O efeito tarístico do perdão é o resultado ou consequência auto e heteresclarecedora do ato de perdoar, desculpar, relevar e sobrepairar com racionalidade e lógica, pela conscin, homem ou mulher, à falta cometida por outrem, proporcionando libertação de interprisões grupocármicas.
Você, leitor ou leitora, já vivenciou o efeito tarístico do perdão ou prefere manter-se subjugado ao orgulho paralisante? Considera perdoar irrestritamente e pedir perdão sem constrangimentos?
EFEITO TARÍSTICO DO PERDÃO (PERDONOLOGIA) I. Conformática Definologia. O efeito tarístico do perdão é o resultado ou consequência auto e heteresclarecedora do ato de perdoar, desculpar, relevar e sobrepairar com racionalidade e lógica, pela conscin, homem ou mulher, à falta cometida por outrem, proporcionando libertação de interprisões grupocármicas. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. A palavra efeito vem do idioma Latim, effectum, “efeito; produto de alguma causa”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo tarefa procede do idioma Árabe, tariha, “quantidade de trabalho que se impõe a alguém”, derivado de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Surgiu no Século XVI. O prefixo es deriva do idioma Latim, ex, “movimento para fora; transformação”. O termo claro procede também do idioma Latim, clarus, “luminoso; brilhante; iluminado”. Apareceu no Século XIII. O termo esclarecimento surgiu no Século XV. O termo perdão procede também do idioma Latim, perdonet, “que perdoe”, derivado do verbo perdonare, “perdoar”. Apareceu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Efeito esclarecedor do perdão. 2. Consequência tarística do perdão. 3. Repercussão do ato de relevar mágoas. Neologia. As 4 expressões compostas efeito tarístico do perdão, efeito tarístico do miniperdão, efeito tarístico do maxiperdão e efeito tarístico do megaperdão são neologismos técnicos da Perdonologia. Antonimologia: 1. Efeito da omissão da mágoa. 2. Interprisão grupocármica pelo rancor. 3. Sequelas da dissimulação dos melindres. 4. Efeito da vingança. Estrangeirismologia: o Pesquisarium; o collateral effect ou side effect; o perdão in saecula saeculorum; o upgrade afetivo; o atonement. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da interassistencialidade cosmoética. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Perdão é megadesagravo. Perdão: exemplo esclarecedor. Perdão é autotares. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistência tarística; o holopensene pessoal do senso de autesclarecimento; o holopensene pessoal da intercompreensão; o ato de desvencilhar-se do holopensene das interprisões grupocármicas; a construção do holopensene pessoal benevolente; a assunção do materpensene pacificador; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade pessoal; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ternopensenes; a ternopensenidade; a reconstrução do materpensene pessoal; a vivência da autopensenidade transparente; a teática na reelaboração pensênica; a superação da pensenização infantilizada; a conquista da pensenização cosmoética libertária; a consolidação da autopensenização coerente à vivência do perdão cosmoético; o estudo do perdão fortalecendo o holopensene do Pacificarium. Fatologia: a habilidade de empregar o perdão antecipado às pessoas antagônicas; o resultado tarístico da superação dos malentendidos; as consequências do reconhecimento do erro cometido; a autocompreensão cosmoética das reações emocionais das pessoas; a compreensão dos fatos alavancando o perdão; o fato de o ato de perdoar poder ser unilateral; o perdão exemplificando o primeiro acerto quanto ao erro da inexperiência alheia; o impacto da dessoma despertando a vontade de perdoar; a generosidade; o ato de relevar tolices provenientes das imaturidades alheias; o esforço na compreensão das informações reestabelecendo a comunicação interconsciencial assertiva; o perdão favorecendo a reciclagem intraconsciencial; a qualificação cosmoética da lembrança; o soerguimento da conscin após os percalços existenciais; a insônia pela ruminação das situações ofensivas; a ausência do perdão gerando as minidissidências ideológicas; a vivência do perdão modificando o neuroléxico pessoal; a tendência do ofensor ter maior dificuldade de perdoar se comparado ao próprio ofendido; a dificuldade para identificar as emoções; a ofensa; a injúria; a insensatez; a supervalorização da sensação incômoda da mágoa causada por pessoa de relacionamento íntimo; a falta de entendimento gerando o rancor; o alívio emocional percebido pela consciência heteroperdoadora; o exemplo cosmoético do autoimperdoamento; a maturidade evolutiva da conscin; a civilidade dos cidadãos; o exemplo tarístico da reintegração interpessoal; o fato de o perdão não significar ingenuidade; a prioridade do perdão às consciências prejudicadas no passado; o ato de conceder perdão; os atenuantes; a tarefa do esclarecimento (tares); a reação emocional sob a ótica conscienciométrica; o acerto nas abordagens conscienciais; o ato de dispensar o desagravo; a benignidade espontânea; o acolhimento assistencial; a superação do orgulho; a mudança de patamar evolutivo; a inteligência evolutiva (IE) manifesta no ato de perdoar; o pré-perdão assistencial; o perdão da ignorância; o perdão da imaturidade alheia; o perdão derivado da compreensibilidade pessoal; o perdão incondicional; o perdão irrestrito; o perdão com assistência continuada; o exemplo pessoal do perdão; a magnanimidade na condição exemplar do perdão; a complexidade do perdão perante a cosmoética; a antiofensividade; a reeducação emocional; a amortização evolutiva; o acerto grupocármico; a libertação da interprisão milenar; a iniciativa assistencial; a cosmovisão evolutiva; a mudança da matriz mental; as ações sadias perduráveis. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o Curso Intermissivo (CI) avançado; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a Central Extrafísica da Verdade (CEV); a falta do perdão predispondo a possessão interconsciencial baratrosférica; o perdão qualificando as energias conscienciais para a prática da tenepes; o acoplamento energético para compreender os microuniversos conscienciais; os resgates extrafísicos provenientes do esclarecimento pelo perdão. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo esclarecimento-perdão; o sinergismo assistente-assistido; o sinergismo tares-desassédio; o sinergismo tares-heterorreeducação; o sinergismo tares-fraternismo; o sinergismo da intencionalidade cosmoética; o sinergismo força presencial–autoridade cosmoética fortalecendo os argumentos a favor da tares. Principiologia: o princípio da primazia da tares passível de promover o perdão interassistencial; o princípio da restauração evolutiva; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) visando a reconciliação grupocármica; o princípio do pré-perdão interassistencial; o principium coincidentia oppositorum; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio de os danos gerarem obrigações; o princípio cosmoético da autocorreção imediata após a constatação do erro. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) incluindo cláusula sobre o perdão através da tares; os códigos da busca de consenso. Teoriologia: a teoria e a prática do perdão vivenciadas por meio da tares; a teoria das afinidades interconscienciais; a teoria da grupalidade inescapável; a teoria da reurbex; a teoria e prática do trinômio egocarma-grupocarma-policarma. Tecnologia: a técnica da assistência tarística; a técnica do perdão universal antecipado; as técnicas do autoimperdoamento e heteroperdoamento; a técnica da tares aplicada às reconciliações interconscienciais; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica da intercessão; a técnica da desdramatização emocional; as técnicas de reeducação autopensênica; as técnicas de concessão cosmoética; a técnica da autorreflexão de 5 horas; as técnicas de domesticação mútua. Voluntariologia: o voluntariado teático da tares em prol do perdão; o engajamento do voluntariado conscienciológico libertário. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Holocarmologia; o Colégio Invisível da Serenologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Recexologia. Efeitologia: o efeito tarístico do perdão; o efeito halo das reconciliações; o efeito do perdão no sobrepujamento da mágoa; o efeito da comunicação assertiva; o efeito da auto e heterassistência na compreensão das diferenças; o efeito da autopesquisa na conquista do perdão. Neossinapsologia: as neossinapses oriundas da vivência da autotares aplicadas à reconciliação; as neossinapses adquiridas após a reciclagem pensênica; as neossinapses oriundas das posturas libertárias; as neossinapses pacificadoras geradas pela anticonflitividade; as neossinapses oriundas da compreensão do anticonflito. Ciclologia: o ciclo evolutivo tacon-tares; o ciclo perdão-reconciliação; o ciclo desentendimento-arrependimento; o ciclo empatia-sobrepairamento-desdramatização-anticonflitividade; o ciclo erros-acertos-reciclagens-autorretratações; o ciclo erro-retificação-acerto; a ruptura do ciclo vítima-algoz. Enumerologia: a saída do egocentrismo pelo arrependimento; o respeito e compreensão das imaturidades alheias; a assunção das autorresponsabilidades evolutivas; a reeducação em prol do autoimperdoamento; o exercício do heteroperdão; a vivência da gratidão e das reconciliações; a acalmia interior refletindo na harmonização exterior. Binomiologia: o binômio tares-perdão; o binômio cosmovisão-perdão; o binômio pequenas mudanças–grandes efeitos; o binômio autoimperdeoador-heteroperdoador; o binômio admiração-discordância. Interaciologia: a interação compreensão-perdão; a interação egocídio cosmoético–perdão mútuo; a interação autodesassédio-heteroperdoamento. Crescendologia: o crescendo abertismo consciencial–diálogo edificante–esclarecimento–compreensão–perdão–holopacificação íntima; o crescendo compreensão-perdão-libertação; o crescendo doação–perdão–libertação–amizade raríssima. Trinomiologia: o trinômio causa-efeito-solução; o trinômio partilha de bens–partilha do saber–compartilhamento consciencial; o trinômio doação-generosidade-assistência; o trinômio instinto-sentimento-autopostura; o trinômio perdão-pacificação-compensação. Polinomiologia: o polinômio mágoa-compreensão-perdão-assistência; o polinômio perdão-reconciliação-agradecimento-retribuição; o polinômio autabnegação–autossacrifício–concessão–renúncia cosmoética. Antagonismologia: o antagonismo desafeição / perdão; o antagonismo perdão teórico / perdão vivenciado. Paradoxologia: o paradoxo do perdão silencioso; o paradoxo do perdão discordante; o paradoxo de a tares impactante poder proporcionar a elucidação de malentendidos e perdão. Politicologia: a assistenciocracia; a discernimentocracia; a proexocracia; a lucidocracia; a democracia; a política da cooperação. Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do retorno; a lei do maior esforço; a lei do exemplarismo cosmoético pessoal; a lei da interdependência consciencial; as leis da convivialidade sadia. Filiologia: a evoluciofilia; a ortoconviviofilia; a cosmoeticofilia; a assistenciofilia; a neofilia. Fobiologia: a lucidofobia; a criticofobia; a neofobia; a xenofobia; a raciocinofobia; a descrenciofobia; a fobia às perdas; a superação da enissofobia. Sindromologia: a síndrome da vitimização; a síndrome da dominação; a síndrome do justiceiro; a síndrome da teimosia; a síndrome do infantilismo. Maniologia: a mania antievolutiva de viver pautado pelas manifestações instintivas subcerebrais; a mania de descartar consciências antagônicas; a mania de exacerbação emocional; a mania de julgar os outros; a mania de não aprender com os erros; a mania de não se colocar no lugar do outro; a mania de querer estar certo; a mania da rivalidade. Mitologia: a queda do mito da existência de atos sem consequências; o mito de o perdão ser sinal de fraqueza; o mito do perdão pela culpa; o enfrentamento do mito da responsabilidade divina; o mito “perdoar é esquecer”. Holotecologia: a argumentoteca; a assistencioteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a consciencioteca; a evolucioteca; a ofiexoteca; a pensenoteca; a proexoteca; a recexoteca; a taristicoteca; a teaticoteca; a tenepessoteca. Interdisciplinologia: a Perdonologia; a Taristicologia; a Efeitologia; a Reeducaciologia; a Interassistenciologia; a Grupocarmologia; a Conviviologia; a Autodisciplinologia; a Cosmoeticologia; a Holomaturologia; a Cosmovisiologia; a Mentalsomatologia; a Proexologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o perdoador; o heteroperdoador; o autoimperdoador; o algoz; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o exemplarista; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o sensitivo experiente; o parapsiquista maduro. Femininologia: a perdoadora; a heteroperdoadora; a autoimperdoadora; a algoz; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a exemplarista; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a sensitiva experiente; a parapsiquista madura. Hominologia: o Homo sapiens perdonator; o Homo sapiens taristicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens clemens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens remissor; o Homo sapiens proexologus. V. Argumentologia Exemplologia: efeito tarístico do miniperdão = o desencadeado pela convivência diária (Egocarmologia), esclarecendo quanto à capacidade de minimizar as ofensas recebidas sem carregar na antipensenização; efeito tarístico do maxiperdão = o desencadeado aos componentes do grupo evolutivo (Grupocarmologia), esclarecendo quanto à capacidade de relevar as ofensas recebidas e procurando ajudar o ofensor ou a ofensora, sem qualquer postura de superioridade; efeito tarístico do megaperdão = o desencadeado às consciências do Cosmos (Policarmologia), esclarecendo quanto à capacidade de assistência ínsita na antiofensividade antecipada, irrestrita e libertária. Culturologia: a cultura do perdão vivenciada no esclarecimento; a cultura da assistencialidade multidimensional; cultura do exemplarismo cosmoético; a cultura da Ortoconviviologia; a cultura da Interassistenciologia Tarística; a cultura do antipreconceito; a cultura do fraternismo; a cultura da holomaturidade evolutiva tarística; a cultura do libertarismo; a cultura da Serenologia. Ressignificação. Segundo a Assistenciologia, a tares possibilita ressignificar conceitos anacrônicos e imaturos da consciência. Eis, em ordem alfabética, 20 condições passíveis de serem alcançadas sob a ótica do efeito tarístico do perdão: 01. Adultidade: a superação do infantilismo existencial. 02. Amizades: a consolidação de amizades e prevenção de desafetos. 03. Amparo: o rapport com amparo por desatar o elo da vingança. 04. Anticompetitividade: a superação do egocentrismo e do orgulho. 05. Antiofensividade: a ausência de mágoa com a imaturidade alheia. 06. Antivitimização: a análise dos eventos com temperança. 07. Assistência: a qualificação da assistência pelo exemplarismo. 08. Autenticidade: o comportamento sem melindres ou omissões. 09. Compreensão: a elaboração do dicionário neuroléxico do perdão. 10. Cosmovisão: a capacidade de perceber os eventos de diferenciados ângulos. 11. Desassédio: a superação das culpas infundadas, pelo autodesassédio. 12. Desdramatização: o sobrepairamento nas situações valorizando a maturidade. 13. Desintoxicação: a desmistificação das ilusões emocionais e do desamor. 14. Impessoalidade: a impessoalização interassistencial. 15. Pacificação: a restauração do equilíbrio holossomático. 16. Paraprofilaxia: a paraprevenção das interprisões grupocármicas. 17. Recins: a capacidade de auto e heteratualização das posturas anacrônicas. 18. Reeducação: a opção pela correção de ações antievolutivas. 19. Resiliência: a autocapacidade de perdoar a ingratidão dos assistidos. 20. Responsabilidade: a assunção da responsabilidade perante as próprias ações. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o efeito tarístico do perdão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático. 02. Autorreflexão na docência conscienciológica: Parapedagogiologia; Homeostático. 03. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro. 04. Ciclo reparatório: Autorrecexologia; Homeostático. 05. Conciliação das interdependências: Cosmovisiologia; Neutro. 06. Crescendo perdão-libertação: Conviviologia; Homeostático. 07. Efeito da autodesperticidade: Despertologia; Homeostático. 08. Impessoalização: Holomaturologia; Homeostático. 09. Olhar de fraternidade: Interassistenciologia; Homeostático. 10. Perdão irrestrito: Interassistenciologia; Homeostático. 11. Princípio da restauração evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 12. Relevalidade: Holomaturologia; Homeostático. 13. Repercutibilidade assistencial tarística: Assistenciologia; Homeostático. 14. Retificação: Recexologia; Homeostático. 15. Sobrepairamento: Holomaturologia; Homeostático. O EFEITO TARÍSTICO DO PERDÃO POTENCIALIZA O DESASSÉDIO GRUPOCÁRMICO ELEVANDO O EXEMPLARISMO COSMOÉTICO DOS INTERESSADOS NA INTERASSISTÊNCIA E NA TAREFA REURBANIZADORA PLANETÁRIA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivenciou o efeito tarístico do perdão ou prefere manter-se subjugado ao orgulho paralisante? Considera perdoar irrestritamente e pedir perdão sem constrangimentos? Bibliografia Específica: 1. Balona, Málu; Autocura Através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; apres. Daniel Muniz; pref. Cristina Arakaki; pref. da 1 a edição Marina Thomaz; revisores Alexander Steiner; et al.; 354 p.; 2 seções; 11 caps.; 20 cenografias; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 3 esquemas; 125 expressões e ditos populares; 72 filmes; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 25 infográficos; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 15 websites; 2 apênds.; glos. 86 termos; 324 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 25, 46, 72, 74, 78, 126, 130, 159, 162 a 164, 183 e 191 a 206. 2. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 139, 625 e 995. 3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores equipe de revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed.; Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 75, 1.033 e 1.034. 4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 110, 129, 411, 413, 417, 491 e 559. A. M. N.