O sinergismo Descrenciologia-Heuristicologia é a associação convergente, recíproca, potencializadora e complementar entre o estudo da aplicação do princípio da descrença (PD) nas questões intra e extraconscienciais e a propensão à captação, percepção ou criação autocientífica de neoideias de modo interatuante, favorecendo o fomento de neoverpons por parte da conscin autopesquisadora, homem ou mulher.
Você, leitor ou leitora, procura qualificar o sinergismo Descrenciologia-Heuristicologia potencializando as vivências pessoais? Considera a possiblidade de utilizar os insights advindos das autopesquisas e o estudo dessas especialidades nas ações pessoais interassistenciais?
Enciclopédia da Conscienciologi a 1 SINERGISMO DESCRENCIOLOGIA-HEURISTICOLOGIA (NEOVERPONOLOGIA) I. Conformática Definologia. O sinergismo Descrenciologia-Heuristicologia é a associação convergente, recíproca, potencializadora e complementar entre o estudo da aplicação do princípio da descrença (PD) nas questões intra e extraconscienciais e a propensão à captação, percepção ou criação autocientífica de neoideias de modo interatuante, favorecendo o fomento de neoverpons por parte da conscin autopesquisadora, homem ou mulher. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo sinergismo vem do idioma Francês, synergisme, de synergie, “ação coordenada de vários órgãos”, e este do idioma Grego, synergía, “cooperação; ajuda”. Surgiu no Século XX. O prefixo des deriva do idioma Latim, dis ou de ex, “negação; oposição; falta; separação; divisão; aumento; reforço; intensidade; afastamento; supressão”. O termo crença procede igualmente do idioma Latim, credentia, “ação de acreditar; fé”. Apareceu no Século XIV. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. A palavra heurística origina-se igualmente do idioma Grego, heiristikê, “a arte de descobrir”, formada irregularmente a partir do verbo heuriskó, “encontrar, descobrir, inventar; obter”. Surgiu em 1899. Sinonimologia: 1. Sinergismo incredulidade-criatividade. 2. Sinergismo teática descrenciológica–neoideogenia. Neologia. As 3 expressões compostas sinergismo Descrenciologia-Heuristicologia, sinergismo teórico Descrenciologia-Heuristicologia e sinergismo teático Descrenciologia-Heuristicologia são neologismos técnicos da Neoverponologia. Antonimologia: 1. Sinergismo Apriorismologia–ideia fixa. 2. Sinergismo credulidade-retroverpon. 3. Sinergismo Dogmaticologia-Batopensenologia. Estrangeirismologia: a eureka; a razão e a criatividade ativas, pari passu; o autos epha impedindo a autonomia pensênica; as repetições ad aeternum de padrões; o Autopensenarium; a megagesconografia como raison d’être do intermissivista ressomado; o savoir-faire mentalsomático; o élan vital desimpedido; os cry wolfs midiáticos impedindo a eutimia criativa; o breaktrough rompendo os retropensenes; as chaves para a self-actualization; os brainstorms interdimensionais; o click do intermissivista na recuperação dos cons. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao autabertismo neoideativo. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Criatividade: construção, destruição. Ciência: criatividade racional. Ciência: interrogações ininterruptas. Coloquiologia: a decoreba; a parapercepção das fichas caindo; a pensenidade fora da caixa craniana. Citaciologia. Eis 4 citações pertinentes ao tema: – A criatividade exige a coragem de deixar as certezas de lado (Erich Fromm, 1900–1980). Ingenium mala saepe movent (As dificuldades muitas vezes despertam o gênio; Públio Ovídio Naso, 43–18 a.e.c.). Nada é mais poderoso do que uma ideia que chegou no tempo certo (Vitor Hugo, 1802–1885). Nada é permanente, exceto a mudança (adaptado de Heráclito, 540–470 a.e.c.). Proverbiologia. Eis aforismo chinês relacionado ao assunto: – Não se pode encher o copo já cheio. Ortopensatologia: – “Neoverpons. Quanto mais abrangente os efeitos da neoverpon, mais a conscin verponóloga vê-se obrigada a combater as opiniões dominantes, generalizadas e sacralizadas”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Neofiliologia; os paleopensenes; a paleopensenidade; os credopensenes; a credopensenidade; os inculcopensenes; a inculcopensenidade; os batopensenes; a batopensenidade; os tautopensenes; a tautopensenidade; os istmopensenes; a istomopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os zimopensenes; a zimopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os holopensenes compartilhados entre consréus e intermissivistas, férteis em novos aprendizados; a reeducação autopensênica; a mudança de bloco pensênico; a tenepes enquanto laboratório prático da pensenidade analógica interassistencial; a refutação ortopensênica ao amparador extrafísico; o pensenoduto heurístico. Fatologia: a autocrítica potencializando neoideações autopesquisísticas; a autorrefutabilidade favorecendo a neocientificidade; o autabertismo expandindo o autopolineuroléxico; a autofalseabilidade ampliando neoperspectivas; a descoberta de ignorâncias ignoradas motivando a omnipesquisística; a cosmoeticidade da criação chancelada pela autexperimentação; as releituras críticas promovendo neoconceitos; o labor mentalsomático fomentando neoacepções; a insaturabilidade das autocognições habilitando a postura semperaprendente; a atenção dividida; a apriorismose grupal endossando o fechadismo a neoideias; o pessimismo sobre tecnologia ofuscando as inovações evolutivas; os vieses de confirmação; a subcerebralidade; as autoficções; a pseudocriticidade superficial; a robéxis mortificadora; a Pedagogia intrafísica ainda predominantemente focada na repetição imitativa; as superstições multimilenares; a religião sendo resultado da fantasia coletiva; as dinâmicas de poder influenciando a aceitação ou rejeição de inovações; a ambiguidade da imaginação; a saída da zona de conforto, no momento evolutivo adequado; o pensamento divergente; a racionalidade; o banner do princípio da descrença, presente nas salas de aula da Conscienciologia desde 1989; o descrenciograma; o insight autoconscienciométrico; o Curso de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 1 (ECP1) do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) incubador de recins; a assunção calculada de riscos; a autoconfiança; a inaderência ao julgamento alheio; a quebra dos conceitos engessados; a autodeslavagem cerebral; a refutação; o interesse por imprevistos; o método socrático; a Ciência da Complexidade; o poliglotismo; a inortodoxia; a serendipitia; a consonância entre os atos e as palavras; a biblioteca pessoal; a lapidação da conscin poliédrica; a tares autaplicada; as autopesquisas ininterruptas; a chapa verbetográfica; a criatividade intermissivista; a Prova da Imagística; a eclosão de ideias advindas do arquivo pessoal; a obra conscienciológica reeducadora; o neuroléxico analógico; a auterudição atualizada; os autodesassédios promotores da gesconografia; as extrapolações heurísticas, apresentando novos patamares na escala evolutiva das consciências; o realinhamento ao fluxo evolutivo do Cosmos; o omniquestionamento; a cosmovisão; o senso de Universalismo. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático possibiltando a consciência pensar por si mesma; a autoconscientização multidimensional (AM) incentivando a autorreflexão quando a bolsões holopensênicos; a Parepistemologia expandindo interdimensionalmente as noções de aquisisção do conhecimento; as reflexões sobre normas sociais facilitando a vivência multidimensional sadia; o autotaquipsiquismo altruísta; a paraaculturação criativa; a projeção lúcida liberando a consciência de convenções intrafísicas; a paraperceptibilidade recuperando neoideias; o esquadrinhamento multidimensional engendrando parângulos; o aqui-agora multidimensional; o desassédio extrafísico; o desbloqueio mentalsomático; a desassim; o abertismo parapsíquico; o encapsulamento da holosfera; a atenção redobrada às parassincronicidades; o parapsiquismo ideativo; o banho energético autoconfirmador; a sinalética energética e parapsíquica pessoal relacionada à equipex neoideogênica; o biparatranse heurístico; o irrompimento do paracérebro; a projeção de mentalsoma propiciando pensamento abstrato; a pangrafia; a Central Extrafísica da Verdade (CEV). Enciclopédia da Conscienciologi a 3 III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo Descrenciologia-Heuristicologia; o sinergismo professor-aluno; o sinergismo amparador-tenepessista; o sinergismo colíder-coliderado; o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo léxico-neuroléxico; o sinergismo retrogescons-neogescons; o sinergismo intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o sinergismo de séries de vidas enquanto conscin cientista promovendo avanços autopesquisísticos. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio dos pés na rocha e o mentalsoma no Cosmos; o princípio da autadmissao da tares; o princípio do autenfrentamento ousado; o princípio da maximização mentalsomática; o princípio da glasnost; o princípio do megafoco cosmoético. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de valores intermissivos. Teoriologia: a teoria da dissonância cognitiva; a teoria das dificuldades recíprocas; as teorias paraepistemológicas; a teoria do mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA). Tecnologia: a técnica da tábula rasa; a técnica dos 50 dicionários; a técnica da exaustividade; a técnica das 3 cadeiras; a técnica do antibagulhismo energético; a técnica da intrarticulação heurística; a técnica da exteriorização lúcida das energias. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico inclusivo e maxiproexogênico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Serenarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Descrenciologia. Efeitologia: o efeito limitante dos conceitos calcificados; o efeito da neoperspectiva etiológica catalisando a remissão de patologias; o efeito halo do exemplarismo neoverponogênico. Neossinapsologia: o movimento recinológico possibilitando neossinapses; a teática dos experimentos pessoais favorecendo a formação de neossinapses. Ciclologia: o ciclo transpiração-inspiração-realização; o ciclo do curso grupocármico impelindo a atualização das retroideias; o ciclo preparação-incubação-insight-avaliação-elaboração. Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio admiração-discordância; o binômio Descrenciologia-Parapercepciologia; o binômio labor descrenciológico–ócio criativo. Interaciologia: a interação pensênica entre equipes de gescons; a interação das dinâmicas parapsíquicas gerando descobertas multidimensionais; a interação passado-presente-futuro. Crescendologia: o crescendo credulidade cega–incredulidade sistemática; o crescendo paradoxal certezas-incertezas; o crescendo criatividade egoica–heurística interassistencial; o crescendo artista-autocientista. Trinomiologia: o trinômio estudo-reflexão-metarreflexão; o trinômio pesquisa-incubação-originalidade. Antagonismologia: o antagonismo holopensene da Idade do Bronze / holopensene da Era Consciencial; o antagonismo ideias reincidentes / resultados diferentes; o antagonismo monoideísmo / neoideação; o antagonismo espectador da vida / protagonista da vida; o antagonismo qualidade / quantidade; o antagonismo divergência / convergência; o antagonismo eventualidade / premeditação; o antagonismo raciocinar / racionalizar; o antagonismo constructos ultrapassados / Cosmoética Destrutiva; o antagonismo estado vegetativo / estado vibracional. Paradoxologia: o paradoxo de a autaceitação poder gerar autestagnação consciencial; o paradoxo de a rotina útil ser técnica criativa; o paradoxo de as crenças sobre criatividade poderem inibir a inventividade; o paradoxo de o feedback positivo poder inibir o desenvolvimento de autotrafores subutilizados; o paradoxo das certezas relativas; o paradoxo de a criatividade ser ao mesmo tempo socialmente arriscada e benéfica; o paradoxo de as descobertas acidentais intrafísicas poderem ser resultado da criatividade extrafísica; o paradoxo de encontrarem-se disponíveis para muitos as verdades captadas por poucos. Politicologia: a descrenciocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia qualificando as inovações. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à inventividade. Filiologia: a neofilia; a xenofilia; a conscienciofilia ampliadora do microuniverso consciencial. Fobiologia: a neofobia; a atelofobia; o medo da rejeição; os medos e fobias como mecanismos vincadores das crenças. Sindromologia: a síndrome da mediocrização; a síndrome do oráculo; a síndrome do bonzinho inibidora da singularidade. Maniologia: a superação da hagiomania; a eliminação da nostomania; a mania de querer estar sempre certo. Mitologia: o mito do criativo solitário; o mito da criatividade sem esforço; o mito de Janus; o mito das musas inspiradoras indicando noção arcaica de interdimensionalidade. Holotecologia: a parapsicoteca. Interdisciplinologia: a Neoverponologia; a Descrenciologia; a Heuristicologia; a Autodiscernimentologia; a Mentalsomatologia; as Neurociências; a Autexperimentologia; a Parapercepciologia; a Recexologia; a Sociologia; a Parassociologia. IV. Perfilologia Elencologia: a consbel genial; a personalidade artístico-criativa; a conscin heterodoxa; a conscin inortodoxa; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin large; a conscin polímata; a conscin neoenciclopedista; o ser cético-otimista-cosmoético (COC). Masculinologia: o credulopata; o descrente; o elder; o intermissivista; o descrenciólogo; o exemplarista; o maxidissidente; o reciclante existencial; o inversor existencial; o evoluciólogo; o homem de ação criativa. Femininologia: a credulopata; a descrente; a elder; a intermissivista; a descrencióloga; a exemplarista; a maxidissidente; a reciclante existencial; o inversor existencial; a evolucióloga; a mulher de ação criativa. Hominologia: o Homo sapiens scepticus; o Homo sapiens doctrinator; o Homo sapiens dogmaticus; o Homo sapiens dynamicus; o Homo sapiens incredulus; o Homo sapiens verponologus; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens polymatha. V. Argumentologia Exemplologia: sinergismo teórico Descrenciologia-Heuristicologia = o resultante dos estudos das especialidades limitados apenas ao escopo elucubrativo; sinergismo teático Descrenciologia-Heuristicologia = o resultante dos estudos das especialidades convergentes ao autexemplarismo, à autoverbação e à autogesconografia, oportunizando a tares, as refutações e a ampliação das ideias originais. Culturologia: a cultura da dessacralização. Cronêmica. Crenças podem levar milênios para serem aprendidas e fixadas na consciência. Neoideias podem levar segundos para serem percebidas e motivarem recins. Cumpre averiguar de qual forma os engramas multimilenares podem ser refletidos, questionados ou descartados para otimizar neossinapses. Autoquestionologia. A aplicação do sinergismo Descrenciologia-Heuristicologia é mais coerente quando a conscin pesquisadora opta por substituir as autoafirmações por autoinvestigações. Eis, em ordem alfabética, 15 autoquestionamentos passíveis de serem feitos objetivando a vivência lúcida da Heuristicologia na autopequisa: 01. Autoconsciencialidade. Percebo os gargalos intelectuais por mim vivenciados? Enciclopédia da Conscienciologi a 5 02. Autorreflexão. Aspiro e transpiro para vivenciar os corredores heurísticos? 03. Causalidade. Questiono a etiologia das neoideias acessadas? 04. Conhecimento. Admito ignorâncias ignoradas, no atual momento evolutivo? 05. Cronêmica. Reconheço as sincronicidades advindas ou geradoras de ineditismos? 06. Epicentrismo. Instalo campos bioenergéticos neoideogênicos favoráveis aos compassageiros evolutivos? 07. Gesconografia. Produzo gestações conscienciais advindas das originalidades captadas? 08. Grafopensenidade. Registro as descobertas diuturnamente? 09. Ideologias. Reflito sobre os dogmas inquestionados distorcendo inovações? 10. Neoconceitos. Atualizo, hoje, retroconceitos criados em retrovidas? 11. Paratecnologia. Amplio a autopensenidade multidimensional por meio de técnicas? 12. Prenoção. Enumero apriorismos ou sectarismos os quais expresso frequentemente? 13. Retropensenes. Percebo cognições arcaicas na manifestação pessoal? 14. Tendências. Conheço os vieses cognitivos por mim expressos? 15. Verbação. Utilizo o sinergismo Descrenciologia-Heuristicologia para a interassistência? VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o sinergismo Descrenciologia-Heuristicologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico. 02. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro. 03. Atitude pró-amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático. 04. Binômio correlação-causalidade: Autopesquisologia; Neutro. 05. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro. 06. Ciclo desconstrução–reconstrução consciencial: Evoluciologia; Neutro. 07. Descrenciograma: Descrenciologia; Neutro. 08. Dicionário cerebral analógico: Mnemossomatologia; Homeostático. 09. Eclosão criativa: Heuristicologia; Homeostático. 10. Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro. 11. Megapeso: Passadologia; Nosográfico. 12. Nicho da neoideia: Verponologia; Neutro. 13. Rede interativa de verpons: Verponologia; Homeostático. 14. Teática descrenciológica: Experimentologia; Homeostático. 15. Voluntário criativo: Voluntariologia; Homeostático. A AUTEXPERIMENTAÇÃO AUTOCONSCIENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE NEOIDEAÇÕES É RECURSO EXEMPLARISTA DEMONSTRANDO TEATICAMENTE A CAPACIDADE CRIATIVA DA AUTOCIENTIFICIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, procura qualificar o sinergismo Descrenciologia-Heuristicologia potencializando as vivências pessoais? Considera a possiblidade de utilizar os insights advindos das autopesquisas e o estudo dessas especialidades nas ações pessoais interassistenciais? Bibliografia Específica: 1. Azevedo, Francisco Ferreira dos Santos; Dicionário Analógico da Lingua Portuguesa (Ideias Afins); int. Francisco Buarque de Hollanda; pról. Leodegário A. de Azevedo Filho; revisores Eduardo Carneiro Monteiro; Fátima Amendoeira Maciel; & Michele Mitie Sudoh; XXXVI + 764p.; 27 abrevs.; 89 enus.; glos. 1.000 termos; 1 tab.; alf.; 23,5 x 16; br.; 2ª Ed. atual. e rev.; Lexikon; Rio de Janeiro, RJ; 2010; páginas 226 a 228. 2. Bonetto, Eric et al; The Paradox of Creativity; Artigo; New Ideas in Psychology; Revista; Trimestral; Vol. 60; 1 tab.; 136 refs.; Pergamon Press / Elsevier; Oxford, UK; Janeiro, 2021; páginas 1 a 5. 3. Kahneman, Daniel; Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar (Thinking, Fast and Slow); revisoras Ana Kronemberger; & Fatima Fadel; trad. Cássio de Arantes Leite; 610 p.; 5 partes; 38 caps.; 42 enus.; 2 esquemas; 1 fichário; 2 fotos; 8 gráfs.; 13 ilus.; 1 microbiografia; 9 tabs.; 407 notas; 27 refs.; 2 apênds.; alf.; 22,5 x 16 x 3 cm; br.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 2012; páginas 52, 188, 206 e 228. 4. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrassensos Regressivos: O Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguary; revisores Dayane Rossa; et al.; 640 p.; 3 seções 44 caps.; 9 citações; 391 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 8 tabs.; 22,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 427. 5. McCann, Stewart J. H.; Conservatism, Openness, and Creativity: Patents Granted to Residents of American States; Artigo; Creativity Research Journal; Revista; Trimestral; Vol. 23 N. 4; 1 tab; 32 refs.; Taylor & Francis; Philadelphia, USA; Novembro, 2011; páginas 339 a 345. 6. Schveitzer, Fernanda Cabral; & Schveitzer, Mariana Cabral; Ludwik Fleck e a Produção do Conhecimento sobre Consciência; Artigo; Interparadigmas; Revista; Anuário; Vol. 4; N. 4; 1 enu.; 2 microbiografias; 3 tabs.; 33 refs.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 35 a 51; ed. bilíngue (ing. e port.). 7. Vernet, Oswaldo; Descrenciograma: Fundamentação e Teática; ed. Meracilde Daroit; pref. Tatiana Lopes; revisores Nilse Oliveira; et al.; 232 p.; 3 seções; 20 caps.; 170 citações; 26 E-mails; 22 enus.; 56 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 2 tabs.; 29 websites; 63 refs.; 16 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 23 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2020; páginas 37 a 46. 8. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.137. 9. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 134, 135 e 154. Webgrafia Específica: 1. Almeida, Marco; Biparatranse Heurístico (Autoverponologia); 15.01.21; 105min55; Epicentrismo em debate; N. 45; Tertuliarium; Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Youtube-Brasil; disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lvhnNqtur5Q; acesso em 31.12.2021. 2. Azevedo, Eduardo; Heurística Evolutiva (Evoluciologia); 01.11.2020; 112min51; Tertúlia Matinal; N. 219; Tertuliarium; Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Youtube-Brasil; disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9xu7WAFPThs; acesso em: 31.12.2021. T. G. P.