o sobrepairamento pela coexistência sadia; o sobrepairamento pelo autodiscernimento; o sobrepairamento pelo antiegoísmo; o sobrepairamento pela empatia; o sobrepairamento pela interassistencialidade; o sobrepairamento pela paraconexão cosmoética; o sobrepairamento pelo megafraternismo heteroperdoador universal.
             Binomiologia: o binômio compreensão emocional–fraternismo; o binômio perdão-libertação; o binômio abrir mão–sobrepairar; o binômio autocrítica-perdão.
             Interaciologia: a interação compreensão-perdão.
             Crescendologia: o crescendo autopesquisa-autevolução; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma; o crescendo monovisão-cosmovisão.
             Trinomiologia: o trinômio empatia-perdão-pacificação.
             Polinomiologia: o polinômio autolucidez–posicionamento empático–altruímo–interassistencialidade.
             Antagonismologia: o antagonismo fechadismo consciencial / extrapolação consciencial; o antagonismo belicismo / heteroperdão; o antagonismo interprisão / perdão; o antagonismo egocentrismo / interassistencialidade.
             Paradoxologia: o paradoxo autoimperdoador-hetroperdoador; o paradoxo de o assistente ser mais beneficiado relativamente ao assistido; o paradoxo de a conscin em condição de sobrepairamento poder pensenizar ao modo de consciex; o paradoxo de a ultrapassagem dos limites da interassistência, em vez de ajudar, poder prejudicar o assistido.
             Politicologia: a assistenciocracia; a evoluciocracia; a meritocracia evolutiva; a política da boa vizinhança.
             Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei de talião alimentando as relações interconscienciais patológicas; a lei do retorno; a lei de maior esforço interassistencial.
             Filiologia: a autocriticofilia; a reciclofilia; a conviviofilia; a interassistenciofilia; a proexofilia; a pesquisofilia; a amparofilia; a evoluciofilia.
             Fobiologia: a neofobia; a decidofobia; a assediofobia; a cosmoeticofobia; o medo da autexposição.
             Sindromologia: a autorremissão da síndrome do justiceiro; a suplantação da síndrome da apriorismose; a cura das síndromes egocêntricas; a eliminação da síndrome da patopensenidade; a autossuperação da síndrome da autovitimização; o abandono da síndrome do avestruzismo.
             Maniologia: a eliminação da mania de falar mal dos outros; a evitação da mania de postergar tarefas úteis; o descarte da egomania; a superação da mania de perfeição; a minimização da mania de heterojulgamento; a extinção da mania da queixa crônica; a superação da mania de ter razão sempre; a supressão da mania do olhar trafarista.
             Mitologia: o mito da autossuficiência absoluta; o mito de a grama do vizinho ser mais verde; o mito de tudo ser eterno; o mito do caminho evolutivo único; o mito do sofrimento purificador; o mito de perdoar significar apagar da memória.
             Holotecologia: a convivioteca; a interassistencioteca; a mentalsomatoteca; a maturoteca; a evolucioteca; a experimentoteca; a cosmoeticoteca.
             Interdisciplinologia: a Perdonologia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Amparologia; a Cosmovisiologia; a Ortopensenologia; a Cosmoeticologia; a Homeostaticologia; a Holomaturologia; a Evoluciologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin pacifista; a pessoa compreensiva; a conscin empática; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Masculinologia: o autoimperdoador; o heteroperdoador; o amparador intrafísico; o intermissivista; o tenepessista; o conscienciólogo; o pesquisador; o exemplarista; o projetor consciente; o atacadista consciencial; o completista; o epicon lúcido; o reciclante existencial; o inversor existencial; o duplista; o educador; o ofiexista.
          Femininologia: a autoimperdoadora; a heteroperdoadora; a amparadora intrafísica; a intermissivista; a tenepessista; a consciencióloga; a pesquisadora; a exemplarista; a projetora consciente; a atacadista consciencial; a completista; a epicon lúcida; a reciclante existencial; a inversora existencial; a duplista; a educadora; a ofiexista.
          Hominologia: o Homo sapiens perdonator; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens desassediator; o Homo sapiens relevator; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: sobrepairamento pró-perdão básico = a postura evolutiva da conscin predisposta ao heteroperdoamento grupocármico; sobrepairamento pró-perdão avançado = a postura evolutiva da conscin predisposta ao heteroperdoamento policármico.
          Culturologia: a cultura da antiviolência; a cultura do abertismo consciencial; a cultura do melhor para todos; a cultura da ortoconvivialidade; a cultura da fraternidade; a cultura da pacificação universal; a cultura da Evoluciologia.
          Tabelologia. Segundo a Autopesquisologia, eis, em ordem alfabética, 13 confrontos entre os traços reforçadores e os traços impeditivos do sobrepairamento pró-perdão:
               Tabela – Confrontos Traços Reforçadores / Traços Impeditivos
  Nos               Traços Reforçadores                               Traços Impeditivos
  01.    Anticonflituosidade                            Belicismo
  02.    Antivitimização                                Autovitimização
  03.    Autodiscernimento                              Orgulho
  04.    Desapego                                       Apego
  05.    Egocídio cosmoético                            Egocentrismo
  06.    Empatia                                        Indiferença
  07.    Generosidade                                   Avareza
  08.    Gratidão                                       Apatia
  09.    Interassistencialidade                         Fechadismo
  10.    Neofilia                                       Interiorose
  11.    Racionalidade                                  Instintividade
  12.    Universalismo                                  Sectarismo
  13.    Vivência do paradigma consciencial             Neofobia En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                         5


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o sobrepairamento pró-perdão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Aceitação cosmovisiológica: Cosmovisiologia; Homeostático.
             02. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
             03. Autorreflexão pró-perdão: Autocriticologia; Homeostático.
             04. Autovisão coletiva: Cosmovisiologia; Neutro.
             05. Binômio abrir mão–sobrepairar: Holomaturologia; Homeostático.
             06. Ciclo persecutório: Interprisiologia; Nosográfico.
             07. Crescendo perdão-libertação: Conviviologia; Homeostático.
             08. Interprisão grupocármica: Interprisiologia; Nosográfico.
             09. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático.
             10. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
             11. Perdão irrestrito: Interassistenciologia; Homeostático.
             12. Postura antiqueixa: Paraetologia; Homeostático.
             13. Pré-perdão assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             14. Relevalidade: Holomaturologia; Homeostático.
             15. Sobrepairamento: Holomaturologia; Homeostático.
      O SOBREPAIRAMENTO PRÓ-PERDÃO É A CONDUTA
 COSMOÉTICA MAIS INTELIGENTE A SER ADOTADA PELA
   CONSCIN AUTOCONSCIENTE DA IMPORTÂNCIA QUANTO
    À INTERASSISTENCIALIDADE E À PRÓPRIA EVOLUÇÃO.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, consegue sobrepairar de modo lúcido as provocações ofensivas pessoais na vida rotineira? Consegue perdoar e até assistir à conscin injuriosa?
             Bibliografia Específica:
             1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; prof. Marina Thomaz; revisores Alexandre Steiner; et al.; 342 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 5 websites; 1 posf.; 20 infográfias; 20 cenografias; 56 filmes; 265 refs; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 56, 57, 198 e 199.
             2. Vieira, Waldo, Homo sapiens reurbanisatus, revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 676 a 678.
             3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800; p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.283 e 1.550.
                                                                                                                    S. M. W.