O sinergismo voluntariado-autopesquisa é o conjunto de efeitos recíprocos potencializadores entre os desafios da vivência colaborativa por meio do vínculo consciencial e a teática das autoinvestigações, visando à convergência máxima dos autesforços em prol da liderança interassistencial.
Você, leitor ou leitora, já investigou os efeitos da interconexão autopesquisa-voluntariado? Com qual frequência submete-se aos testes e medidas evolutivas das diferentes especialidades da Conscienciologia, estando integrado às atividades do voluntariado conscienciológico?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 S I NERG I SM O V O LUNTARI ADO - AU TO PES Q UI SA (PRÉ-I NTERM ISSIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O sinergismo voluntariado-autopesquisa é o conjunto de efeitos recíprocos potencializadores entre os desafios da vivência colaborativa por meio do vínculo consciencial e a teática das autoinvestigações, visando à convergência máxima dos autesforços em prol da liderança interassistencial. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo sinergismo vem do idioma Francês, synergisme, de synergie, “ação coordenada de vários órgãos”, e este do idioma Grego, synergía, “cooperação; ajuda”. Surgiu no Século XX. O termo voluntário deriva do idioma Latim, voluntarius, “que age por vontade própria”. Apareceu no Século XV. A palavra voluntariado surgiu em 1899. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo pesquisa provém do idioma Espanhol, pesquisa, derivado do idioma Latim, pesquisita, de pesquisitus, e este de perquirere, “buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar profundamente; aprofundar”. Apareceu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Sinergismo Voluntariologia-Autopesquisologia. 2. Sintonia voluntariado-autestudo. 3. Convergência vínculo consciencial–autoinvestigação. 4. Potencialização recíproca voluntariado-autexperimentação. Neologia. As 4 expressões compostas sinergismo voluntariado-autopesquisa, sinergismo básico voluntariado-autopesquisa, sinergismo intermediário voluntariado-autopesquisa e sinergismo avançado voluntariado-autopesquisa são neologismos técnicos da Pré-Intermissiologia. Antonimologia: 1. Dissociação voluntariado-autopesquisa. 2. Banalização voluntariado-autestudo. 3. Sinergismo conscienciometria-consciencioterapia. Estrangeirismologia: o continuum da autopesquisa nas atividades voluntárias; os findings autopesquisísticos; o voluntariado possibilitando o Autoconfrontarium avançado. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autocriticologia Evolutiva. Megapensenologia. Eis 8 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Voluntariado: escola autopesquisística. Priorizemos autoinvestigações cotidianas. Autopesquisas potencializam voluntariados. Voluntariado demanda autanamnese. Voluntariado: megaestratégia autoinvestigativa. Voluntariados expõem mentalidades. Voluntariado: autodesvendamento temperamentológico. Qualifiquemos o voluntariado. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Intermissivista. Há aquela conscin intermissivista que, mesmo estando no voluntariado conscienciológico há mais de uma década, ainda não consegue ver o prioritário para si, conforme o estabelecido no CI, e desvia-se do planejado de maneira irreversível para esta vida intrafísica”. 2. “Vínculo. A relação entre o vínculo consciencial e o paradigma conscienciológico é a autovivência do voluntariado, como consequência do Curso Intermissivo (CI)”. 3. “Voluntariado. O voluntariado conscienciológico é importante em virtude do Curso Intermissivo (CI), porque é a oportunidade do exercício teático dos conceitos evolutivos”. Unidade. A unidade de medida do vínculo consciencial do voluntário é o vincopensene. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Assistenciologia; a conjugação do holopensene evolutivo das comunexes avançadas às atividades voluntárias; os benignopensenes; a benignopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os pa2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a rapsicopensenes; a parapsicopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a manutenção do holopensene megaproexológico. Fatologia: a autopesquisa na condição de pilar do CI; a autoinvestigação enquanto elemento fundamental na planificação proexológica; o vínculo consciencial tarístico representando o elo com o planejamento no CI; a proéxis atual e a liderança interassistencial; as autanamneses empregando todos os instrumentos pesquisísticos disponíveis; o voluntariado multidimensional qualificado a partir da autopesquisa; a colaboração tarística enquanto propulsora do autoconhecimento multiexistencial; o voluntariado megafocado na Pré-Intermissiologia; a autopesquisa incrementando a velocidade da autevolução do proexista engajado na Pré-Intermissiologia; o passo a passo da recin; o voluntariado reforçando os aprendizados teáticos e predispondo autorrevezamentos multiexistenciais; o vínculo consciencial propiciando limpidez mental, melhor compreensão de temas avançados da Conscienciologia e resgate mais acelerado dos megacons; as autorreciclagens induzidas pela autoconscientização sobre o melhor no aprofundamento autopesquístico; a fuga do voluntariado devido à inadapatação do intermissivista; a dissidência do voluntariado devido à falta de reciclagem do megatrafar; o vínculo consciencial encarado como oportunidade para aprender a servir as demais consciências e reciclar o egão; a reeducação recíproca a partir do convívio no voluntariado; a contribuição pessoal na maxiproéxis grupal; as autoinvestigações no revezemento de papéis de líder e liderado na gestão das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); a intensificação de autenfrentamentos contínuos derivados de autanamneses; a escolha pelo autenfrentamento consolidando recins; as autossuperações refletidas na equipin; a timeline pessoal no voluntariado; a aplicação contínua do megatrafor, gerando neomegatrafores; os autodesassédios necessários para manter-se integrado às atividades voluntárias ao longo do tempo; as recomposições grupais avançadas no convívio intencional; o voluntariado interassistencial reproduzindo as pararrealidades do CI na intrafisicalidade. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o parapsiquismo expondo as auto e heterorrealidades intraconscienciais; o paravoluntariado atuante nas funções assumidas nas diversas equipes extrafísicas; os grupos de volitações extrafísicas, ampliando cognições e a cosmovisão quanto ao Universalismo; a amparabilidade extrafísica do voluntário atuante na interassistencialidade; o parapsiquismo essencial à proéxis dos intermissivistas; as autopesquisas retrocognitivas; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) positivada e marcada pela conquista do jubileu no voluntariado. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo voluntariado-autopesquisa; o sinergismo tenepes-autopesquisa; o sinergismo parapsiquismo-autopesquisa; o sinergismo visita à parapsicoteca–expansão da autopesquisa; o sinergismo escrita conscienciológica–autopesquisa; o sinergismo integridade autopesquisística–responsabilidade evolutiva. Principiologia: o princípio da autopesquisa; o princípio “quem procura acha”. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) calibrado progressivamente pela Autopesquisometria. Teoriologia: a teoria da recuperação dos cons. Tecnologia: a técnica da recin; as técnicas de autopesquisa. Voluntariologia: o voluntariado interassistencial nas Instituições Conscienciocêntricas, sustentando o holopensene autopesquisístico e possibilitando autanamneses frequentes. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; os laboratórios de autopesquisa nos campi conscienciológicos. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Efeitologia: o efeito halo das autopesquisas na equipin; o efeito dos autodiagnósticos pesquisísticos no grupo evolutivo; os efeitos da interconexão da autopesquisa com o voluntariado; os efeitos potencializadores do labcon da prestação de serviço assistencial. Neossinapsologia: as neossinapses advindas das atividades do terceiro setor a partir do paradigma consciencial. Ciclologia: os ciclos de autenganos consecutivos nas autavaliações; o ciclo de autopesquisas permanentes no voluntariado; o ciclo autoconsciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação. Enumerologia: o voluntariado recinogênico; a voluntariado interreeducativo; o voluntariado administrativo; o voluntariado parapedagógico; o voluntariado mentalsomático; o voluntariado parapsíquico; o paravoluntariado autopesquisofílico. Binomiologia: o binômio autopesquisas-heteropesquisas; o binômio autopesquisas–desenvolvimento de megatrafores. Crescendologia: o crescendo recéxis-recin; o crescendo evolutivo das autopesquisas grupais. Trinomiologia: o trinômio voluntariado-autopesquisa-autenfrentamento. Polinomiologia: o polinômio voluntariado-autopesquisa-autorrealismo-autenfrentamento-neoconduta; o polinômio voluntariado ativo–autopesquisa constante–autorrecins–compléxis. Paradoxologia: o paradoxo do voluntariado multidimensional sem aprofundamento autopesquisístico; o paradoxo de se autoconhecer melhor ajudando os outros. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à Autopesquisometria e à Voluntariometria. Filiologia: a reeducaciofilia; a conviviofilia; a conscienciofilia; a recexofilia; a recinofilia; a verbaciofilia; a proexofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a autocriticofobia; a recinofobia; a autevoluciofobia. Sindromologia: a profilaxia da síndrome da mediocrização consciencial. Mitologia: a superação do mito da perfeição. Holotecologia: a recexoteca; a recicloteca; a criticoteca; a traforoteca; a consciencioteca; a reurbanoteca; a maxiproexoteca. Interdisciplinologia: a Pré-Intermissiologia; a Voluntariologia; a Priorologia; a Proexologia; a Invexologia; a Recexologia; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapeuticologia; a Verbaciologia; a Conviviologia; a Parapercepciologia; a Holomaturologia; a Interassistenciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência megatraforista; a consciência líder multidimensional. Masculinologia: o voluntário; o intermissivista; o autopesquisador; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a voluntária; a intermissivista; a autopesquisadora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a te4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a nepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens voluntarius; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens completista; o Homo sapiens discernens. V. Argumentologia Exemplologia: sinergismo básico voluntariado-autopesquisa = aquele vivenciado pelo pesquisador no primeiro decênio de autenfrentamentos na dedicação às atividades interassistenciais libertárias; sinergismo intermediário voluntariado-autopesquisa = aquele vivenciado pelo pesquisador no segundo e terceiro decênios de autenfrentamentos na dedicação às atividades interassistenciais libertárias; sinergismo avançado voluntariado-autopesquisa = aquele vivenciado pelo pesquisador após o trintênio de autenfrentamentos na dedicação às atividades interassistenciais libertárias. Culturologia: a cultura da Autocriticologia. Aceleração. Apoiado na Aproveitamentologia, voluntariar representa a oportunidade da saída de zonas de conforto nosográficas, em alguns casos, seculares para a entrada no ciclo de autacelerações evolutivas. Cenários. A colaboração ativa, com foco na teática das verpons conscienciológicas, possibilita enxergar novas camadas da autopesquisa. Do ponto de vista seriexológico, algumas experiências intrafísicas podem ser analisadas como revivências de cenários ou situações de retrovidas, reencontos seculares e oportunidades de recomposição, estando em novo patamar evolutivo. Cegueira. De maneira geral, a consciência possui pontos cegos autopesquisísticos de dificil autoidentificação, os quais, mantidos por longo tempo sem a devida autoinvestigação, retêm o intermissivista em prolongada cegueira evolutiva. Realismo. O voluntariado, enquanto palco de revivências no teatro da vida humana, permite gerar experiências passíveis de serem avaliadas com maior realismo e discernimento. A predisposição à análise dos fatos pela autopesquisa representa o ponto de partida para a quebra da cegueira evolutiva nos ciclos de autenganos consecutivos nas autavaliações. Trinômio. Em síntese, o voluntariado atua como profilaxia das automimeses a partir da teática na aplicação do trinômio voluntariado-autopesquisa-autenfrentamento. Na prática, entretanto, é possível o intermissivista estar plenamente integrado ao voluntariado, apresentando lacunas de autopesquisa e / ou autenfrentamento. Paradigma. A autopesquisa não encaminhada para a autorreciclagem é inócua. O voluntariado realizado mecanicamente sem essa integração também não mostra a vivência teática do paradigma consciencial. Argumentos. Eis 10 argumentos demonstradores da força do sinergismo voluntariado-autopesquisa, dispostos em ordem alfabética: 01. Assistencialidade. O voluntariado ininterrupto possibilita o exercício frequente de práticas assistenciais em diferentes frentes de atuação, a exemplo da sustentação administrativa, da docência e da produção gesconográfica. Todos esses desafios evolutivos podem ser geradores de autopesquisa. 02. Companhias. É essencial o papel das companhias evolutivas no voluntariado na aceleração do binômio autopesquisas-autorreciclagens individual e grupal. 03. Espelhamento. No voluntariado ativo é possível checar se as autopesquisas estão impulsionando recins. O espelhamento evolutivo entre consciências é reeducativo. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 04. Maxiproéxis. O holopensene proexológico é mantido na Cognópolis através da presença energética e física dos voluntários atuantes e potencializado pelos exemplarismos diários rumo ao completismo. 05. Megatrafar. A reciclagem do megadefeito pessoal remanescente na automanifestação pode ocorrer ao ser autestudado e corrigido a partir da dedicação as atividades voluntárias cosmoéticas. 06. Megatrafor. O vínculo consciencial otimiza o autestudo e a aplicação de trafores e do megapredicado, otimizando os autorrevezamentos interassistenciais. 07. Poder. O revezamento de papéis de líder e liderado no voluntariado é antídoto ao exercício antiproexológico do poder, elemento comum nas retrossenhas da maioria dos intermissivistas, demandando autoinvestigações constantes. 08. Qualificação. As desafiantes funções assumidas no voluntariado promovem a intensificação de autenfrentamentos continuados e consequentemente, gerando novas camadas de aprofundamento da autopesquisa. 09. Tares. A ampliação da interassistência tarística mantém o holopensene contagiante do autoconhecimento e dos autenfrentamentos contínuos, refletidos nas conquistas individuais e grupais. 10. Tecnicidade. Os efeitos evolutivos advindos do CI podem ser potencializados nas atividades proexológicas, a partir da aplicação das técnicas evolutivas, ao exemplo da recin, invéxis e recéxis. Retrocognitarium. Sob a ótica da Retrocogniciologia, o sinergismo voluntariado-autopesquisa potencializa autenfrentamentos consecutivos e, portanto, prepara a consciência para enxergar com realismo a autoconsciencialidade avaliando retrovidas e a existência atual. Nesse sentido, o sinergismo predispõe o intermissivista a vivenciar maior número de experiências retrocognitivas nas atividades da vida cotidiana e nas imersões em diferentes funções de colaboração. Holomaturidade. O estofo pessoal em lidar com as retrocognições no dia a dia prepara a consciência para exercer o paravoluntariado na próxima intermissão, em função do acesso às informações holomnemônicas gerarem, por exemplo, mais maturidade emocional, adaptabilidade, flexibilidade autopensênica e responsabilidade evolutiva. Pré-Intermissiologia. Inevitavelmente o sinergismo voluntariado-autopesquisa permite a teática da Pré-Intermissiologia, pois possibilita à conscin se gabaritar, aqui e agora, para, após a segunda dessoma, assistir às consciexes mais afins deixadas para trás na Baratrosfera. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o sinergismo voluntariado-autopesquisa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autevolução: Evoluciologia; Homeostático. 02. Autopesquisa inarredável: Autopesquisologia; Neutro. 03. Autopesquisometria: Holomaturologia; Homeostático. 04. Binômio tenepes-autopesquisa: Autevoluciologia; Homeostático. 05. Ciclo da autopesquisa: Autocogniciologia; Neutro. 06. Paravoluntariado: Paravoluntariologia; Homeostático. 07. Profilaxia da minidissidência conscienciológica: Autenfrentamentologia; Homeostático. 08. Pseudovoluntário: Antiassistenciologia; Nosográfico. 09. Sinergismo autopesquisa-conscienciografia: Mentalsomatologia; Homeostático. 10. Sinergismo docência tarística–projeção lúcida: Reeducaciologia; Homeostático. 11. Sinergismo materpensênico: Interassistenciologia; Homeostático. 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 12. Trintênio no voluntariado conscienciológico: Voluntariologia; Homeostático. 13. Valorização do voluntariado invexológico: Invexologia; Homeostático. 14. Voluntário da Conscienciologia: Assistenciologia; Homeostático. 15. Voluntariometria: Conscienciometrologia; Neutro. A DESISTÊNCIA DO VÍNCULO CONSCIENCIAL DO VOLUNTARIADO É A RENÚNCIA IMATURA DO CONVÍVIO INTERPARES, DO APROFUNDAMENTO PESQUISÍSTICO, DA REEDUCAÇÃO RECÍPROCA E DA MAXIPROÉXIS GRUPAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já investigou os efeitos da interconexão autopesquisa-voluntariado? Com qual frequência submete-se aos testes e medidas evolutivas das diferentes especialidades da Conscienciologia, estando integrado às atividades do voluntariado conscienciológico? Bibliografia Específica: 1. Rezende, Ricardo; Voluntariado Conscienciológico Interassistencial; revisores Eliana Manfroi; et al.; 180 p.; 12 caps.; 27 E-mails; 1 microbiografia; 2 tabs.; 25 websites; glos.: 1 termo; 15 refs.; 19 webgrafias; 2 apênds.; 21 x 15,5 cm; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 23 a 32. 2. Rossa, Dayane; Oportunidade de Viver: Estudo sobre a Existência Humana e o Sentido da Vida; pref. Amin Lascani; revisores Equipe de Revisores da Editares; 328 p.; 8 seções; 47 caps.; 22 E-mails; 192 enus.; 1 foto; 1 minicurrículo; 2 tabs.; 20 websites; glos. 179 termos; 10 filmes; 199 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 240 a 242. 3. Idem; Megatrafor: Estudo do Maior Talento Consciencial sob a Ótica da Multiexistencialidade; revisores Erotides Louly; et al.; 332 p.; 4 seções; 35 caps.; 1 E-mail; 78 enus.; 1 linha do tempo; 1 minicurrículo; 32 figs.; 3 quadros; 42 tabs.; 24 websites; 71 refs.; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2020; páginas 197 a 200. 4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. II e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 1.095, 2.018 e 2.034. D. R.