Autorreflexão Pró-Perdão

A autorreflexão pró-perdão é a técnica de a conscin, homem ou mulher, recolher-se em autocogitação sincera, aprofundada e detalhista quanto à oportunidade de perdoar e retratar-se, a partir da observação e análise criteriosa das condutas próprias e alheias, nas ocorrências ou eventos passados ou presentes, instigando ao autoposicionamento resolutivo e reconciliatório.

Você, leitor ou leitora, já refletiu abertamente sobre o assunto do pré-perdão? Quais têm sido as causas, os efeitos e os resultados?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i e n c i o lo g i a                                               1
                              AUTORREFLEXÃO PRÓ-PERDÃO
                                            (AUTOCRITICOLOGIA)


                                                      I. Conformática

             Definologia. A autorreflexão pró-perdão é a técnica de a conscin, homem ou mulher, recolher-se em autocogitação sincera, aprofundada e detalhista quanto à oportunidade de perdoar e retratar-se, a partir da observação e análise criteriosa das condutas próprias e alheias, nas ocorrências ou eventos passados ou presentes, instigando ao autoposicionamento resolutivo e reconciliatório.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O elemento de composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio.” O termo reflexão procede do Latim Tardio, reflexio, “ação de voltar para trás”, de reflexum, e este de reflectere, “recurvar; encurvar; vergar; dobrar; voltar; prestar atenção; refletir”. Apareceu no Século XVII. O prefixo pro vem do idioma Grego, pro, “diante de; adiante; antes de; a favor de; em prol de”. A palavra perdão deriva do idioma Latim Medieval, perdonet, “que ele perdoe”, e esta de perdonare, “perdoar; desculpar”. Surgiu no Século XIII.
             Sinonimologia: 1. Autoimersão reflexiva pró-perdão. 2. Autointrospecção pró-perdão. 3. Solilóquio pró-perdão. 4. Técnica de autorreflexão pró-perdão.
             Neologia. As 3 expressões compostas autorreflexão pró-perdão, autorreflexão pró-perdão procrastinada e autorreflexão pró-perdão priorizada são neologismos técnicos da Autocriticologia.
             Antonimologia: 1. Autoirreflexão do pró-perdão. 2. Despriorização do perdão. 3. Acriticismo conviviológico.
             Estrangeirismologia: o modus operandi desconhecido e desajustado trazendo desavenças e discórdias de todos os tipos; a open house auxiliando nas autorreflexões; o Conviviarium enquanto escola da vida; o Pensenarium elaborando neossementes do aprendizado conviviológico; a gestação do perdão na semperaprendentia; a conscin large aberta às reciclagens.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência cosmoética.
             Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Pedir perdão fortalece. Perdoar oxigena neopensenes. Priorizemos pedir perdão. Desdramatizemos erros perdoando. Perdão reconcilia consciências.
             Coloquiologia. Eis 3 expressões populares relacionadas ao tema: – “Errar é humano, perdoar é divino”. “Perdão, liquidação de conta”. “Sem perdão não há futuro”.
             Proverbiologia. Eis provérbio sintetizando o tema: –Perdoa ao ofensor e sairás vencedor.
             Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, e classificadas em 2 subtítulos:
             1. “Autorreflexões. Autorreflexões superam megaturbulências”. “Autorreflexões catalisam autoconvicções”.
             2. “Perdão. Se você ainda mantém em seu neuroléxico, vivenciando na prática diária, autoconceitos do tipo: desaforo, desafeição, ojeriza, ira, ódio, raiva, mágoa, ressentimento, represália e vingança, ainda não entendeu a Perdoalogia e nem perdoou de fato”.


                                                        II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene pessoal da autodeliberação evolutiva cosmoética; o holopensene pessoal da ortoconvivialidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade. 2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Fatologia: a autorreflexão pró-perdão; a autorreflexão quanto ao limite cosmoetificador; a autorreflexão quanto ao momento de perdoar; os valores pessoais auxiliando na autorreflexão pró-perdão; a autorreflexão pró-perdão perante a compreensão do comportamento inapropriado; a autorreflexão pró-perdão perante a precipitação das ações; a autorreflexão pró-perdão na hora de resolução das revoltas; a autorreflexão pró-perdão pelas falências condutais; a demonstração da raiva promovendo sérias autorreflexões; as reações impulsivas; a manifestação da mágoa; a impetuosidade produzindo estragos conviviológicos; as heteragressões sendo produto das autagressões; o queixume enquanto conduta padrão; os autoconflitos expressos nas atitudes negligenciadas; a despriorização do prioritário evolutivo; o surgimento das doenças; o malestar íntimo; o senso de impotência perante a falta de soluções gerando agressões de todos os tipos; o desrespeito; as fofocas; as desavenças originando discórdias; o desacordo pelas condutas antipódicas; os traços manifestando as tendências do perfil consciencial; os erros de interpretação próprios e alheios gerando conflitos interconscienciais; as ininteligências baseadas na adversidade ideológica; os redutores do autodiscernimento; o desacolhimento ao diferente; a conduta radical; o fato de acreditar ter sempre razão; a apriorismose no comportamento favorecendo a acepção de pessoas; a intoxicação intraconsciencial; a hora da acabativa; o registro da memória auxiliando na análise criteriosa; a busca madura de superar os conflitos; a hora do autenfrentamento; a busca da resolutividade sadia na autopesquisa; a autobservação contínua procurando detecção do nosográfico; a vontade de romper com o comodismo existencial; a procura em superar a desrazão; a aplicação do autodiscernimento sobre a insalubridade; o autodesarmamento gradativo; o momento do autoposicionamento; o alerta consciencial quanto ao imprestável; o momento presente explicitando o futuro; a desdramatização enquanto alavanca do autencorajamento; o resultado do juízo autocrítico; a vontade de autossuperação; a decisão da saída do funcionamento em subnível; a busca da auto e heterorreconciliação a partir do perdão.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a análise parapsíquica dos acontecimentos; as parapercepções do ganho evolutivo do perdão; os cenários extrafísicos interagindo na intrafisicalidade; a percepção de consciexes interceptando os eventos intrafísicos; os extrapolacionismos sempre auxiliando na melhor compreensão das ocorrências; o fenômeno da clariaudiência enquanto ferramenta inavaliável; a autorreflexão das pendências evolutivas multisseculares interferindo na vida atual; a assistência interdimensional omnipresente.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autocrítica-intencionalidade; o sinergismo vontade-objetivo; o sinergismo causa-efeito; o sinergismo problema-solução; o sinergismo escolha-posicionamento; o sinergismo observar-refletir; o sinergismo erro-retificação; o sinergismo autorreflexão-autoponderação; o sinergismo recéxis-recin.
          Principiologia: o princípio de acontecer o melhor para todos; o princípio da Cosmoética; o princípio da megafraternidade; o princípio da interassistencialidade; o princípio do heteroperdoamento; o princípio “se não presta, não presta mesmo”; o princípio da evolutividade grupal.
          Codigologia: a integração do código pessoal de Cosmoética (CPC) com o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da reurbex; a teoria da evolução consciencial; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da interassistência multidimensional.
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão; a técnica da opção inteligente; a técnica de errar menos e acertar mais; a técnica da recin; a técnica da recuperação de cons magnos; a técnica de viver evolutivamente; as técnicas conscienciológicas da reciclagem existencial; as técnicas da Conscienciometrologia; as técnicas da Consciencioterapia; a técnica da visualização parapsíquica.
          Voluntariologia: o convívio no voluntariado trazendo à tona trafores, trafares e trafais.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da AutevolucioloEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i e n c i o lo g i a                                                   3 gia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Consciencioterapia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia.
             Colegiologia: o Colégio Invisível dos Despertos; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Tenepessistas; o Colégio Invisível dos Ofiexistas; o Colégio Invisível dos Conscienciólogos; o Colégio Invisível dos Intermissivistas.
             Efeitologia: os efeitos da convivência interconsciencial; os efeitos do aprendizado evolutivo; os efeitos da seriexialidade; os efeitos do desenvolvimento do processo reconciliatório; os efeitos da educação infinita; os efeitos da Cosmoética nas ações; os efeitos de pensar grande; os efeitos do senso de gratidão; os efeitos do perdão no passo a passo do desenvolvimento parapsíquico.
             Neossinapsologia: a criação de neossinapses sendo produto do autodespojamento na autorreflexão sincera visando à mudança.
             Ciclologia: o ciclo egoísmo-assistencialidade; o ciclo autodepreciação-autossuperação; o ciclo autengano-autenfrentamento; o ciclo nosográfico autoperdão-heteroimperdoamento; o ciclo autoimperdoamento-heteroperdoamento.
             Enumerologia: a autorreflexão pró-perdão a partir da autocrítica; a autorreflexão pró-perdão a partir do autodiscernimento; a autorreflexão pró-perdão a partir da autocosmoética; a autorreflexão pró-perdão a partir do autoposicionamento; a autorreflexão pró-perdão a partir da autocompreensão; a autorreflexão pró-perdão a partir da autorresponsabilidade; a autorreflexão pró-perdão a partir da interassistencialidade.
             Binomiologia: o binômio autestagnação-autopromoção; o binômio opção-escolha; o binômio memória-autojuízo; o binômio saber-responsabilidade; o binômio revisão-ressignificação; o binômio contexto-relevância; o binômio avaliação-síntese; o binômio conclusão-atuação.
             Interaciologia: a interação conduta padrão–conduta exceção; a interação fatos-parafatos; a interação conscins-consciexes; a interação trafar-trafal; a interação trafor-valores; a interação genética-paragenética; a interação valor-valia.
             Crescendologia: o crescendo tentativa-acerto; o crescendo autassistência-heterassistência-interassistência; o crescendo desinteresse-automotivação; o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo rigidez-flexibilidade; o crescendo assistível-assistido-assistente; o crescendo erro-retificação; o crescendo antipatia-simpatia-empatia; o crescendo autocovardia-autocoragem; o momento de oportunizar o crescendo evolutivo.
             Trinomiologia: o trinômio entendimento-autocompreensão-autodecisão; o trinômio autassédio-autesclarecimento-autodesassédio; o trinômio conclusão-decisão-resolução; o trinômio ação-reação-análise; o trinômio passado-presente-futuro; o trinômio cenário intrafísico–cenário extrafísico–palco; o trinômio raciocínio–conjetura–juízo de valor.
             Polinomiologia: o polinômio Conscienciologia-Conscienciometrologia-Consciencioterapia-Proexologia.
             Antagonismologia: o antagonismo acertos / desacertos; o antagonismo abertismo consciencial / fechadismo consciencial; o antagonismo autestagnação consciencial / deslanche consciencial; o antagonismo autoconflituosidade / autoinconflituosidade; o antagonismo autovitimização / antivitimização; o antagonismo robéxis / recin; o antagonismo autoincompreensão / autocompreensão.
             Paradoxologia: o paradoxo de o autoimperdoamento ser o embasamento do desenvolvimento do heteroperdão; o paradoxo de certos erros poderem ser acertos; o paradoxo de a heterassistencialidade qualificar a autassistencialidade; o paradoxo de a qualidade do heteroperdão depender do nível de reconciliação íntima alcançada; o paradoxo do perdão silencioso.
             Politicologia: a evoluciocracia; a cosmoeticocracia; a mentalsomatocracia; a autodiscernimentocracia; a autocriticocracia; a autolucidocracia; a interassistenciocracia.
             Legislogia: a lei da economia de males; a lei da economia de bens; a lei da interdependência evolutiva.
             Filiologia: a neofilia; a conscienciofilia; a pesquisofilia; a multidimensiofilia; a seriexofilia; a parapedagogofilia; a reeducaciofilia. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Fobiologia: a superação da decidofobia; a evitação da autopesquisofobia; o autenfrentamento da errofobia.
          Sindromologia: a implementação da autocrítica na síndrome do justiceiro; o abandono do autassédio na síndrome da autovitimização; a saída lúcida da síndrome da baixa autestima; a autossuperação da síndrome da patopensenidade; a refutação ideológica da síndrome da distorção da realidade.
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a convivioteca; a raciocinoteca; a grupocarmoteca; a socioteca; a parassocioteca; a reurbanoteca.
          Interdisciplinologia: a Autocriticologia; a Cosmoeticologia; a Autodiscernimentologia; a Intrafisicologia; a Extrafisicologia; a Parapedagogiologia; a Parapercepciologia; a Intermissiologia; a Proexologia; a Ressomatologia; a Recinologia; a Reeducaciologia; a Grupocarmologia; a Cosmovisiologia; a Megafraternologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência pacifista; a consciência semperaprendente.
          Masculinologia: o autoimperdoador; o perdoador; o heteroperdoador; o algoz; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o exemplarista; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a autoimperdoadora; a perdoadora; a heteroperdoadora; a algoz; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a exemplarista; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autorreflexor; o Homo sapiens perdonator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens praeperdonator; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens desassediator; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens pacificus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autorreflexão pró-perdão procrastinada = a da conscin ainda com jejunice evolutiva, longe da compreensão da teaticidade do autoimperdoamento e das benesses do heteroperdoamento; autorreflexão pró-perdão priorizada = a da conscin com gabarito evolutivo, com plena compreensão da teaticidade do autoimperdoamento e das benesses do heteroperdoamento.
          Culturologia: a cultura da prioridade cosmoética; a cultura da Lucidologia; a cultura da Evoluciologia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i e n c i o lo g i a                                             5
             Tabelologia. Segundo a Autopesquisologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 15 variáveis cotejando condutas impeditivas e posicionamentos favorecedores para o aprofundamento da autorreflexão pró-perdão:
                  Tabela – Condutas Impeditivas x Posicionamentos Favorecedores
      Nos                Condutas Impeditivas                       Posicionamentos Favorecedores
       01.      Anticosmoética                                   Autodiscernimento
       02.      Autodesleixo                                     Autocosmoética
       03.      Autovitimização                                  Desdramatização
       04.      Banalização                                      Autocoerência
       05.      Desencorajamento                                 Autemponderamento
       06.      Despriorização                                   Ortointencionalidade
       07.      Desvalorização                                   Fraternismo
       08.      Evitação improdutiva                             Autossinceridade
       09.      Futilização                                      Antoincorruptibilidade
       10.      Inautenticidade                                  Autenfrentamento
       11.      Medo                                             Autocrítica
       12.      Negação                                          Autenticidade
       13.      Orgulho                                          Autexposição cosmoética
       14.      Patopensenidade                                  Autorresponsabilidade
       15.      Pusilanimidade                                   Autoponderamento


                                                       VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autorreflexão pró-perdão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
             02. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático.
             03. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
             04. Crescendo perdão-libertação: Conviviologia; Homeostático.
             05. Efeito recinológico do perdão: Efeitologia; Homeostático.
             06. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
             07. Interação gratidão-perdão: Conviviologia; Homeostático.
             08. Lição de fraternidade: Reeducaciologia; Homeostático.
             09. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático.
             10. Perdão irrestrito: Interassistenciologia; Homeostático.
             11. Pré-perdão assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             12. Reconciliação íntima: Homeostaticologia; Homeostático.
             13. Resgate da autestima: Holomaturologia; Homeostático.
             14. Retificação: Recexologia; Homeostático.
             15. Técnica do perdão: Paradireitologia; Homeostático. 6                                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
  A AUTORREFLEXÃO PRÓ-PERDÃO RESGATA A CONSCIÊNCIA DA IGNORÂNCIA EVOLUTIVA ANTE O DESPERDÍCIO DE INÚMERAS RESSOMAS DESPRIORIZANDO O MEGAOBJETIVO INARREDÁVEL DO ORTOCONVÍVIO GRUPAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu abertamente sobre o assunto do pré-perdão? Quais têm sido as causas, os efeitos e os resultados?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo, Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 605, 1.247 e 1.300.
             2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus, revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 676 a 678.
             3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800; p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 241 e 1.285.
                                                                                                                    M. C. N.